H58 Satisfazendo-se positivamente
TEXTOS GERAIS
NOME
兌 SATISFAZENDO-SE POSITIVAMENTE
兌 duì, 010-05 W29D, uma pessoa, 人 rén, com a boca, 口 kôu, dividida ou aberta, 八 bä, representando palavras agradáveis que dissipam dor ou tristeza ou, poderia acrescentar-se, uma pessoa sorrindo. Significa: “Feliz, satisfeito, gratificado; ir através de, passar por; reto, direto; mudar, transformar; escambo, comércio”.
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem um nome diferente: 奪 duo, 037-11 W60E, um grande 大 dà, pássaro, 隹 zhuï, preso com as mãos, 寸 cùn, significando ‘aferrando um pássaro livre’. Atualmente a palavra 奪 duo significa: “Arrebatar, pegar, levar; estabelecer, decidir, determinar; negar; remover pela força”, que Shaughnessy traduz como Usurpação. 1
PALAVRAS-CHAVE
- SATISFAZER:
- “Ser conveniente, corresponder ao que se deseja, ser bastante ou suficiente, chegar a certa medida ou limite”. Agradar, alegrar, bastar, comprazer, contentar, deleitar, deliciar, desanuviar, desentediar, distrair, divertir, entreter, espairecer, recrear. Apaziguar, sossegar.
- Alegre:
- Alvoroçado, animoso, bem-disposto, bem-humorado, contente, divertido, exultante, faceiro, festejador, festivo, folgado, gostoso, gozado, gracioso, hilariante, jocoso, jovial, jubiloso, prazenteiro, prazeroso, radiante, risonho, sorridente.
- Prazer:
- “Sensação ou sentimento agradável, harmonioso, que atende a uma inclinação vital”. Bem-estar, complacência, contentamento, deleite, enlevo, gosto, gozo, júbilo, regalo, regozijo, riso, satisfação, volúpia.
- POSITIVO:
- “Que demonstra intenção ou disposição de colaborar, de ser útil; em quem se pode crer e confiar; certo, seguro, indiscutível; que coincide com a noção de bem; bom, benfazejo, favorável”.
- Construtivo:
- “Criativo, fecundo; que visa melhorar, corrigir erros, contribuir para a resolução de problemas; positivo, bem-intencionado”.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Prazenteiro
- RICCI:
- Alegria, momento onde o avanço na direção do doce e jovial desenvolve uma conformidade com o Céu e com os homens
- ZAFRA:
- Exteriorizar o que sentimos
- JAVARY:
- Comunicação alegre
- WING:
- Encorajamento (Alegria)
- REIFLER:
- Prazer
- DAMIAN-KNIGHT:
- A satisfação (O Lago)
- SHCHUTSKII:
- Alegria
- LOISI:
- O sereno, o lago, satisfazer-se
- GALL:
- O equilíbrio
- BLOFELD:
- Alegria
- SIU:
- Alegria
- LEGGE:
- Alegria (Prazer)
- DAMIAN-KNIGHT:
- Amizade (Contentamento)
- CHIH-HSU:
- Delícia
- WILHELM:
- Alegria (Lago)
- REVERSO:
- H57 ou H58
Ter inquietações ou Ter interesses, buscar satisfazer-se
JULGAMENTO
兌 : 亨 , 利 貞 。
Satisfazendo-se positivamente se exerce influência, é conveniente insistir.
PALAVRAS-CHAVE
- INFLUIR:
- Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- INSISTIR:
- Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
- Teimar:
- aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
兌 , 說 也 。
剛 中 而 柔 外 , 說 以 利 貞 , 是 以 順 乎 天 , 而 應 乎 人 。
說 以 先 民 , 民 忘 其 勞 ﹔
說 以 犯 難 , 民 忘 其 死 ﹔
說 之 大 , 民 勸 矣 哉 !
Satisfazer-se positivamente significa contentar-se!
Firme no centro e maleável no exterior, é conveniente insistir por meio do contentamento porque [assim se] obedece ao Céu e se corresponde com os homens.
Liderando as massas por meio do contentamento, o povo esquece-se do sofrimento. Enfrentando as dificuldades por meio do contentamento, o povo esquece-se da morte. A grandeza do contentamento é encorajar o povo, não é verdade? 2
Vemos enfatizada a ideia de que a satisfação é só um meio para estimular a ação, fazendo esquecer os problemas que são a consequência natural do agir humano.
IMAGEM
麗 澤 , 兌 ﹔ 君 子 以 朋 友 講 習 。
Lagos agindo de acordo: a imagem da satisfação positiva.
O sábio, porque se agrupa com seus amigos, acostuma-se a debater. 3
'Debater' é oposto a ‘jogar conversa fora’. Vemos que uma satisfação verdadeira está vinculada ao resultado de uma ação que possa enriquecer-nos e não a uma atitude vã e superficial.
SEQUÊNCIA
入 而 后 說 之 , 故 受 之 以 兌 ﹔ 兌 者 說 也 。
Encaixando-se, depois se contenta, por isso agora vem satisfazendo-se positivamente. Quem se satisfaz se contenta.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
兌 見 , 而 巽 伏 也 。
A satisfação positiva é visível e a obediência dócil se oculta!
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Obedecer docilmente ás conjunturas que devemos enfrentar é o melhor caminho para conseguir uma satisfação positiva, que possa alegrar-nos e, ao mesmo tempo, enriquecer nossas vidas. Isso, certamente, dispersará a rigidez que às vezes caracteriza nossas circunstâncias.
Este hexagrama nos fala de satisfação mais do que de alegria. 'Alegria' é uma sensação passiva, um sentimento um tanto superficial que 'se tem'. 'Satisfazer' é o resultado de uma ação que ‘se faz’ e expressa uma acessão interior sobre a evolução da situação, ou seja, alguma coisa terá que ser feita para alcançar a satisfação, ela não virá sozinha. Assim, a satisfação é só um meio para provocar uma ação, através do estímulo que representa atingir esse estado desejável. Lembremos que o Yi Jing fala-nos sempre de nossas ações, sejam elas corretas ou não, convenientes ou não.
Este hexagrama não representa uma situação muito transcendente ou energética, já que está constituído por dois lagos dos quais se eleva lentamente uma bruma. A satisfação pode ser gratificante, mas não é importante em si, ela é um tanto superficial, uma vez que carece de substância, como a bruma.
Os dois trigramas constituintes são Alegria e isso conduz a uma das chaves da leitura: o hexagrama refere-se tanto à satisfação interior quanto à exterior, à satisfação própria quanto à do próximo. Mostra também que a satisfação só é plena quando envolve as pessoas que nos rodeiam. O contentamento solitário não é verdadeiro contentamento: ele é uma sensação que só faz sentido se compartida e generalizada, caso contrário converte-se em algo profundamente egoísta e censurável.
O hexagrama nuclear é H37, Organizando uma família, mostrando que, no cerne da satisfação, é o compartilhamento o que garante a intensidade dessa satisfação.
O hexagrama antagônico é H52, Controlando seus impulsos, situação onde o indivíduo volta-se para si mesmo. Isto é inadequado num momento de contentamento, já que este tem, no compartilhamento com outras pessoas, uma de suas características principais, que o diferencia de uma cega busca do prazer.
O hexagrama oposto é H57, Obedecendo docilmente. A satisfação não é resultado de um processo anárquico, sendo necessário obedecer aos princípios que regem a convivência entre as pessoas.
Por tratar-se de um hexagrama formado pela repetição de trigramas, não existem correspondências entre as linhas, daí a importância que adquirem as relações de vizinhança. Em geral, as linhas do trigrama inferior mostram atitudes referenciadas a si mesmas, mais propícias para serem autogovernadas, enquanto as do trigrama superior apresentam atitudes externas, mais propícias a fazer perder o caminho correto.
As linhas nos mostram diferentes atitudes com relação àquilo que nos satisfaz:
- H586 Instiga os demais a satisfazerem-se.
- H585 Por afobado, acaba procurando satisfação em coisas erradas.
- H584 Questiona a satisfação, limitando-se.
- H583 Atrai a satisfação, independentemente das consequências potencialmente ruins.
- H582 Respeita sua satisfação, não aceitando prazeres inferiores.
- H581 Adapta-se à satisfação, por menor que seja.
LINHAS
H581 => H471 Oprimido pela conjuntura
和 兌 , 吉 。
Moderando sua satisfação; benefício. 4
和 兌 之 吉 , 行 未 疑 也 。
O benefício de moderar sua satisfação é agir sem gerar suspeitas! 5
Yang em posição yang inicial, sem vizinhança, esta linha está isolada e voltada a si mesma, mas com a vantagem de satisfazer-se com pouca coisa (por encontrar-se no começo do hexagrama).
O problema dela seria ficar insatisfeita com os minguados prazeres disponíveis ou, pior ainda, apegar-se a eles, o que geraria suspeitas por parte dos demais. Essa insatisfação a levaria a “entrar num vale sombrio” (H471) e esgotar-se (H47) improdutivamente.
H582 => H172 Acompanhando as circunstâncias
孚 兌 , 吉 , 悔 亡 。
Confiando na satisfação; benefício, o remorso desaparece.
孚 兌 之 吉 , 信 志 也 。
O benefício de confiar na satisfação é ter inclinações honestas!
Yang em posição yin, em vizinhança com a tentadora 3ª, esta linha tem excesso de energia, temperada pela sua condição central. Assim, ela acompanha suas circunstâncias (H17), confiando em que aquilo que a satisfaz caracteriza-se por um equilíbrio adequado.
Os problemas que ela deve superar se originam em “aderir à criança pequena (a 3ª yin), perdendo o homem forte (a 5ª yang)”, conforme diz H172. Noutras palavras, deve evitar as satisfações inferiores, que podem trazer-lhe remorsos, e concentrar-se naquelas de valores mais reais e puros.
H583 => H433 Afastando com determinação
來 兌 , 凶 。
Atraindo a satisfação; prejuízos. 6
來 兌 之 凶 , 位 不 當 也 。
O prejuízo de atrair a satisfação vem de sua posição não ser adequada!
Yin em posição yang, com vizinhança com a equilibrada 2ª e a questionadora 4ª, esta linha é fraca e procura atrair a suas vizinhas com o intuito de satisfazer-se egoisticamente. Só que ela extrapola suas capacidades e acaba agindo com dubiedade para conseguir seus objetivos, não deixando que a satisfação seja a consequência natural de seus atos e, pelo contrário, vai ativamente à procura dela, sem preocupar-se muito sobre a correção de suas ações. Em lugar de afastar com determinação (H43) a tentação que a domina, ela mostra “força na face e age sozinha muito deficientemente, encontra chuva, encharca-se e tem raiva” (H433).
H584 => H604 Limitando-se equilibradamente
商 兌 , 未 寧 , 介 疾 有 喜 。
Questionando a satisfação, ainda não fica tranquilo; mas afastando-se das preocupações haverá felicidade. 7
九 四 之 喜 , 有 慶 也 。
A alegria do nove na quarta traz recompensas! 8
Yang em posição yin, em vizinhança com a tentadora 3ª, esta linha tem muita energia para sua posição, mas sabe limitar (H60) a sua procura por satisfações.
Ela percebe o erro de atender os chamados da 3ª e contenta-se com “os limites tranquilos” (H604) de sua situação. Essa conduta austera acaba permitindo-lhe superar suas dúvidas e atingir uma verdadeira satisfação.
H585 => H545 Comprometendo-se precipitadamente
孚 于 剝 , 有 厲 。
Confiando no que rui, é necessário ser prudente. 9
孚 于 剝 , 位 正 當 也 。
Confia no que rui apesar de a sua posição ser correta e merecida!
Yang em posição yang central, em vizinhança com a sedutora 6ª, esta linha tem tudo para que sua ação seja um modelo para todos. Infelizmente, ela compromete-se precipitadamente (H54) com as satisfações prometidas pela 6ª e coloca sua satisfação em elementos inferiores (“as roupas da princesa não parecem tão boas quanto as das que estão em posições secundárias”, diz H545). Com isso consegue fazer ruir sua autoridade de imperador.
H586 => H106 Andando com cuidado
引 兌 。
Satisfação sedutora. 10
上 六 引 兌 , 未 光 也 。
A satisfação do seis no topo seduz porque não tem clareza!
Yin em posição yin no topo de hexagrama, em vizinhança com o precipitado imperador da 5ª, esta linha não tem muita energia e se aproveita do fato de encontrar-se no ponto máximo da satisfação para tentar o imperador, induzindo-o a agir em seu benefício. Essa é uma atitude perigosa e a 6ª deveria andar com cuidado (H10) e “observando o que já fez, refletir sobre repeti-lo novamente” ou não (H106), evitando assim recair num erro indigno de um sábio.
NOTAS
- ↑ É interessante a reação que os nomes do texto recebido e o do manuscrito de Mawangdui nos provocam, ao apresentar-nos a ‘satisfação’ como um ‘grande pássaro que tentamos aferrar com as mãos’.
- ↑ 說 shuö: “Dizer, contar, explicar, ensinar, esclarecer; palavras, opinião, explicação, ensinamento, tese, doutrina, teoria; estar feliz, contente; gostar, curtir”. // 先 xiän: “Antes, começo, passado, prévio; primeiro, precedente”. // 忘 wáng: “Esquecer, perder”. // 勞 láo: “Cansaço, esgotamento; sofrimento”. // 犯 fàn: “Cometer crimes; imoral; atacar, resistir, ofender”. // 難 nán: “Duro, difícil, problemático; lidar com; censura, crítica, debate, argumentação”. // 勸 quàn: “Exortar, persuadir, encorajar; aconselhar, ensinar”.
- ↑ 麗 lí 198-08 W163B: “Par, acoplado, companheiro; agir de acordo”. // 講 jiâng: “Explicar, clarificar, estudar, aprender, ter uma discussão”. // 習 xi: “Aprender, estudar, praticar; habituar-se a”.
- ↑ 和 hé: “Suave, gentil, flexível, obediente; harmonizar-se com, adaptar-se a , estar de acordo com; temperado, moderado; harmonia, conciliação; acompanhar musicalmente”. Mawangdui traz 休 xiü: “Relaxar, descansar, pausar; parar, desistir, renunciar; separar-se de, divorciar; benções, boa fortuna”.
- ↑ 疑 yí: “Dúvida, duvidar; perplexo; suspeita”.
- ↑ 來 lái: “Chegar, vir; fazer chegar, convidar”.
- ↑ 商 shäng: “Discutir, deliberar; comércio, mercador, comprar e vender”. Mawangdui traz: 章 zhäng: “Frase, artigo, composição, capítulo; tese, proposição”. // 寧 níng: “Pacífico, quieto, tranquilo; polido, cortês, solícito, obsequioso”. // 介 jiè: “Ficar entre, introduzir, congregar; ajudar, assistir; sozinho, solitário; separar; depender de, ser causado por”. // 疾 jí: “Ferir, lastimar; dor, doença; preocupação, sofrimento; urgência, pressa; ódio”. // 喜 xi: “Curtir de; satisfação com; gostar de; felicidade”.
- ↑ 慶 qìng: “Encorajar, consolar; boa fortuna, felicidade; recompensa”.
- ↑ 剝 bö: “Arrancar, descascar; acabar, cair, desgastar; liquidar, derrubar; lastimar, machucar, danificar”.
- ↑ 引 yin: “Puxar a corda de um arco; conduzir, atrair, seduzir, induzir; declinar, retirar”. Mawangdui traz 影 yîng: “Sobra; imagem refletida num espelho, aparência”.