H53 Desenvolvendo-se gradualmente

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 53

TEXTOS GERAIS

NOME

漸 DESENVOLVENDO-SE GRADUALMENTE

jiàn, 085-11, formado, à esquerda, pelo radical estilizado 水 shûi, “água” e, à direita, pelo fonema 斬 zhân, 069-07 W128A, representando graficamente a rotação de um machado cortando o ar e significando “cortar; decapitar, cortar em dois”. O conjunto 漸 representa, portanto, a água avançando e significa: “Umedecer, tingir, imbuir, influenciar; saturar; gradualmente, por degraus; um rio da província de Sichuan, tributário do caudaloso Yangzi que, pela sua vez, corta China em dois”.

O manuscrito de Mawangdui traz o mesmo nome.

PALAVRAS-CHAVE

DESENVOLVER:
“Fazer crescer ou crescer, tornar(-se) maior, mais forte, mais volumoso; fazer aumentar ou aumentar a capacidade ou possibilidade de; conduzir ou caminhar para um estágio mais avançado ou eficaz; fazer progredir ou progredir; expandir(-se) no(s) plano(s) intelectual, moral, psicológico, espiritual; desenrolar(-se), prosseguir”. Adestrar, condicionar, cultivar, efetuar, ensaiar, ensinar, estudar, exercitar, habituar, instruir, realizar, traquear, traquejar, treinar. Absorver-se, aplicar-se, concentrar-se, confinar-se, dedicar-se, engolfar-se, entregar-se, mergulhar, perder-se, propor-se.
GRADUAL:
“Que se faz por graus; que tem graduação; que aumenta ou diminui passo a passo; progressivo, gradativo”.

Existem quatro hexagramas que descrevem situações parecidas, que podem levar a confundir suas interpretações, e são esclarecidos na Descrição da Situação do Hexagrama 35, Progredindo paulatinamente.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Progredir passo a passo
O casamento da jovem
RICCI:
Desenvolvimento regular, momento onde uma nova etapa é vencida na marcha em direção ao um objetivo final.
ZAFRA:
Evoluindo lentamente
JAVARY:
O Ritmo dos Progressos Regulares
WING:
Desenvolvimento
REIFLER:
Procissão
DAMIAN-KNIGHT:
Desenvolvimento (Progresso Gradual)
SHCHUTSKII:
Corrente
LOISI:
Evolucionar
GALL:
O progresso
BLOFELD:
Progresso gradual
SIU:
Crescimento
LEGGE:
Progresso Gradual (Crescimento)
DAMIAN-KNIGHT:
Desenvolvimento (Avanço gradual)
CHIH-HSU:
Progresso Gradual
WILHELM:
Desenvolvimento (Progresso gradual)
REVERSO:
H53 e H54:
Progredir ou Chegar a algo, situar-se

JULGAMENTO

(jiàn)() (guī) ()() (zhēn)

Desenvolvendo-se gradualmente a mulher se casa; benéfico, é conveniente insistir. 1

PALAVRAS-CHAVE

CASAR:
Conciliar: Acomodar, acordar, aliar, combinar, concertar, conchavar, concordar, conformar, congraçar, harmonizar, reconciliar, unir. Ligar: Achegar, acoplar, aglomerar, agregar, agrupar, ajuntar, aproximar, associar, juntar, reunir, unificar.
BENÉFICO:
Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
Teimar:
aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.

Como exemplo de uma situação que se desenvolve gradualmente este hexagrama menciona o casamento adequado de uma mulher no qual, após a iniciativa do marido, segue-se um ritual consagrado pelos costumes. Em contrapartida, o H54 trata do casamento de, literalmente, ‘a irmã mais jovem’, ou seja, alguém muito inexperiente, que o faz de forma inadequada por ser ela quem toma a iniciativa. Em H53 temos “case primeiro que o amor vem depois” contra “case por paixão”, no H54.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(jiàn) (zhī) (jìn) ()() (guī) () ()

(jìn) () (wèi)(wǎng) (yǒu) (gōng) ()

(jìn) () (zhèng)() () (zhèng) (bāng) ()

() (wèi) (gāng)() (zhōng) ()

(zhǐ) (ér) (xùn)(dòng) () (qióng) ()

Desenvolver-se gradualmente é avançar [como uma] mulher que se casa; benéfico! 2

Avançando atinge sua posição adequada porque ir, até desordenadamente, tem mérito!

Avançando com correção poderá corrigir até um país!

Sua posição é firme e atinge o equilíbrio!

Parado e flexível, seu movimento não se esgota!

IMAGEM

(shān) (shàng) (yǒu) ()(jiàn)(jūn) () () () (xiàn) ()(shàn) ()

Acima da montanha há uma árvore desenvolvendo-se gradualmente.

O sábio, porque se apoia num valioso potencial, aperfeiçoa os costumes. 3

Um sábio, sabendo adaptar-se aos costumes imperantes, tem a capacidade de influir neles e aprimorá-los.

SEQUÊNCIA

() () () () (zhōng) (zhǐ)() (shòu) (zhī) () (jiàn)(jiàn) (zhě) (jìn) ()

As coisas não podem deter-se para sempre, por isso agora vem desenvolvendo-se gradualmente. Aquele que se desenvolve gradualmente, avança!

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(jiàn) () (guī)(dài) (nán) (háng) ()

(guī) (mèi) () (zhī) (zhōng) ()

Desenvolvendo-se gradualmente, a mulher se casa esperando a ação do homem! 4

Comprometer-se precipitadamente acaba com a mulher!

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Conseguindo controlar seus impulsos acaba-se por iniciar um desenvolvimento gradual, ou seja, um crescimento pessoal que aumenta a capacidade de interagir equilibradamente com todos os processos, mas deve-se respeitar o aspecto gradual desse avanço, a fim de não se comprometer precipitadamente.

Uma árvore no topo da montanha, o que nos lembra de pinheiros que crescem devagar e têm longa vida. Eles chegam a grande altura, mas só por se encontrarem em cima de um degrau, representado pela montanha. Temos assim caracterizado um processo que se desenvolve lenta e gradualmente. Este processo não tem um objetivo final claramente estabelecido, ele justifica-se por si mesmo e é mais orgânico do que material.

A menção ao casamento de uma mulher, que não é o assunto deste hexagrama, é uma imagem adicional que deve ser interpretada dentro de seu contexto cultural. Na China o casamento era, como ainda é, muito mais uma ligação entre famílias do que entre um homem e uma mulher. Por isso o processo era lento, cerimonioso, avalizado por costumes firmemente estabelecidos, começando por iniciativa da família do noivo, quando os prometidos ainda eram muito jovens, e só se concretizando depois de ter-se superado um sem-número de etapas intermediárias.

Este hexagrama trata de toda situação que deva desenvolver-se gradualmente, seguindo normas consideradas corretas, e na qual é imprescindível manter uma fidelidade e constância que evite o ‘queimar etapas’, que só conduziria a deturpar e tumultuar o processo. Uma atitude desse tipo permite enfrentar qualquer responsabilidade e tarefa, por mais complexa que pareça.

䷿

O hexagrama nuclear é H64, Ainda não atravessado. Vemos que, com uma adequada atitude com relação ao desenvolvimento das nossas capacidades, abre-se um leque enorme de possibilidades de ação e de evolução da situação.

O hexagrama, tanto antagônico quanto oposto, é H54, Comprometendo-se precipitadamente, que mostra uma atitude precipitada com relação a assuntos que devem ser tratados com muito cuidado e vagarosamente. Essa precipitação é, ao mesmo tempo, outro aspecto de uma ação gradual e um jeito totalmente inadequado de encarar um processo lento.

Os gansos foram escolhidos como símbolos das linhas porque são aves aquáticas que voam lenta e majestosamente em formação, revelando unidade, propósito e disciplina. As diferentes linhas mostram os gansos levantando voo desde a água, atingindo primeiro a margem e superando gradualmente um obstáculo trás de outro até chegar à altura máxima que atingem.

  • H536 Desenvolve-se até o extremo de reconhecer seus limites.
  • H535 O processo está disparado, mas requer paciência até obter resultados concretos.
  • H534 Sabe estabelecer uma pausa, repondo-se.
  • H533 Atropelando o processo, perde-se.
  • H532 Avança equilibradamente no processo.
  • H531 No início do processo requer-se muita autodisciplina.

LINHAS

H531 => H371 Organizando uma família

  1. (hóng) (jiàn) () (gàn)(xiǎo) () ()(yǒu) (yán)() (jiù)

    O ganso selvagem avança gradualmente até a margem. O rigor com o pequeno filhote gera comentários, mas não é um erro. 5

  2. (xiǎo) () (zhī) ()() () (jiù) ()

    A rigorosidade com o pequeno filhote é a razão de não haver erro!

Yin em posição yang, sem correspondência nem vizinhança, esta fraca linha representa o primeiro estágio de um processo de desenvolvimento (daí o ‘pequeno filhote’): o ganso chegou somente até a margem da água, onde ainda encontra-se relativamente desprotegido.

Aqui a imaturidade predomina e deve ser combatida com um rigor que, em última instância, tem como objetivo “proteger a família”, como diz H371, estabelecendo normas claras que justifiquem os aparentes excessos de disciplina..., por mais protestos que possam gerar.

H532 => H572 Obedecendo docilmente

  1. (hóng) (jiàn) () (pán)(yǐn) (shí) (kàn) (kàn)()

    O ganso selvagem avança gradualmente até o alcantilado. Comendo e bebendo fica bem satisfeito, benéfico. 6

  2. (yǐn) (shí) (kàn) (kàn)() () (bǎo) ()

    Comendo e bebendo fica bem satisfeito e não simplesmente empanturrado! 7

Yin em posição yin central, em correspondência com a paciente 5ª e vizinhança com a atropelada 3ª, esta linha compensa sua falta de energia com sua posição central, avançando até uma situação onde se sente mais segura, “enfiando-se embaixo do altar” (H572), assim como um ganso encontra abrigo nas saliências de um alcantilado.

Sua condição de central garante-lhe uma conduta correta e equilibrada. Ela não come demais porque representa um funcionário que conhece seus limites e sabe “que sua ação não pode ser confundida com a de escribas ou magos” (H572), ou seja, com a daqueles mais fortes ou mais avançados no processo de desenvolvimento.

H533 => H203 Observado de longe

  1. (hóng) (jiàn) () ()() (zhēng) () ()() (yùn) () ()(xiōng)() () (kòu)

    O ganso selvagem avança gradualmente até o planalto. Há prejuízo porque o marido parte decididamente, mas não retorna, e a esposa engravida, mas não alimenta [a criança]. É conveniente lidar com a bandalheira. 8

  2. () (zhēng) () ()() (qún) (chǒu) ()() (yùn) () ()(shī) () (dào) ()

    () (yòng) () (kòu)順相(shùnxiāng) (bǎo) ()

    O marido parte decididamente e não retorna: separar-se da revoada é vergonhoso!

    A esposa que engravida e não alimenta [a criança] perde o caminho correto!

    É conveniente e útil lidar com a bandalheira porque assim se protegem mutuamente com dedicação!

Yang em posição yang, sem correspondência e em vizinhança com a equilibrada 2ª e a desafogada 4ª, esta linha tem um excesso de energia que a faz agir precipitadamente ao atingir um novo estágio do seu desenvolvimento. O ganso não tem, ao chegar ao planalto, onde se refugiar, porque encontra todo um mundo novo, cheio de tentações, ficando, assim, muito exposto. Ao mesmo tempo, a aparente facilidade com que as coisas se apresentam o confunde e o faz perder a disciplina. Esta linha não percebe que ainda é uma criança que deve ser alimentada e guiada no processo de autodesenvolvimento.

Esta linha deve observar (H20) com cuidado suas circunstâncias e as das pessoas que a acompanham. Sem uma adequada autoanálise (“observando sua vida progredir e declinar”, diz H203) esta linha vai perder o referencial sobre o que é ou não é correto, correndo o risco de corromper-se irreversivelmente.

H534 => H334 Recolhendo-se num refúgio

  1. (hóng) (jiàn) () ()(huò) () () (jué)() (jiù)

    O ganso selvagem avança gradualmente até a árvore; possivelmente consiga pousar num galho; nenhum erro. 9

  2. (huò) () () (jué)(shùn) () (xùn) ()

    Possivelmente consiga pousar num galho porque obedece e cede! 10

Yin em posição yin, sem correspondência, mas em vizinhança com a atropelada 3ª e a paciente 5ª, esta linha é flexível e adequada à sua posição. Por isso sabe como recuperar-se dos esforços realizados até atingir este estágio do desenvolvimento, recolhendo-se num refúgio (H33) para relaxar.

O mesmo acontece com um ganso que, após voar alto, procura, numa árvore, um lugar para descansar. Mas, por tratar-se de uma ave palmípede, não poderá pousar em qualquer galho, apenas em um que seja largo e grande. Uma pessoa que realmente tenha se desenvolvido poderá solucionar o problema, pois “recolher-se adequadamente é benéfico para o sábio, mas daninho para o homem inferior”, diz H334.

H535 => H525 Controlando seus impulsos

  1. (hóng) (jiàn) () (líng)() (sān) (suì) () (yùn)(zhōng) () (zhī) (shèng)()

    O ganso selvagem progride até a colina; por três anos a esposa não engravida, mas ao final nada a supera e tem benefícios. 11

  2. (zhōng) () (zhī) (shèng)()() (suǒ) (yuàn) ()

    Ao final nada a supera e tem o benefício de obter aquilo que deseja!

Yang em posição yang central, em correspondência com a equilibrada 2ª e vizinhança com a desafogada 4ª, esta linha tem muita energia e quer continuar a elevar-se após ter chegado a terrenos novos, mostrando assim sua capacidade de desenvolver-se.

O ganso atingiu uma colina que sobressai no planalto, ficando acima dos seus potenciais inimigos, mas, apesar de sua atitude ser correta e adequada, ele deve “controlar seus impulsos e manter suas palavras ordenadas”, como diz H525, significando que sua mente deve ficar centrada. Isso significa um grande esforço que não vai dar resultado imediato e representa certo ‘refrear’ (H52) da velocidade do processo de desenvolvimento.

No fim, porém, o sucesso está garantido.

H536 => H396 Obstruído pelas dificuldades

  1. (hóng) (jiàn) () (kuí)() () () (yòng) (wéi) ()()

    O ganso selvagem progride até as estradas do Céu e suas penas poderiam ser usadas para cerimônias; benéfico. 12

  2. () () () (yòng) (wéi) ()()() () (luàn) ()

    Suas penas poderiam ser usadas para cerimônias; benéfico porque não se pode perturba-lo! 13

Yang em posição yin, sem correspondências nem vizinhança, esta linha está solitária nas alturas que, paradoxalmente, passam a representar um obstáculo (H39).

Ela atinge um alto grau de desenvolvimento que, entretanto, necessitará ser utilizado de alguma forma concreta. O ganso não pode continuar subindo de forma indefinida e volta ao planalto, que não mais é um terreno novo onde poderia perder-se, passando a ser um lugar onde consegue agir com propósito e habilidade. Assim, o sábio percebe que “avançar leva a obstáculos, e recuar, ao crescimento e a benefícios”, como diz H396, e retorna para ajudar os outros.

NOTAS

  1. guï: “Retornar ao lugar original; retornar ao lar; retornar, devolver alguma coisa; dirigir-se a; depender de, contar com, acreditar em”. Um significado antigo desta palavra é: “Uma noiva que se dirige à casa do noivo para suas núpcias”. (Vide discussão sobre este caráter no nome do H54.)
  2. jìn: “Continuar, avançar, ir, ir para diante, ir para cima, melhorar; empurrar para frente”.
  3. xián: “Inteligente, brilhante, esperto; excelente, valioso, virtuoso; considerado logo embaixo do sábio”
  4. dài: “Esperar; ser necessário, depender de; ser uma razão ou premissa”.
  5. hóng: “Ganso selvagem”. // 干 gàn, 051-00 W102A: Couvreur, “Borda, ribeira”. Mawangdui traz 淵 yuän: “Um abismo, um lago profundo; profundo, quieto, silencioso; borda da água”. // O ganso é uma ave aquática e por isso começa seu voo desde a água, atingindo inicialmente a margem.
  6. pan: “Grande roca, alcantilado”. // 衎 kàn 144-03 Couvreur: “Festa, alegria”; Wieger: “Contente, satisfeito”.
  7. : “Simples, puro, sem enfeites”. // 飽 bâo: “Saciado, satisfeito; cansado de certo tipo de comida”.
  8. : “Terra alta e seca, planalto; caminho, senda”. // 孕 yùn: “Engravidar”. // 育 : “Criar, alimentar, desenvolver, influenciar; parir”. // 御 : “Conduzir uma carruagem; manipular, lidar, administrar”. // 寇 kòu: “Roubar, um ladrão; um invasor, inimigo; danificar”.
  9. huò: “Uma coisa ou outra, também; alguém, alguma coisa; possivelmente, em alguns casos, se, caso...; duvidoso, incerto”. // 桷 jué: “Galho, trave, poleiro”.
  10. shùn: “Consentir, obedecer; devoção”. // 巽 xùn: “Ceder, seguir, estar de acordo com; discreto, moderado”.
  11. líng: “Colina, montículo; viajar, atravessar”. // 勝 shèng: “Excelente, excepcional, superior; exceler, sobrepassar; dominar, superar; algo excelente; superioridade, predominância”.
  12. kúi, 162-08: “Uma grande estrada; uma estrada ramificando-se em várias direções”. No texto recebido existem outras duas versões para esta palavra: 阿 ä, 170-05: “Esquina; colina, pendente; a base de uma colina; ribeira de um rio, costa” e 陸 , “Planalto” (presente no texto da linha) que também aparece no manuscrito de Mawangdui. Essas diferenças levam a diferentes traduções, mas não a diferentes interpretações, já que é consenso que a 6ª linha encontra-se próxima do céu. Por essa razão optamos pela versão com 逵 kúi. O próprio Zhu Zi (Lynn, pág.479, nota 13), tendo escolhido 逵 kuí diz, com relação a esta linha: “... esta é a imagem de alguém que, ainda que extremamente distante, mesmo assim tem seu uso”. Ele acaba assim concordando que o ganso não se perde no céu azul e continua agindo na terra. // 羽 : “Penas”. // 儀 : “Regra, padrão, modelo, exemplo; cerimônia, assunto, caso; maneira, costume, estilo; um presente; instrumento”.
  13. lùan: “Desordem, confusão, agitação”.