H44 Esbarrando na tentação
TEXTOS GERAIS
NOME
姤 ESBARRANDO NA TENTAÇÃO
姤 gòu, 038-06: Formado pelo radical 女 nyû, ‘mulher, fêmea’, e o fonema 后 hòu, 030-03: “imperatriz; seguir” (representa uma pessoa, 人, inclinada que emite ordens pela boca, 口). O conjunto parece indicar a mulher ou favorita do imperador. A palavra姤significa, segundo Wieger e Mathews, 3422: “Emparelhar, copular” e, segundo Couvreur: “Reencontrar, encontrar no seu caminho; fortuito, por acaso; coincidência de dois princípios, união dos dois sexos” (definição influenciada, certamente, pelos sentidos atribuídos tradicionalmente a este hexagrama).
É evidente que o nome 姤 gòu, com suas conotações femininas, refere-se à primeira linha yin, que se introduz sorrateiramente num mundo dominado pelas cinco linhas masculinas, só que ele conduz a leituras sexistas que até podiam ter algum significado na China Clássica, mas que nem são adequadas para a época moderna nem conseguem nos explicar as nuanças que caracterizam este hexagrama. A fim de encontrar um nome mais adequado deveremos recorrer a várias fontes:
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem um nome tão diferente que Schaughnessy sequer tenta traduzi-lo, 狗 gôu, 094-05: “Cachorro”.
Xu Zihong (pág.236) e Liu Dajun (pág.96) apresentam 姤 gòu como equivalente a 遘 gòu, 162-10, formado pelo radical 162, que agrupa as palavras referentes a ‘andar, caminhar’ e o fonema 546, 冓 gòu que significa ‘moldura; marco referencial’. Couvreur (pág.931) define 遘 gòu como: “Encontrar; encontrar-se inesperadamente; relacionamento entre homem e mulher”.
Na Explicação do Julgamento 姤 gòu é apresentado como sinônimo de 遇 yù: “Encontrar, acontecer”; formado, à esquerda, pelo radical 162, que agrupa as palavras referentes a ‘andar, caminhar’ e o fonema 503, 禺 yú, ‘macaco’, que aplica-se a palavras que conotam certa imprevisibilidade (como em 偶 ôu, ‘acaso’); o conjunto reforça a ideia de um encontro casual, fortuito, inesperado.
Nenhuma das opções em português resulta totalmente satisfatória para incluir os três significados implícitos no hexagrama: o encontro, inesperado e inadequado, entre dois princípios. Isso é agravado porque essa aparição do yin num mundo dominado pelo yang é uma invasão intempestiva que discorda do princípio básico que diz ser a iniciativa uma característica própria do yang. Iniciativa que, neste caso, é assumida pela 1ª linha yin e que deve ser combatida, rejeitada ou, no mínimo, contida. Assim, algumas opções escolhidas por outros tradutores, mas que consideramos inadequadas, são:
- Acolher:
- “Dar acolhida ou agasalho a; hospedar; receber; atender a; dar crédito a; dar ouvidos a; admitir, aceitar; tomar em consideração; abrigar, agasalhar”. Abraçar, acatar, aceder, aderir, adotar, anuir, aprovar, assentir, assumir, ceder, conceder, concordar, confirmar, consentir, convergir, convir, encontrar-se, envolver-se, escolher, esposar, facilitar, ligar-se, permitir, receber, reconhecer, seguir, topar, unir-se. Esta opção implica aceitar a intromissão do yin.
- Ir ao encontro:
- tem a mesma conotação de aceitação do movimento do yin.
Consideramos que a escolha de esbarrando na tentação consegue retomar os elementos do hexagrama já mencionados: o encontro inesperado entre dois princípios (representados pelo yin tentando o yang ou a mulher tentando o homem), onde ceder ao princípio yin implica numa inadequação.
PALAVRAS-CHAVE
- ESBARRAR:
- “Chocar-se fisicamente, geralmente por acaso, com (alguém ou algo); bater com o pé em algum obstáculo; tropeçar; dar de frente com (alguém ou algo) por pura casualidade; chegar diante de (alguma dificuldade)”.
- Deparar:
- “Fazer aparecer de repente; trazer ou apresentar inesperadamente; encontrar inesperadamente; defrontar, topar; fazer aparecer inesperadamente; fazer achar ou encontrar; trazer, apresentar; vir, chegar, aparecer, apresentar-se, oferecer-se, inesperadamente”.
- TENTAÇÃO:
- Apetite, comichão, desejo, instigação, prurido, sedução.
- Impulso:
- Ânimo, ânsia, apetência, apetite, arrebatamento, arroubo, capricho, cócegas, desejo, disposição, entusiasmo, exaltação, fervor, fogosidade, força, fúria, furor, gana, ímpeto, impulsão, interesse, prurido, rasgo, rompante, vontade.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Vir ao encontro
Acolher o yin - RICCI:
- Encontro casual, momento em que o elemento fraco vem encarar ao elemento forte
- ZAFRA:
- Esbarrando em tentações
- JAVARY:
- Acolher e Retrair
- WING:
- Tentação (Vindo ao encontro)
- REIFLER:
- Tentação
- DAMIAN-KNIGHT:
- Reunir-se
- SHCHUTSKII:
- Contraposição
- LOISI:
- O ir ao encontro, a procura
- GALL:
- O encontro
- BLOFELD:
- Contato (relações sexuais, encontros, etc.)
- SIU:
- Infiltração dos homens inferiores
- LEGGE:
- Encontrando
- DAMIAN-KNIGHT:
- Sedução
- CHIH-HSU:
- Encontro
- WILHELM:
- Vir ao encontro
- REVERSO:
- H43 ou H44
Desbordar ou Ir na busca de algo
JULGAMENTO
姤 : 女 壯 , 勿 用 取 女 。
Esbarrando na tentação por uma jovem forte, não é útil assenhorear-se dela. 1
PALAVRAS-CHAVE
- ASSENHOREAR:
- Apoderar-se, apossar-se, apresar, aprisionar, avassalar, capturar, cativar, domar, dominar, subjugar, submeter, sujeitar, tomar, triunfar, vencer.
- Fascinar:
- Admirar, alucinar, apaixonar, arrebatar, assombrar, atrair, aturdir, cativar, cegar, conquistar, deslumbrar, dominar, embasbacar, enamorar, encandear, encantar, enfeitiçar, enlevar, espantar, hipnotizar, magnetizar, maravilhar, ofuscar, pasmar, prender, seduzir, sugestionar, surpreender.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
姤 , 遇 也 , 柔 遇 剛 也 。
勿 用 取 女 , 不 可 與 長 也 。
天 地 相 遇 , 品 物 咸 章 也 。
剛 遇 中 正 , 天 下 大 行 也 。
姤 之 時 義 大 矣 哉 !
Esbarrar na tentação significa deparar-se! O fraco se depara com o firme!
Não é útil assenhorear-se da jovem porque não é possível associar-se com ela duradouramente!
Quando o Céu e a Terra se deparam mutuamente, as diversas categorias de processos se unem num todo completo! 2
Quando o firme depara-se com o central e correto todo embaixo do Céu age com grandeza!
A época de esbarrar na tentação tem um sentido extremamente grande, não é verdade?!
Vemos que, neste hexagrama, a iniciativa está com o fraco, com o yin, já que é com ele que o firme se depara. Cabe ao yang escolher acolhê-lo ou não, ponderando o potencial criativo da situação, mas tendo em consideração sua correção e sua provável duração.
Devemos destacar o aspecto inesperado da situação; o yang foi colhido por surpresa pela iniciativa do yin, o que estabelece uma falta de confiança no andamento futuro da situação. É por isso que não devem esperar-se soluções duradouras, apesar dos aspectos positivos que a união dos dois princípios representa no plano da natureza, onde a união do Céu e da Terra se dá em igualdade de poder. O problema neste hexagrama é que o fraco se atreve a enfrentar cinco linhas fortes. Mas, em contrapartida, a Explicação destaca o papel fundamental que os encontros “casuais” entre os fenômenos têm no processo total caracterizado pela interação entre o Céu e a Terra (vide discussão sobre o papel do acaso no pensamento chinês no item correspondente da Introdução).
IMAGEM
天 下 有 風 , 姤 ﹔ 后 以 施 命 誥 四 方 。
Embaixo do Céu há vento, esbarrando na tentação.
[Assim], o governante emite suas ordens informando aos quatro cantos.
O vento fica tentado a subir até o céu, mas também vemos aqui que o yang pode, de alguma maneira, aproveitar-se desse avanço do yin. As ordens do governante, equivalentes à influência que pretende ter nos assuntos dos homens, são espalhadas pelo vento aos quatro cantos do mundo.
SEQUÊNCIA
決 必 有 所 遇 , 故 受 之 以 姤 ; 姤 者 遇 也 。
Afastando com determinação certamente deparar-se-á com algo, por isso agora vem esbarrando na tentação. Aquele que esbarra, depara-se!
É inevitável que os que têm iniciativa e agem com decisão acabem tendo que enfrentar situações inesperadas, porque as coisas não podem ficar completamente sob controle.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
夬 決 也 , 剛 決 柔 也 。
姤 遇 也 , 柔 遇 剛 也 。
Afastar com determinação significa expulsar: é o firme que expulsa o maleável!
Esbarrando na tentação significa deparar: é o maleável que se depara com o firme!
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Por mais que pretendamos afastar com determinação todos os problemas, nos damos conta de que é uma tarefa impossível: inevitavelmente, e de forma abrupta, novos problemas aparecerão na nossa frente, o que nos faz esbarrar na tentação de conviver com eles para que não nos atrapalhem. Para evitar cair nessa tentação deveremos nos agrupar, pelo exemplo, com forças positivas.
A estrutura do hexagrama, uma linha yin e cinco linhas yang, define seu significado. Normalmente a iniciativa de qualquer mudança corresponde ao yang, mas aqui temos a situação imprevista em que o yin começou a se movimentar espontaneamente, enfrentando o ainda forte yang. Deparado com este fato, como deve reagir o yang? Deve acolher ou enfrentar esse avanço na sua direção?
Os trigramas constituintes nos fornecem a imagem do Céu aceitando o movimento do Vento embaixo dele. O céu não altera sua majestade pelo fato de o vento soprar, dando uma indicação sobre a conduta correta nesta situação. Mais ainda, o Céu pode se aproveitar do Vento para espalhar sua própria energia e distribuí-la pelos dez mil processos.
É por isso que o yang não ignora a ação do yin e vai ao seu encontro com o objetivo de administrar uma situação que apresenta matizes delicados: não é um momento de repressão, porque o elemento obscuro ainda é muito fraco e o yang predomina fortemente, mas também não é um momento de permissividade já que não pode ser ignorado o fato de o yin estar em crescimento, conduzindo a problemas futuros.
Esta situação pode ser estendida a todo o campo de ação do homem e, em particular, ao relacionamento entre os sexos. Devemos, no entanto, evitar uma interpretação literal dos textos que possa atribuir um caráter negativo à conduta feminina, já que este hexagrama trata é do relacionamento entre dois princípios: um luminoso, que é predominantemente ativo, e o outro obscuro, que deveria ser passivo, mas que mudou sua conduta. A linguagem dos textos do hexagrama reflete a visão chinesa dos sexos como concretizações desses dois princípios fundamentais que mobilizam todas as coisas.
O hexagrama nuclear é H01, A iniciativa, indicando que quando enfrentamos o inesperado, existe no cerne deste conflito um grande potencial de realização.
O hexagrama antagônico é H24, Ressurgindo positivamente; no momento atual estamos testemunhando o crescimento do yin, do obscuro, e estamos muito longe do H24, onde é o yang que recomeça seu crescimento. Entre as duas situações há um longo caminho formado pelos hexagramas H33, H12, H20 e H23, que representam o retraimento paulatino da iniciativa do yang.
O hexagrama oposto é H43, Afastando com determinação, indicando que o acolhimento do yin crescente deve ser acompanhado por uma atitude decidida, para limitar o comprometimento do correto.
Todas as linhas yang têm seu comportamento influenciado pela 1ª linha. Podemos dizer que a aparição inesperada da linha yin “bagunça o coreto” das linhas yang, que se sentiam donas absolutas da situação.
As linhas 2ª a 6ª apresentam diversos tipos de reações visando um relacionamento mais ou menos correto com a 1ª. A 2ª linha é a responsável por exercer o controle sobre o yin e o faz com tanta determinação que acaba isolando todas as outras linhas yang e deixando-as sem possibilidade de ação.
- H446 Age com demasiada força, errando o caminho.
- H445 Sentindo-se isolada, volta-se para si mesma.
- H444 Afastada da situação, tenta agir, mas não percebe que não consegue influenciar nela.
- H443 Dividido sobre como enfrentar a situação, sua ação fica muito confusa.
- H442 É a responsável por controlar o avanço do princípio obscuro, e o faz com determinação.
- H441 O yin que começa a avançar.
LINHAS
H441 => H011 A iniciativa
系 于 金 柅 , 貞 吉 , 有 攸 往 , 見 凶 , 羸 豕 孚 蹢 躅 。
Travado por um freio de metal. Insistir [nisso] é benéfico; mas, caso avance desordenadamente, o infortúnio o encontrará como a uma porca fraca que, confiante, pula agitadamente. 3
系 于 金 柅 , 柔 道 牽 也 。
Travado por um freio de metal, porque o caminho do fraco é ser puxado!
Yin em posição yang, em correspondência com a distante 4ª e vizinhança com a efetiva 2ª, esta é a linha constituinte do hexagrama. Ela representa a força yin que, inesperadamente, manifesta-se por si mesma (H01), colocando em questionamento a iniciativa própria do yang. Ela representa um “dragão submerso que não é eficiente” (H011), já que deveria saber que vai despertar a oposição de todas as outras. Daí a recomendação para refrear seu entusiasmo e não avançar confiante demais, devendo procurar se apoiar em alguém forte que consinta em guia-la. Não é momento para mostrar uma independência que será, certamente, vista como ameaçadora. Se conseguir esse autocontrole as perspectivas são boas, porque foi iniciado um ciclo no qual a força do obscuro começa a ascender.
H442 => H332 Recolhendo-se num refúgio
包 有 魚 , 無 咎 , 不 利 賓 。
Empacotando o peixe, não há erro porque [ele] não é conveniente para os hóspedes. 4
包 有 魚 , 義 不 及 賓 也 。
Empacota o peixe porque é correto que não chegue até os hóspedes!
Yang em posição yin central, sem correspondência e em vizinhança com a invasora 1ª, esta linha tem muita energia e fica, portanto, responsável pela efetiva contenção da linha yin. Ela deve envolver a 1ª, representada pelo peixe, com o objetivo de evitar que atrapalhe as outras linhas (“os hóspedes”), em particular a 4ª com, a qual a yin tem correspondência. Para isso deve agir conforme indica H332: “aprisionando-a com uma camisa de força para que não consiga liberar-se”.
A ação desta linha está sustentada pela sua condição de central, o que significa que tentará controlar a 1ª linha de forma amável, porém firme, permitindo que a yin se recolha no pacote como em um refúgio (H33), aceitando ser guiada.
Podemos lembrar que o H61 menciona os porcos e peixes como sendo os animais mais difíceis de influenciar (os peixes moram num meio aquático totalmente diferente do nosso, assim como a linha escura se comporta de forma totalmente diversa das luminosas). Isso faz destacar a energia e a capacidade da 2ª linha, que consegue exercer influência contentora.
H443 => H063 Disputando inutilmente
臀 無 膚 , 其 行 次 且 , 厲 , 無 大 咎 。
As nádegas sem pele obstaculizam sua ação, mantendo-se rigoroso não haverá grandes erros. 5
其 行 次 且 , 行 未 牽 也 。
Obstaculizam sua ação, por isso [ela] ainda não puxa [ninguém]! 6
Yang em posição yang, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha fica com grandes dificuldades para exercer uma ação adequada sobre a yin que avança pressionando-a por baixo. Seus problemas são decorrentes tanto do seu isolamento quanto do seu excesso de energia, o que a faz atuar de forma um tanto estabanada (está agitada por ser topo do Vento), levando-a a conflitos inúteis (H06) entre sua tentação de ir ao encontro da 1ª e a de “atender os assuntos do rei” (H063), ou seja, virar-se para a 5ª linha.
Não consegue guiar ninguém e, para reduzir seus problemas, deve manter-se rigoroso na sua conduta, orientando-se pela sua “experiência” (H063).
H444 => H574 Obedecendo docilmente
包 無 魚 , 起 凶 。
Um pacote sem peixe dá origem ao infortúnio. 7
無 魚 之 凶 , 遠 民 也 。
O infortúnio de faltar peixe vem de se afastar do povo! 8
Yang em posição yin, em correspondência com a invasora 1ª e sem vizinhanças, esta linha está afastada do foco da ação e não consegue exercer influência alguma no yin que avança (o peixe), apesar de se sentir tentada para tanto em função da correspondência entre elas. O que a atrapalha é a forte ação da 2ª e ter, pelo fato de pertencer ao trigrama Céu, uma tendência ascendente que a afasta da 1ª. Sua situação se equivale à de um ministro que não consegue influenciar o povo por manter-se distante dele.
Esta linha deveria acolher as três linhas inferiores (“capturando três espécies de caça”, diz H574) para apoiar e dar suporte a cada uma delas nas suas situações específicas, mas obedece docilmente às circunstâncias (H57) e afasta-se delas. Ela representa a linha inferior do Céu, que fica responsável por acolher o Vento.
H445 => H505 Transformando-se profundamente
以 杞 包 瓜 , 含 章 , 有 隕 自 天 。
Usando [folhas] de salgueiro empacota um melão, assumindo-o completamente; assim algo lhe cai do Céu. 9
九 五 含 章 , 中 正 也 。 有 隕 自 天 , 志 不 舍 命 也 。
O nove na quinta assume completamente porque é central e correto!
Algo lhe cai do Céu porque suas tendências não o afastam do seu quinhão!
Yang em posição yang central, forte, mas isolado no meio de um trigrama fortemente ascendente, este imperador encontra na sua condição de central a chave para enfrentar a situação: resistir à tentação provocada pela 1ª linha, com a qual não tem nenhum relacionamento, e voltar-se para si e para sua riqueza interior, ou seja, encontrar-se a si mesmo. Desta forma evita o desgaste de encarar isolado o distante yin que avança e aproveita seu retiro como uma oportunidade única para uma profunda transformação interna (H50) e converter-se num “vaso sagrado com alças amarelas pendurado de um suporte dourado” (H505), o que, numa situação como a descrita neste hexagrama, cheia de tentações inadequadas, não deixa de ser “uma dádiva do Céu”.
H446 => H286 Excedendo-se sendo grande
姤 其 角 , 吝 , 無 咎 。
Esbarra com seus chifres, vergonha, mas nenhum erro.
姤 其 角 , 上 窮 吝 也 。
Esbarra com seus chifres porque se esgota nas alturas, vergonha!
Yang em posição yin e sem relações, esta linha tem um excesso de energia que a faz agir de forma totalmente errada: é o grande que se excede (H28), já que gostaria de envolver-se com a 1ª e ser o suporte da situação (lembremos que a viga do H28 se segura nas 1ª e 6ª linhas), mas sua posição está muito distante do foco do problema e tem um forte movimento ascendente (tope do Céu). Essas circunstâncias a obrigam a manter-se afastada e, quando procurada, em lugar de mostrar delicadeza, reage agressivamente. Assim, erra o caminho e “ao vadear a água cobre sua cabeça” (H286), ou seja, cobre-se de vergonha.
Sua agressividade atrai as críticas dos demais, mas, como seria muito pouco o que realmente poderia fazer (a 2ª já tomou conta do problema), essa atitude acaba não sendo um erro grave.
NOTAS
- ↑ 取 qû: “Obter, pegar, segurar”.
- ↑ 品 pîn: “Tipo, classe, categoria, espécie”. // 咸 xián: “Juntos, todos, completamente, unir”. // 章 zhäng 117-06, W73E, formado por 音 yin, música, e 十 shí, dez (que indica algo completo); a palavra significa: “Sentença, artigo, capítulo; tese, proposição”.
- ↑ 系 xi: “Relacionado a, amarrado a; continuar; linhagem, conexão”. Mawangdui traz 繫 xì, 120-11: “Amarrado, atado, anexado a, restringido por”. 柅 nî, 075-05, Couvreur: “freio de madeira da roda de um carro”. Mawangdui traz 梯 tï, 075-06: “Escada de madeira”. // 攸 yöu: “Local, destino”. // 羸 léi: “Fraco, magro, cansado, gasto”. // 蹢 dí, 157-11 (Unicode 8E62): “Hesitar”. // 躅 zhú, 157-13 (Unicode 8E85): “Preso pelo cabresto”. Wang Bi (Lynn, pág.412) justifica ‘porca’ em lugar de ‘porco’ em função de se tratar de uma linha fraca (yin na 1ª).
- ↑ 包 bäo: “Empacotar, cobrir com, esconder; cozinha”. Alguns autores (Wang Bi, Kong Yingda, Liu Dajun, Rutt, Xu Zihong) traduzem bäo como ‘cozinha’; outros (Cheng Yi, Legge, Blofeld) preferem ‘pacote’ (vide Lynn, pág.415). ‘Pacote’ é mais adequado, considerando que esta linha muda para H332, que “segura firmemente...”, mesmo sentido expressado pela Pequena Imagem desta linha. É bom lembrar que ‘empacotar’ tem como sinônimo ‘embalar’: [“Balançar (a criança), aconchegando-a ao peito; acalentar, acalantar; ninar. Fazer vir a alguém, provocar (o sono), como se o acalentasse”]. Temos aqui uma atitude de receber ou, no caso da 4ª (onde o caráter é repetido) não receber, o avanço da 1ª linha. 賓 bïn: “Visitante, hóspede”.
- ↑ Vide tradução do mesmo texto no H434.
- ↑ 牽 qiän: “Puxar”.
- ↑ 起 qî: “Iniciar, acordar”.
- ↑ 遠 yuân: “Manter distante, afastar, remoto”.
- ↑ 杞 qî: “Salgueiro”. O manuscrito de Mawangdui traz aqui 忌 jì, 061-03 W84A, formado por 己 jî , ‘eu, o eu de uma pessoa’, e 心 xïn, ‘coração-mente’, o que remete a ‘coração egoísta, egoísmo; pensar em si’, mas que significa (Couvreur, pág.308): “Temer, respeitar; se abster; aversão, inveja”. // 瓜 guä: “Melão”. Normalmente é interpretado como uma referência à 1ª linha, yin, já que um melão é uma fruta que cresce no chão, é muito doce (e, por isso, tentadora) e apodrece facilmente, mas, neste hexagrama, a 1ª já é chamada de ‘peixe’ nas duas linhas que têm relação direta com ela: a 2ª e a 4ª. Por isso, preferimos interpretar o melão como representando o interior do soberano, que faz uma transformação desses aspectos afáveis e delicados numa conduta totalmente acorde com sua função: yang e central. // 含 hán: “Incluir, ingerir, manter na boca; conter, manter, ter, cuidar, paparicar”. // 章 zhäng: “Capítulo, tese, composição, um todo completo”. // 隕 yûn: “Cair”.