H28 Excedendo-se sendo grande
TEXTOS GERAIS
NOME
大 過 EXCEDENDO-SE SENDO GRANDE
大 dà: “Grande, vasto, alto, extenso; nobre; muito”.
過 guò 162-09: à esquerda o radical 走 zuô (simplificado), W112E: “caminhar, andar”; à direita 咼 guö, W118A, “ossos da boca deformados”. A palavra significa: “Ir além, exceder; uma falha, principalmente por excesso; errar, perder o rumo; ir além dos limites normais ou apropriados”.
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- EXCEDER:
- “Ser superior a ou ultrapassar em valor, peso, extensão etc.; ir além do que é justo, natural, conveniente”. Abundar, exuberar, redundar, sobrar, superabundar, transbordar; desbordar, extrapolar, exceder, superar, ultrapassar.
- GRANDE:
- Admirável, augusto, esplêndido, fabuloso, gigantesco, heroico, imponente, magnífico, majestoso, monumental, nobre, pujante, soberbo, sublime, surpreendente; afamado, apregoado, bem-conceituado, bem-visto, benemérito, bravo, brilhante, célebre, claro, conceituado, conhecido, consagrado, considerado, conspícuo, consumado, cotado, distinto, egrégio, emérito, eminente, excelente, exímio, extraordinário, falado, famigerado, famoso, glorioso, ilustre, nomeado, notável, preclaro, prestante, prestigiado.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Grande excesso
- RICCI:
- Excesso, momento no qual uma grande força supera os obstáculos para conseguir seu alvo
- ZAFRA:
- Ultrapassando os limites
- JAVARY:
- Passar dos Limites
- WING:
- Massa crítica (Preponderância do Grande)
- REIFLER:
- Grandeza em excesso
- DAMIAN-KNIGHT:
- A Preponderância do grande
- SHCHUTSKII:
- Superdesenvolvimento do grande
- LOISI:
- O sobrepeso, o excepcional, o excedente
- GALL:
- O excesso
- BLOFELD:
- Excesso
- SIU:
- Grandes ganhos
- LEGGE:
- Excesso
- DAMIAN-KNIGHT:
- Sob pressão
- CHIH-HSU:
- A passagem da grandeza
- WILHELM:
- Preponderância do grande
- REVERSO:
- H27 ou H28
Alimentar-se e nutrir-se ou Tomar consciência do sobrepeso, do excepcional e do excedente
JULGAMENTO
大 過 : 棟 橈 , 利 有 攸 往 , 亨 。
Excedendo-se sendo grande: quando a trave se entorta é conveniente ter aonde ir, ainda que desordenadamente; influência. 1
PALAVRAS-CHAVE
- TRAVE:
- “Grande tronco ou madeiro retilíneo, grosso e comprido, usado para sustentar partes elevadas de uma construção; pedaço de madeira ou de outro material que serve de apoio ou reforço a uma estrutura”.
- ENTORTAR:
- “Fazer sair ou sair do eixo, curvar (alguém, algo) ou curvar-se; arquear(-se), vergar(-se), encurvar(-se); afastar(-se), desviar(-se) do bom caminho; perder(-se), arruinar(-se); causar transtorno, prejuízo a; embaraçar, enviesar, transtornar”.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- TER AONDE IR:
- Alvo, cometimento, desígnio, destino, determinação, disposição, escopo, fim, finalidade, intenção, intento, intuito, mira, objetivo, objeto, plano, projeto, vista, vontade.
- INFLUIR:
- Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
Temos aqui uma conjuntura na qual se acumulam situações pesadas, difíceis de lidar e que parecem chegar a um limite insustentável. Nesse caso é conveniente ter um plano alternativo para escapar do perigo praticamente inevitável e esquivar-se de desabar com toda a estrutura, já que quando uma trave quebra as paredes se desmoronam com ela.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
大 過 , 大 者 過 也 。
棟 橈 , 本 末 弱 也 。
剛 過 而 中 , 巽 而 說 行 , 利 有 攸 往 , 乃 亨 。
大 過 之 時 義 大 矣 哉 !
Excedendo-se sendo grande: aquilo que é grande se excede!
A trave se entorta porque a base e o topo são fracos! 2
O firme se excede apesar de ser central; agindo com suavidade e alegria resulta conveniente ter aonde ir, ainda que desordenadamente, por isso influencia! 3
O momento de exceder-se sendo grande tem um sentido extremamente grande, não é verdade?
A Explicação nos sugere uma forma de proceder nas épocas nas quais as tensões vão se avolumando: agir com suavidade e alegria no sentido de descarregá-las pouco a pouco. Também podemos observar, a partir das características dos trigramas constituintes, vento e névoa, que o acumulo de tensões se produz ‘na surdina’, sem ser muito visível... até ser demasiado tarde.
Devemos destacar que o excesso não é só de elementos vinculados diretamente ao yang: o excesso de tudo aquilo que é grande é o que deve ser evitado. Neste hexagrama as linhas yin, principalmente a 6ª, também tendem a se exceder ao tentar segurar o peso da trave.
IMAGEM
澤 滅 木 , 大 過 ﹔ 君 子 以 獨 立 不 懼 , 遯 世 無 悶 。
O nível do Lago sobe em excesso e cobre a copa das árvores. Mas, ainda que perigosa, esta situação tende a ser passageira, daí o apelo ao sábio para manter-se erguido como as árvores, que não são derrubadas pela água que as cobre. Em momentos de grande pressão interior pode ser necessário certo afastamento do mundo a fim de descarregar as tensões resultantes.
SEQUÊNCIA
不 養 則 不 可 動 , 故 受 之 以 大 過 。
Sem nutrir-se adequadamente não é possível movimentar-se, por isso agora vem excedendo-se sendo grande.
Quando as tarefas a ser enfrentadas são muito pesadas, é necessário assegurar uma adequada nutrição para evitar que os problemas provoquem um colapso das nossas energias.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
頤 養 正 也 。 大 過 顛 也 。
Nutrir-se adequadamente é alimentar o correto!
Exceder-se sendo grande é desabar! 6
O texto nos alerta a não confiarmos simplesmente por estarmos trilhando o caminho correto: qualquer excesso nele pode significar a nossa queda.
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Uma nutrição adequada é um pré-requisito necessário para enfrentar tarefas difíceis. Agir de outra forma representa um pouco de soberba e leva a exceder-se, ainda que sendo grande e, com isso, ao risco de acabar tendo que treinar no abismo.
O sentido deste hexagrama se deduz da sua própria forma: as quatro linhas yang representam uma carga excessiva para as fracas linhas yin dos extremos. Os trigramas nos trazem uma visão complementar, as águas do Lago, excedendo seus limites, sobem por cima das árvores (trigrama inferior Madeira).
O Yi Jing nos alerta que todo excesso é intrinsecamente perigoso já que carrega sua própria destruição. O texto dos Hexagramas Misturados diz: “Exceder-se sendo grande é o mesmo que desabar”. Noutras palavras, nada que se exceda, por valioso que seja, consegue se segurar por muito tempo e acaba ruindo, porque representa um esforço excessivo para os suportes nos quais se sustenta.
O ponto importante que devemos aprender com este hexagrama é o da necessidade de descarregar as tensões à medida que se acumulem, a fim de evitar a aparição do excesso que leva ao estresse, ao desgaste, ao abatimento.
O hexagrama nuclear é H01, A iniciativa, enfatizando o excesso de yang e a vontade de agir, ainda que irrefletidamente, que se manifesta no hexagrama H28.
O hexagrama antagônico é H27, Nutrindo-se adequadamente, que fala daquilo que incorporamos em nós, por exemplo, alimentos, o que representa, noutras palavras, uma tendência a introduzir, enquanto H28 nos fala da eliminação de excessos, ou seja, uma tendência a expelir.
Por ser simétrico este hexagrama não tem um hexagrama oposto, o que indica que, no seu excesso, o yang não admite um ponto de vista alternativo à sua própria grandeza ou, noutras palavras, quando algo se nos impõe com muito peso nos resulta difícil enxergar alternativas a ele.
- H286 Tenta segurar mais peso do que é capaz de aguentar.
- H285 Não consegue descarregar o excesso por muito tempo.
- H284 Descarrega o excesso ao se reavaliar.
- H283 Não consegue eliminar o excesso, correndo grandes riscos.
- H282 Descarrega o excesso em novos caminhos.
- H281 Cuida de não segurar mais peso do que consegue.
Este hexagrama permite avaliar o efeito da combinação entre o caráter das linhas e o da sua posição. Como se refere ao excesso do yang, linhas yang em posição yang são inadequadas por representar um aumento desse excesso, enquanto as linhas yang em posição yin não carregam tanto excesso e têm, portanto, um prognóstico mais favorável. A tabela seguinte resume este ponto:
Linha | Tipo | Posição | Centralidade | |
---|---|---|---|---|
Melhor | 2ª | yang | yin | central |
4ª | yang | yin | não central | |
5ª | yang | yang | central | |
Pior | 3ª | yang | yang | não central |
LINHAS
H281 => H431 Afastando com determinação
藉 用 白 茅 , 無 咎 。
Deita em juncos brancos, nenhum erro. 7
藉 用 白 茅 , 柔 在 下 也 。
Deita em juncos brancos porque o maleável está embaixo!
Yin em posição yang, em correspondência com a autossuficiente 4ª e vizinhança com a adequada 2ª, esta linha tem na sua modéstia e flexibilidade a garantia de sucesso, já que representa alguém que se conforma com uma humilde cama de juncos limpos. Ela deve observar com cuidado tanto a si mesma quanto as tarefas a realizar, a fim de verificar sua capacidade de implementá-las sem se exceder, seguindo assim o conselho de H431: "avançar sem conquistar envergonha". Esta linha não pode pretender segurar o peso da trave, mas cuida de apoiá-la no chão (estendendo juncos por baixo, como quem coloca um pano embaixo de um piano para deslocá-lo com maior facilidade). Com relação a possíveis excessos, podemos dizer que a prudência desta linha lhe permite evitá-los, o que resulta elogiável.
H282 => H312 Estimulando-se mutuamente
枯 楊 生 稊 , 老 夫 得 其 女 妻 , 無 不 利 。
Num álamo seco nasce um broto novo, um esposo idoso consegue uma esposa jovem, nada que não seja conveniente. 8
老 夫 女 妻 , 過 以 相 與 也 。
O esposo idoso e a esposa jovem [representam] excessos e por isso se associam mutuamente! 9
Yang em posição yin central, sem correspondência e com vizinhança com a modesta 1ª, esta linha tem menos excesso de energia do que a 3ª ou a 5ª linhas. Ela se relaciona com a 1ª, que representa a jovem esposa que possui um excesso de imaturidade. Por outro lado, há um excesso de yang num homem idoso ainda em condições de se casar. Ele encontra o veículo adequado para descarregar esse excesso ao se deixar influenciar pela sua jovem esposa, formando uma família e tendo filhos para educar, mas deve seguir o conselho de H312: "aceitar” sua situação “assentando-se” e, considerando suas limitações, evitar agir de forma impetuosa.
Quando algo é muito velho, seca, quando algo é muito novo, é imaturo. Associando-se dão vida nova um ao outro ao se estimularem mutuamente (H31), compensando os excessos de cada parte.
H283 => H473 Oprimido pela conjuntura
棟 橈 , 凶 。
A trave se entorta, prejuízo.
棟 橈 之 凶 , 不 可 以 有 輔 也 。
O prejuízo de a trave se entortar se origina em não conseguir ter um suporte! 10
Yang em posição yang, em correspondência com a sobrecarregada 6ª e sem vizinhanças, esta linha tem um grande excesso de energia, o que, por estar ela longe da 1ª e da 6ª, que são as que oferecem algum suporte nesta situação, a conduz ao desabamento. Ela, oprimida pela conjuntura (H47), deve tentar se segurar na sua posição, ainda que "aferrando-se a arbustos espinhosos" como diz H473, a fim de evitar que a situação piore ainda mais.
H284 => H484 Doando como um poço
棟 隆 , 吉 ﹔ 有 它 吝 。
A trave se mantém alta, o que é benéfico, mas atender o outro envergonha. 11
棟 隆 之 吉 , 不 橈 乎 下 也 。
O benefício de a trave se manter no alto se origina em não ceder ao de baixo! 12
Yang em posição yin, em correspondência com a modesta 1ª, que não pode ajudá-la muito, e sem vizinhanças, esta linha não tem tanto excesso quanto as 3ª ou 5ª, mas está longe dos suportes da 1ª e da 6ª e deve limitar-se a cuidar de si mesma se quiser eliminar o excesso e se segurar na sua posição. O sujeito desta linha deve se dedicar a reparar o poço de onde extrai seu alimento, colocando tijolos para evitar que desmorone (H484) e, por falta de recursos, deve resistir à tentação de envolver outras pessoas na situação: ela não pode dar nada aos outros, já que qualquer desvio de atenção vai lhe trazer problemas. Esta atitude, que pode ser lida como egoísta, não é necessariamente perniciosa, pois existem momentos onde priorizar a atenção para si mesmo é a conduta adequada como, por exemplo, no anúncio padrão em todo voo: "ao se despressurizar a cabine, coloque a máscara de oxigênio primeiro em você e depois na criança que estiver ao seu lado".
H285 => H325 Navegando na tormenta
枯 楊 生 華 , 老 婦 得 士 夫 , 無 咎 無 譽 。
Num álamo seco nasce uma flor, uma esposa velha encontra um esposo jovem, nenhum erro, nada para elogiar. 13
枯 楊 生 華 , 何 可 久 也 。 老 婦 士 夫 , 亦 可 丑 也 。
Num álamo seco nasce uma flor, como ela poderia durar?
Que uma esposa velha encontre um esposo jovem certamente envergonha! 14
Yang em posição yang central, sem correspondência e em vizinhança ilegítima com a sobrecarregada 6ª, esta linha tem energia em excesso. Representa um imperador que, navegando na tormenta (H32) e submetido a fortes tensões, procura se aproveitar da proximidade do suporte da viga para se segurar na sua posição.
Sua colocação central lhe permite canalizar esse excedente, mas esta situação não pode, igual a uma flor, durar muito tempo, já que está implícito neste hexagrama que seus extremos yin não são capazes de sustentar a viga. A liberação do excesso através daquele casamento (a 6ª linha yin representa a velha esposa) acaba por trazer vergonha, já que significa "benefícios para a esposa e prejuízos para o esposo", como diz H325.
H286 => H446 Esbarrando na tentação
過 涉 滅 頂 , 凶 , 無 咎 。
Excedendo-se ao vadear, a água lhe cobre a cabeça; prejuízos, nenhum erro. 15
過 涉 之 凶 , 不 可 咎 也 。
O prejuízo de exceder-se ao vadear não pode ser um erro!
Yin em posição yin, em correspondência com a esgotada 3ª e em vizinhança com a aproveitadora 5ª, esta linha está no topo e fica tentada (H44) a segurar sozinha todo o peso da trave. Enfrenta-se assim com uma tarefa superior a suas capacidades: ela "esbarra com seus chifres e se esgota nas alturas", como diz H446, o que efetivamente é um excesso, mas não pode ser considerado um erro, já que sua intenção é boa. Porém, infelizmente há nela um excesso de boas intenções e devemos lembrar que ‘o caminho do inferno está pavimentado delas’.
NOTAS
- ↑ 棟 dòng: “Trave, grande tronco ou madeiro grosso, usado para sustentar o sobrado ou o teto de uma construção; viga”. // 橈 ráo: “Curvar, entortar; enfraquecer”.
- ↑ 本 bên: “Raiz, origem, base”. // 末 mò: “O final de um galho; extremos, o topo de alguma coisa”. // 弱 ruò: “Fraco”.
- ↑ 而 er: “E, então, porém, não obstante, a pesar de, ao mesmo tempo”.
- ↑ 滅 mié: “Acabar, aniquilar, exterminar”.
- ↑ 獨 dú: “Só, solitário; por si mesmo”. // 立 lì: “Estabelecer, erguer firmemente”. // 懼 jù: “Estar ansioso por, ter medo de”. // 遯 dùn: “Escapar, retirar, esconder”. // 世 shì: “O mundo, uma época”. // 悶 mèn: “Agonizar, angustiar, preocupar, estar deprimido”.
- ↑ 顛 diän: “Derrubar, inverter, virar de ponta cabeça, cair”.
- ↑ 藉 jiè: “Espalhar, deitar”. // 茅 máo: “Junco, ervas”.
- ↑ 枯 kü: “Secar, decair”. // 楊 yáng: “Álamo”. // 稊 tí: “Broto novo num galho seco”. // 老 lǎo: “Homem velho (acima de 70), ancião”. // 夫 fü: “Esposo”. // 妻 qï: “Esposa”.
- ↑ 與 yû: “Compartilhar; conceder; associar”.
- ↑ 輔 fû: “Ajudar, assistir, suportar”.
- ↑ 隆 löng: “Crescer, desenvolver; alto”. // 它 tä: “Outro”; antigamente significava também “serpente, mau”. Estes dois significados levaram a diferentes interpretações deste texto: escolheram ‘outro’, Cheng Yi e Huang; e ‘mau, acidente’, Lin Zhongjun, Wilhelm, Wang Bi. Nesta tradução, a escolha por ‘outro’ está baseada no texto da Pequena Imagem, que enfatiza o risco da 4ª linha de ceder à tentação de se apoiar na 1ª, com quem tem uma relação de correspondência, a qual não funciona adequadamente neste hexagrama.
- ↑ 橈 ráo: “Curvar-se”.
- ↑ 華 hüa: “Flor, florescer; formosa”. // 譽 yù: “Elogiar”.
- ↑ 何 hé: “Como?, por que?”. // 久 jiû: “Longo tempo, durar muito tempo”. // 亦 yì: “E, também, é mais; realmente”. // 丑 chôu: “Feio, vergonhoso”.
- ↑ 涉 shè: “Cruzar, vadear”. // 滅 miè: “Acabar, destruir”. // 頂 dîng: “Cabeça, topo”.