H53 Desenvolvendo-se gradualmente
TEXTOS GERAIS
NOME
漸 DESENVOLVENDO-SE GRADUALMENTE
漸 jiàn, 085-11, formado, à esquerda, pelo radical estilizado 水 shûi, “água” e, à direita, pelo fonema 斬 zhân, 069-07 W128A, representando graficamente a rotação de um machado cortando o ar e significando “cortar; decapitar, cortar em dois”. O conjunto 漸 representa, portanto, a água avançando e significa: “Umedecer, tingir, imbuir, influenciar; saturar; gradualmente, por degraus; um rio da província de Sichuan, tributário do caudaloso Yangzi que, pela sua vez, corta China em dois”.
O manuscrito de Mawangdui traz o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- DESENVOLVER:
- “Fazer crescer ou crescer, tornar(-se) maior, mais forte, mais volumoso; fazer aumentar ou aumentar a capacidade ou possibilidade de; conduzir ou caminhar para um estágio mais avançado ou eficaz; fazer progredir ou progredir; expandir(-se) no(s) plano(s) intelectual, moral, psicológico, espiritual; desenrolar(-se), prosseguir”. Adestrar, condicionar, cultivar, efetuar, ensaiar, ensinar, estudar, exercitar, habituar, instruir, realizar, traquear, traquejar, treinar. Absorver-se, aplicar-se, concentrar-se, confinar-se, dedicar-se, engolfar-se, entregar-se, mergulhar, perder-se, propor-se.
- GRADUAL:
- “Que se faz por graus; que tem graduação; que aumenta ou diminui passo a passo; progressivo, gradativo”.
Existem quatro hexagramas que descrevem situações parecidas, que podem levar a confundir suas interpretações, e são esclarecidos na Descrição da Situação do Hexagrama 35, Progredindo paulatinamente.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Progredir passo a passo
O casamento da jovem - RICCI:
- Desenvolvimento regular, momento onde uma nova etapa é vencida na marcha em direção ao um objetivo final.
- ZAFRA:
- Evoluindo lentamente
- JAVARY:
- O Ritmo dos Progressos Regulares
- WING:
- Desenvolvimento
- REIFLER:
- Procissão
- DAMIAN-KNIGHT:
- Desenvolvimento (Progresso Gradual)
- SHCHUTSKII:
- Corrente
- LOISI:
- Evolucionar
- GALL:
- O progresso
- BLOFELD:
- Progresso gradual
- SIU:
- Crescimento
- LEGGE:
- Progresso Gradual (Crescimento)
- DAMIAN-KNIGHT:
- Desenvolvimento (Avanço gradual)
- CHIH-HSU:
- Progresso Gradual
- WILHELM:
- Desenvolvimento (Progresso gradual)
- REVERSO:
- H53 e H54:
Progredir ou Chegar a algo, situar-se
JULGAMENTO
漸 : 女 歸 吉 , 利 貞 。
Desenvolvendo-se gradualmente a mulher se casa; benéfico, é conveniente insistir. 1
PALAVRAS-CHAVE
- CASAR:
- Conciliar: Acomodar, acordar, aliar, combinar, concertar, conchavar, concordar, conformar, congraçar, harmonizar, reconciliar, unir. Ligar: Achegar, acoplar, aglomerar, agregar, agrupar, ajuntar, aproximar, associar, juntar, reunir, unificar.
- BENÉFICO:
- Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- INSISTIR:
- Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
- Teimar:
- aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
Como exemplo de uma situação que se desenvolve gradualmente este hexagrama menciona o casamento adequado de uma mulher no qual, após a iniciativa do marido, segue-se um ritual consagrado pelos costumes. Em contrapartida, o H54 trata do casamento de, literalmente, ‘a irmã mais jovem’, ou seja, alguém muito inexperiente, que o faz de forma inadequada por ser ela quem toma a iniciativa. Em H53 temos “case primeiro que o amor vem depois” contra “case por paixão”, no H54.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
漸 之 進 也 , 女 歸 吉 也 。
進 得 位 , 往 有 功 也 。
進 以 正 , 可 以 正 邦 也 。
其 位 剛 , 得 中 也 。
止 而 巽 , 動 不 窮 也 。
Desenvolver-se gradualmente é avançar [como uma] mulher que se casa; benéfico! 2
Avançando atinge sua posição adequada porque ir, até desordenadamente, tem mérito!
Avançando com correção poderá corrigir até um país!
Sua posição é firme e atinge o equilíbrio!
Parado e flexível, seu movimento não se esgota!
IMAGEM
山 上 有 木 , 漸 ﹔ 君 子 以 居 賢 德 , 善 俗 。
Acima da montanha há uma árvore desenvolvendo-se gradualmente.
O sábio, porque se apoia num valioso potencial, aperfeiçoa os costumes. 3
Um sábio, sabendo adaptar-se aos costumes imperantes, tem a capacidade de influir neles e aprimorá-los.
SEQUÊNCIA
物 不 可 以 終 止 , 故 受 之 以 漸 ﹔ 漸 者 進 也 。
As coisas não podem deter-se para sempre, por isso agora vem desenvolvendo-se gradualmente. Aquele que se desenvolve gradualmente, avança!
HEXAGRAMAS MISTURADOS
漸 女 歸 , 待 男 行 也 。
歸 妹 女 之 終 也 。
Desenvolvendo-se gradualmente, a mulher se casa esperando a ação do homem! 4
Comprometer-se precipitadamente acaba com a mulher!
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Conseguindo controlar seus impulsos acaba-se por iniciar um desenvolvimento gradual, ou seja, um crescimento pessoal que aumenta a capacidade de interagir equilibradamente com todos os processos, mas deve-se respeitar o aspecto gradual desse avanço, a fim de não se comprometer precipitadamente.
Uma árvore no topo da montanha, o que nos lembra de pinheiros que crescem devagar e têm longa vida. Eles chegam a grande altura, mas só por se encontrarem em cima de um degrau, representado pela montanha. Temos assim caracterizado um processo que se desenvolve lenta e gradualmente. Este processo não tem um objetivo final claramente estabelecido, ele justifica-se por si mesmo e é mais orgânico do que material.
A menção ao casamento de uma mulher, que não é o assunto deste hexagrama, é uma imagem adicional que deve ser interpretada dentro de seu contexto cultural. Na China o casamento era, como ainda é, muito mais uma ligação entre famílias do que entre um homem e uma mulher. Por isso o processo era lento, cerimonioso, avalizado por costumes firmemente estabelecidos, começando por iniciativa da família do noivo, quando os prometidos ainda eram muito jovens, e só se concretizando depois de ter-se superado um sem-número de etapas intermediárias.
Este hexagrama trata de toda situação que deva desenvolver-se gradualmente, seguindo normas consideradas corretas, e na qual é imprescindível manter uma fidelidade e constância que evite o ‘queimar etapas’, que só conduziria a deturpar e tumultuar o processo. Uma atitude desse tipo permite enfrentar qualquer responsabilidade e tarefa, por mais complexa que pareça.
O hexagrama nuclear é H64, Ainda não atravessado. Vemos que, com uma adequada atitude com relação ao desenvolvimento das nossas capacidades, abre-se um leque enorme de possibilidades de ação e de evolução da situação.
O hexagrama, tanto antagônico quanto oposto, é H54, Comprometendo-se precipitadamente, que mostra uma atitude precipitada com relação a assuntos que devem ser tratados com muito cuidado e vagarosamente. Essa precipitação é, ao mesmo tempo, outro aspecto de uma ação gradual e um jeito totalmente inadequado de encarar um processo lento.
Os gansos foram escolhidos como símbolos das linhas porque são aves aquáticas que voam lenta e majestosamente em formação, revelando unidade, propósito e disciplina. As diferentes linhas mostram os gansos levantando voo desde a água, atingindo primeiro a margem e superando gradualmente um obstáculo trás de outro até chegar à altura máxima que atingem.
- H536 Desenvolve-se até o extremo de reconhecer seus limites.
- H535 O processo está disparado, mas requer paciência até obter resultados concretos.
- H534 Sabe estabelecer uma pausa, repondo-se.
- H533 Atropelando o processo, perde-se.
- H532 Avança equilibradamente no processo.
- H531 No início do processo requer-se muita autodisciplina.
LINHAS
H531 => H371 Organizando uma família
鴻 漸 于 干 , 小 子 厲 , 有 言 , 無 咎 。
O ganso selvagem avança gradualmente até a margem. O rigor com o pequeno filhote gera comentários, mas não é um erro. 5
小 子 之 厲 , 義 無 咎 也 。
A rigorosidade com o pequeno filhote é a razão de não haver erro!
Yin em posição yang, sem correspondência nem vizinhança, esta fraca linha representa o primeiro estágio de um processo de desenvolvimento (daí o ‘pequeno filhote’): o ganso chegou somente até a margem da água, onde ainda encontra-se relativamente desprotegido.
Aqui a imaturidade predomina e deve ser combatida com um rigor que, em última instância, tem como objetivo “proteger a família”, como diz H371, estabelecendo normas claras que justifiquem os aparentes excessos de disciplina..., por mais protestos que possam gerar.
H532 => H572 Obedecendo docilmente
鴻 漸 于 磐 , 飲 食 衎 衎 , 吉 。
O ganso selvagem avança gradualmente até o alcantilado. Comendo e bebendo fica bem satisfeito, benéfico. 6
飲 食 衎 衎 , 不 素 飽 也 。
Comendo e bebendo fica bem satisfeito e não simplesmente empanturrado! 7
Yin em posição yin central, em correspondência com a paciente 5ª e vizinhança com a atropelada 3ª, esta linha compensa sua falta de energia com sua posição central, avançando até uma situação onde se sente mais segura, “enfiando-se embaixo do altar” (H572), assim como um ganso encontra abrigo nas saliências de um alcantilado.
Sua condição de central garante-lhe uma conduta correta e equilibrada. Ela não come demais porque representa um funcionário que conhece seus limites e sabe “que sua ação não pode ser confundida com a de escribas ou magos” (H572), ou seja, com a daqueles mais fortes ou mais avançados no processo de desenvolvimento.
H533 => H203 Observado de longe
鴻 漸 于 陸 , 夫 征 不 復 , 婦 孕 不 育 , 凶 ﹔ 利 御 寇 。
O ganso selvagem avança gradualmente até o planalto. Há prejuízo porque o marido parte decididamente, mas não retorna, e a esposa engravida, mas não alimenta [a criança]. É conveniente lidar com a bandalheira. 8
夫 征 不 復 , 離 群 丑 也 。 婦 孕 不 育 , 失 其 道 也 。
利 用 御 寇 , 順相 保 也 。
O marido parte decididamente e não retorna: separar-se da revoada é vergonhoso!
A esposa que engravida e não alimenta [a criança] perde o caminho correto!
É conveniente e útil lidar com a bandalheira porque assim se protegem mutuamente com dedicação!
Yang em posição yang, sem correspondência e em vizinhança com a equilibrada 2ª e a desafogada 4ª, esta linha tem um excesso de energia que a faz agir precipitadamente ao atingir um novo estágio do seu desenvolvimento. O ganso não tem, ao chegar ao planalto, onde se refugiar, porque encontra todo um mundo novo, cheio de tentações, ficando, assim, muito exposto. Ao mesmo tempo, a aparente facilidade com que as coisas se apresentam o confunde e o faz perder a disciplina. Esta linha não percebe que ainda é uma criança que deve ser alimentada e guiada no processo de autodesenvolvimento.
Esta linha deve observar (H20) com cuidado suas circunstâncias e as das pessoas que a acompanham. Sem uma adequada autoanálise (“observando sua vida progredir e declinar”, diz H203) esta linha vai perder o referencial sobre o que é ou não é correto, correndo o risco de corromper-se irreversivelmente.
H534 => H334 Recolhendo-se num refúgio
鴻 漸 于 木 , 或 得 其 桷 , 無 咎 。
O ganso selvagem avança gradualmente até a árvore; possivelmente consiga pousar num galho; nenhum erro. 9
或 得 其 桷 , 順 以 巽 也 。
Possivelmente consiga pousar num galho porque obedece e cede! 10
Yin em posição yin, sem correspondência, mas em vizinhança com a atropelada 3ª e a paciente 5ª, esta linha é flexível e adequada à sua posição. Por isso sabe como recuperar-se dos esforços realizados até atingir este estágio do desenvolvimento, recolhendo-se num refúgio (H33) para relaxar.
O mesmo acontece com um ganso que, após voar alto, procura, numa árvore, um lugar para descansar. Mas, por tratar-se de uma ave palmípede, não poderá pousar em qualquer galho, apenas em um que seja largo e grande. Uma pessoa que realmente tenha se desenvolvido poderá solucionar o problema, pois “recolher-se adequadamente é benéfico para o sábio, mas daninho para o homem inferior”, diz H334.
H535 => H525 Controlando seus impulsos
鴻 漸 于 陵 , 婦 三 歲 不 孕 , 終 莫 之 勝 , 吉 。
O ganso selvagem progride até a colina; por três anos a esposa não engravida, mas ao final nada a supera e tem benefícios. 11
終 莫 之 勝 , 吉 ﹔ 得 所 愿 也 。
Ao final nada a supera e tem o benefício de obter aquilo que deseja!
Yang em posição yang central, em correspondência com a equilibrada 2ª e vizinhança com a desafogada 4ª, esta linha tem muita energia e quer continuar a elevar-se após ter chegado a terrenos novos, mostrando assim sua capacidade de desenvolver-se.
O ganso atingiu uma colina que sobressai no planalto, ficando acima dos seus potenciais inimigos, mas, apesar de sua atitude ser correta e adequada, ele deve “controlar seus impulsos e manter suas palavras ordenadas”, como diz H525, significando que sua mente deve ficar centrada. Isso significa um grande esforço que não vai dar resultado imediato e representa certo ‘refrear’ (H52) da velocidade do processo de desenvolvimento.
No fim, porém, o sucesso está garantido.
H536 => H396 Obstruído pelas dificuldades
鴻 漸 于 逵 , 其 羽 可 用 為 儀 , 吉 。
O ganso selvagem progride até as estradas do Céu e suas penas poderiam ser usadas para cerimônias; benéfico. 12
其 羽 可 用 為 儀 , 吉 ﹔ 不 可 亂 也 。
Suas penas poderiam ser usadas para cerimônias; benéfico porque não se pode perturba-lo! 13
Yang em posição yin, sem correspondências nem vizinhança, esta linha está solitária nas alturas que, paradoxalmente, passam a representar um obstáculo (H39).
Ela atinge um alto grau de desenvolvimento que, entretanto, necessitará ser utilizado de alguma forma concreta. O ganso não pode continuar subindo de forma indefinida e volta ao planalto, que não mais é um terreno novo onde poderia perder-se, passando a ser um lugar onde consegue agir com propósito e habilidade. Assim, o sábio percebe que “avançar leva a obstáculos, e recuar, ao crescimento e a benefícios”, como diz H396, e retorna para ajudar os outros.
NOTAS
- ↑ 歸 guï: “Retornar ao lugar original; retornar ao lar; retornar, devolver alguma coisa; dirigir-se a; depender de, contar com, acreditar em”. Um significado antigo desta palavra é: “Uma noiva que se dirige à casa do noivo para suas núpcias”. (Vide discussão sobre este caráter no nome do H54.)
- ↑ 進 jìn: “Continuar, avançar, ir, ir para diante, ir para cima, melhorar; empurrar para frente”.
- ↑ 賢 xián: “Inteligente, brilhante, esperto; excelente, valioso, virtuoso; considerado logo embaixo do sábio”
- ↑ 待 dài: “Esperar; ser necessário, depender de; ser uma razão ou premissa”.
- ↑ 鴻 hóng: “Ganso selvagem”. // 干 gàn, 051-00 W102A: Couvreur, “Borda, ribeira”. Mawangdui traz 淵 yuän: “Um abismo, um lago profundo; profundo, quieto, silencioso; borda da água”. // O ganso é uma ave aquática e por isso começa seu voo desde a água, atingindo inicialmente a margem.
- ↑ 磐 pan: “Grande roca, alcantilado”. // 衎 kàn 144-03 Couvreur: “Festa, alegria”; Wieger: “Contente, satisfeito”.
- ↑ 素 sù: “Simples, puro, sem enfeites”. // 飽 bâo: “Saciado, satisfeito; cansado de certo tipo de comida”.
- ↑ 陸 lù: “Terra alta e seca, planalto; caminho, senda”. // 孕 yùn: “Engravidar”. // 育 yù: “Criar, alimentar, desenvolver, influenciar; parir”. // 御 yù: “Conduzir uma carruagem; manipular, lidar, administrar”. // 寇 kòu: “Roubar, um ladrão; um invasor, inimigo; danificar”.
- ↑ 或 huò: “Uma coisa ou outra, também; alguém, alguma coisa; possivelmente, em alguns casos, se, caso...; duvidoso, incerto”. // 桷 jué: “Galho, trave, poleiro”.
- ↑ 順 shùn: “Consentir, obedecer; devoção”. // 巽 xùn: “Ceder, seguir, estar de acordo com; discreto, moderado”.
- ↑ 陵 líng: “Colina, montículo; viajar, atravessar”. // 勝 shèng: “Excelente, excepcional, superior; exceler, sobrepassar; dominar, superar; algo excelente; superioridade, predominância”.
- ↑ 逵 kúi, 162-08: “Uma grande estrada; uma estrada ramificando-se em várias direções”. No texto recebido existem outras duas versões para esta palavra: 阿 ä, 170-05: “Esquina; colina, pendente; a base de uma colina; ribeira de um rio, costa” e 陸 lù, “Planalto” (presente no texto da 3ª linha) que também aparece no manuscrito de Mawangdui. Essas diferenças levam a diferentes traduções, mas não a diferentes interpretações, já que é consenso que a 6ª linha encontra-se próxima do céu. Por essa razão optamos pela versão com 逵 kúi. O próprio Zhu Zi (Lynn, pág.479, nota 13), tendo escolhido 逵 kuí diz, com relação a esta linha: “... esta é a imagem de alguém que, ainda que extremamente distante, mesmo assim tem seu uso”. Ele acaba assim concordando que o ganso não se perde no céu azul e continua agindo na terra. // 羽 yû: “Penas”. // 儀 yí: “Regra, padrão, modelo, exemplo; cerimônia, assunto, caso; maneira, costume, estilo; um presente; instrumento”.
- ↑ 亂 lùan: “Desordem, confusão, agitação”.