H40 Liberando tensões
TEXTOS GERAIS
NOME
解 LIBERANDO TENSÕES
解 jiê, 148-06 W142, representa uma faca, 刀 däo, feita com o chifre, 角 jiâo, de um boi, 牛 niú. A palavra significa: “Retalhar; soltar, dividir, desatar; dissolver; explicar, interpretar, entender, dissolver dúvidas; no Budismo: liberação, despertar”.
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- LIBERAR:
- “Tornar livre [tem a conotação de soltar, de liberar algo que estava preso].
- Confrontar com Libertar:
- Dar liberdade a; tornar livre [tem uma conotação mais política, de libertar alguém que estava oprimido]”.
- Desamarrar:
- desapegar, desatar, desencadear, desenlaçar, desferrar, desfraldar, desligar, despegar, desprender, desunir, largar, livrar.
- TENSÃO:
- “Estado do que ameaça romper-se; estado de sobrecarga física ou mental”.
- Tenso:
- “Esticado com força; estendido, estirado, retesado; acompanhado de tensão ('sobrecarga'); difícil, preocupante”.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Liberação
- RICCI:
- Liberação das tensões, momento onde a obstrução cessa e onde as forças inibidas reencontram sua liberdade de ação
- ZAFRA:
- Perdoando
- JAVARY:
- Liberação das Tensões
- WING:
- Libertação
- REIFLER:
- Liberação
- DAMIAN-KNIGHT:
- Libertação
- SHCHUTSKII:
- Solução
- LOISI:
- A liberação
- GALL:
- O fim das preocupações
- BLOFELD:
- Libertação
- SIU:
- Eliminando obstáculos
- LEGGE:
- Removendo obstáculos
- DAMIAN-KNIGHT:
- Convalescença (Libertação)
- CHIH-HSU:
- Solução
- WILHELM:
- Liberação
- REVERSO:
- H39 ou H40
Sofrer um impedimento ou Liberar-se dele
JULGAMENTO
解 : 利 西 南 , 無 所 往 , 其 來 復 吉 。 有 攸 往 , 夙 吉 。
Liberando tensões: o sudoeste é conveniente. Não tendo aonde ir, ainda que desordenadamente, certamente é benéfico voltar sobre seus passos. Tendo aonde ir, inclusive desordenadamente, é benéfico fazê-lo logo. 1
PALAVRAS-CHAVE
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- TER AONDE IR:
- Alvo, cometimento, desígnio, destino, determinação, disposição, escopo, fim, finalidade, intenção, intento, intuito, mira, objetivo, objeto, plano, projeto, vista, vontade.
- BENÉFICO:
- Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
Após superar as montanhas que obstaculizavam nosso caminho, se abre aos nossos pés um rico vale que nos oferece um descanso reparador (vide a descrição geográfica da China na época dos Zhou, na Descrição do Momento do H39).
Apesar de as tensões e obstáculos estarem começando a ceder, “ir”, neste contexto, significa a necessidade de ter que realizar ainda esforços para completar a liberação. Nesse caso elas devem ser executadas o mais rapidamente possível para aproveitar o momento em que os obstáculos estão perdendo força. Mas, se a liberação já tiver se concretizado, é necessário abortar esforços adicionais que não terão serventia alguma e só contribuirão para um desgaste inútil de energias.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
解 , 險 以 動 , 動 而 免 乎 險 , 解 。
解 利 西 南 , 往 得 眾 也 。
其 來 復 吉 , 乃 得 中 也 。
有 攸 往 夙 吉 , 往 有 功 也 。
天 地 解 , 而 雷 雨 作 , 雷 雨 作 , 而 百 果 草 木 皆 甲 坼 ,
解 之 時 義 大 矣 哉 !
Liberando tensões: perigo e movimento; mover-se escapando do perigo, isso é liberar-se. 2
Liberando, o sudoeste é conveniente porque avançando [por aí], ainda que desordenadamente, encontra multidões! 3
Certamente é benéfico voltar sobre seus passos e, em consequência, atingir o equilíbrio! Tendo aonde ir, é benéfico fazê-lo logo porque avançar, ainda que desordenadamente, é meritório!
Quando o Céu e a Terra se liberam, manifestam-se o trovão e a chuva; quando o trovão e a chuva se manifestam, as centenas de frutos, ervas e árvores descascam suas sementes. 4
O momento de liberação tem um sentido extremamente grande, não é verdade?
Encontramos inicialmente uma referência aos trigramas constituintes. Este hexagrama representa a liberação das tensões geradas por uma situação perigosa e mostra o movimento (atributo do trigrama superior, Trovão) provocando o afastamento do perigo (atributo do trigrama inferior, Abismo).
Num momento de Liberação o movimento é amplamente favorável e tem um enorme potencial de concretizar as coisas mais diversas. A referência a "encontrar multidões" representa a 2ª linha, que consegue ajudar na liberação de várias outras linhas.
Retornar quando o movimento deixa de ter objetivos claros demonstra uma atitude livre de excessos. Aqui também está representada a 2ª linha, a yang que se controla e não se excede indo além do necessário (o texto de H402 também fala de "obter um caminho equilibrado").
Quando o caminho de saída de uma situação opressiva fica mais o menos demarcado é conveniente começar a percorrê-lo tão rápido quanto possível a fim de não perder a oportunidade favorável. Este texto representa a 5ª linha, yin na posição do imperador, que deve agir rápido, aceitando ajuda de pessoas inferiores, antes de correr o risco de ser dominada pelas forças externas.
A Explicação nos mostra uma semente ou um broto abrindo-se e liberando a vida que estava em gestação no seu interior, contida pela casca, a qual representa o obstáculo que está sendo superado. Para conseguir a liberação não é necessária uma grande ação: uma simples rachadura na casca libera o broto ou a flor. Isso equivale ao disparo de um arco: só exige o leve movimento de um dedo para que a flecha seja disparada e a tensão da corda, liberada.
IMAGEM
雷 雨 作 , 解 ﹔ 君 子 以 赦 過 宥 罪 。
O trovão e a chuva se manifestam, liberando tensões.
Assim, o sábio perdoa as faltas involuntárias e pune com indulgência as deliberadas. 5
Em um processo tão dinâmico quanto o da Liberação é muito fácil cometer erros, mas o sábio sabe distinguir as circunstâncias por trás desses erros e adapta seu comportamento a elas. Caso tenham sido produzidos involuntariamente, os perdoa sem mais. Mas, se foram produzidos deliberadamente, eles devem ser punidos, sem esquecer que, considerando as circunstâncias tumultuadas em que aconteceram, é adequada uma atitude indulgente.
SEQUÊNCIA
物 不 可 終 難 , 故 受 之 以 解 ﹔ 解 者 緩 也 。
As coisas não podem acabar em dificuldades, por isso agora vem LIBERANDO TENSÕES; quem se libera, relaxa. 6
HEXAGRAMAS MISTURADOS
解 緩 也 , 蹇 難 也 。
Liberação significa relaxamento.
Obstrução significa dificuldades. 7
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Quando as coisas estão obstruídas pelas dificuldades estas, inevitavelmente, acabarão por atingir um ponto a partir do qual se produz uma liberação das tensões, o que leva a uma diminuição do supérfluo.
O trovão e a chuva, os trigramas constituintes, evocam a liberação das tensões acumuladas na atmosfera antes de uma tormenta e o efeito benéfico que a chuva produz no mundo vegetal, fenômeno catalisador que dispara o processo de germinação das sementes e de abertura dos brotos das plantas. Devemos destacar que não se trata aqui de um ‘chegar a’, mas de um ‘sair de’: estamos numa fase incipiente de um longo processo e as coisas ainda estão confusas e misturadas, mas as tensões estão sumindo e o caminho pela frente se apresenta mais fácil do que aquele já percorrido.
Este hexagrama nos fala do movimento como forma de escapar do perigo, superando uma situação que se tornou opressiva. Este movimento, porém, não pode ser arbitrário nem aleatório, deve ser decidido e direto como uma flecha. Ou seja, o processo de liberação de tensões não deve ser encarado como uma explosão; o movimento que libera deve ter objetivos claros, a serem alcançados o mais rapidamente possível. Mas, uma vez obtidos estes objetivos, o movimento deve cessar para retornar às condições de normalidade. O texto do Julgamento nos lembra de como manipular um arco e flecha: não tendo um alvo o melhor é desarmar o arco; tendo um alvo, o melhor é disparar quanto antes.
O hexagrama nuclear é H63, Após ter atravessado, que apresenta um equilíbrio que, por perfeito, é instável e representa uma fase dos processos em vias de esgotamento que é anterior a um novo recomeço. Noutras palavras, Liberação é um processo com mudanças rápidas às quais devemos nos adaptar e às quais devemos reagir com atitudes decididas.
O hexagrama antagônico é H37, Organizando uma família, o que nos diz que nada mais distante da Liberação do que uma situação estruturada, onde cada parte tem seu lugar definido. O broto que sai da semente tem ainda que passar por muitas situações diversas antes de tomar uma forma determinada.
O hexagrama oposto é H39, Obstruído pelas dificuldades, mostrando que as dificuldades e a liberação delas nada mais são que dois pontos de vista da mesma coisa e que uma se segue naturalmente à outra.
As linhas nos mostram duas formas maduras e autossuficientes de agir nestas situações (a 2ª e a 5ª), uma forma de ação condicionada à relação com os outros (a 4ª) e três atitudes que devemos evitar se queremos nos liberar adequadamente dos obstáculos que se nos apresentam (a 1ª, 3ª e 6ª).
- H406 Para se liberar deve superar a agressividade.
- H405 Para se liberar aceita ajuda externa, mas depois de liberada se afasta sozinha.
- H404 Para se liberar adota uma atitude expectante, ainda que dúbia.
- H403 Para se liberar deve superar a cobiça.
- H402 Consegue se liberar, e ajuda os outros a se liberarem, agindo equilibradamente mas com decisão.
- H401 Para se liberar deve evitar precipitações.
LINHAS
H401 => H541 Comprometendo-se precipitadamente
無 咎 。
Não há erro.
剛 柔 之 際 , 義 無 咎 也 。
O encontro entre o firme e o maleável é a razão de não haver erro! 8
Yin em posição yang, em vizinhança com a equilibrada 2ª, yang, e em correspondência com a dúbia 4ª, também yang, esta linha não possui muita energia, mas se aproveita dos seus fortes relacionamentos para começar a liberar-se de tensões e obstáculos. Essa ação equilibrada entre sua capacidade interna e a ajuda externa deve ser exercida de forma ponderada, evitando que, ao vislumbrar o começo da liberação (1ª linha), se comprometa precipitadamente (H54) com uma determinada solução. O papel subalterno desta linha é reforçado por H541, onde uma jovem “se compromete precipitadamente numa posição secundária", ou seja, como concubina.
H402 => H162 Prevenindo excessos
田 獲 三 狐 , 得 黃 矢 , 貞 吉 。
Caça três raposas no campo porque tem flechas amarelas, insistir é benéfico. 9
九 二 貞 吉 , 得 中 道 也 。
Para o nove na segunda é benéfico insistir porque encontra um caminho equilibrado!
Yang em posição yin central, em correspondência com o fraco soberano da 5ª e vizinhança com a subalterna 1ª e a ambiciosa 3ª, esta linha está no meio do perigo (Abismo constituinte), mas tem uma ideia clara da sua situação (Luz nuclear) o que a leva a agir do modo correto, em função da sua condição central, controlando assim o excesso (H16) de energia que possui por estar ocupando uma posição yin. Ela representa um funcionário forte como uma “rocha" (H162) que serve fielmente ao seu imperador.
As três raposas caçadas são a 1ª, a 3ª e a 6ª linhas, cada uma das quais representa um aspecto que é necessário superar para um adequado processo de liberação: a 1ª, a precipitação; a 3ª, a cobiça e a 6ª, a agressividade. As flechas amarelas descrevem a ação direta (uma flecha avança em linha reta) e central (representada pela cor amarela) que esta linha empreende com insistência e que a leva a afastar o perigo e concretizar a liberação. Em resumo, a 2ª libera os outros através de suas ações externas e corajosas.
H403 => H323 Navegando na tormenta
負 且 乘 , 致 寇 至 , 貞 吝 。
Carregar um fardo viajando numa carruagem, atrai a chegada de ladrões. Insistir é humilhante. 10
負 且 乘 , 亦 可 丑 也 , 自 我 致 戎 , 又 誰 咎 也 。
Yin em posição yang, sem correspondência com a agressiva 6ª, esta linha tenta compensar sua fraqueza aproveitando-se da vizinhança com a dúbia 4ª ("o fardo que carrega") e com a equilibrada 2ª ("a carruagem na qual viaja"). Infelizmente, ela não percebe que, dessa forma, se encontra navegando no meio de uma tormenta (H32), já que há uma contradição entre carregar um fardo nas costas (próprio de um homem comum) e viajar numa carruagem (próprio de um nobre). Esta linha, não satisfeita com superar os obstáculos que a oprimem, quer ainda lucrar com a situação, procurando ter mais do que merece, mas acabará atraindo ladrões, que a colocarão em risco. Assim, sem "governar seu caráter possivelmente terá transtornos" (H323), porque a situação na qual se encontra é o resultado de suas próprias ações.
H404 => H074 Liderando com experiência
解 而 拇 , 朋 至 斯 孚 。
Libera seu polegar e o amigo chega e nele pode confiar. 13
解 而 拇 , 未 當 位 也 。
Libera seu polegar [mas] ainda não merece sua posição!
Yang em posição yin, em correspondência com a subalterna 1ª, que necessita ser ajudada, e vizinhança tanto com a ambiciosa 3ª, que quer se aproveitar desse relacionamento, quanto com a 5ª, o fraco soberano, esta linha, apesar de todo seu excesso de energia, fica inicialmente confusa pela diversidade de obrigações a que está submetida. Ela, porém, se libera delas fazendo-se ao lado (“o exército acampa”, H074) e corta as relações com a 1ª e 3ª, ficando disponível para a aproximação da 5ª, o soberano. Infelizmente, essa atitude, um tanto vaga e passiva, acaba colocando em dúvida sua capacidade de liderar a situação (H07).
H405 => H475 Oprimido pela conjuntura
君 子 維 有 解 , 吉 ﹔ 有 孚 于 小 人 。
Somente um sábio se libera; é benéfico ter confiança no homem inferior. 14
君 子 有 解 , 小 人 退 也 。
O sábio se libera e o homem inferior é afastado! 15
Yin em posição yang central, em correspondência com a equilibrada 2ª, o forte funcionário, e com vizinhança com a dúbia 4ª, o ocupado ministro, esta linha não tem energia suficiente para se liberar sozinha dos seus problemas e sente-se, inicialmente, oprimida (H47). Mas, em lugar de sair "cortando narizes e pés, ela se mantém calma e oferece os sacrifícios” que sejam necessários (H475). Noutras palavras, esta linha não enfrenta violentamente os aspectos negativos dos quais necessita liberar-se, conseguindo, contudo, dominá-los e afastá-los ao se despojar da sua soberba e aproximando-se dos seus fieis ajudantes com uma atitude humilde e confiante. Entretanto, uma vez que tenha conseguido liberar-se dos seus problemas, deverá reafirmar sua posição de soberano, afastando-se dos seus subordinados para manter a imagem correspondente à sua posição.
H406 => H646 Ainda não atravessado
公 用 射 隼 , 于 高 墉 之 上 , 獲 之 , 無 不 利 。
O príncipe flecha um falcão que está no topo de uma alta muralha e o colhe; nada que não seja conveniente. 16
公 用 射 隼 , 以 解 悖 也 。
O príncipe flecha um falcão, por isso se libera da violência! 17
Yin em posição yin, sem correspondência nem vizinhança, esta linha ainda não consegue (H64, Ainda não atravessado) se liberar de seus problemas. Ela se encontra isolada no topo do hexagrama como um falcão à procura de uma pressa de que se alimentar (o falcão era considerado na China como um animal muito selvagem, por ser um predador insaciável). Esta linha representa a agressividade que devemos evitar num processo de liberação. Para tal se requer uma ação decidida, daí a imagem do ataque com uma flecha.
Os problemas desta linha ficam aumentados pelo fato de "acabar molhando sua cabeça por não conhecer moderação" (H646). Para poder destruir o falcão, e assim se liberar dos aspectos agressivos, é necessária uma ação decidida (topo do trigrama Trovão), para o que é preciso ter as características do forte príncipe da 2ª linha, que atira nas três linhas ruins do hexagrama: firme como uma rocha e com uma forte insistência no caminho do meio. 18
NOTAS
- ↑ 其 qí: “Seu; sem dúvida, realmente”. // 來 lái: “Vir, causar a vinda, convidar, encorajar mediante recompensa”. // 復 fù: “Restaurar, retornar, repetir, retornar sobre seus passos”. // 攸 yöu: “Local, lugar, mesmo que 所 suô”. // 夙 sù: “Cedo; trabalhar desde cedo pela manhã”.
- ↑ 險 xiân: “Um desfiladeiro estreito e perigoso; difícil, severo, aterrorizante, inexpugnável; sinistro, mau”. // 以 yi: “Por meio de, com”. // 而 er: “E, então, não obstante, é mais, ao mesmo tempo”. // 免 miân: “Escapar, evadir”.
- ↑ 得 dê: “Obter, conseguir, encontrar”. // 眾 zhòng: “Muitos, multidão, todos”.
- ↑ 作 zuö: “Fazer, criar, ativar, começar”. // 百 bâi: “Cem, todos”. // 果 guô: “Frutos”. // 草 câo: “Ervas”. // 皆 jië: “Todos, em todo caso”. // 甲 jiâ: “Carapaça de tartaruga, a casca de uma semente ou de um botão”. // 坼 chè: “Fissurar, rachar, quebrar”.
- ↑ 赦 shè: “Perdoar, justificar”. // 過 guò: “Excesso, erro, falta involuntária”. // 宥 yòu: “Aceitar, aprovar; punir com indulgência”. // 罪 zùi: “Pecado, falta, crime”.
- ↑ 緩 huân: “Soltar, afrouxar, relaxar”.
- ↑ 解 jiê: “Liberar, soltar, dividir, destravar”. // 緩 huân: “Soltar, relaxar”.
- ↑ 際 jì: “Ocasião; lado, beirada, limite, extremidade; origem, fim”. Couvreur: “Junção, borda; união, encontro”. // 義 yì: “Verdade, correto; sentido, interpretação”.
- ↑ 獲 huò: “Caçar”. // 狐 hú: “Raposa”. // 得 dé: “Conseguir, obter”. Couvreur: “Ter, possuir”.
- ↑ 負 fù: “Carregar (um fardo nas costas)”. // 且 qiê: “E, também; é mais”. // 乘 chéng: “Carruagem, viajar (em carruagem)” // 致 zhì: “Causar, resultar em, provocar”. // 寇 kòu: “Ladrão, inimigo”. // 至 zhì: “Trazer, resulta em, leva a”.
- ↑ 亦 yì: “E, também, verdadeiramente, realmente”. // 丑 chôu: “Envergonhar, detestar, odiar”.
- ↑ 戎 ròng: “Soldado, bárbaros”. // 又 yòu: “E, mais que, adicional”. // 誰 shuì: “Quem, de quem?”.
- ↑ 拇 mû: “Polegar”. // 斯 sï: “Este, aqui; desta forma, neste caso”.
- ↑ 維 wéi: “Corda, lógica, princípio, norma; somente (唯, grafia que aparece no manuscrito de Mawangdui)”. // 于 yú: “Aqui, em, desde, para; fazer, ir”.
- ↑ 退 tuì: “Retirar, extinguir, abater”.
- ↑ 射 shè: “Disparar uma flecha”. // 隼 sûn: “Falcão (metáfora para algo rápido e forte)”. // 高 gäo: “Alto”. // 墉 yöng: “Muralha”. // 獲 huò: “Capturar na caça, apanhar”.
- ↑ 悖 bèi: “Forte, vigoroso, poderoso”. Xú Zihóng glosa como “violento, brutal”.
- ↑ Wang Bi, e com ele vários outros autores, tem outra interpretação para esta linha (Lynn, pág.384), com a qual não concordo. Para ele a 6ª representa o príncipe e a 3ª é o falcão contra o qual atira. A 6ª, porém, é uma linha fraca e isolada e não é forte suficiente para representar um príncipe, além do que esta interpretação entraria em conflito tanto com o fato de a 2ª atirar também contra a 6ª quanto com o humilhante “molhar da cabeça” do H646.