H62 Excedendo-se sendo pequeno
TEXTOS GERAIS
NOME
小 過 EXCEDENDO-SE SENDO PEQUENO
小 xiâo, 042-00 W18H: representa algo dividido, 八 bä, ao meio por uma linha vertical e, portanto, pequeno e pouco importante. Significa: “Pequeno, pouco, poucos, diminuto; frívolo, de pouca importância; insignificante, ruim, malvado, intolerante; jovem”.
過 guò, 162-09, formado, à esquerda, pelo radical 162, chuò, W112E, escrito de forma simplificada, que significa ‘andar passo a passo’ (representa um pé dando três passos) e, à direita o fonema guâ, W118A, formado por ‘ossos do crânio’ sobre uma ‘boca’ e que representa um ‘defeito na boca’. O conjunto traz a ideia de um ‘andar defeituoso’ e significa: “Passar ao largo, ir além, ultrapassar, penetrar; visitar; superar, passar; mais que, exceder; além, transcender; falta, erro, principalmente por excesso; um erro, engano, perder o caminho, agir errado; erro teórico, desacordo teórico; passado, tempo verbal passado”. Couvreur (pág.927) acrescenta “Falta cometida inadvertidamente ou irrefletidamente”.
Mawangdui traz como nome deste hexagrama: 少 過. 少 shâo, 042-01 W18M, que representa a diminuição de algo que já é 小 pequeno. Significa: “Pequeno, pouco, poucos, escasso; jovem; diminuir, decrescer; na menor extensão, no menor grau”. Shaughnessy traduz como: “Pequena ultrapassagem”.
PALAVRAS-CHAVE
- EXCEDER:
- Desbordar, extrapassar, extrapolar, galgar, ir além, superar, ultrapassar.
- Errar:
- “Incorrer em erro, em engano”.
- PEQUENO:
- Anão, chiquitinho, liliputiano, microscópico, mindinho, minguado, mínimo, mirrado, miúdo, nanico, pigmeu, raquítico.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Pequeno excesso
O pequeno se excede - RICCI:
- Preponderância do pequeno, momento quando a força em via de desenvolvimento é fraca e não permite mais do que resultados fracos
- ZAFRA:
- Prestando atenção aos detalhes
- JAVARY:
- Revisão do que está abaixo
- HUANG:
- Um tanto excessivo
- WING:
- Conscientização (Preponderância do pequeno)
- REIFLER:
- Insignificância em excesso
- DAMIAN-KNIGHT:
- Preponderância do pequeno
- SHCHUTSKII:
- Desenvolvimento exagerado do pequeno
- LOISI:
- Nossa conduta frente a nossas limitações
- GALL:
- Estar no concreto
- BLOFELD:
- O pequeno sucesso
- SIU:
- Pequenos ganhos
- LEGGE:
- Pequenos excessos
- DAMIAN-KNIGHT:
- Entusiasmo excessivo (Distorção)
- CHIH-HSU:
- Pequeno excesso
- WILHELM:
- A preponderância do pequeno
- REVERSO:
- H61 ou H62
Encontrar-nos a nós mesmos ou Olhar-nos de fora
JULGAMENTO
小 過 : 亨 , 利 貞 , 可 小 事 , 不 可 大 事 。
飛 鳥 遺 之 音 , 不 宜 上 宜 下 , 大 吉 。
Excedendo-se sendo pequeno se exerce influência. É conveniente insistir, mas só em assuntos restritos e não importantes.
Um pássaro voando deixa sua mensagem: “não é apropriado subir, o certo é descer”; nesse caso haverá grandes benefícios. 1
PALAVRAS-CHAVE
- INFLUIR:
- Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- INSISTIR:
- Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
- Teimar:
- Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
- RESTRITO:
- “Limitado, reduzido (em sua amplitude, compreensão) em relação a outro (mais geral, mais amplo); contido ou mantido em estreitos limites; limitado; exíguo, pequeno, acanhado, reduzido (quanto à extensão, ao espaço, à ação, ao número etc.)”. Abreviado, breve, compendiado, curto, lacônico, pequeno, reduzido, sinóptico, sintético, sucinto, telegráfico.
- SUBIR:
- Alçar, elevar, empinar, erguer, erigir, hastear, içar, remontar, suspender.
- Agitar:
- Alvoroçar, amotinar, convulsionar, desassossegar, indispor, inquietar, insubordinar, levar, levantar, rebelar, revoltar, revolucionar, sublevar.
- DESCER:
- Baixar, declinar, descair, descender.
- Acalmar:
- Abrandar, adormecer, aliviar, amainar, apaziguar, aplacar, aquietar, atenuar, comedir, conter, desassombrar, descarregar, minorar, mitigar, moderar, pacificar, refrear, remitir, repousar, reprimir, serenar, sofrear, sossegar, tranquilizar.
- BENÉFICO:
- Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
小 過 , 小 者 過 而 亨 也 。 過 以 利 貞 , 與 時 行 也 。
柔 得 中 , 是 以 小 事 吉 也 。 剛 失 位 而 不 中 , 是 以 不 可 大 事 也 。
有 飛 鳥 之 象 焉 , 飛 鳥 遺 之 音 , 不 宜 上 宜 下 , 大 吉 ﹔ 上 逆 而 下 順 也 。
Excedendo-se sendo pequeno: o que é pequeno excede-se e ainda assim influi! Excede-se porque é conveniente insistir, agindo de acordo com o momento!
O maleável atinge o centro, por isso há benefícios nos assuntos pequenos! O rígido perde sua posição e não é central, por isso não se devem encarar assuntos importantes!
Eis aqui a imagem de um pássaro voando e a mensagem deixada por este pássaro voando é: “não é apropriado subir, o certo é descer”; nesse caso haverá grandes benefícios porque subir é rebelião e descer é aceitação!
A imagem do pássaro está dada pela forma do hexagrama, onde as linhas yang representam seu corpo e as linhas yin suas assas estendidas.
“Rebelião” e “aceitação” referem-se a aceitar ou não os limites impostos pelas circunstâncias externas que, quando comparadas com nossas possibilidades do momento, caracterizam uma situação de per si pobre em alternativas.
IMAGEM
山 上 有 雷 , 小 過 ﹔ 君 子 以 行 過 乎 恭 , 喪 過 乎 哀 , 用 過 乎 儉 。
Acima da montanha há um trovão excedendo-se sendo pequeno.
Assim, o sábio no agir excede-se no respeito, no luto excede-se na tristeza e nas suas necessidades excede-se na economia. 2
O sábio não é pequeno, mas até ele pode encontrar-se numa situação na qual não deve exceder-se indiscriminadamente. Ele também deve limitar sua ação conforme o momento, restringindo-se àquilo que está imediatamente em suas mãos, agindo sem “inventar moda”.
SEQUÊNCIA
有 其 信 者 , 必 行 之 , 故 受 之 以 小 過 。
Aquele que confia certamente agirá, por isso agora vem excedendo-se sendo pequeno.
Após a energia gerada pela confiança interior devemos “baixar a bola” e limitar nossas ações à nossas reais capacidades.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
小 過 過 也 , 中 孚 信 也 。
Exceder-se sendo pequeno significa excesso!
Confiar intimamente significa sinceridade!
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Quando confiamos intimamente nas coisas devemos evitar exceder-nos nessas circunstâncias, adaptando-nos à sua realidade. Assim poderemos completar nossas tarefas após ter atravessado toda uma série de circunstâncias.
Um trovão ecoando fracamente por cima da majestosa montanha. O movimento se superpondo à imobilidade, de forma que o primeiro perde parte de seu impulso e a segunda, parte de sua calma. Como resultado, temos um momento um tanto frustrante onde não é possível fazer coisas muito importantes.
Outra forma de captar o sentido deste hexagrama é observar que as duas linhas yang, em posições não centrais e em trigramas incompatíveis, encontram-se rodeadas e dominadas pelas linhas yin, que determinam a tônica da situação. Por isso o momento privilegia os assuntos pequenos e uma atitude submissa, em oposição a assuntos grandes e atitudes de iniciativa.
Finalmente, uma terceira imagem está dada pela forma do hexagrama como um todo, no qual se pode ver um pássaro voando. A ideia de que um pássaro não pode voar por tempo indefinido, devendo, necessariamente, voltar ao chão, é um dos pilares da interpretação deste hexagrama. Desse fato se deduz a regra fundamental para a compreensão das linhas: movimentos ascendentes são desaconselhados, enquanto os descendentes são os mais adequados ao momento. A tônica é “não tente subir, desça e bote os pés no chão!”.
Este hexagrama descreve uma situação que não depende muito das circunstâncias externas, já que elas podem tanto ser grandes quanto pequenas, mas depende fundamentalmente da atitude interior com que as enfrentamos. Este é o hexagrama da hybris (do grego, 'excesso', 'descomedimento'), ou seja, do orgulho, da arrogância de quem se acha herói, atitudes que acabam sendo responsáveis pela sua queda. Lembremos Pátroclo que, apesar dos conselhos de Aquiles, lança-se contra os muros de Troia numa ação totalmente acima das suas aptidões; caso ele tivesse meditado sobre suas verdadeiras capacidades, não teria tentado voar mais alto do que podia. Numa forma vernácula poder-se-ia dizer “não devemos pisar na bola!”.
Chama a atenção que o Julgamento fale de “grandes benefícios” numa situação tão restringida e com linhas com comportamento tão limitado e sujeito a erro. Mas devemos entender que nesta situação exercer uma autocontenção e limitar nossas ações requer um esforço significativo, o que revela uma grande capacidade de análise das nossas circunstâncias e exige uma renúncia a nossos desejos mais fortes. Podemos dizer que “o grande benefício” é o de não errar feio, como consequência de uma criteriosa analise interior de nossas motivações e capacidades.
O hexagrama nuclear é H28, Excedendo-se sendo grande, indicando que, no cerne dos pequenos erros e excessos, encontra-se a possibilidade de eles aumentarem a níveis catastróficos caso não corrigidos a tempo.
O hexagrama antagônico é H61, Confiando intimamente, porque nada mais distante da pequenez do momento atual do que a confiança mútua entre duas pessoas, que permite a concretização de grandes tarefas.
Este hexagrama não tem hexagrama oposto porque esta situação não admite alternativa. É necessário recolher-se e esperar o momento passar.
Num momento onde os elementos pequenos predominam, as duas linhas yang devem proceder com muito cuidado e, em efeito, seus textos falam de prevenção e precaução. Com relação às linhas yin: as duas do trigrama inferior, Montanha, não se mexem; enquanto as duas do trigrama superior, Trovão, sim o fazem.
- H626 Tenta fazer mais do que pode e sua arrogância a perde.
- H625 Deve concentrar seus esforços em obter ajuda externa, mas sem esperar grandes coisas.
- H624 Tem energia, mas deve esperar modestamente a iniciativa dos mais fracos.
- H623 Deve cuidar de não se deixar levar pelo entusiasmo e acabar se extrapolando.
- H622 Consciente de suas limitações, aguarda a ajuda de quem está numa posição melhor.
- H621 Não tem capacidade para implementar nenhuma ação.
LINHAS
H621 => H551 Lidando com a abundância
飛 鳥 以 凶 。
Voando, o pássaro traz prejuízos.
飛 鳥 以 凶 , 不 可 如 何 也 。
Voando o pássaro traz prejuízos, como é que não poderia [trazê-los]? 3
Yin na posição inicial do hexagrama, em correspondência com a prudente 4ª e sem vizinhança, esta linha é muito fraca, inadequada para implementar ações, por encontrar-se no pé da montanha. Por isso ela deveria ficar quieta, mas se ilude pela correspondência com a 4ª e pensa que poderá superar facilmente o declínio da sua situação (H55), “encontrando um parceiro e senhor” que a ajude (H551). Ela tenta voar para cima, na direção da 4ª, contrariando o Julgamento e atingindo o infortúnio.
H622 => H322 Navegando na tormenta
過 其 祖 , 遇 其 妣 ﹔ 不 及 其 君 , 遇 其 臣 ﹔ 無 咎 。
Excedendo-se além das suas origens esbarra numa associação, mas não chega até a realeza e esbarra na subordinação; nenhum erro. 4
不 及 其 君 , 臣 不 可 過 也 。
Não chega até a realeza porque um subordinado não deve se exceder!
Yin em posição yin central, em vizinhança com a precavida 3ª e sem correspondência com o imperador da 5ª, esta linha é fraca, mas, por ser equilibrada, reconhece suas limitações. Ela sabe que se encontra num momento onde é permitida uma ação iniciada pelo yin, sempre que seja limitada, e decide procurar o apoio do soberano, com quem se estabelece uma ressonância que as leva a uma ajuda mútua, mas de quem deve manter uma prudente distância. Essa procura não deve ser obsessiva, ela deve acontecer um pouco ao acaso para evitar forçar a relação.
Apesar da ressonância estabelecida, esta linha não sobe, mas espera a corda lançada pela 5ª, consciente de que não pode competir com o imperador, por mais fraco que ele seja, e se contenta em ser um funcionário obediente. Desta forma ela consegue navegar na tormenta (H32) que está enfrentando, “sendo capaz de manter-se central por muito tempo” (H322) e fugir dos perigos que ameaçam as linhas yin neste hexagrama.
H623 => H163 Prevenindo excessos
弗 過 防 之 , 從 或 戕 之 , 凶 。
Sem exceder-se se previne, porque sendo indulgente possivelmente será atacado. Prejuízo. 5
從 或 戕 之 , 凶 如 何 也 。
Sendo indulgente possivelmente será atacado, e qual será o prejuízo?
Yang em posição yang, em correspondência com a desmedida 6ª e vizinhança com a equilibrada 2ª, esta linha está cheia de energia; mas este é um momento onde são os fracos os que têm a iniciativa, sendo, portanto, necessário um extremo cuidado nas ações a serem empreendidas.
Esta linha deixa-se ofuscar pela 6ª e deve prevenir-se contra o excesso de entusiasmo (H16), já que “olhar com olhos arregalados envergonha” (H163), porque a 6ª está tão fora da realidade que qualquer relação com ela representa um perigo na certa.
A 3ª linha deve prender-se aos benefícios de estar no topo da montanha e ficar quieta e calma.
H624 => H154 Cedendo com modéstia
無 咎 , 弗 過 遇 之 。 往 厲 必 戒 , 勿 用 永 貞 。
Nenhum erro porque, sem exceder-se, esbarra com ele. Avança com prudência e precauções, ainda que desordenadamente, mas não é útil insistir muito. 6
弗 過 遇 之 , 位 不 當 也 。 往 厲 必 戒 , 終 不 可 長 也 。
Sem exceder-se esbarra com ele, ainda que sua posição não seja merecida!
Avança com prudência e precauções, ainda que desordenadamente, porque o final não pode se alongar!
Yang em posição yin, em correspondência com a descuidada 1ª e vizinhança com o imperador da 5ª, esta linha tem excesso energia para sua posição, mas não deve agir.
O momento favorece a iniciativa dos fracos, por isso esta linha deve esperar com modéstia (H15) pelo avanço eventual da 1ª na sua direção. E mais, deve exercer uma “modéstia desfraldada” (H154), ou seja, ostensiva, para evitar afugentar a muito fraca 1ª, yin, sem praticar qualquer pressão ou insistir no resultado do encontro.
De qualquer forma esta linha não deve esperar muito desse encontro porque não será uma situação duradoura.
H625 => H315 Estimulando-se mutuamente
密 云 不 雨 , 自 我 西 郊 , 公 弋 取 彼 在 穴 。
密 云 不 雨 , 已 上 也 。
Nuvens densas sem chuvas, porque ela já está acima! 9
Yin em posição yang central, em ressonância com a contida 2ª e em vizinhança com a prudente 4ª, esta linha tem sua fraqueza compensada pela sua centralidade e pelo fato de beneficiar-se do momento que, até certo nível, auxilia os fracos.
Compreendendo sua situação, esta linha procura a ajuda da 2ª, com a qual se estimula mutuamente (H31) e, para conseguir este objetivo e forçar a 2ª a dirigir-se para cima, joga-lhe uma corda. (Desta forma a 2ª é puxada, em lugar de voar para cima, ação desaconselhada para este hexagrama. )
Mas, não se deve pensar que esta associação será muito frutífera, já que tudo não passará de “nuvens densas sem chuvas” e o máximo que se conseguirá é “estimular o dorso” (H315), ou seja, uma região pouco sensível.
H626 => H566 Viajando pelo exílio
弗 遇 過 之 , 飛 鳥 離 之 , 凶 , 是 謂 災 眚 。
Sem esbarrar [em ninguém] ele se excede e afasta-se como um pássaro voando. Prejuízo. Isso é o que se chama desgraça e calamidade. 10
弗 遇 過 之 , 已 亢 也 。
Sem esbarrar [em ninguém] ele se excede, porque é arrogante!
Linha yin no topo do hexagrama, em correspondência com a retraída 3ª, relação que não lhe serve de âncora, já que a 3ª, cumprindo as diretrizes do momento, resiste a subir na sua direção.
Por isso a 6ª encontra-se totalmente isolada e enfraquecida, com o agravante que, julgando-se por cima do resto da humanidade, se isola no exílio (H56).
Infelizmente, sua atitude é mais grave ainda: pretendendo fazer muito mais do que pode e do que o momento permite, ela se afasta como um “pássaro voando” que, “queimando seu ninho, primeiro ri, mas depois grita e chora amargamente” (H566).
NOTAS
- ↑ 遺 yí: “Deixar para trás, esquecer; liberar, deixar cair, deixar ir, separar de; herança; dar um presente”. // 音 yin: “Som, música, voz, canto; palavras, fala, pronúncia”.
- ↑ 恭 göng: “Reverente, respeitoso”. // 喪 sàng: “Ritos fúnebres”. // 哀 äi: “Tristeza, piedade, compaixão, simpatia, lamentos”. // 用 yòng: “Função; ferramentas, necessidades”. // 儉 jiân: “Economia; pouco, faltante, pobre”.
- ↑ 可 kê: “Poder, ser capaz; permissível, adequado, OK”. // 如 何 rúhé: “é como o que? como é...?” (para esta expressão no chinês clássico vide Pulleyblank 2000, pág.94). // Frase difícil de traduzir. Lynn, pág.536, nota 6, oferece duas variantes: 1) Cheng Yi, adotada por Lynn e Wilhelm: “nada pode ser feito sobre isso” e 2) Kong Yingda: “como não deveria fazer tal coisa, o que ele poderia então fazer sobre isso? ”
- ↑ Frase muito obscura que conduz às mais diversas traduções e interpretações, tanto de autores chineses, antigos e modernos, quanto ocidentais. A tradução mais comum e literal seria: “Excedendo-se além do seu avô, encontra sua avó; não chegando até seu soberano, encontra-se com seu funcionário. Nenhum erro”. A tradução aqui proposta, bastante afastada da maioria (e com algumas liberdades linguísticas) está baseada na forte relação entre a 2ª e a 5ª linhas, bem como nas variantes de palavras que aparecem no manuscrito de Mawangdui. Se nem Wang Bi nem Cheng Yi conseguiram chegar a uma interpretação comum para esta linha que satisfaça aos estudiosos e explique quem é o “avô” ou a “avó”, o texto original necessita de um esforço adicional para fazê-lo inteligível. // 其 qí: “Isso, essa coisa; pronome possessivo: meu, teu, seu, etc.” Para uma extensa explicação do uso de 其 na língua chinesa pré-clássica vide Pulleyblank 2000, págs.80 e 123, onde, dentre outras funções, qí qualifica uma frase como possível ou provável, o que é compatível com o sentido de aleatório que tem 遇. // 祖 zû representa ‘um altar onde se manifesta a vontade do Céu’, e significa: “Pai, patriarca, avô, ancestrais; origem, começo; mausoléu; seguir uma regra, adaptar-se a”. // 遇 yù, 162-09, formado pelo radical ‘andar’ e 禺 yú, ‘macaco’, sugerindo ‘um andar não determinado, aleatório’, significa: “Encontrar; acontecer; ser nomeado ou promovido para”. Couvreur acrescenta: “Encontrar por acaso, esbarrar no caminho; acaso, fortuito, diz-se de uma coisa que chega por acaso”. Esta palavra, que aparece também na 4ª e 6ª linhas, é traduzida de forma muito variada. Wang Bi (Lynn, pág.532) a glosa como ‘obter o que deveríamos ter’, ou seja, o que merecemos. Lynn a traduz como “encontrar”. na 2ª linha; como “lidar com as circunstâncias de forma tal que”, na 4ª; e como “encontrar a oportunidade de fazer o que deveria”, na 6ª. Legge: “encontrar”, na 2ª, e “cumprir (meeting) com as exigências da sua situação”, na 4ª e 6ª. Cleary, taoista: “encontrar”, na 2ª; “não se entretenha”, na 4ª; e “não se demore”, na 6ª. Blofeld: “encontrar”, na 2ª e “aproximar”, nas 4ª e 6ª. Liu Dajun: “encontrar”, na 2ª; “encontrar (encounter) um erro”, na 4ª; e “encontrar (meet) um erro”, na 6ª. Existe um consenso de que yù é utilizada de duas formas: literalmente na primeira frase da 2ª e em forma figurada na segunda frase da 2ª e na 4ª e 6ª linhas; e de que estes casos requerem explicações adicionais. // 妣 bî: “Mãe ou avó defunta”. Mawangdui traz 比 bì ( Couvreur, 081-00): “Ajudar, agir em favor de; associar-se, unir-se; igual, parecido”. // 及 jí: “Alcançar, atingir, chegar até, incluir; estender”. // 臣 chén: “Escravo, servente, vassalo, feudatário, ministro”. Mawangdui traz 僕 pü: “Escravo, servente; anexado a, seguir”. Fica claro assim que o texto refere-se à própria 2ª linha e não à 4ª, o que a palavra ‘ministro’ poderia apontar erroneamente, o que é consistente com a forte ligação de ressonância existente entre a 2ª e 5ª linhas. O texto da Pequena Imagem enfatiza que se está referindo às obrigações de um funcionário subalterno que deve limitar suas ações, em função da sua pouca importância relativa. // A interpretação mais comum desta frase, já desde Cheng Yi (Cleary 2003:388), é que a 3ª é o pai da 2ª; a 4ª, o avô; e a 5ª seria então a avó e também a soberana, que está acima dos laços familiares. Wang Bi (Lynn, pág.532), divergindo, acha que o avô é a 1ª linha (“o iniciador”) e a avó, a própria 2ª.
- ↑ 防 fáng: “Defender, proteger, prevenir, repelir; defesa, proteção; estar preparado, estar pronto”. Mawangdui traz 仿 fâng: “Imitar, falsificar”. // 從 cóng: “Seguir, acompanhar, de acordo com”. Xu Zihong glosa como 放 縱 fàng zòng: “Ser conivente com, ceder; tolerante, indulgente”. // 或 huò: “Alguém, algum; possivelmente, duvidoso”. // 戕 qiáng: “Atacar, matar”. Mawangdui traz 臧 zäng: “Bom, excelente; manipular, lidar com; subornar”.
- ↑ 戒 jiè: “Vigilante, preparado, cuidadoso; preservar, proteger, cuidar”.
- ↑ Esta frase apresenta-se exatamente igual no Julgamento do H09, Contido pelo pequeno, reforçando a ideia de que, em circunstâncias onde predomina o que é pequeno, até um imperador encontra-se restringido na sua ação.
- ↑ 弋 yì: “Arpão”. // 取 qû: “Pegar, caçar”. // 彼 bi: “Ele; isso, aquele”. // 穴 xué: “Buraco, cova, fossa”.
- ↑ Huang (pág.483) interpreta que, por as nuvens se encontrarem acima, ainda há chances de chuva. Wang Bi, comentado por Kong Yingda (Lynn, pág.537) interpreta que pelo fato de a 3ª, yang, estar no topo da montanha, ela não consegue subir mais e desta forma no trigrama superior existe somente uma yang, insuficiente para estimular a chuva nas duas yin. Legge, pág.308, e Wilhelm, pág.510, interpretam que a 5ª, yin, está demasiado elevada para sua característica (yin na posição de imperador) e por isso sua posição não produziria um efeito concreto.
- ↑ 離 lí: “Separar de, partir, colocar distância; espalhar-se”.