H27 Nutrindo-se adequadamente

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 27

TEXTOS GERAIS

NOME

頤 NUTRINDO-SE ADEQUADAMENTE

181-06 W82G. Formado por 頁 ‘cabeça’ e o símbolo fonético 279, que representa uma face ou ‘bochecha’; em resumo: a cabeça de um homem com as bochechas cheias, alimentando-se. A palavra significa: “Bochecha, queixo, maxilar; cultivar, alimentar, nutrir, fornecer aquilo que seja necessário”.

O manuscrito de Mawangdui tem o mesmo nome.

PALAVRAS-CHAVE

NUTRIR:
“Prover de educação, instrução; educar, instruir; alentar, alimentar, cevar, criar, engordar, sustentar; manter-se, fazer crescer; dar alento a; fortificar, revigorar; munir, abastecer”.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Nutrir
A boca, Sustento da vida
RICCI:
Sustento da vida, momento onde a força atinge gradualmente todos os seres e os faz viver
ZAFRA:
Intercambiando informação
JAVARY:
A Manutenção da Vida
WING:
Alimentando
REIFLER:
Alimentação
DAMIAN-KNIGHT:
Sustento (Saúde)
SHCHUTSKII:
Alimentação
LOISI:
Alimentar-se
GALL:
A boca
BLOFELD:
Nutrição, Mandíbulas
SIU:
Sábio conselho
LEGGE:
Alimentando
DAMIAN-KNIGHT:
Saúde (corpo e mente)
CHIH-HSU:
Alimentando
WILHELM:
As bordas da boca (Prover alimento)
REVERSO:
H27 ou H28
Alimentar-se e nutrir-se ou Tomar consciência do sobrepeso, do excepcional e do excedente

JULGAMENTO

()(zhēn) ()(guān) ()() (qiú) (kǒu) (shí)

Nutrindo-se adequadamente, é benéfico insistir.

Observe como mastiga e como procura encher sua própria boca. 1

PALAVRAS-CHAVE

BENÉFICO:
animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir.
Teimar:
Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
MASTIGAR:
“Abocanhar, morder, mordiscar, roer; triturar os alimentos com os dentes antes de engoli-los; articular, pronunciar com pouca clareza; ponderar; pensar longamente sobre”.

O momento é favorável para continuar com nossos planos, mas se impõe um instante de observação: verificar como se processa o intercâmbio entre nossas ações e nossas circunstâncias. Devemos conferir a qualidade de aquilo que atrai nosso interesse e, ao mesmo tempo, o nível com que, perseguindo esse interesse, ajudamos aos outros.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

() (zhēn) ()(yǎng) (zhèng) () () ()

(guān) ()(guān) () (suǒ) (yǎng) ()() (qiú) (kǒu) (shí)(guān) () () (yǎng) ()

(tiān) () (yǎng) (wàn) ()(shèng) (rén) (yǎng) (xiàn)() () (wàn) (mín)

() (zhī) (shí) () () () (zāi)

Nutrindo-se adequadamente é benéfico insistir porque quando se alimenta o correto geralmente chegam os benefícios! 2

“Observar como se nutre” significa observar do que se alimenta e “como procura encher sua própria boca” significa observar como se alimenta a si mesmo! 3

Assim como o Céu e a Terra alimentam os dez mil processos, o homem sábio alimenta os que têm méritos e, por meio deles, alcança o povo todo. 4

O momento de nutrir-se adequadamente tem um sentido verdadeiramente grande, não é mesmo?!

A ideia da nutrição simboliza todo processo de amadurecimento e espiritualização. Quando, envolvidos nesse processo, reforçamos o correto e descartamos o superficial, obteremos, certamente, benefícios.

A alimentação assim compreendida tem três aspectos que devemos observar: 1º, do que nos alimentamos; 2º, a forma como nos alimentamos (somos organizados, displicentes, superficiais, etc.?) e, 3º, como retornamos aos demais os frutos dessa alimentação, já que, de nada serve crescermos espiritualmente e guardar os resultados para nós.

IMAGEM

(shān) (xià) (yǒu) (léi)()(jūn) () () (shèn) (yán) ()(jié) (yǐn) (shí)

Na base da montanha há um trovão, nutrindo-se adequadamente.

Assim, o sábio é cuidadoso com as palavras que emite e se limita na comida e bebida. 5

A Imagem destaca o controle consciente que devemos exercer sobre o processo de amadurecimento. Devemos ser ponderados e nos esforçar em regular o fluxo de informações, a fim de não nos entulharmos com elementos demais e não sobrecarregar quem ajudamos a se alimentar, oferecendo-lhe mais conhecimentos do que os que pode absorver no momento. 6

SEQUÊNCIA

() (chù) (rán) (hòu) () (yǎng)() (shòu) (zhī) () ()() (zhě) (yǎng) ()

Quando as coisas são contidas, certamente depois poderão ser alimentadas, por isso agora vem nutrindo-se adequadamente. Aquele que nutre alimenta.

Quando se produz uma acumulação de energia, da qual nos fala o H26, é possível utilizá-la para alimentar os outros, e a nós mesmos.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

() (yǎng) (zhèng) ()() (guò) (diān) ()

Nutrir-se adequadamente é alimentar o correto!

Exceder-se sendo grande é desabar! 7

O texto nos alerta a não ficarmos confiantes simplesmente por estarmos trilhando o caminho correto: qualquer excesso nele pode significar a nossa queda.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Quando a energia fica contida por algo grande e se acumula, poderemos utilizá-la em nossa evolução espiritual, nutrindo-nos com os alimentos corretos. Ou, noutra analogia, a panela de pressão, representada pelo H26, permite, no H27, a cocção dos alimentos com que nos nutrimos, mas essa panela não pode aumentar indefinidamente a pressão porque se excederá sendo grande.

Este hexagrama obtém seu significado da sua imagem total, que lembra uma boca aberta. Este significado é reforçado pelos trigramas constituintes: o superior, Montanha, representa o maxilar superior, fixo, enquanto o trigrama inferior, Trovão, representa o maxilar inferior, que se movimenta. Temos aqui então, por analogia, o tema da alimentação, seja tanto a que alimenta nosso corpo quanto a que alimenta nosso espírito por meio do conhecimento e da sabedoria. Trata, ao mesmo tempo, dos alimentos que ingerimos e das palavras que proferimos, ou seja, tanto de nosso aspecto biológico básico quanto daquilo que nos diferencia fundamentalmente dos animais.

Este hexagrama é simétrico e, por isso, ele incorpora em si as duas interpretações complementares próprias de hexagramas opostos. Neste caso temos a de alimentar e a de ser alimentado, que aparecem como dois aspectos de um mesmo processo. É muito importante lembrar isso na interpretação dos textos deste hexagrama porque eles referem-se tanto a receber quanto a dar alimento ou receber e transmitir conhecimento.

O Julgamento nos exorta a observar a qualidade daquilo que uma pessoa busca para se satisfazer. Tanto o tipo de comida que preferimos quanto os assuntos que escolhemos para nos dedicar serão indicações claras da qualidade da nossa própria pessoa. É uma generalização do ditado “diz-me com quem andas e te direi quem tu és”. O apelo é no sentido de alimentar o correto e nos desvencilhar do incorreto.

A escolha pelo correto é de grande importância porque, se nos alimentamos a nos mesmos com o correto poderemos, quando for a ocasião, alimentar corretamente os outros, iniciando assim uma corrente que abrangerá a toda a humanidade. Vemos então que o processo da alimentação não pode ser tomado à ligeira porque ele tem um longo alcance.

O hexagrama nuclear é H02, A conformidade, o que indica que no interior da situação da alimentação deve existir um sábio que, “com sua grandeza de caráter, sustenta o mundo externo”, como diz a Imagem do H02. Ao mesmo tempo se destaca a atitude de conformidade e aceitação (H02) necessária no processo de amadurecimento, já que devemos respeitar os tempos e os percalços próprios deste processo.

O hexagrama antagônico é H28, Excedendo-se sendo grande, porque, sem a contenção e os cuidados recomendados no H27, haverá um crescimento desmesurado que conduzirá a um sobrepeso que desequilibrará a situação.

Este hexagrama não tem um oposto porque ele mesmo carrega os dois significados complementares: alimentar e ser alimentado.

  • H276 É o grande sábio a quem todos respeitam.
  • H275 Em assuntos de alimentação deve seguir o sábio.
  • H274 Fica triste porque, apesar da sua vontade, não consegue se alimentar.
  • H273 Faz de conta que mastiga, mas não se alimenta.
  • H272 Mantém a boca aberta, atrapalhando o processo de alimentação.
  • H271 Não sabe se alimentar sozinha e fica invejosa do alimento das outras.

LINHAS

H271 => H231 Desgastando-se perigosamente

  1. (shě) (ěr) (ling) (guī)(guān) () (duǒ) ()(xiōng)

    Você afasta sua divina tartaruga e me observa, balançando seu queixo; prejuízo. 8

  2. (guān) () (duǒ) ()() () () (guì) ()

    Observar-me, balançando seu queixo, realmente não é bastante para ser respeitado! 9

Yang em posição yang, em correspondência com a triste 4ª e vizinhança ilegítima com a boquiaberta 2ª, esta linha tem, potencialmente, muita energia; além disso, e por se encontrar na base do Trovão, ela representa o maxilar que, movimentando-se, efetiva o processo de alimentação. Noutras palavras, ela tem a capacidade de se nutrir adequadamente a si mesma. Infelizmente, todas estas condições favoráveis são desperdiçadas pelo sujeito desta linha. Ela não assume suas circunstâncias e fica olhando, de forma simplória e com inveja, a alimentação dos outros, neste caso a da 4ª linha. Como consequência sua situação “se desgasta pelos pés” e o mundo desaba encima dela (H231). 10

H272 => H412 Diminuindo o supérfluo

  1. (diān) ()() (jīng)() (qiū) ()(zhēng) (xiōng)

    Virando o maxilar desvia-se do caminho para cima, avançar decididamente com o maxilar [assim] traz prejuízos. 11

  2. (liù) (èr) (zhēng) (xiōng)(háng) (shī) (lèi) ()

    O seis na segunda tem prejuízos ao avançar decididamente porque agindo assim perde o seu igual! 12

Yin em posição yin, sem correspondência e com vizinhança ilegítima com a invejosa 1ª, esta linha fica desorientada apesar da sua condição de central. Ela, em lugar de “diminuir, aumenta” (H412) os movimentos naturais de mastigação, e, em lugar de se dirigir para a 5ª, com a qual não tem correspondência, mas para a qual a impulsionaria o movimento natural de mastigar (movimento reforçado por pertencer ao trigrama nuclear Trovão), dá preferência à 1ª, acompanhando seu balanço do queixo. Com isso há uma distorção já que, em lugar de mastigar, ela fica com a boca aberta, não conseguindo se alimentar. Ela deveria retomar o caminho correto e se relacionar com a 5ª linha, também yin e, portanto, sua igual.

H273 => H223 Enfeitando com requinte

  1. () ()(zhēn) (xiōng)(shí) (nián) () (yòng)() (yōu) ()

    Desviando o maxilar, insistir traz prejuízos, nada é útil por dez anos porque nenhum lugar é conveniente. 13

  2. (shí) (nián) () (yòng)(dào) () (bèi) ()

    Nada é útil por dez anos porque houve um grande desvio do caminho!

Yin em posição yang, em correspondência com a respeitada 6ª e sem vizinhanças, esta linha não tem muita energia nem está de acordo com as suas circunstâncias. Ela faz de conta que se dirige à 6ª (faz parte do trigrama Trovão), mas se trata de um movimento aparente, falso, “saturado de enfeites” (H223); na realidade ela fica andando de lado, o que a impede de se alimentar porque não consegue mastigar corretamente. 14

Esta linha revela muita ignorância, já que não tem uma ideia clara de qual é o verdadeiro alimento e se dispersa em atividades superficiais, desviando-se do processo correto de alimentação. Ela se preocupa mais com a forma do que com o conteúdo (H223) com que deveria se nutrir.

H274 => H214 Mordendo para unir

  1. (diān) () ()() (shì) (dān) (dān)() () (zhú) (zhú)() (jiù)

    Virar o maxilar é benéfico, o tigre olha absorto e com aspecto tristonho, nenhum erro. 15

  2. (diān) () (zhī) ()(shàng) (shī) (guāng) ()

    O benefício de virar o maxilar se origina no de cima agir de forma esplendorosa! 16

Yin em posição yin, em correspondência com a invejosa 1ª e sem vizinhanças, esta linha representa a parte inferior do maxilar superior, ou seja, os dentes, que, no processo de mastigar, parecem se dirigir para baixo. Isso lhe dá um ar aparente de ferocidade, contraditório com sua natureza yin, flexível e obediente. 17

A linha representa um ministro flexível e ponderado que carece do apoio de um soberano forte (a 5ª linha é yin) e que deveria alimentar a 1ª, cujo comportamento é deplorável. Ela tenta unir-se a esta, um tanto rudemente (H21) e com a aparência de um tigre – para conseguir discipliná-la - mas sua atuação enfrenta obstáculos e não obtém sucesso porque “morde com força carne seca com osso” (diz H214).

Triste por sua incapacidade em se alimentar como desejaria, ela se dirige à sábia 6ª linha em procura de apoio, revertendo o processo normal de mastigação: ela é nutrida em lugar de nutrir como corresponderia ao fato de se encontrar no trigrama superior.

H275 => H425 Aumentando as responsabilidades

  1. () (jīng)() (zhēn) ()() () (shè) () (chuān)

    Desviando-se da senda; permanecer insistente é benéfico, mas não permite atravessar o grande rio. 18

  2. () (zhēn) (zhī) ()(shùn) () (cóng) (shàng) ()

    O benefício de permanecer insistente vem de aceitar seguir o de cima!

Yin em posição yang, sem correspondência e com vizinhança correta com a sábia 6ª, é desta última relação que este fraco soberano obterá sua boa fortuna e conseguirá manter sua liderança.

Sua fraqueza poderia levá-lo a impor sua autoridade de forma inadequada; mas, desviando sua atenção dos súditos e deixando-se alimentar pelo sábio, o soberano acaba se integrando na corrente que alimenta os dez mil seres. Essa atitude humilde, porém, não lhe permitirá iniciar tarefas que signifiquem aumento das suas responsabilidades (H42), próprias de um soberano mais forte. Ele deve “ter um coração-mente confiável e não questionar” sua situação (H425), obedecendo sem receio o sábio da 6ª linha.

H276 => H246 Ressurgindo positivamente

  1. (yóu) ()() ()() (shè) () (chuān)

    O motor da nutrição; ser prudente é benéfico, é conveniente atravessar o grande rio. 19

  2. (yóu) () () ()() (yǒu) (qìng) ()

    O motor da nutrição, sendo prudente, tem benefícios e grandes recompensas do Céu! 20

Yang em posição yin, em correspondência com a enfeitada 3ª e vizinhança legítima com o fraco soberano da 5ª, esta linha representa o céu da boca, o maxilar superior que segura o alimento e contra o qual o maxilar e os dentes inferiores se movimentam. Devemos lembrar que os dentes superiores ajudam a esmagar o alimento, mas este se acumula é no interior da boca e contra o céu da mesma.

Esta linha representa um sábio forte respeitado por todos e de quem todos dependem. Sua responsabilidade é muito grande porque é o encarregado de implementar o retorno do yang, ou seja, de manter vivos os ensinamentos mais profundos. Caso ele não mantenha um extremo rigor na sua conduta, condizente com sua função, “haverá desgraças e calamidades e uma grande derrota por responsabilidade do líder” (H246).

NOTAS

  1. qiú: “Buscar, procurar”. // 實 shí: “Fruto, conteúdo; encher; amadurecer; realidade, coisas concretas, materiais; sólido, real, pleno”.
  2. yang: “Nutrir, cultivar, criar, proteger, cuidar de”.
  3. suô: “Indicador do passivo, aquilo que; objeto, como oposto a sujeito”.
  4. : “Por isso; por meio de”. // 及 : “Alcança, inclui; tão longe quanto”.
  5. shèn: “Cuidadoso”. // 語 : “Falar, dizer; linguagem”. // 節 jié: “Nó de bambu, até certo nível; limitar (H60)”. // 飲 yîn: “Beber”. // 食 shí: “Comer”.
  6. De que nos serve acessar Google e obter 50.000 páginas como resposta, para depois nos limitarmos a dar uma olhada superficial nas primeiras cinco?
  7. dian: “Derrubar, inverter, virar de ponta cabeça, cair”.
  8. shè: “Casa, pousada, residir; separar de, jogar fora”. // 爾 êr: “Ele 3ª pess.; tu, 2ª pess.”. // 靈 líng: “Substância espiritual, divina, sobrenatural”. // 龜 güi: “Tartaruga”. // 朵 duô W22: “O balanço de galhos e flores; galhos caídos de uma árvore; flores exuberantes”; Couvreur, pág.441: “Mover, mover-se”. // Existem várias interpretações sobre o significado da tartaruga: Primeiro, os que vêm no texto uma referência à crença de que ela vivia do ar e não necessitava alimentos (Chih-hsu Ou-i, Cleary Budista, pág.118; Legge, pág.157; Wilhelm, pág.99; Cheng Yi, Lynn, pág.310). Neste caso a 1ª linha descuida o fato de que poderia se alimentar facilmente sozinha e fica ligada ao alimento dos outros. Segundo, os que a interpretam como o resultado de uma consulta oracular, ou seja, uma indicadora de um destino que deveria ser assumido e é rejeitado (Wang Bi, Lynn, pág.306). Neste caso a 1ª linha não assume seu papel yang nem o fato de representar o queixo, deixando de se alimentar sozinha e ficando ligada ao alimento dos outros. E terceiro, os que a interpretam como um alimento espiritual, interno (Liu I-ming, Cleary Taoista, pág.119), que a 1ª linha estaria rejeitando em função de um alimento externo. De qualquer forma, essa atitude de dependência externa faz com que a 1ª não seja respeitada e o mundo desabe sobre ela (H231). Outro problema no texto é saber quem está falando e a quem pertence o queixo que se move: entendemos que quem fala é a 4ª linha, uma vez que a 1ª, pelas razões já apontadas, descuida sua situação e se liga na dos outros. Com relação ao sujeito do queixo mencionado no texto temos duas interpretações: primeira, o queixo é da 1ª linha (Wilhelm, pág.99; Legge, pág.156; Cheng Yi, Lynn, pág.310) e podemos traduzir “me observa balançando seu queixo”, ou seja, a 1ª, enquanto fica se babando e movendo o queixo de forma desajeitada, observa a 4ª, que parece se alimentar com a força de um tigre; ou, segunda, o queixo é da 4ª linha (Wang Bi, Lynn, pág.306; Cleary Taoista, pág.119) e podemos traduzir “me observa mover meu queixo”, ou seja, a 1ª observa o tigre, que está se alimentando com grandes bocadas. A primeira interpretação, escolhida nesta tradução tem a seu favor os fatos de a 1ª linha se encontrar no trigrama Trovão, fonte portanto do movimento, e de que a 4ª linha não está se alimentando como poderia parecer. O manuscrito de Mawangdui, por sua vez, traz um texto um pouco diferente: a segunda frase diz 觀 我 短 頤, “me observa com o maxilar reduzido”, enfatizando também a incapacidade da 1ª linha de se alimentar sozinha.
  9. : “Pé; ser suficiente”. // 貴 gùi: “Valioso, respeitado”.
  10. Esta linha ilustra bem a importância que tem, para a interpretação de uma linha, o hexagrama ao qual ela muda. A linha H271 tem todas as condições para ser a regente do hexagrama: yang em yang, correspondência com a 4ª, representa o queixo e tem movimento (Trovão) para conseguir mastigar. De onde se origina então um texto tão desfavorável? Do fato de que muda para H23, Desgastando-se perigosamente, e para uma linha sobre a qual o mundo desaba.
  11. diän: “Cume, origem; inverter, virar”. // 拂 : “Sacudir; opor, ir contra de”. // 經 jïng: “Trama de tecido; caminho, princípio; sempre, eterno”. // 于 : “Aqui, em, desde, para”. // 丘 qiü W27H: “Colina, ponto mais alto”. // Quando pensamos em alimentação, o queixo se dirige naturalmente para cima, para segurar o alimento. Esta linha está movendo o queixo para baixo, ou seja, deixa a boca aberta.
  12. lèi: “Espécie, classe; igual a, similar a, comparar com”.
  13. bèi: “Desviar de, ser contra de”.
  14. Aqui também o hexagrama para o qual a linha muda dá a chave da interpretação. Esta linha deveria tender naturalmente para uma relação adequada com a 6ª, resultado tanto da sua correspondência mútua quanto do seu movimento natural para cima (Trovão). Mas é o H22 quem indica se tratar de um movimento “saturado de enfeites” e, portanto, superficial e falso, do qual nada correto pode resultar.
  15. : “Tigre”. // 視 shì: “Olhar claramente”. // 耽 dän: “Olhar para baixo; estar absorvido”. Formado por 目 mù, ‘olho’, e 冘 yín, ‘afastar-se de’; 耽 significa “ter o olhar longe”. Couvreur, pág.625, define dän como “Ter os olhos pousados nos objetos que estão próximos, mas tendo os pensamentos distantes” e traduz a frase como: “O tigre tem os olhos na presa que está devorando, no entanto pensa em pegar outra”. O dicionário Chinese-English, pág.285, traduz H274 como “olhar intensamente como um tigre contemplando sua presa”. // 欲 : “Desejo, paixão”; Mawangdui traz 容 rong: “Aparência”. // 逐 zhú: Couvreur, pág.923, “Perseguir, marchar atrás de algo para o alcançar; caçar; se esforçar por atingir um alvo; avançar passo a passo” e traduz 逐 逐 como “Continuar sem jamais se fatigar”; por seu lado, Xu Zihong glossa 逐 逐 como 悠 悠: “Triste, distante, apreensivo”.
  16. shï: “Executar, atuar; caridade, dar”. // 光 guäng: “Luz, esplendor; manifestação, iluminação”.
  17. Esta linha apresenta várias interpretações contraditórias, tanto do texto em si quanto do relacionamento desta linha com as outras do hexagrama.
    AUTORTEXTOCOMENTÁRIO
    Shaughnessy (Mawangdui)Maxilar virado; auspicioso. O tigre olha com olhar desolado, sua aparência é tão triste; não há erro. 
    WilhelmDirigir-se ao alto em busca de alimento traz boa fortuna. Espreitando em torno com o olhar cortante como o de um tigre numa avidez insaciável. Nenhuma culpa.A 4ª, consciente da sua posição e ávida como um tigre faminto, se dirige à 6ª à procura de ajuda para uma correta alimentação.
    Lynn (Wang Bi)Reverter o processo de Nutrição significa boa fortuna. Para tal, deverá olhar para baixo com o olhar feroz de um tigre, e sua vontade deverá ser forte e persistente, assim ele ficará sem errar.A 4ª se dirige à 1ª e a alimenta corretamente. Assim, e para inspirar respeito, se mostra como um tigre perigoso. Para Wang Bi, esta é a linha mais nobre do hexagrama.
    Galvani(Wang Bi)Dá volta à ideia da alimentação e o resultado é afortunado. Com o intenso olhar de um tigre feroz, deverá perseguir seus desejos até o fim. Não sofrerá desgraça alguma.A 4ª alimenta à 1ª, etc.
    HuangVirando a cabeça para baixo, procura alimentação. Boa fortuna. O olhar do tigre: insaciável, insaciável. Seu desejo: caçar, caçar. Sem faltas.Deveria alimentar outros, mas a 4ª procura alimento com a 1ª, ainda que sua intenção seja a de alimentar outros.
    Liu DajunChacoalhando suas bochechas, boa fortuna. Seus dois olhos fitam com uma coragem grande como a de um tigre. O rosto mostra sinceridade e honestidade. Nenhum desastre. 
    BlofeldAlimentos no pico da montanha – boa sorte! Ele olha como um tigre para sua presa, tão ardente é o seu olhar – nenhum erro!A 4ª se dirige ansiosamente à 6ª.
    Cleary (Cheng Yi)Nutrição revertida é auspiciosa. Um tigre olha com intensidade; deve caçar e caçar. Não há culpa.A 4ª, flexível, se alimenta da 1ª, forte, mas, para manter sua autoridade de ministro, se apresenta como um tigre.
  18. : “Estar, ocupar, permanecer”. // 經 jïng: “Os fios verticais de um tecido; caminho, princípio; um clássico”.
  19. yóu: “Através de, por meio de, usando; vir de, depender de; razão, causa, motivo”.
  20. qìng: “Cumprimentos com presentes; recompensa; recompensa dada pelo Céu: felicidade, bem-estar, prosperidade”.