H34 Fortalecendo o grande

大 壯
  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 34

TEXTOS GERAIS

NOME

大 壯 FORTALECENDO O GRANDE

, 037-00: “Grande, vasto, alto, extenso; nobre; muito, engrandecer”.

zhuàng, 033-04 W127B, formado, à direita, pelo radical 士 shì (um erudito que sabe contar de 一, um, até 十, dez), e à esquerda pelo fonema 爿 qiáng, que representa uma árvore cortada ao meio, uma tora. O conjunto indica algo forte e resistente e significa: “Um homem grande, virilidade; grande, forte, poderoso”.

Como as duas palavras são adjetivos, o nome pode ser lido tanto como ‘a grande força’ quanto como ‘a força do grande’. A escolha por ‘Fortalecendo o grande’ decorre de o sujeito do hexagrama ser as quatro linhas yang que estão ascendendo, reforçado pela Explicação do Julgamento que diz: “Aquilo que é grande, é forte”.

No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem praticamente o mesmo nome: 泰 壯, onde 泰 tài: 085-05, significa “Grande; calmo, quieto, pausado; orgulhoso, pomposo, arrogante; extremo, extremamente; passar através”. Couvreur: “Grande, abundante, próspero, amplo; pacífico, contente, que dá com abundância; demais, no grau máximo; excessivo, pródigo, orgulhoso; comunicar”.

PALAVRAS-CHAVE

FORTALECER:
Reforçar: consolidar, corroborar, esforçar, fortificar, intensificar, potencializar, revigorar, robustecer, substanciar, tonificar.
Estimular:
acelerar, acender, acicatar, acirrar, acordar, agilizar, agitar, aguçar, aguilhoar, alentar, alvoroçar, animar, aquecer, assanhar, atiçar, ativar, avivar, compelir, concitar, despertar, encorajar, entusiasmar, esquentar, exacerbar, excitar, exortar, fomentar, impelir, impulsionar, incentivar, incitar, induzir, inflamar, instar, instigar, mexer, mover, provocar, puxar, reanimar, reavivar, refrescar, renovar, sacudir, vivificar.
GRANDE:
Alentado, avultado, considerável, farto, grosso, importante, valioso, volumoso. Alto, apregoado, bem-afamado, bem-conceituado, bem-visto, benemérito, bravo, brilhante, célebre, claro, conceituado, conhecido, consagrado, considerado, conspícuo, consumado, cotado, distinto, egrégio, emérito, eminente, excelente, exímio, extraordinário, famigerado, famoso, glorioso, ilustre, ínclito, nobre, nomeado, notável, preclaro, prestigiado. Altaneiro, augusto, belo, digno, esplêndido, estimado, excelso, extremado, generoso, heroico, insigne, magnífico, soberbo, sublime, sumo, superior.

OUTROS NOMES

JAVARY:
A grande força
RICCI:
Grande vigor, momento onde o princípio forte se impõe por si mesmo e triunfa sobre as dificuldades, utilizando-as
ZAFRA:
Usando o poder
JAVARY:
A Força Serena
WING:
Grande poder
REIFLER:
Grande força
DAMIAN-KNIGHT:
O Poder do Grande
SHCHUTSKII:
Grande poder
LOISI:
O poder do grande, enfrentar-se com o poder e a força
GALL:
A força
BLOFELD:
O poder dos grandes
SIU:
Grande vigor
LEGGE:
O poder do grande
DAMIAN-KNIGHT:
A iniciativa líder
CHIH-HSU:
O poder do grande
WILHELM:
O poder do grande
REVERSO:
H33 ou H34
Retirar-se do poder e da força, fugir ou Enfrentar-se com o poder e a força, comprometer-se e controlá-los

JULGAMENTO

() (zhuàng)() (zhēn)

Fortalecendo o grande é conveniente insistir.

PALAVRAS-CHAVE

CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

() (zhuàng)() (zhě) (zhuàng) ()

(gāng) () (dòng)() (zhuàng)

() (zhuàng) () (zhēn)() (zhě) (zhèng) ()

(zhèng) () (ér) (tiān) () (zhī) (qíng) () (jiàn) ()

Fortalecendo o grande: aquilo que é grande é forte!

O firme se movimenta, por isso é forte!

Fortalecendo o grande é conveniente insistir porque aquilo que é grande é correto!

Na correção e na grandeza podem ver-se as tendências inatas do Céu e da terra!

O firme se refere ao trigrama inferior Céu e o movimento é a característica do trigrama superior Trovão. O conjunto expressa uma força incontestável que, como contrapartida, deve se caracterizar pela sua ação correta, evitando desbordos que possam beirar a violência. Essa grandeza correta é a que caracteriza as ações do Céu e da Terra.

IMAGEM

(léi) (zài) (tiān) (shàng)() (zhuàng)(jūn) () () (fēi) () () ()

Acima do Céu há um trovão fortalecendo o grande.

Assim, o sábio não deve se comportar sem decoro. 1

Por grande que seja sua força, o sábio deve respeitar as regras que regulam o convívio da sociedade, evitando condutas intempestivas.

SEQUÊNCIA

() () () (zhōng) (dùn)() (shòu) (zhī) () () (zhuàng)

As coisas não podem se completar recolhendo-se, por isso agora vem fortalecendo o grande.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

() (zhuàng) () (zhǐ)(dùn) () 退(tuì) ()

Ao fortalecer o grande, este, por regra, se detém,
e, ao recolher-se num refúgio, por regra, se retira.

Temos aqui uma comparação entre os hexagramas H34 e H33. Quando o grande se fortalece ele tende a se manter numa posição de força, mas quando deve retirar-se, ainda que grande e por qualquer razão, ele não se coloca em evidência.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

É impossível ficar eternamente recolhido num refúgio, chega o momento quando cada um deve manifestar-se, fortalecendo o grande e agindo no mundo. Mas isso deve ser feito através de um progresso paulatino, a fim de evitar excessos.

Temos aqui quatro linhas yang ascendendo, numa clara demonstração do seu predomínio sobre as linhas yin, que, apesar do seu declínio, ainda estão em posição de destaque.

A imagem do hexagrama se complementa com a de um trovão agitando o Céu e podendo, assim, interferir no seu avanço. Esta interferência pode significar uma restrição, mas também tem o potencial de acumular energia já que esta, de certa forma, fica controlada apesar do forte movimento ascendente do Céu (cf. H09, Contido pelo pequeno, e H26, Contido pelo grande).

Este conflito entre uma força em ascensão e as circunstâncias externas que, por um lado a limitam e, pelo outro, a reforçam, aparece representado pela relação de um bode com a cerca que o contém. O bode é um animal teimoso e agressivo que, em determinado momento, quer impor sua vontade e superar as restrições às quais se encontra submetido, mas seu porte médio o impede de pular a cerca, como faria um cavalo, ou de arremeter contra ela e destruí-la, como faria um touro. É por isso que se enrosca na cerca e deve lutar contra ela, conforme as diversas linhas o indicam.

Um importante apelo é feito neste hexagrama: o grande é verdadeiramente grande quando sabe controlar suas próprias manifestações. É por isso que a Imagem fala de “agir com decoro”: é preferível seguir as convenções ditadas pela sociedade a exercer com violência um poder natural que pode levar a um abuso. Respeitando estas condições, é conveniente insistir nos seus propósitos.

O hexagrama nuclear é H43, Afastando com determinação, indicando que no núcleo da situação se encontra a possibilidade de uma irrupção descontrolada da força. Esta irrupção poderá antecipar o momento, por outro lado inevitável, em que retorna o predomínio dos elementos escuros e fracos (momento representado pela transformação do H43 no H44).

O hexagrama antagônico é H20, Observado de longe, onde o yang toma distância para observar de longe a situação, ao mesmo tempo em que é observado pelos outros participantes da mesma. No H34, pelo contrário, o yang está com suas forças otimizadas e deve, portanto, envolver-se na situação e agir.

O hexagrama oposto é H33, Recolhendo-se num refúgio. Isso nos mostra que avançar com força ou retirar-se de forma controlada são dois aspectos complementares de uma mesma situação. Elas representam momentos diferentes de um único processo.

  • H346 Deve confiar que haverá uma saída ao impasse no qual se encontra.
  • H345 Deve “sumir em silêncio” sem aparecer.
  • H344 Com modéstia e ajuda externa consegue o que quer.
  • H343 Utiliza a força para conseguir o que quer e acaba se prejudicando.
  • H342 Duvida em obter o que quer.
  • H341 Impulsivo, quer se adiantar às circunstâncias e se dá mal.

LINHAS

H341=>H321 Navegando na tormenta

  1. (zhuàng) () (zhǐ)(zhēng) (xiōng)(yǒu) ()

    Fortalecendo os dedos do pé, avançar decididamente é prejudicial porque se confia. 2

  2. (zhuàng) () (zhǐ)() () (qióng) ()

    Fortalece os dedos do pé, mas sua confiança o esgota! 3

Yang na posição yang inicial, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha confia demais nas suas forças e quer empregá-las para desalojar decisivamente as linhas yin. Por isso, quer avançar dando pulos por sobre as outras linhas yang (os dedos do pé fornecem o impulso necessário para pular), como se fosse um bode que quer pular por sobre a cerca que o contém. Infelizmente, seu avanço vai jogá-lo no meio de uma tormenta (H32) na qual, inevitavelmente, afundará (H321).

H342=>H552 Lidando com a abundância

  1. (zhēn) ()

    Insistir é benéfico. 4

  2. (jiǔ) (èr) (zhēn) ()() (zhōng) ()

    Para o nove na segunda insistir é benéfico, porque é central!

Yang em posição yin central, em correspondência com a discreta 5ª e sem vizinhanças, esta linha tem muita energia para sua posição, mas, ao mesmo tempo, receia mostrar sua força porque sofre de uma crise de confiança decorrente dos íntimos contatos com o yin que está prestes a ser desalojado: ela ocupa uma posição yin e seu único relacionamento é a correspondência com a 5ª yin. Assim, ela não enxerga adequadamente sua função yang, pois “suas cortinas são abundantes”, e “avançar lhe gera dúvidas e sofrimento” (H552). É como se ela tomasse as dores das retirantes linhas yin, resistindo ao declínio (H55), mas, “no caso de ter confiança há benefícios” (H552), já que conseguirá, finalmente, atuar em sincronia com as outras linhas yang.

H343=>H543 Comprometendo-se precipitadamente

  1. (xiǎo) (rén) (yòng) (zhuàng)(jūn) () (yòng) (wǎng)(zhēn) ()() (yáng) (chù) (fān)(léi) () (jiǎo)

    O homem inferior utiliza a força, mas o sábio não deve usá-la. Insistir [exige] prudência, porque um bode que arremete contra uma cerca enfraquece seus chifres. 5

  2. (xiǎo) (rén) (yòng) (zhuàng)(jūn) () (wǎng) ()

    O homem inferior utiliza a força, mas o sábio não o deve!

Yang em posição yang, em correspondência com a confiante 6ª e sem vizinhanças, esta linha tem um excesso de energia que deve ser administrado com muito cuidado. Um homem inferior, cedendo a sua impulsividade (H54), vai se achar capaz de arremeter contra a cerca como se fosse um touro, e acabará quebrando seus chifres.

Ele deve retardar um compromisso precipitado (H54) porque, caso contrário, se comprometerá numa posição secundária por ser “escravo” de suas paixões e o máximo que conseguirá é o papel de “concubina” (H543). 6

Nessa situação o sábio, por sua vez, observando as dificuldades da 6ª linha, compreende as circunstâncias nas quais se encontra e não cede à compulsão de agir abruptamente.

H344=>H114 Fluindo harmonicamente

  1. (zhēn) () (huǐ) (wáng)(fān) (jué) () (léi)(zhuàng) () () 輿() (zhī) ()

    Insistir é benéfico, o remorso desaparece. A cerca se abre sem enfraquecer, com a força de uma grande carruagem. 7

  2. (fān) (jué) () (léi)(shàng) (wǎng) ()

    A cerca se abre sem enfraquecer, por isso avançar, ainda que desordenadamente, é meritório! 8

Yang em posição yin, sem correspondência, mas em vizinhança com a discreta 5ª, esta linha representa o limite entre as linhas yang que avançam e as linhas yin que retrocedem. Ela sabe que não deve agir sozinha e recorre à ajuda “dos seus vizinhos” (H114), ou seja, as três linhas do trigrama inferior. Em um esforço conjunto, que funciona como uma “grande carruagem”, as linhas yang conseguem derrubar a cerca sem que essa ação as enfraqueça. Graças a essa ajuda a 4ª linha supera suas limitações e “vai e vem” (H114) facilmente por sobre a cerca.

Sua ação clara, “sem abusar da confiança dos seus vizinhos” (H114), e sua modéstia, própria de um ministro forte que permanece leal ao seu soberano apesar de este ser fraco, convertem esta linha na regente do hexagrama. Ela consegue agir com força, mas com decoro, fluindo harmonicamente (H11) para enfrentar assim suas responsabilidades.

H345=>H435 Afastando com determinação

  1. (sàng) (yáng) () ()() (huǐ)

    A ovelha some com facilidade, nenhum remorso. 9

  2. (sàng) (yáng) () ()(wèi) () (dang) ()

    A ovelha some com facilidade, mas sua posição não é merecida!

Yin em posição yang central, em correspondência com a titubeante 2ª e vizinhança com a ponderada 4ª, esta linha representa um soberano fraco que deve se retirar perante seus súditos, mais fortes do que ele. Ela é fraca (por isso a imagem da ovelha em lugar de um bode), mas sua flexibilidade e sua aceitação da situação em que se encontra a levam, aparentemente, a superar com facilidade suas dificuldades. Isso é perigoso porque essa própria facilidade pode confundi-la e levá-la a agir com excesso de energia (H43) pensando que “as ervas daninhas são muito deficientes” (H435), coisa que pode não ser assim.

H346=>H146 Manifestando-se com grandeza

  1. () (yáng) (chù) (fān)() (néng) 退(tuì)() (néng) (suì)() (yōu) ()(jiān) () ()

    O bode arremete contra a cerca, mas não pode nem se retirar nem continuar, nenhum lugar é conveniente, há dificuldades seguidas de benefícios. 10

  2. () (néng) 退(tuì)() (néng) (suì)() (xiáng) ()

    (jiān) () ()(jiù) () (cháng) ()

    Não pode se retirar nem continuar porque não é afortunado.

    Tem dificuldades seguidas de benefícios porque seu erro não perdura! 11

Yin em posição yin, em correspondência com a precipitada 3ª e sem vizinhanças, esta linha está sendo empurrada pelas circunstâncias a uma situação incerta. Ela quer fugir do avanço das linhas luminosas e, como primeira reação, investe contra a cerca como se fosse um touro, mas acaba com os chifres travados nos espinhos. Esta difícil situação não parece apresentar saída, contudo sua flexibilidade e sabedoria acabam apontando para uma: manifestar grandeza (H14) e se deixar “ajudar espontaneamente pelo Céu” (H146). Assim, o erro desaparece e os benefícios acabam chegando.

NOTAS

  1. fëi: “Não, sem; negar, opor”. // 禮 : “Rito, etiqueta; ação correta”. // 勿 : “Não pode ou não deve; proibido”. // 履 : “Andar, caminhar; fazer, agir”.
  2. zhî: “Perna, pé; dedos”. // 孚 : “Confiança”.
  3. qióng: “Esgotar, empobrecer; sofrer; terminar”. Formado por: 躬 göng, prostrar o corpo, num 穴 xué, buraco.
  4. Os textos desta linha são particularmente lacônicos, já que não fornecem nada mais do que indicações gerais. Isto não acontece somente com o texto recebido, mas a mesma situação já se apresenta no manuscrito de Mawangdui. Por essa razão os comentaristas falam pouco mais do que generalidades. Para resolver essa dificuldade recorreremos aos textos da linha derivada.
  5. wâng: “Rede, armadilha; nada, aquilo que não deve ser feito”. // 羝 : “Carneiro”. // 羊 yáng: “Ovelha”. // 觸 chù: “Arremeter, cornear”. // 藩 fán: “Cerca de bambu; borda”. // 羸 léi: “Emagrecer; enfraquecer, gastar”. // 角 jiâo: “Chifres”.
  6. Esta linha lembra a expressão brasileira ‘cabra-macho’: um valentão que recorre à força de forma gratuita.
  7. jué: “Decidir; cortar, abrir, dividir”. // 輿 : “Uma carruagem, um palanquim”. // 輹 : “Os suportes do eixo de uma carruagem”.
  8. shàng: “É mais, como esperado; acumular; valorar, estimar; elevado”.
  9. säng: “Ritos funerais; morrer, desaparecer, perder”.
  10. néng: “Ser capaz, poder”. // 退 tuì: “Retirar, ceder”. // 遂 suì: “Seguir, avançar”. // 艱 jiän: “Difícil; sofrer; dor”. // 則 : “Regra, lei; então, portanto, em consequência, em seguida”.
  11. xiáng: “Felicidade, bênção, sorte”.