H39 Obstruído pelas dificuldades

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  4. Hexagrama 39

TEXTOS GERAIS

NOME

蹇 OBSTRUÍDO PELAS DIFICULDADES

jiân, 157-10 W112B, formado pelo radical 足 , representando um pé e a parte inferior da perna, e o fonético 530 W47T (塞 simplificado sem os três traços inferiores), que representa um espaço preenchido com tijolos acumulados com as mãos e significa “emparedado, bloqueado”. O conjunto mostra um pé impedido de andar e significa: “Deforme, incapacitado, mutilado; sofrer, dificuldade em funcionar; parar, terminar; orgulhoso, altivo”’.

O manuscrito de Mawangdui apresenta o mesmo nome. 1

PALAVRAS-CHAVE

OBSTRUIR:
“Fazer fechar ou fechar-se; entupir(-se); interpor um obstáculo à passagem ou circulação de; criar empecilhos a (à concretização de algo)”. Acautelar, atravancar, barrar, bloquear, cortar, deter, dificultar, embaraçar, embargar, estorvar, evitar, fechar, frustrar, furar, impossibilitar, inibir, interceptar, interromper, maniatar, obstaculizar, privar, proibir, represar, retrair, tapar, tolher, vedar.
Obstáculo:
“Algo que impede ou atrapalha o movimento, a progressão de alguém ou alguma coisa”. Dificuldade, dúvida, oposição, réplica, repulsa, restrição.
DIFICULDADE:
Acidente, adversidade, aflição, agrura, aperto, apuro, atribulação, conjuntura, contrariedade, contratempo, crise, incômodo, perigo, problema, prova, provação, transtorno, vicissitude.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Obstrução
RICCI:
Obstrução, momento onde a progressão não é mais possível e onde é necessário deter-se para mudar a resolução
ZAFRA:
Encarando um problema
JAVARY:
Obstrução Limitadora
WING:
Obstáculos
REIFLER:
Dificuldades
DAMIAN-KNIGHT:
Obstrução
SHCHUTSKII:
Obstáculo
LOISI:
O impedimento
GALL:
A obstrução
BLOFELD:
Problemas
SIU:
Obstrução
LEGGE:
Brecando o movimento
DAMIAN-KNIGHT:
Impasse (Obstáculos difíceis)
CHIH-HSU:
Problema
WILHELM:
Obstrução
REVERSO:
H39 ou H40
Sofrer um impedimento ou Liberar-se dele

JULGAMENTO

(jiǎn)() 西() (nán)() () (dōng) (běi)() (jiàn) () (rén)(zhēn) ()

Obstruído pelas dificuldades o sudoeste é conveniente, mas não o nordeste. 2

É conveniente ver o grande homem, insistir é benéfico.

PALAVRAS-CHAVE

CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
Teimar:
Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
BENÉFICO:
Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.

Vide a Descrição do Momento para o esclarecimento das referências geográficas mencionadas no texto.

Devemos destacar a diferença entre ‘obstruído’ e ‘paralisado’. No primeiro caso, objeto deste hexagrama, o movimento ainda é possível, mesmo que exija cuidado; no segundo, objeto do hexagrama H12, Paralisado pela incompatibilidade, o movimento é praticamente impossível.

Neste hexagrama, parar perante um obstáculo é uma demonstração de liberdade e sabedoria. Em lugar de avançar estabanadamente e nos aprofundarmos nos perigos, fazemos uma parada estratégica para aguardar que a combinação de circunstâncias externas e energias pessoais internas se nos apresente de forma mais favorável. Obviamente, numa situação como essa consultar com alguém mais sábio do que nós vai nos ajudar a superar com maior facilidade os obstáculos.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(jiǎn)(nán) ()(xiǎn) (zài) (qián) ()

(jiàn) (xiǎn) (ér) (néng) (zhǐ)(zhī) () (zāi)

(jiǎn) () 西() (nán)(wǎng) () (zhōng) ()() () (dōng) (běi)() (dào) (qióng) ()

() (jiàn) () (rén)(wǎng) (yǒu) (gōng) ()

(dang) (wèi) (zhēn) ()() (zhèng) (bāng) ()

(jiǎn) (zhī) (shí) (yòng) () () (zāi)

Obstruído pelas dificuldades significa que há perigos na frente! 3

Enxergar os perigos e ser capaz de deter-se, isto é sabedoria, não é verdade?!

Obstruído pelas dificuldades, o sudoeste é conveniente porque avançando [por aí] se atinge o equilíbrio, enquanto o nordeste não é conveniente porque esse caminho esgota!

É conveniente ver o grande homem porque avançando [na sua direção], ainda que desordenadamente, obtém proveito! 4

Insistir na posição correta é benéfico porque assim o país se corrige!

O momento de obstrução tem uma utilidade muito grande, não é verdade?!

O fato de ter que enfrentar obstáculos nos resulta útil para deter-nos a tempo, reavaliar nossas forças e escolher uma nova linha de conduta para encará-los. Mas, quando as coisas são aparentemente favoráveis, devemos evitar avançar sem cuidados, correndo o risco de esgotar nossas energias, exceto, claro, se temos um ponto de referência na direção do qual movimentar-nos.

IMAGEM

(shān) (shàng) (yǒu) (shuǐ)(jiǎn)(jūn) () () (fǎn) (shēn) (xiū) ()

Acima da montanha há água obstruída.

Assim, o sábio se volta sobre si mesmo e desenvolve seu potencial. 5

O conselho é consistente com deter-se perante o obstáculo e preparar-se para, eventualmente, ser capaz de superá-lo.

SEQUÊNCIA

(guāi) () (yǒu) (nán)() (shòu) (zhī) () (jiǎn)(jiǎn) (zhě) (nán) ()

As oposições certamente trazem dificuldades, por isso agora vem obstruído.

Aquele que é obstruído tem dificuldades. 6

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(jiě) (huǎn) ()(jiǎn) (nán) ()

Liberação significa relaxamento.

Obstrução significa dificuldades. 7

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Quando temos que enfrentar divergências ou oposições elas se constituem em obstáculos a superar. Vencê-los conduz a uma liberação que nos relaxa.

Água acumulada no topo da montanha e impedida de descer representa uma situação imprópria, já que o natural é que a água desça até o sopé da montanha. Da mesma forma quando desejamos algo e alguma coisa se interpõe entre nós e aquilo almejado: o que fazer? Avançar cegamente? O obstáculo é firme e concreto, está determinado geralmente por situações externas e não vai se desmanchar em função da nossa vontade. A resposta é: parar para pensar.

Sichuan As referências aos pontos cardinais que são feitas neste hexagrama têm recebido muitas interpretações, mas podemos entendê-las melhor se considerarmos a geografia da China na época dos Zhou, lembrando que a região ocupada por eles, às margens do rio Amarelo, foi sempre tida pelos chineses como sendo o centro do mundo. Ao sudoeste se encontram as montanhas Qin e Daba, separadas pelo caudaloso rio Han e, além delas, o rico vale de Sichuan. Para o nordeste temos a planície alagadiça do rio Amarelo e a costa do Mar Amarelo, um obstáculo intransponível para os chineses, que não eram grandes navegantes.

Assim, o sudoeste representaria uma série de obstáculos que dificultam significativamente o avanço, mas que, em compensação, nos obrigam a parar para pensar e acabam conduzindo a uma situação agradável. Por outro lado, o nordeste representaria uma situação aparentemente favorável que nos leva a avançar às cegas, mas que conduz a situações efetivamente intransponíveis. Daí a conveniência de avançar na direção de um objetivo valioso (“ver o grande homem”) apesar das dificuldades que devam ser vencidas no percurso, porque nisso “há méritos” (diz a Explicação do Julgamento) e “insistir é benéfico”. Resumindo, no sudoeste há montanhas (trigrama inferior) e no nordeste há mar (água, trigrama superior). Essas características geográficas estão de acordo com o fato de todos os textos das linhas reforçarem um retorno ao interior do hexagrama, a montanha, antes de avançar. 8

A referência à sabedoria, implícita no conselho da Explicação, “deter-se ao se enxergar dificuldades”, nos indica que, ao enfrentarmos obstáculos, é necessário inicialmente determo-nos, avaliar cuidadosamente a situação, efetuar os preparativos necessários e só depois prosseguir o avanço. 9

䷿

O hexagrama nuclear é H64, Ainda não atravessado, o hexagrama onde nada está no seu lugar e onde são possíveis um sem-fim de alternativas de reação. Isso significa que não devemos aceitar os obstáculos tal como se nos apresentam, mas procurar novos pontos de vista que nos permitam superá-los. 10

O hexagrama antagônico é H38, Divergindo construtivamente, onde duas coisas se enfrentam, de uma forma aparente, já que fazem parte de uma mesma unidade (ex.: o arco e a corda). Um obstáculo, pelo contrário, é algo concreto que nos separa daquilo que almejamos e nos impede essa unidade.

O hexagrama oposto é H40, Liberando tensões, ou seja, enfrentar um obstáculo e liberar-se dele são dois aspectos de um mesmo processo.

Nenhuma das linhas consegue, a rigor, superar definitivamente os obstáculos apesar de estarem todas (exceto a 1ª) em posição correta. As linhas yin, por carecer de energia, não conseguem enfrentá-los adequadamente (exceto a 6ª), enquanto as linhas yang, mais ativas, lidam melhor com as dificuldades, mas sem as eliminar.

  • H396 Percebendo que os obstáculos não acabaram, procura a orientação do grande homem.
  • H395 No meio dos problemas e sem se assustar, atrai a ajuda de amigos.
  • H394 Sem forças, compensa sua indecisão com a orientação de amigos.
  • H393 Percebendo que o objetivo é errado, retorna aonde partiu.
  • H392 Ainda que ineficientemente, ajuda seus superiores a superar os problemas.
  • H391 Sem forças, refreia seus impulsos e espera.

LINHAS

H391 => H631 Após ter atravessado

  1. (wǎng) (jiǎn)(lái) ()

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos, recuar, a elogios. 11

  2. (wǎng) (jiǎn) (lái) ()() (dài) ()

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos, recuar, a elogios, o correto é esperar! 12

Yin em posição yang, sem correspondência nem vizinhança, esta linha nem tem forças nem recebe ajuda para superar os obstáculos, por isso retorna “freando suas rodas” (H631). Assim, consegue voltar a uma situação de equilíbrio momentâneo (H63) que lhe permite esperar tempos melhores.

H392 => H482 Doando como um poço

  1. (wáng) (chén) (jiǎn) (jiǎn)(fěi) (gōng) (zhī) ()

    Um vassalo do rei enfrenta obstáculos após obstáculos, não causados por ele. 13

  2. (wáng) (chén) (jiǎn) (jiǎn)(zhōng) () (yóu) ()

    Um vassalo do rei enfrenta obstáculos após obstáculos, mas no fim não é criticado! 14

Yin em posição yin central, em correspondência com a modesta 5ª e vizinhança com a prudente 3ª, esta linha é incitada à ação pela sua relação com a 5ª, acudindo em socorro dela (doando-se, H48) e contrariando assim sua tendência intrínseca ao repouso (trigrama Montanha) e sua característica yin. Ela não consegue, apesar de seus esforços, implementar uma ajuda eficaz (“seu cântaro vaza”, H482), mas sua atitude altruísta acaba lhe trazendo, no final, a recompensa pela sua coragem.

A ideia de “obstáculo após obstáculo” se origina no duplo trigrama Abismo, tanto nuclear quanto constituinte superior, que separam a 2ª da 5ª.

H393 => H083 Aproximando-se mutuamente

  1. (wǎng) (jiǎn) (lái) (fǎn)

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos, por isso recua e retorna.

  2. (wǎng) (jiǎn) (lái) (fǎn)(nèi) () (zhī) ()

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos, por isso recua e retorna e os da casa gostam dele! 15

Yang em posição yang, em correspondência com a sábia, mas fraca, 6ª e vizinhança com a prestativa 2ª e a adaptável 4ª, esta linha tem muita energia, o que a leva a aproximar-se (H08) dos obstáculos, mas, percebendo que está aproximando-se de “uma pessoa errada” (H083), ela retorna a seu lugar original, para satisfação das pessoas que dependem dela (as duas primeiras linhas yin). A pessoa errada é a 6ª, que por pouco não sai voando egoisticamente pelos céus.

H394 => H314 Estimulando-se mutuamente

  1. (wǎng) (jiǎn) (lái) (lián)

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos e recuar a relacionamentos. 16

  2. (wǎng) (jiǎn) (lái) (lián)(dang) (wèi) (shí) ()

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos e recuar a relacionamentos, porque na posição conquistada frutifica! 17

Yin em posição yin, sem correspondência e com vizinhança com a prudente 3ª e a modesta 5ª, esta linha não tem muita energia, mas tem a flexibilidade de, ao perceber os obstáculos à frente, voltar para procurar o apoio “dos amigos” (H314), que com seus estímulos (H31) evitam que ela “vá e venha indecisamente” (H314), permanecendo assim na sua posição correta.

H395 => H155 Cedendo com modéstia

  1. () (jiǎn) (péng) (lái)

    Grandes obstáculos, mas chegam os amigos. 18

  2. () (jiǎn) (péng) (lái)() (zhōng) (jié) ()

    Grandes obstáculos, mas chegam os amigos porque é central e moderado! 19

Yang em posição yang central, em correspondência com a prestativa 2ª e vizinhança com a adaptável 4ª e a sábia 6ª, esta linha tem muita energia que não lhe resulta suficiente por se encontrar no meio dos obstáculos (o centro do trigrama Abismo). Sua condição de central faz que ela reaja com modéstia (H15) e equilíbrio, atitude que lhe atrai ajudantes; nas palavras de H155: “não é rico, mas usa seus vizinhos”.

Sua modéstia em aceitar a ajuda de amigos, apesar da sua condição de forte soberano, faz desta linha a regente tradicional do hexagrama e, por extensão, o grande homem a ser consultado.

H396 => H536 Desenvolvendo-se gradualmente

  1. (wǎng) (jiǎn) (lái) (shuò)()() (jiàn) () (rén)

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos; recuar, a crescimento e benefícios. É conveniente ver ao grande homem. 20

  2. (wǎng) (jiǎn) (lái) (shuò)(zhì) (zài) (nèi) ()() (jiàn) () (rén)() (cóng) (guì) ()

    Avançar desordenadamente leva a obstáculos e recuar ao crescimento, porque suas intenções estão no interior!

    É conveniente ver o grande homem porque segui-lo é importante! 21

Yin em posição yin, em correspondência com a prudente 3ª e vizinhança com a modesta 5ª, esta linha une flexibilidade com sabedoria: tendo superado parte do obstáculo não se deixa levar pelo entusiasmo.

No topo do hexagrama, superou o abismo que a bloqueava e pode ficar tentada a continuar seu caminho sozinha, voando como “um ganso selvagem que progride até as estradas do Céu” (H536). Mas, percebendo que isso seria ilusório porque lá encontraria nuvens que representarão novos obstáculos pela frente, o sábio volta ao abismo já superado para ajudar os outros a enfrentá-lo, porque “sua intenção está no interior”. Isso, sem dúvidas, significa um “crescimento” e desenvolvimento (H53) pessoal que lhe permite ajudar a 5ª a governar, uma vez que esta representa o “grande homem que é conveniente seguir”. 22

NOTAS

  1. Existe uma diferença na grafia, já que Shaughnessy apresenta o nome com o mesmo signo fonético 530, mas com radicais diferentes: 156-10 (radical 走 zôu, andar) em lugar do 157-10 (radical 157, 足 , pé). Couvreur, pág.891, interpreta as duas grafias como sinônimos uma vez que, num caso, o bloqueado seria o andar e, no outro, o pé.
  2. 西 : “Oeste”. // 南 nán: “Sud”. // 東 döng: “Leste”. // 北 bêi: “Norte”.
  3. nán: “Difícil, problemático”. // 險 xiân: “Um desfiladeiro estreito e perigoso; difícil, severo, profundo, inexpugnável; sinistro, ruim”. // 在 zài: “Existir, estar; em”. // 前 qián: “À frente, adiante, vanguarda; antes, prévio, originalmente”.
  4. göng: “Méritos resultantes de um esforço, sucesso, crédito, honrarias; habilidade, eficiência, eficácia”.
  5. fân: “Retornar, olhar para trás, refletir; repetir”. // 身 shën: “O corpo; eu, si mesmo”. // 修 xiü: “Cultivar, nutrir; corrigir, desenvolver, prática religiosa”.
  6. guäi: “Opor-se a, discordar de; ruim, desagradável”. // 必 : “Certamente, necessário”.
  7. jiê: “Liberar, soltar, dividir, destravar”. // 緩 huân: “Soltar, relaxar”.
  8. Esta explicação sobre os pontos-cardeais não coincide com a interpretação de Wilhelm (Wilhelm, pág.425), Wang Bi (Lynn, pág.375) e só parcialmente com a de Legge (Legge, pág.205). Todos eles se fundamentam na Sequência do Céu Posterior, no qual no sudoeste está o trigrama Terra e no nordeste, o Montanha; mas Wilhelm inclusive se contradiz, pois, na pág.425, diz “o sudoeste é a terra, a planície; o nordeste é a montanha, o íngreme”, enquanto na pág.128 afirma que “o sudoeste é a região da retirada; o nordeste, a região do avanço”. Devemos destacar que as Sequências do Céu Anterior e Posterior estão registradas no apêndice Shuo Guo, que é significativamente posterior aos TEXTOS GERAIS como o Julgamento (Shchutskii, 1979, pág.185). Podemos então interpretar as referências aos pontos-cardeais citados no Julgamento como efetivamente geográficas já que, no sudoeste do assentamento primitivo do povo chinês há montanhas (trigrama inferior) e no nordeste há mar (água, trigrama superior). Essas características geográficas estão de acordo com o fato de todos os textos das linhas reforçarem um retorno ao interior do hexagrama, a montanha, antes de avançar. Minha interpretação incentiva a se preparar para superar os obstáculos, enquanto as outras levam a se deter na frente deles; mas, se for isso o recomendado, porque a Explicação do Julgamento diria que “há méritos em avançar na direção do grande homem”? O fato de nenhuma das linhas deste hexagrama conseguir superar definitivamente os obstáculos reforça minha interpretação (de que há obstáculos nas duas direções).
  9. Alguns autores interpretam que devemos nos deter até o obstáculo desaparecer. Mas, como sumiria um rio caudaloso que está na nossa frente ou uma montanha com seus abismos?
  10. O fato de o hexagrama nuclear ser o H64 reforça a interpretação de que é possível reagir perante os obstáculos já que, no interior da situação de obstrução, existem muitos caminhos para escolher, além de isso permitir nos posicionarmos no momento imediatamente anterior ao de tentar a superação do obstáculo ainda não atravessado.
  11. wâng: “Ir, avançar, partir”. // 來 lái: “Vir, convidar; retroceder, recuar”. // 譽 : “Elogio; boa reputação”.
  12. : “Correto, adequado, apropriado”. // 待 dài: “Esperar por, depender de, contar com”.
  13. chén: “Escravo, servente; vassalo; ministro; estar sujeito a”. // 躬 göng: “O corpo, si mesmo”. // 故 : “Passado; razão, causa”.
  14. yóu: “Censurar, culpar, criticar, condenar”.
  15. nèi: “Interior; nossa casa, nossa família; trazer dentro, fazê-lo da família”. // 喜 : “Gostar de, curtir algo”.
  16. liàn: “Conectado com, junto, enfileirado, pertencer a, ordenar”.
  17. däng: “Deveria ser, merecer”. // 實 shí: “Fruta; frutificar; realidade, coisas concretas; sólido, real, substancial”.
  18. lái: “Vir; convidar, fazer vir”.
  19. jié: “Nó (especialmente de bambu); controle, temperança, H60: Limitando equilibradamente”.
  20. shuò: “Grande, crescer; desenvolver; excelente, fino”.
  21. zài: “Existir; em, estar”. // 從 cóng: “Seguir”. // 貴 guì: “Valioso, importante, virtuoso”.
  22. Esta interpretação não coincide com Wang Bi (Lynn, pág.380, nota 6) e Wilhelm, pág.428, que vêem a 6ª vinculada com a forte 3ª, a qual, no topo da montanha, retorna em direção às duas linhas yin do começo, mas sim com Cheng Yi (Cheng Yi, pág.239) e Zhu Xi, que vêem a 6ª vinculada com a forte 5ª, que junta seus vizinhos.