H37 Organizando uma família
TEXTOS GERAIS
NOME
家 人 ORGANIZANDO UMA FAMÍLIA
家 jia, 040-07 W69C: formado, acima, pelo radical que representa um telhado e, embaixo, o símbolo fonético 豕 shî, que representa um porco; o conjunto representa um lar, onde os porcos, símbolo de prosperidade, conviviam sob o mesmo telhado com as pessoas. A palavra significa: “Casa, lar, residência; família, sobrenome da família; profissional, experto, especialista e sua escola”.
人 rén, 009-00: representando uma pessoa. Significa: “Pessoa, pessoas, ser humano”.
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- ORGANIZAR:
- Assentar, criar, estabelecer, formar, fundar, instituir, montar. Constituir: Aglutinar, concretizar, consolidar, materializar, objetivar, produzir, realizar, solidificar.
- FAMÍLIA:
- Casa, casta, estirpe, genealogia, geração, linhagem. Grupo: Agrupamento, assembleia, associação, clube, coletividade, comunidade, confederação, facção, federação, grei, grêmio, partido, reunião. Sociedade: Agremiação, companhia, confederação, corporação, entidade.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- As pessoas do clã ou A organização para durar (subsistir)
- RICCI:
- Clã familiar, momento onde cada um encontra seu lugar, a harmonia reina e o Universo está em paz
- ZAFRA:
- Mantendo a coerência
- JAVARY:
- A Organização para Durar
- WING:
- Família
- REIFLER:
- Família
- DAMIAN-KNIGHT:
- A Família
- SHCHUTSKII:
- Família, Casa
- LOISI:
- O Clã, a família, o sentido de nação
- GALL:
- A vida de família
- BLOFELD:
- A família
- SIU:
- Vida de Família
- LEGGE:
- A família
- DAMIAN-KNIGHT:
- A família
- CHIH-HSIU:
- As pessoas do lar
- WILHELM:
- A família
- REVERSO:
- H37 ou H38
A conduta do clã ou a dinâmica da divergência
JULGAMENTO
家 人 : 利 女 貞 。
Organizando uma família é conveniente a insistência feminina.
PALAVRAS-CHAVE
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- INSISTIR:
- Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
- Teimar:
- Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
O Julgamento recomenda aqui uma constância ‘feminina’: receptividade, aceitação, sensibilidade na avaliação dos fatos, etc.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
家 人 , 女 正 位 乎 內 , 男 正 位 乎 外 ,
男 女 正 , 天 地 之 大 義 也 。
家 人 有 嚴 君 焉 , 父 母 之 謂 也 。
父 父 , 子 子 , 兄 兄 , 弟 弟 , 夫 夫 , 婦 婦 , 而 家 道 正 ﹔
正 家 而 天 下 定 矣 。
Organizando uma família: o lugar correto do feminino é no interior, o lugar correto do masculino é no exterior.
A correção [o equilíbrio] do feminino e do masculino é o grande sentido do Universo!
Qual é a autoridade rigorosa na família? A palavra dos pais! 1
Quando o pai é pai; o filho, filho; o irmão mais velho, irmão mais velho; o caçula, caçula; o esposo, esposo; a esposa, esposa; então a família está no caminho correto; a correção da família estabiliza tudo o que está embaixo do céu! 2
O equilíbrio entre o feminino e o masculino é um dos princípios fundamentais do pensamento chinês e, por isso, colocado como o grande sentido do Universo. O grande secreto chinês é integrar as polaridades em lugar de escolher uma das alternativas opostas. Esse equilíbrio está também enfatizado no Dao De Jing, que, no capítulo XXVIII, diz:
知 其 雄 , 守 其 雌 , 為 天 下 谿 。
Conheça o masculino, preserve o feminino e será o vale [onde se canalizam as energias] do mundo. 3
Adicionalmente, a Explicação enfatiza a necessidade de cada membro de uma família ou organização estar ciente de quais são as funções, deveres e responsabilidades que se espera da sua posição dentro dessa organização.
Outro ponto importante destacado na Explicação é que a família se constitui no núcleo sólido a partir do qual se estabilizam todos os processos do mundo.
IMAGEM
風 自 火 出 , 家 人 ﹔ 君 子 以 言 有 物 , 而 行 有 恆 。
O vento surge do fogo: a imagem de organizar uma família. 4
Assim, as palavras do sábio devem ter conteúdo e sua ação deve ser contínua.
SEQUÊNCIA
傷 於 外 者 , 必 反 其 家 , 故 受 之 以 家 人 。
Aqueles que são feridos no exterior acabam retornando à família, por isso agora vem organizando uma família.
Quando as situações externas são opressivas, as pessoas acabam retornando ao seio da família como proteção.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
睽 外 也 , 家 人 內 也 。
Divergir construtivamente é [algo] externo.
Organizar uma família é [algo] interno!
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Quando a luz escurece no mundo é natural procurar o consolo e abrigo da família, onde, geralmente, o amor predomina sobre as conveniências e até as divergências são construtivas.
Uma fogueira ardendo com força, o vento originado nela dispersa calor em todas as direções. Da mesma forma, as propriedades do trigrama Li, ‘Luz’, são distribuídas ao quatro cantos do Universo pela ação do trigrama Xun, ‘Vento’. O Shuo Gua diz:
離 也 者 , 明 也 , 萬 物 皆 相 見 。
齊 乎 巽 , [...] , 齊 也 者 , 言 萬 物 之 潔 齊 也 。
O trigrama Li é a luminosidade, e as miríades de processos se enxergam mutuamente.
Eles se igualam no trigrama Xun, [...] igualar-se significa a purificação e ordenamento das miríades de processos. 5
Unindo esses dois símbolos, no Hexagrama 37 vemos a sabedoria de perceber que diferentes pessoas ocupam lugares diferentes e possuem características próprias ser irradiada por todos os níveis da sociedade, permitindo que todas as coisas se completem (ou seja, que essas pessoas se organizem em estruturas que adquirem sua forma mais apurada e adequada).
Este hexagrama nos fala, então, de toda organização humana que se defina em função de hierarquias internas e da responsabilidade de cada membro. O texto se utiliza da família como símbolo desse tipo de organização, já que, para os chineses, a família era, e continua sendo, o núcleo fundamental de toda a sociedade. Essas estruturas estão baseadas no fato de cada um dos seus membros ocupar um lugar definido pela sua função (“quando o pai é pai, o irmão mais velho é irmão mais velho, [...]”) 6. Esta função está determinada, por sua vez, pelo conjunto de atributos, responsabilidades e obrigações que a caracterizam. Desta forma, cada membro da estrutura conhece seu lugar e a inter-relação que o une aos outros membros, reduzindo ao mínimo a sobreposição de esforços, o que leva, naturalmente, a maximizar a eficiência da estrutura como um todo. Podemos assim dizer que estão unidos na sua diversidade. 7
O hexagrama nuclear é H64, Ainda não atravessado, indicando que no cerne de uma situação onde as coisas se organizam existe uma ‘teia’ eficiente que unifica a estrutura e permite, potencialmente, fazer qualquer coisa e executar qualquer projeto.
O hexagrama antagônico é H40, Liberando tensões, indicando que toda organização social é uma estrutura ‘amarrada’ e tem como contrapartida, a perda, mais ou menos abrangente, da liberdade de seus membros. Estes não podem se omitir às suas obrigações; eles devem, para não afetar o funcionamento da estrutura como um todo, renunciar a parte da sua individualidade; caso contrário, teríamos uma situação como a do H13, Unindo pessoas com suavidade, no qual cada um está livre para dar vazão a seus sentimentos e desejos, conduzindo a desencontros, desconfiança e atritos.
O hexagrama oposto é H38, Divergindo construtivamente, cuja Imagem diz “Assim, o sábio mantém sua individualidade em meio à comunidade”, mostrando que ambas, individualidade e comunidade, são dois aspectos do mesmo processo.
Por outro lado, ao enfatizar as funções e responsabilidades do esposo e da esposa, este hexagrama fala também da integração correta, em qualquer estrutura, das polaridades femininas e masculinas, do yin e do yang, do escuro e do luminoso. Elas não devem manter um equilíbrio que pode resultar infrutífero (vide H63, onde as linhas, ao se intercalar umas com as outras, acabam se anulando). Com efeito, no H37 cada uma delas tem uma função clara e definida. A função do yin, representada pela 2ª linha, é a de Mãe Geradora, o motor propulsor, o reservatório de energias a partir de onde tudo é produzido 8. A função do yang, representada pela 5ª linha, e a de distribuir toda essa energia e concretizá-la em coisas; é o Pai Executor. Se o yang nos parece criativo é porque ele está visível no começo de todo o processo, mas sua energia é gerada pelo yin 9. A ação do yin está representada pelo Vento, chamado também Suavidade, cujas características devem reger essa ação.
O fato de o princípio masculino estar representado por um trigrama yin ilustra muito bem as características da família ideal chinesa. Não temos aqui um pai autoritário, como na Roma antiga ou na Europa vitoriana. O pai deve ser um rei, mas deve ser flexível e sua função é a de fornecer o entorno adequado para que o amor mútuo una os membros da família (vide 5ª linha). A lógica do uso do trigrama Vento, além do efeito de alimentação mútua com o Fogo, pode ser entendida por eliminação. A 5ª linha TEM que ser yang para poder representar o princípio masculino e ser complementar à 2ª linha yin; isto nos deixa as seguintes alternativas para o trigrama superior:
- Céu (☰): o símbolo deste trigrama está longe da realidade concreta, por isso sua junção com Luz cria o H13, um hexagrama que mostra unicamente condições ideais de integração entre as pessoas.
- Água (☵): a junção com Luz coloca todas as linhas na sua posição correta, criando uma situação de equilíbrio, H63, que não condiz com o potencial criativo da Família. Por outro lado, Fogo e Água se combatem e não se complementam.
- Lago (☱): Novamente a falta de complementação dos dois trigramas, só que aqui Fogo e Água não se equilibram, mas se combatem abertamente, gerando H49, Renovando-se radicalmente.
- Vento (☴) é então o único trigrama que cria uma 5ª linha yang e produz uma junção positiva e criativa com o Fogo.
Tradicionalmente, as linhas deste hexagrama têm múltiplas representações: a 1ª é o filho mais novo ou as crianças em geral e a 3ª o primogênito ou os filhos adultos; 3ª e 5ª, dois irmãos e 2ª e 4ª, suas esposas; a 2ª, a esposa e a 4ª, a mãe; a 5ª, o esposo e 6ª, o pai; a 5ª, o dono da casa e a 6ª, o chefe da família. Esta diversidade de leituras enfatiza a diversidade de funções que podem se encontrar numa estrutura interpessoal, mas o importante é que a conduta de cada indivíduo corresponda às expectativas do resto da estrutura.
É demonstrativo do pragmatismo típico da cultura chinesa o fato de que, junto com a identificação da família como o núcleo fundamental da sociedade, a mãe seja apresentada como contida no seu avanço por problemas menores (vide a 2ª linha na cozinha) e que o pai seja colocado como não possuindo realmente a autoridade que se supõe deveria ter dentro da família (vide a 5ª linha que parece um rei).
Em geral podemos dizer que:
- H376 Representa o patriarca que, já sem mando direto sobre a família, ainda se impõe pela força da sua personalidade.
- H375 Representa o pai ao redor de quem a família gira e se orienta.
- H374 Representa o momento onde as energias geradoras frutificam, gerando riquezas para todos os membros da família.
- H373 Representa um momento onde atitudes erradas minam as bases sobre as quais se apoia a estrutura da família, ou seja, um pai autoritário demais ou uma mãe superficial demais.
- H372 Representa a mãe que mantém o fogo do lar acesso.
- H371 Representa um momento onde a colocação de normas, regras e objetivos claros orienta a atividade de toda a família.
LINHAS
H371 => H531 Desenvolvendo-se gradualmente
閑 有 家 , 悔 亡 。
Protegendo a família o remorso desaparece. 10
閑 有 家 , 志 未 變 也 。
Protege a família porque suas intenções não mudam!
Yang em posição yang inicial, em vizinhança com a mãe da 2ª e correspondência com a frutífera 4ª, esta linha tem muita energia e se constitui no alicerce sobre o qual a família é estruturada. O começo do desenvolvimento (H53) se dá com o estabelecimento de normas claras que governem as relações entre os membros. Ou seja, que a família tenha normas significa que os direitos e obrigações que fazem que o pai seja pai e o filho, filho, assim como os planos e objetivos do grupo, estejam enunciados nitidamente e sejam conhecidos por todos.
Estas normas ensinam a família a prevenir-se contra situações que possam alterar o equilíbrio interno e devem ser aplicadas com determinação o mais cedo possível, o que pode gerar eventuais remorsos, já que “o rigor com o pequeno filho gera comentários, mas não é um erro” (H531).
H372 => H092 Contido pelo pequeno
無 攸 遂 , 在 中 饋 , 貞 吉 。
Avançando não relaxa, porque está no meio da comida. Insistir é benéfico. 11
六 二 之 吉 , 順 以 巽 也 。
O benefício do seis na segunda posição vem de se conformar com o Vento!
Yin em posição yin central, em vizinhança com a infantil 1ª e com a errada 3ª, e em correspondência com o pai da 5ª, esta linha não tem muita energia, mas, pela sua condição de central, representa a mãe da família e é uma das regentes do hexagrama. Assim como a chama provoca o vento, este aviva o fogo, enfatizado assim o relacionamento, ou melhor, a vinculação mútua, entre a 2ª e a 5ª, entre a regente interior e o regente exterior, entre a esposa e o esposo, entre o princípio feminino e o masculino.
A mulher está apresentada como o centro da vida familiar, mas ocupada com atividades aparentemente pequenas (H09) que lhe impedem avançar e às quais “retorna arrastada” (H092) como, por exemplo, ocupar-se da alimentação da família. A sabedoria desta linha se manifesta na sua aceitação do papel a ela atribuído, muito mais importante do que pode parecer à primeira vista.
É óbvio que o significado desta linha não deve ser entendido literalmente. Quando a situação consultada corresponda a, por exemplo, uma organização empresarial, o sujeito desta linha poderia ser um chefe subalterno que deva se ocupar da manutenção dos equipamentos que mantêm a empresa em funcionamento.
H373 => H423 Aumentando as responsabilidades
家 人 嗃 嗃 , 悔 厲 吉 ﹔ 婦 子 嘻 嘻 , 終 吝 。
Se a família for tratada severamente, há benefícios apesar do rigor e do remorso; mas, se a mulher e a criança rirem muito, acabam envergonhados. 12
家 人 嗃 嗃 , 未 失 也 ﹔ 婦 子 嘻 嘻 , 失 家 節 也 。
Se a família for tratada severamente ainda nada se perdeu; mas, se a mulher e a criança rirem muito, a família perde a integridade moral! 13
Yang em posição yang, vizinha da mãe da 2ª e da frutífera 4ª e sem correspondência, esta linha tem muita energia, que, convenientemente canalizada, pode ajudá-la num momento em que suas responsabilidades aumentam muito (H42), já que ela, infelizmente, acaba envolvida em “assuntos trabalhosos” (H423), como seriam a manutenção da disciplina familiar.
Esta linha mostra o que acontece dentro da família quando se cede a impulsos e emoções. Quando há motivos de tristeza, inclusive quando se lhes acrescenta uma disciplina rígida, nada está perdido para a família como um todo, porque certamente os momentos tristes serão inevitavelmente superados. Mas, por outro lado, quando há divertimento demais a família perde integridade moral, sua disciplina se relaxa e o infortúnio chega inevitavelmente. 14
H374 => H134 Integrando pessoas com suavidade
富 家 , 大 吉 。
Família rica, grande benefício.
富 家 大 吉 , 順 在 位 也 。
Família rica, grande benefício porque está de acordo com o lugar que ocupa!
Yin em posição yin, em correspondência com a infantil 1ª e vizinhança com a errada 3ª e o pai da 5ª, esta linha representa um ministro que tem pouca energia própria (“chega a subir na muralha, mas não é capaz de atacar”, diz H134), mas é um bom administrador. A linha compensa sua deficiência integrando-se com as outras pessoas (H13), ou seja, com os outros membros da família, e resulta capaz de agrupá-los, não pela sua autoridade mas pelos interesses comuns.
H375 => H225 Enfeitando com requinte
王 假 有 家 , 勿 恤 吉 。
Como se fosse o rei da família, não fique ansioso, é benéfico. 15
王 假 有 家 , 交 相 愛 也 。
Como se fosse o rei da família significa que se ligam uns aos outros pelo amor!
Yang em posição yang central, em vizinhança com a frutífera 4ª e correspondência com a mãe da 2ª, esta linha representa um enérgico pai de família. O texto nos diz que o pai é “como se fosse um rei”, já que sua autoridade se origina da necessidade de alguém assumir esse papel central porque “quando o pai é pai, [...] a correção da família determina tudo o que está embaixo do Céu”, como diz a Explicação do Julgamento. Esse poder lhe é atribuído pelos outros integrantes da família, que o aceitam como necessário, mas não esconde o fato de que a verdadeira ligação entre seus membros é o amor mútuo e não essa autoridade. O fato de esta linha virar para H22 mostra que sua função é mais um enfeite do que um cargo efetivo. Assim, essa visão desautoriza despotismo e autoritarismo gratuito.
Para o pai, esse papel lhe provoca certo desassossego porque avalia seu desempenho nessa função como “um pacote de lenha amarrado com seda, pequeno e modesto, que o envergonha” (H225), mas o texto o insta a não ficar ansioso com a responsabilidade a ele atribuída, já que os benefícios seguem naturalmente, e sem esforços, a uma família bem estruturada.
H376 => H636 Após ter atravessado
有 孚 威 如 , 終 吉 。
Inspirar confiança porque parece ter autoridade acaba sendo benéfico. 16
威 如 之 吉 , 反 身 之 謂 也 。
O benefício de parecer ter autoridade decorre de refletir sobre si mesmo! 17
Yang na posição yin do topo, sem vizinhança nem correspondência, esta linha tem energia, mas está um pouco à toa, fato agravado por estar no topo do trigrama vento. Ela representa a um avô sábio que, após ter atravessado (H63) grande parte da sua vida, ainda possui uma autoridade que inspira confiança no resto da família. É importante destacar que sua ascendência é decorrente da sua sabedoria e capacidade de autotransformação 18, devendo evitar, porém, exercer verdadeiramente a autoridade, sendo “prudente” e não “molhando sua cabeça” (H636), ou seja, não se expondo a conflitos.
Esta linha yang em posição yin é a que diferencia este hexagrama do H63, Após ter atravessado, onde todas as linhas ocupam um lugar correto, carregando, portanto, a ideia de um equilíbrio pouco produtivo. O Yi Jing mostra que a família é uma situação quase perfeita, sendo esse ‘quase’ o que lhe outorga seu ‘charme’ e seu potencial criativo. Podemos dizer que a 6ª linha harmoniza o conjunto, como contraposição a equilibrá-lo.
NOTAS
- ↑ 嚴 yán: “Dominante, estrita, severa, inspirador de medo; avisar, admoestar”. // 焉 yän: “Partícula interrogativa; nesse caso, aí, então”.
- ↑ 定 dìng: “Estabelecer, decidir, estipular, determinar, fixar; estabilizar, colocar sob controle; lei, regra”.
- ↑ 知 zhï: “Conhecer, realizar (saber fazer), entender; apreciar, distinguir”. // 雄 xióng: “Sexo masculino (especialmente em animais)”. // 守 shôu: “Manter, preservar; guardar, proteger, defender”. // 雌 cí: “Sexo feminino (especialmente em animais)” // 谿 xi: “Um córrego num vale”.
- ↑ 自 zì: “Por si mesmo, automaticamente, naturalmente; vir de”.
- ↑ 薺 jì: “Ajustar-se, alinhar-se, ordenar-se, igualar-se”. // 潔 jié: “Puro, claro, limpo; correto”.
- ↑ O que remete ao conceito confuciano de “retificação dos nomes”, que pode ser formulado como: “cada pessoa deve fazer jus ao nome da função que ocupa”. Assim, o imperador deve efetivamente implementar aquelas características que são atribuídas a um imperador, um ministro deve fazer tudo aquilo que se espera de um ministro, um pai deve assumir todas as responsabilidades e obrigações próprias de um pai.
- ↑ Podemos ver aqui um ideal aplicado a toda família humana: “quando um budista é budista; um cristão, cristão; um judeu, judeu; um muçulmano, muçulmano; ...; então a humanidade está no caminho correto”. Quando um não trata de se impor ao outro, ou se achar superior; quando um respeita os posicionamentos do outro, então o mundo se organiza e se estrutura eficientemente.
- ↑ O Dao De Jing diz no cap. LII: “O começo do Universo é a mãe de todas as coisas”, ou no cap. XXV, quando explica o que é o Dao: “Alguma coisa formada misteriosamente, nascida antes do que o céu e a terra. Solitária e imutável no silêncio e no vazio, sempre presente e em movimento. Possivelmente é a mãe de todas as coisas manifestas. Não conheço seu nome, a chamo ‘Dao’.”
- ↑ Lembra o ditado “Atrás de cada grande homem tem uma grande mulher”.
- ↑ 閑 xián 169-04 W119K: uma porta 門 bloqueada por uma madeira 木 : “Trava de porta, degrau de madeira; relaxamento, quietude; aprender”.
- ↑ 攸 yöu: “Local; relaxado, confortável”. // 遂 suí: “Cumprir com, seguir; avançar, prolongar; completar, atingir”. // 饋 kuì: “Comida, oferecer comida, um presente”.
- ↑ 嗃 hè 030-10 Couvreur, pág.148: “Tom de voz severo ou cruel”. // 嘻 xï 030-12 Couvreur, pág.152: “Som de riso”.
- ↑ 節 jié: “Nó de bambu; até um certo nível, moderação, controle, restrição, não excessivo; integridade, honestidade, pureza, fidelidade, honra; conduta apropriada”.
- ↑ Esta ideia de que “chorar é melhor do que rir” aparece de várias formas em todas as culturas. Um exemplo acontece num templo, seja igreja cristã, sinagoga judia ou mesquita muçulmana, onde é permitido chorar, mas não é adequado rir.
- ↑ 假 jia: “Provisório, hipótese; emprestar; metáfora; temporário; alcançar, chegar”.
- ↑ 威 wëi: “Poder, autoridade, influência; severo, majestático; pompa, temor”.
- ↑ 反 fân: “Retornar, reverter; refletir; revirar, retirar; rebelar; contrário, em lugar de”. // 身 shën: “O corpo; pessoalmente; eu”. // 謂 wèi: “Dizer, falar, contar, relatar, explicar; referir-se a; chamar, ser chamado; se diz que, se pensa que”.
- ↑ “Entre aquele que num combate derrota a um milhão de homens e quem vence a um só, a si mesmo, este último obteve uma maior vitória”. Dhammapada, VIII, 103.