H49 Renovando radicalmente

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 49

TEXTOS GERAIS

NOME

革 RENOVANDO RADICALMENTE

, 177-00 W105, representa uma pele crua de ovelha esticada para ser trabalhada. Significa: “Pele ou couro curtido; pele, pele humana; depenar, pelar, esfolar; remover, renovar, alterar, modificar; urgente, ansioso; esquentar, estrito”. Forma um composto interessante, 革 命 geming ou 革 天 命 getianming: “Mudar as ordens do Céu, revolução; justificativa para as mudanças de dinastia”.

No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o nome 勒 , 019-09, formado por 革 , ‘couro’, e 力 , ‘força, energia, esforço’. O conjunto significa “Um freio; brecar, restringir, forçar, coerção, reprimir”.

PALAVRAS-CHAVE

RENOVAR:
Reanimar, reconstituir, recuperar, revigorizar, tonificar.
Revolução:
Alteração, conversão, metamorfose, mudança, mutação, permuta, reforma, remanejamento, remodelamento, reviravolta, substituição, transformação, troca, variação.
Estimular:
Abalar, acalorar, acelerar, acender, acicatar, acirrar, acordar, agilizar, agitar, aguçar, alentar, alvoroçar, amotinar, animar, aquecer, arrastar, assanhar, atear, atiçar, ativar, avivar, brandir, comover, compelir, concitar, desafiar, despertar, encorajar, entusiasmar, exacerbar, excitar, exortar, fomentar, fortalecer, impelir, impulsionar, incentivar, incitar, induzir, inflamar, instar, instigar, intensificar, mexer, mover, provocar, puxar, reavivar, reforçar, refrescar, sacudir, vigorizar, vivificar.
Dar um basta:
“Fazer parar ou cessar alguma coisa”. (Sugerido pelo nome de Mawangdui.)
RADICAL:
“Caracterizado por um sensível afastamento do que é tradicional ou usual (diz-se especialmente de um afastamento da forma aceita ou tradicional); extremado, drástico; relativo ou favorável a drásticas reformas políticas, econômicas ou sociais, apoiadas por posições e opiniões extremadas; tendente ou disposto a introduzir alterações profundas em hábitos, condições, pontos de vista correntes, etc.; brusco, violento, difícil”.

OUTROS NOMES

JAVARY:
A Revolução
Renovar, recomeçar. A muda (renovação do pelo)
RICCI:
Revolução, momento onde duas forças opostas suscitam a rejeição daquilo que está decadente e a renovação do velho
ZAFRA:
Provocando uma mudança
JAVARY:
Revolução
WING:
Mudando, Revolução
REIFLER:
Revolução
DAMIAN-KNIGHT:
Revolução
SHCHUTSKII:
Intercâmbio
LOISI:
A Revolução
GALL:
A mudança
BLOFELD:
Revolução, Couro, Pele
SIU:
Revoluções
LEGGE:
Revolução
DAMIAN-KNIGHT:
Dinamismo
CHIH-HSÜ:
Mudança
WILHELM:
Revolução
REVERSO:
H49 e H50
Revolucionar ou Evolucionar

JULGAMENTO

()() () (nǎi) ()(yuán) (hēng) () (zhēn)(huǐ) (wáng)

Renovando radicalmente, no dia oportuno inspirará confiança por ser primordial, influente, conveniente e insistente. O remorso desaparece. 1

PALAVRAS-CHAVE

OPORTUNO:
Acertado, adaptado, adequado, admissível, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, preciso, propício, próprio, proveitoso, tolerável, usado, útil, válido, vantajoso.
CONFIANÇA:
“Crença na probidade moral, na sinceridade afetiva, nas qualidades profissionais etc., de outrem, que torna incompatível imaginar um deslize, uma traição, uma demonstração de incompetência de sua parte; crédito, fé; crença de que algo não falhará, é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função; força interior; segurança, firmeza; crença ou certeza de que suas expectativas serão concretizadas; esperança, otimismo; sentimento de respeito, concórdia, segurança mútua”. Certeza, confidência, crédito, fé, fidúcia, segurança.
PRIMORDIAL:
Básico, cardeal, cardinal, essencial, fundamental, precípuo, primacial, primeiro, substancial.
INFLUIR:
Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
Teimar:
aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.

O dia oportuno para efetuar uma revolução, renovando radicalmente a situação, é aquele no qual os problemas e a negatividade do status quo atingem seu máximo e a necessidade da mudança fica clara e irreversível. Neste caso, a adesão do povo será completa e os líderes da mudança inspirarão uma confiança total, eliminando o remorso de ter produzido uma mudança tão significativa da ordem que era vigente e aceita até este momento.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

()(shuǐ) (huǒ) (xiāng) ()(èr) () (tong) ()() (zhì) () (xiāng) ()(yuē) ()

() () (nǎi) ()() (ér) (xìn) ()

(wén) (míng) () (shuō)() (hēng) () (zhèng)() (ér) (dang)() (huǐ) (nǎi) (wáng)

(tiān) () () (ér) () (shí) (chéng)(tāng) () () (mìng)(shùn) () (tiān) (ér) (yìng) () (rén)

() (zhī) (shí) () () (zāi)

Renovando radicalmente: água e fogo se freiam mutuamente, dois princípios se encontram sem que suas inclinações gerem sinergia, isso chama-se renovar. 2

No dia oportuno inspira confiança porque renova e, ao mesmo tempo, é honesto. Tem ideias claras, por isso consegue explicar; tem grande influência, por isso está no comando; renova porque o merece; em consequência, seus remorsos desaparecerão. 3

O Céu e a Terra renovam tudo e as quatro estações se completam, os imperadores Tang e Wu renovaram as dinastias porque davam seu consentimento ao Céu e obedeciam aos homens. 4

O momento da renovação radical é extremamente grande, não é verdade?

Os imperadores Tang e Wu foram os que derrocaram as dinastias Xia (séculos XXI-XVI A.C.) e Shang (sécs. XVI-XI A.C.), iniciando as dinastias Shang e Zhou, respectivamente. Como na China o imperador governava como representante do Céu, só podia ser substituído no caso de ser totalmente indigno do exercício de seu cargo devido a suas grandes e evidentes falhas. Isso era interpretado como uma retirada do mandato divino por parte do Céu e sua transferência a um novo imperador, capaz de interpretar as condições do momento e as necessidades dos súditos, corrigindo assim os erros instaurados. Os dois imperadores citados deram um basta a situações insustentáveis e as substituíram mediante uma renovação radical das condições imperantes. Uma revolução só era moralmente justificável nessas condições extremas.

O segundo parágrafo descreve os atributos de um verdadeiro líder, digno de comandar uma revolução, representado pela 5ª linha do hexagrama.

IMAGEM

() (zhōng) (yǒu) (huǒ)()(jūn) () () (zhì) () (míng) (shí)

No centro do lago há fogo, a imagem da renovação radical.

Assim, o sábio coloca ordem naquilo que se passou e esclarece o momento. 5

O sábio deve ser capaz de governar e controlar a transição entre uma situação desagradável, mas superada, e as novas oportunidades que se abrem pela frente, justificando assim o momento da transição.

SEQUÊNCIA

(jǐng) (dào) () () () ()() (shòu) (zhī) () ()

[Nem sequer] o curso de um poço não pode não ser renovado, por isso agora vem renovação radical.

Até situações aparentemente estáveis, exemplificadas por um poço, que não pode mudar de lugar, sofrem mudanças e são sujeitas a deterioração, o que obriga à sua renovação.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

() () () ()(dǐng) () (xīn) ()

Renovar radicalmente afasta o passado,

Transformar-se profundamente aproxima o novo! 6

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Até um poço, que é fundamentalmente fixo, para de sustentar e requer uma renovação radical, seja porque deva ser assoreado, ter suas paredes restauradas ou a corda substituída. Isso é próprio da impermanência de todas as coisas e representa uma transformação profunda de todo e qualquer processo.

Fogo embaixo da água do lago. Elementos que se opõem e cancelam mutuamente. Não temos aqui a harmonia do H63, Após ter atravessado, com todas suas linhas no lugar correto e o equilíbrio entre Água e Fogo, que ocupam posições opostas nas Sequências de Trigramas, seja na do Céu Anterior quanto na do Posterior. Pelo contrário, aqui os trigramas constituintes representam duas mulheres dividindo o mesmo teto, com a mais velha e dinâmica ocupando o interior e a mais nova, alegre e superficial, ocupando o exterior. Briga na certa.

Assim, o fogo no meio do lago nos mostra vapor assobiando, brumas densas concentrando-se, energia dissipando-se, brigas entre diferentes atitudes de vida, enfim, uma revolução que renova, evaporando a água e reiniciando o ciclo de água => vapor => chuva => água.

O processo de renovação, porém, não pode ser efetuado precipitadamente ou atabalhoadamente. É necessário assegurar-se que tanto o momento quanto a liderança e o apoio sejam certos.

  • Quando é o momento certo? Quando a deterioração da situação atual é evidente para todos e conservá-la acaba sendo praticamente impossível. Isso significa ter que aguardar que a repressão e a negatividade atinjam seu máximo. Só então é chegado o momento de agir.
  • Quem é o líder certo? Ele deve reunir riqueza interior, confiança em si mesmo, força destacada e, fundamentalmente, a capacidade de avaliar o momento certo.
  • Quando o apoio é o certo? Quando as pessoas identificam o líder certo e se agrupam espontaneamente ao seu redor, o que implica a percepção de que chegou o momento da mudança.

O hexagrama nuclear é H44, Esbarrando na tentação, indicando que, numa revolução, é necessário estar preparado para efetuar mudanças de rumo, já que se está implementando uma situação totalmente nova e é impossível controlar todas as variáveis que podem apresentar-se. Deve-se cuidar também de ceder à tentação de substituir uma tirania por outra.

O hexagrama antagônico é H04, Superando a ignorância, indicando que numa situação de renovação não são permitidas atitudes imaturas, já que uma revolução é “coisa para gente grande”. Ao mesmo tempo destaca-se a necessidade de uma atitude muito sábia para não reduzir uma revolução a uma simples revolta.

O hexagrama oposto H50, Transformando-se profundamente, indicando que uma verdadeira revolução implica numa grande e profunda transformação das circunstâncias imperantes.

As linhas apresentam atitudes diferentes perante as mudanças, estando as primeiras três ainda ligadas ao velho, razão pela qual não conseguem iniciar a renovação, e as últimas, três abertamente do lado do novo.

  • H496 O sábio que, curvando-se ao imperador, convoca os homens a compartilhar os novos tempos.
  • H495 O imperador que muda a dinastia, iniciando os novos tempos.
  • H494 O ministro capaz de estabelecer uma transição razoavelmente equilibrada entre o velho e o novo; esta transição está baseada na confiança que ele desperta.
  • H493 Quer partir para a briga sem esperar o momento adequado.
  • H492 O funcionário eficiente e bem relacionado com o imperador; ele percebe tudo o que deve ser feito e prepara-se cuidadosamente para tal.
  • H491 Quer influir na situação para conseguir alguma mudança, mas sem confrontos e sem abandonar seu vínculo com o velho.

LINHAS

H491 => H311 Estimulando-se mutuamente

  1. (gǒng) (yòng) (huáng) (niú) (zhī) ()

    [Quer] renovar amarrado por uma camisa de força amarela. 7

  2. (gǒng) (yòng) (huáng) (niú)() () () (yǒu) (wéi) ()

    Amarrado por uma camisa de força amarela não pode fazer nada!

Yang em posição inicial, em vizinhança com a precavida 2ª e sem correspondência com a confiável 4ª, esta linha tem muita energia e sente-se estimulada (H31) a agir. Infelizmente a situação ainda não amadureceu o suficiente para que possa fazê-lo com eficiência e esta linha só consegue “estimular o dedo de seu pé” (H311) e, portanto, não avança para lugar algum.

A camisa de força que segura esta linha é estar ainda presa ao velho, pensando que pode produzir mudanças na situação sem chegar à ruptura própria de uma revolução. Por encontrar-se na base do trigrama Luz ela não tem uma visão em perspectiva para entender o que está acontecendo, é como uma criança ‘envolvida em assuntos de gente grande’.

Esta linha fica contida pela 2ª linha, referida como “amarelo (cor do meio)”, a linha que, por estar no meio do trigrama inferior Luz, consegue enxergar melhor a situação como um todo.

H492 => H432 Afastando com determinação

  1. () () (nǎi) () (zhī)(zhēng) ()() (jiù)

    No dia oportuno certamente ele renovará. Avançar decididamente é benéfico, nenhum erro.

  2. () () () (zhī)(háng) (yǒu) (jiā) ()

    No dia oportuno ele renovará e essa ação trar-lhe-á respeito! 8

Yin em posição yin central, em correspondência com o grande soberano da 5ª e em vizinhança com as pouco efetivas 1ª e 3ª, esta linha fraca, porém correta, encontra-se no centro do trigrama Luz, o que lhe permite efetuar uma avaliação correta sobre sua situação e suas possibilidades de ação. Ela percebe os problemas pelos “gritos de alarma ao anoitecer e na noite toda [e porque] há guerreiros, mas não fica ansiosa” (H432), afastando com determinação (H43) a tentação de sair ‘chutando o pau da barraca’ e preparando cuidadosamente as mudanças que deverão ser implementadas no momento adequado.

H493 => H173 Acompanhando as circunstâncias

  1. (zhēng) (xiōng)(zhēn) ()() (yán) (sān) (jiù)(yǒu) ()

    Avançar decididamente é prejudicial e insistir, perigoso, por isso discute três vezes a renovação e gera confiança. 9

  2. () (yán) (sān) (jiù)(yòu) () (zhī) ()

    Discute três vezes a renovação porque, o que mais [poderia] fazer?! 10

Yang em posição yang, em correspondência com a sábia 6ª e vizinhança com a precavida 2ª, esta linha tem muita energia, fato agravado por encontrar-se no topo da chama do trigrama Luz.

Ela tem que se conter para não se precipitar por conta própria a efetuar o que seria mais uma revolta do que uma revolução. Avançar demais ser-lhe-á prejudicial, mas isso não significa inação, já que “acompanhando as circunstâncias obtém o que procura; é conveniente manter-se insistente” (H173), discutindo uma e outra vez a situação e a estratégia que pode ser desenvolvida. O conselho próprio para ela é ‘contar até três antes de agir’.

H494 => H634 Após ter atravessado

  1. (huǐ) (wáng)(yǒu) () (gǎi) (mìng)()

    O remorso desaparece. Tendo confiança modifica seu quinhão; benéfico. 11

  2. (gǎi) (mìng) (zhī) ()(xìn) (zhì) ()

    O benefício de modificar seu quinhão vem de suas intenções serem dignas de fé!

Yang em posição yin, sem vizinhanças nem correspondência, esta linha representa um ministro com muita energia e que se sente capaz de assumir uma revolução.

Avaliando aquilo que já atravessou (H63), percebe que a situação é praticamente insustentável e requer mudanças, mas carece dos contatos necessários para uma execução rápida e exitosa. Esta linha possui, porém, as capacidades internas adequadas para superar essa carência externa, chegando até a “usar suas roupas para calafetar” (H634) os perigosos furos que poderiam afundar sua embarcação.

Ela é “cuidadosa até o fim do dia porque há lugar para dúvidas” (H634), e o cuidado lhe garante o sucesso de sua empreitada.

H495 => H555 Lidando com a abundância

  1. () (rén) () (biàn)(wèi) (zhàn) (yǒu) ()

    O grande homem transforma-se num tigre, tem confiança antes mesmo de consultar o oráculo. 12

  2. () (rén) () (biàn)() (wén) (bǐng) ()

    O grande homem transforma-se num tigre e sua figura é notável! 13

Yang em posição yang central, em correspondência com a prudente 2ª e vizinhança com a sábia 6ª, esta linha possui uma abundante riqueza interior (H55) que lhe fornece uma forte autoconfiança. Ela, adicionalmente, “recebe consolos e elogios” (H555) e dispensa a necessidade de consultas, seja a um oráculo ou a qualquer outra fonte, para confiar no resultado de suas ações. Por tudo isso ela representa o grande executor da revolução.

Ao sujeito desta linha pode-se aplicar a descrição do Dhammapada, VIII, 103:

“Entre aquele que num combate derrota um milhão de homens e aquele que vence um só, a si mesmo, este último teve uma maior vitória”.

H496 => H136 Integrando pessoas com suavidade

  1. (jūn) () (bào) (biàn)(xiǎo) (rén) () (miàn)(zhēng) (xiōng)() (zhēn) ()

    O sábio transforma-se num leopardo, o homem inferior [só] renova sua fisionomia. Avançar decididamente é prejudicial, manter-se insistente é benéfico. 14

  2. (jūn) () (bào) (biàn)() (wén) (wèi) ()(xiǎo) (rén) () (miàn)(shùn) () (cóng) (jūn) ()

    O sábio transforma-se num leopardo e sua figura é exuberante! 15

    O homem inferior [só] renova sua fisionomia porque segue obedientemente o chefe!

Yin em posição yin, em correspondência com a impulsiva 3ª e vizinhança com a poderosa 5ª, esta linha representa um sábio que enxerga todos os aspectos da nova situação. Ele é, em última instância, o teórico da revolução e sua função é atrair as pessoas (H13) ao processo de renovação.

Deve ser alertado, porém, para não exagerar na novidade, porque não será compreendido pelos demais. Ele conseguirá “integrar pessoas no subúrbio, mas suas intenções não serão ainda alcançadas” (H136) porque não conseguirá atraí-las ao centro da ação (tarefa da 5ª linha).

Outro aspecto do sujeito desta linha é que mantém certa independência do líder, independência baseada nas suas próprias forças. Contrasta assim com a posição das pessoas comuns, que, mais do que serem transformadas pelos ideais da revolução, seguem incondicionalmente seu chefe.

NOTAS

  1. Existem duas versões do segundo caráter da frase (que o manuscrito de Mawangdui não esclarece por encontrar-se danificado nesse lugar), ambas muito parecidas graficamente e vinculadas à forma chinesa de contar o tempo, sejam anos, dias ou horas: 己 ou 巳 . 己 jî corresponde ao 6º dos dez Troncos Celestiais com os quais se contavam os dias na época Shang (ou seja, a semana tinha dez dias). 巳 corresponde à 6ª das doze Ramas Terrestres com as quais se contavam os meses. Posteriormente os Troncos e Ramas foram unidos num sistema sexagesimal com o qual os chineses contavam os anos. Como resultado, os diversos tradutores fornecem versões diferentes deste texto. Xu Zihong escolhe 巳 , e a glosa como 祀 , “oferecer um sacrifício”, pelo que a frase fica: “No dia do sacrifício inspirará confiança”. Em minha opinião, o fato de o caráter ser seguido de 日 ri, “dia”, fortalece a leitura como 己 , indicando o sexto dia, quando o ciclo de dez dias acaba de atingir seu máximo e começa a retroceder, daí a tradução “no dia oportuno”.
  2. xi: “Acalmar, parar, terminar; quieto, pacífico, tranquilo; respiração”. // 女 nyû: literalmente “Mulher”. Preferimos traduzir por “princípios”, para evitar uma conotação ‘machista’ sobre duas mulheres brigando entre si sem se entenderem.
  3. zhëng: “Correto, verdadeiro; chefe, principal (como oposto a secundário)”. // 當 däng: “Deve ser, merecido, o que é correto de acordo à razão; tem que (fazer), deve (fazer); ser igual a, estar à altura de”.
  4. yìng: “Concomitante com, unido a; responder a, aceitar, obedecer, cumprir com”.
  5. zhì: “Governar, administrar, regular, colocar em ordem; paz e ordem em um pais; acalmar, tranquilizar; curar; subjugar, punir”. // 歷 077-10 W121L, o caráter representa uma parada no ciclo anual do crescimento e colheita das safras. A palavra significa: “Passar, passar um por um, mover-se; em ordem, sucessivamente; calcular, classificar; aquilo pelo qual se passou; calendário”. // 時 shí: “Estação, período; momento, oportunidade; de tempo em tempo”. // A tradução proposta visa reforçar os conselhos fornecidos pelo Julgamento com relação à oportunidade da ação e às novas condições após a renovação.
  6. : “Afastar-se, partir, ir embora; separar-se, liberar-se, jogar for a, descartar”. // 故 : “O passado; razão, causa; velho, antigo”. // 取 : “Obter, pegar, conseguir”.
  7. gông: “Duro, firme, sólido; reforçar, segurar; assustar; amarrar firmemente com couro”. // 黃 huáng: “Amarelo”. // 牛 niú: “Boi”. // A frase diz, literalmente “Renova amarrado por um boi amarelo”.
  8. jia 030-11: “Bom, excelente, belo, afortunado; gostar, amar, respeitar; curtir, apreciar; boa fortuna, felicidade”.
  9. jiù: “Então, em consequência, de acordo a”.
  10. yòu: “E, também, outra vez; é mais, etc., adicionalmente”. // 何 : “O quê? como? por que?”. // 之 zhï: “De (possessivo); ele, ela, isso, aquilo; chegar a, ir para”.
  11. gâi: “Mudar, modificar, renovar, reformar, corrigir, revisar, examinar; novo, novamente”.
  12. : “Tigre”. // 占 zhàn: “Oráculo de ossos; adivinhação, presságio”. // É interessante efetuar uma comparação entre o tigre da 5ª linha e o leopardo da . O tigre pesa até 250 kg e é extremamente agressivo. O leopardo pesa 60 kg, é muito forte e consegue levantar os corpos de suas vítimas até as árvores, ocultando-os de outros predadores. O leopardo se caracteriza por uma bela pele, macia e espessa, que lhe permite se camuflar entre a vegetação e ainda na própria neve. O primeiro é forte e poderoso, o segundo é ágil e dissimulado. O primeiro é yang, o segundo, yin.
  13. wén: “Cultura, texto literário; elegante, refinado; desenho, ornamento, decoração; figura, forma”. // 炳 bîng: “Claro, brilhante, destacado, conspícuo, distinguido”.
  14. bào: “Leopardo” (vide nota 12). // 面 miàn: “Face, máscara, aspecto; honra, reputação”.
  15. wèi: “Florescente, luxuriante, denso”.