H47 Oprimido pela conjuntura

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 47

TEXTOS GERAIS

NOME

困 OPRIMIDO PELA CONJUNTURA

kùn, 031-04 W119A: representa uma árvore 木 , encerrada num espaço fechado, 囗 wéi. Significa: “Ter um problema, estar em dificuldades; aflição, dificuldade, ansiedade, problemas; sofrer; estar cansado; obstruído, rodeado”.

No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome, que Schaughnessy traduz como Emaranhado ou Enredado.

PALAVRAS-CHAVE

OPRIMIR:
“Carregar ou sobrecarregar com grande peso; causar aflição, tormento (a); afligir, atormentar, torturar; causar tristeza, melancolia, abatimento (em); abater, deprimir”. Apertar, abraçar, carregar, cerrar, constringir, espremer, estreitar, imprensar, restringir.
Esgotar:
“Tirar ou esvaziar(-se) até a última gota; secar(-se); gastar(-se) inteiramente; exaurir(-se); tornar seco, enxuto; tornar(-se) exausto; cansar(-se); consumir(-se), gastar(-se), arruinar(-se); chegar a seu termo, a seu ponto terminal”. Cansar-se, estafar-se, estressar, esvair-se, exaurir, fatigar, prostrar-se.
Angústia:
Abalo, acrimônia, adversidade, aflição, agrura, amargura, choque, comoção, consternação, contrariedade, contratempo, desagrado, desconsolo, desolação, desolamento, desprazer, dissabor, dor, golpe, insatisfação, mágoa, mal-estar, mazela, mortificação, nojo, padecimento, pena, pesar, sofrimento, tribulação, tristeza.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Esgotamento
Opressão, circundamento
RICCI:
Opressão, momento aonde, em face de adversidade, a perseverança nos esforços conduz ao sucesso
ZAFRA:
Chegando ao limite
JAVARY:
A Exaustão
WING:
Adversidade
REIFLER:
Repressão
DAMIAN-KNIGHT:
Opressão (Esgotamento)
SHCHUTSKII:
Exaustão
LOISI:
Desassossego, desorientar-se
GALL:
Desamparo
BLOFELD:
Adversidade, Cansaço
SIU:
Adversidade
LEGGE:
Opressão
DAMIAN-KNIGHT:
Depressão
CHIH-HSU:
Exaustão
WILHELM:
Opressão (A exaustão)
REVERSO:
H47 ou H48
Esgotar-se, desagregar-se, afastar-se de si ou Aquietar-se e relaxar

JULGAMENTO

(kùn)(hēng)(zhēn)() (rén) ()() (jiù)(yǒu) (yán) () (xìn)

Oprimido pela conjuntura exerce-se influência. Insistir é benéfico para o grande homem que não erra, mas não se acredita nas suas palavras.

PALAVRAS-CHAVE

INFLUIR:
Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
Teimar:
aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
BENÉFICO:
Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
NÃO ERRAR:
Ter acerto, atino, certeza, correção, exatidão, justeza, perfeição, precisão.

O Julgamento enfatiza a ação como a atitude adequada num momento de sofrimento. Este é um momento extremamente difícil, que deve ser superado de forma individual e concreta. Somente o que fizermos terá valor, principalmente se comparado com o que possamos dizer ou reclamar. É hora de fazer e não de falar, e a ação deve predominar sobre as palavras. Por mais que participemos aos outros as nossas dificuldades, somente nós mesmos seremos capazes de resolver nossos problemas.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(kùn)(gāng) (yǎn) ()

(xiǎn) () (shuō)(kùn) (ér) () (shī) () (suǒ)(hēng)() (wéi) (jūn) () ()

(zhēn) () (rén) ()() (gāng) (zhōng) ()

(yǒu) (yán) () (xìn)(shàng) (kǒu) (nǎi) (qióng) ()

Oprimido pela conjuntura, o firme está eclipsado! 1

Em perigo, porém alegre; oprimido, mas sem perder sua compostura e influência. Não é, sem dúvida, um homem sábio? 2

Insistir é benéfico para o grande homem porque ele é firme e equilibrado!

Não se acredita nas suas palavras porque exaltar o discurso traz sofrimento!

"O firme está eclipsado" refere-se às três linhas yang (2ª, 4ª, 5ª) rodeadas pelas linhas yin (1ª, 3ª, 6ª): a claridade está obstruída pela escuridão, o forte pelo fraco, o firme pelo mole. Assim, a liberação fica dificultada, mas não por isso é menos necessária.

A alegria no meio do sofrimento é destacada como sendo a melhor reação contra a angústia que tende a nos paralisar.

IMAGEM

() () (shuǐ)(kùn)(jūn) () () (zhì) (mìng) (suì) (zhì)

No pântano não há água: a imagem do oprimido pela conjuntura.

O homem sábio, porque se resigna ao seu quinhão, consegue seus objetivos. 3

O trigrama superior, Lago, acima de um Abismo, traz a imagem da água exaurindo-se, ‘indo embora pelo ralo’, perdendo-se. É por isso que este hexagrama evoca a ideia de sofrimento, de angústia.

O grande ensinamento deste hexagrama é ‘aceitação’. Se as circunstâncias que vivemos nos provocam sofrimento, não adianta espernear. Se o fizermos teremos que gastar dupla dose de energia: para revoltar-nos contra o destino e para resolver o problema, que não terá sumido por si mesmo.

SEQUÊNCIA

(shēng) (ér) () ()() (kùn)() (shòu) (zhī) () (kùn)

Crescer sem parar certamente esgota, por isso agora vem oprimido pela conjuntura.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(jǐng) (tōng)(ér) (kùn) (xiāng) () ()

Sustentando como um poço, [que] flui livremente, e oprimido pela conjuntura se encontram mutuamente! 4

O alimento que podemos encontrar no nosso interior é a contrapartida necessária para enfrentar aqueles momentos nos quais as circunstâncias parecem abrumar-nos até o limite de nosso esgotamento.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Todo crescimento, por mais suave que seja, acaba oprimido pela conjuntura e o hexagrama que representa esta situação está formado por um Lago se esvaindo no Abismo, ou seja, a água escoando pelo ralo, perdendo-se. Mas, a água não pode perder-se definitivamente porque acaba acumulando-se em algum lugar e nos sustentando como um poço.

Com essas imagens o Yi Jing nos apresenta a ideia de sofrimento e dessas mesmas imagens obtemos a receita da superação da angústia: primeiro, manter-nos alegres, e segundo, não nos deixar dominar pela opressão permanecendo passivos, já que, ainda que com dor, deveremos agir para sair do atoleiro.

O Xì Cí (B.VII), quando fala da sequência do caráter, diz deste hexagrama:

(kùn)() (zhī) (biàn) ()(qióng) (ér) (tōng)() (guǎ) (yuàn)

Oprimido pela conjuntura mostra a diferenciação do caráter, esgota e libera e é usado para diminuir a angústia. 5

Vemos que ao enfrentar o sofrimento é quando o caráter das diferentes pessoas se diferencia, mostrando quem avançou mais no caminho da sabedoria. A angústia esgota nossas energias no começo, mas acaba sendo um fator de liberação das repressões, medos e resistências, que todos carregamos dentro de nós. O estudo deste hexagrama vai aumentar nossa compreensão do mundo e assim diminuir a amargura dos momentos difíceis que devamos suportar.

O hexagrama nuclear é H37, Organizando uma família, indicando que por trás das situações angustiantes há uma ordem na qual cada coisa ocupa seu lugar certo. Reconhecendo esta ordem evitaremos nos sentir vítimas do caos e da injustiça.

O hexagrama antagônico é H22, Enfeitando com requinte, que nos fala de coisas superficiais, claramente distantes do sofrimento e das atitudes necessárias de que trata H47.

O hexagrama oposto é H48, Sustentando como um poço, que enfatiza os aspectos constantes por traz das mudanças e mostra uma fonte inesgotável. O sofrimento não é constante, nem eterno; ele chega, pesa, mas acaba indo embora, deixando um ensinamento.

Todas as linhas deste hexagrama apresentam situações difíceis. As linhas yang ainda possuem alguma energia para enfrentar a situação, enquanto as linhas yin afundam no esgotamento:

  • H476 Consegue sair, aguardando o momento oportuno, mas só depois de superar dolorosamente suas dúvidas e angústias.
  • H475 Consegue sair, agindo corretamente, mas só depois de acalmar sua raiva.
  • H474 Consegue sair, agindo lentamente e com ajuda externa.
  • H473 Machuca-se apoiando-se em coisas erradas e não consegue sair do sofrimento.
  • H472 Aguarda ajuda externa, aceitando pacientemente sua situação.
  • H471 Afunda-se na depressão e não vê saída possível.

LINHAS

H471 => H581 Satisfazendo-se positivamente

  1. (tún) (kùn) () (zhū) ()() () (yōu) ()(sān) (suì) () (jiàn)

    Afundando e oprimido em cima do toco de uma árvore, entra num vale sombrio e por três anos não enxerga. 6

  2. () () (yōu) ()(yōu) () (míng) ()

    Entra num vale sombrio porque fica na escuridão em vez de esclarecer-se!

Yin em posição yang, com correspondência com a lenta 4ª e vizinhança com a paciente 2ª, esta linha tem pouca energia. Ela se encontra no fundo do abismo (o trigrama inferior), em situação incômoda e desprotegida (sentada num toco de árvore), sem poder receber ajuda da 4ª linha que, apesar de estar em correspondência com ela, tem seus próprios problemas para enfrentar. Por estas razões ela afunda na escuridão, deprime-se e não consegue enxergar uma saída para sua situação, que deveria ser a indicada por H581: "moderar sua satisfação", ou seja, aceitar pequenas alegrias sem se deixar perturbar pelas circunstâncias que está vivendo.

H472 => H452 Agrupando pelo exemplo

  1. (kùn) () (jiǔ) (shí)(zhū) () (fāng) (lái)() (yòng) (hēng) ()(zhēng) (xiōng)() (jiù)

    Oprimido, mas com vinho e comida; [somente] quando chegue o da roupa cerimonial será conveniente e útil oferecer sacrifícios; avançar com decisão é prejudicial, nenhum erro. 7

  2. (kùn) () (jiǔ) (shí)(zhōng) (yǒu) (qìng) ()

    Oprimido, mas com vinho e comida, significa que no equilíbrio há felicidade!

Yang em posição yin, sem correspondência e em vizinhança com a depressiva 1ª e a sofredora 3ª, que limitam sua ação, esta linha tem muita energia e sua posição central garante-lhe uma atitude correta. A despeito de sentir-se oprimida ela aceita sua situação, que lhe permite atender às necessidades básicas (vinho e comida) tanto dela quanto das pessoas que a rodeiam (a quem, "sendo sincero, é conveniente e útil oferecer um pequeno sacrifício", conforme diz H452). Não obstante sua energia e recursos, ela não deve tomar a iniciativa, mas sim aguardar a chegada do “rei que entra no templo ancestral” (H45, Julgamento), representado pela 5ª linha, o qual tem a capacidade de agrupar todos ao seu redor.

H473 => H283 Excedendo-se sendo grande

  1. (kùn) () (shí)() () () ()() () () (gōng)() (jiàn) () ()(xiōng)

    Oprimido numa rocha, aferra-se a arbustos espinhosos; entra na sua casa e não vê sua esposa, prejuízo. 8

  2. () () () ()(chéng) (gāng) ()() () () (gōng)() (jiàn) () ()() (xiáng) ()

    Aferrar-se a arbustos espinhosos significa que se prende a algo rígido!

    Entrar na sua casa e não ver a sua esposa significa infelicidade! 9

Yin em posição yang, sem correspondência com a oscilante 6ª e em vizinhança com a paciente 2ª e a lenta 4ª, que não podem ocupar-se muito dela, esta linha é muito fraca para enfrentar adequadamente a situação. Ela está numa das paredes do abismo (o trigrama inferior), pendurada na rocha, com arbustos espinhosos como única sustentação (representados pelas duras 2ª e 4ª, ambas yang em posição yin). Ela não encontra apoio sequer no próprio lar ("não vê a sua esposa"). Esta desafortunada situação é corroborada por H283, que diz: "a trave entorta-se, infortúnio".

H474 => H294 Treinando no abismo

  1. (lái) () ()(kùn) () (jīn) (chē)(lìn)(yǒu) (zhōng)

    Chega, muito lentamente, oprimido numa carruagem de metal; envergonha-se, mas alcança seu objetivo. 10

  2. (lái) () ()(zhì) (zài) (xià) ()(suī) () (dang) (wèi)(yǒu) () ()

    Chega muito lentamente porque sua determinação está voltada para baixo!

    Apesar de não o merecer pela sua posição, recebe presentes!

Yang em posição yang, em correspondência com a depressiva 1ª e vizinhança com a sofredora 3ª, esta linha tem energia, mas tem que enfrentar uma situação difícil. Ela está na borda do abismo (o trigrama inferior), para o qual é fortemente atraída devido à correspondência com a 1ª.

Ela treina nesse abismo (H29), tentando ajudar a 1ª linha, mas o faz com muita cautela, em função de seus medos e dúvidas.

Isso representa um pouco de vergonha porque, aproveitando-se da ação da 2ª linha, mais atuante na ajuda à 1ª, recebe dela “uma jarra de vinho e uma tigela feitos de barro, presentes frugais [que a ajudam] a esclarecer-se a si mesma” (H294). A "carruagem de metal" faz referência à forma lenta, pesada, com que esta linha atua.

H475 => H405 Liberando tensões

  1. () (yuè)(kùn) () (chì) ()(nǎi) () (yǒu) (shuō)() (yòng) () ()

    Corta narizes e pés, oprimido na sua roupa cerimonial, mas se ficar calmo haverá alegria; é conveniente e útil oferecer sacrifícios. 11

  2. () (yuè)(zhì) (wèi) () ()(nǎi) () (yǒu) (shuō)() (zhōng) (zhí) ()() (yòng) () ()(shòu) () ()

    Corta narizes e pés porque suas aspirações não são atingidas!

    Se ficar calmo haverá alegria porque é central e direto!

    É conveniente e útil oferecer sacrifícios porque assim recebe benções!

Yang em posição yang, em ressonância com a paciente 2ª e vizinhança com a lenta 4ª e a oscilante 6ª, esta linha tem muita energia, a qual necessita ser bem canalizada.

Ela representa um soberano forte que sofre o peso das suas responsabilidades e não consegue agrupar em torno de si seus súditos, cada um deles envolvido nos seus próprios problemas.

Inicialmente ele recorre a medidas punitivas enérgicas que não o levam ao sucesso, mas depois, avaliando melhor a situação, libera as tensões (H40), acalmando sua raiva e oferecendo sacrifícios para receber ajuda espiritual.

Seguindo o conselho de H405, que diz que "somente um sábio se libera; é benéfico ter confiança no homem inferior", aceita a ajuda de seus súditos.

H476 => H066 Disputando inutilmente

  1. (kùn) () () (lěi)() (niè) (kuì)(yuē) (dòng) (huǐ)(yǒu) (huǐ)(zhēng) ()

    Oprimido no meio de galhos de trepadeira, inseguro e oscilante, diz: "mover-se provocará remorso". Mas, ainda que haja remorso, avançar decididamente é benéfico.

  2. (kùn) () () (lěi)(wèi) (dang) ()(dòng) (huǐ)(yǒu) (huǐ) ()(háng) ()

    Oprimido no meio de galhos de trepadeira significa que ainda não é merecedor!

    Mover-se provocará remorso: o benefício desse remorso é [motivar] a ação!

Yin em posição yin, sem correspondência com a sofredora 3ª e em vizinhança com o turbulento e inseguro soberano da 5ª, esta linha tem pouca energia. Sua situação equivale a "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega", da qual não parece existir uma saída satisfatória, o que a faz sentir-se extremamente insegura, duvidando das ações a tomar. Isso apesar de sua situação não ser tão difícil quanto a das outras linhas, já que seu sofrimento é mais subjetivo do que objetivo, embora ainda assim a leve a disputas inúteis (H06), mesmo que seja com ela mesma.

O texto sugere que a solução é aceitar o remorso inevitável, esperar um momento propício e só então tomar a iniciativa de agir para sair do impasse. Pois, conforme diz H066, "usar disputas para obter roupas certamente não acrescenta honrarias", indicando que o resultado de uma disputa não a justifica.

NOTAS

  1. yân representa uma mão 手 shôu (simplificada), cobrindo algo 奄 yân, e significa: “Cobrir, esconder, fechar; surpreender, pegar”. Eclipsar: “Tirar o brilho ou visibilidade de; ofuscar, obscurecer”; abafar, afogar, cobrir, encobrir, enterrar, esconder, guardar, mascarar, sepultar, sonegar, submergir, sumir, tapar, velar.
  2. Onde diz "... não perde sua compostura" é, literalmente, "... não perde seu lugar".
  3. zhì: “Causar, provocar, resultar em; retirar, renunciar; estender a, aplicar a; enviar, transmitir; último, final, exaustivo”. // 遂 suì: “Obedecer, seguir; avançar para, prolongar; completar, conseguir, realizar; em consequência, por tanto, então”.
  4. tong: “Mover-se livremente e sem impedimentos; passar, atravessar, penetrar, permear”. // 遇 : “Encontro”.
  5. guâ: “Pouco, diminuir, reduzir”. // 怨 yuàn: “Amargura, ressentimento, ódio, maldade, inimizade”.
  6. tún: “Bunda; fundo”. // 株 zhü: “Raiz; parte inferior; toco”. // O manuscrito de Mawangdui inclui, no final da frase, a indicação de 凶 xiöng: “Prejuízo”.
  7. zhü: “Escarlate, vermelho”. // 紱 : 120-05 Couvreur “Banda de seda”; 朱 紱 “Vestimenta imperial”. // 方 fäng: “Comparar; quadrado, correto; os quatro pontos cardeais; um lugar; um método, um jeito, uma fórmula; nesse lugar, nesse momento, agora”.
  8. : “Agarrar, receber, pegar”. Mawangdui traz 號 hão: “Gritando”. 疾 藜: “Um tipo de arbusto espinhoso”.
  9. xiáng: “Felicidade, fortuna”.
  10. : “Calmo, lento, devagar”.
  11. : “Cortar o nariz de um criminal”. // 刖 yuè: “Cortar os pés de um criminal”. // 赤 紱 chì fú: “Roupa vermelha”. // 祀 si: “Festival religioso”. // Comparar o uso da "roupa cerimonial" em H472. Lá "o da roupa cerimonial estava chegando", aqui o sujeito da 5ª linha "está oprimido na roupa cerimonial", significando que a roupa lhe pertence. Isso é compatível com a posição do soberano, que oficia as cerimônias religiosas.