H26 Contido pelo grande

大 畜
  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 26

TEXTOS GERAIS

NOME

大 畜 CONTIDO PELO GRANDE (CONCENTRANDO ENERGIA)

037-00: “Grande, vasto; alto, extenso; nobre; muito”.

畜 102-05, W91, formado por 玄 xuán, ‘verde’, e 田 tián, ‘campo’. A palavra tem duas pronúncias e dois significados: e chù. Pronunciado significa: “Armazenar, guardar, manter, acumular, recolher; aquilo que é armazenado, guardado, mantido, etc.; restringir, parar; criar, alimentar, cultivar”; pronunciado chù significa: “Gado, animais domésticos”.

No Manuscrito de Mawangdui o nome é diferente e mais próximo do significado do hexagrama: 泰 蓄 tài xù.

tài: “Grande; calmo, quieto; orgulhoso”.

140-10, W78B, formado por 艸 câo, ‘planta, erva’; 玄 xuán, ‘verde’ e 田 tián, ‘campo’. A palavra significa: “Armazenar, juntar, guardar; alimentar, nutrir, cultivar”.

PALAVRAS-CHAVE1

CONTER:
“Frear o ímpeto de; impedir de avançar; dominar; exercer controle sobre (alguém, algo, ou si mesmo); não deixar que se manifeste; reprimir(-se), refrear(-se); ter em si; encerrar(-se), incluir(-se); ter capacidade de abrigar, de receber (quantidade, unidade de medida); consistir, resumir-se; manter-se, preservar-se”.
ACUMULAR:
“Pôr-(se) ou dispor(-se) em cúmulo; reunir(-se) ou juntar(-se), ordenada ou desordenadamente; amontoar(-se), empilhar(-se); fazer haver ou haver, ou ter ou apresentar (algo) em grande número, quantidade ou intensidade, esp. de modo concentrado no tempo ou no espaço; armazenar(-se), conservar(-se) em quantidade relativamente grande, ou à medida que novos elementos se somam aos já presentes; juntar ou amealhar (dinheiro ou riquezas que são a parte dos rendimentos que excede os gastos)”. Aglomerar, agregar, agrupar, ajuntar, amontoar, apinhar, armazenar, conglomerar, cumular, empilhar, entesourar, estocar, guardar, juntar, reunir, sobrepor.

OUTROS NOMES

JAVARY:
A grande domesticação
Domesticado pelo grande; A superioridade do Yang
RICCI:
Grande agrupamento de força, momento onde a energia se alimenta amplamente e reina com tranquilidade
ZAFRA:
Adquirindo conhecimento
JAVARY:
Grandes Passos para Frente
WING:
Energia potencial (O poder domesticador do grande)
HUANG:
Grande acumulação
REIFLER:
Grandes freios
DAMIAN-KNIGHT:
O poder domesticador do grande
SHCHUTSKII:
Criando o grande
LOISI:
Autodisciplinar-se
GALL:
A ambição
BLOFELD:
O grande provedor
SIU:
Limitado pelo forte
LEGGE:
A grande força domadora
DAMIAN-KNIGHT:
Repressão
CHIH-HSU:
Grande acumulação
WILHELM:
O poder de domar do grande
REVERSO:
H25 ou H26
Agir com inocência e espontaneidade ou Agir com autodisciplina

JULGAMENTO

() (chù)() (zhēn)() (jiā) (shí) ()() (shè) () (chuān)

CONTIDO PELO GRANDE é conveniente insistir;
não comer em casa é benéfico, é conveniente atravessar o grande rio. 2

PALAVRAS-CHAVE

CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
BENÉFICO:
Animador, auspicioso, beneficente, benéfico, benfazejo, benfeitor, benigno, bom, bonançoso, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, risonho, útil, vantajoso.
ATRAVESSAR O GRANDE RIO:
A frase se refere a tarefas grandes e difíceis a serem executadas. Trata-se de situações onde, apesar das dificuldades envolvidas, é adequado enfrentá-las com confiança e energia, já que essa ação está de acordo com as tendências gerais do momento.

O momento é favorável para atingir nossos objetivos, por maiores que eles sejam.

A referência a não comer em casa significa que, num momento onde há uma grande contenção, com sua correspondente grande acumulação, não podemos agir de forma egoísta e manter essa abundância só para nós ou para aqueles que nos sejam próximos: a hora é de uma distribuição consciente dos benefícios.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

() (chù)(gāng) (jiàn) () (shí) (huī) (guāng)() (xīn) () ()

(gāng) (shàng) (ér) (shàng) (xiàn)(néng) (zhǐ) (jiàn)() (zhèng) ()

() (jiā) (shí) ()(yǎng) (xiàn) ()() (shè) () (chuān)(yìng) () (tiān) ()

CONTIDO PELO GRANDE, firme e forte, efetivamente sincero e brilhantemente luminoso, ele renova diariamente seu potencial. 3

O firme está acima, respeitado pelos seus méritos, é capaz de deter aos fortes e tem uma grande correção. 4

Não comer em casa é benéfico porque assim se alimentam os que têm méritos! 5

É conveniente atravessar o grande rio porque tem correspondência no Céu!

A primeira frase refere-se ao trigrama inferior Céu, que vai acumulando suas energias através da renovação constante de seu caráter. O fato de estar contido pela Montanha não deve confundir-se com inércia, pelo contrário, seu potencial de ação aumenta constantemente, mas essa ação deve ser comedida.

A segunda frase descreve o trigrama superior, Montanha, que é quem efetua a contenção e está representado, primordialmente, pela 6ª linha, yang, que é respeitada por seus méritos até pelo imperador.

O sábio encontra alimento em qualquer lugar em função de seus méritos e não depende de um local definido, ele é livre para se deslocar sem comprometer seu sustento, o que lhe dá uma grande autonomia. Ao mesmo tempo, a frase destaca o fato que o sábio, quando se defronta com a abundância, não a mantém só para si ou para os seus: ele a distribui conscientemente.

IMAGEM

(tiān) (zài) (shān) (zhōng)() (chù) (君jūn) () () (duō) (shí) (qián) (yán) (wǎng) (háng)() (chù) () ()

O céu está no centro da montanha, CONTIDO PELO GRANDE.

A pessoa sábia, porque tem muitos conhecimentos dos ditados do passado e das ações pretéritas, os usa para acumular seu potencial. 6

A grande energia do Céu está contida pelo peso da Montanha e assim vai se acumulando, de forma equivalente à de uma caldeira. Igualmente, o sábio utiliza os conhecimentos acumulados pela humanidade para aumentar sua energia e seu potencial, ao mesmo tempo em que os usa para focalizar suas ações.

SEQUÊNCIA

Havendo ações sem esforço certamente depois haverá acumulação,
por isso agora vem contido pelo grande.

Uma ação sem esforço corresponde a ‘deixar o Dao fluir’. Essa ação incondicionada, ao provocar poucos atritos com as circunstâncias, permite a acumulação de energia, que não é dissipada inutilmente.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

() (chù) (shí) ()() (wàng) (zāi) ()

Contido pelo grande é oportuno;
agir sem se esforçar pode trazer desgraças!

Ao agir sem nos esforçar corremos o risco de fazê-lo de modo descuidado. Neste caso podemos sofrer desgraças em função de fatores aleatórios, sejam elas resultado da ação concomitante de inúmeros elementos alheios a nossa vontade ou da nossa incapacidade para enfrentar, por esgotamento, as necessidades das situações nas quais acabamos por nos envolver.

A energia que não se desgasta nos esforços vai se acumulando, mas deve ser utilizada no momento certo e da forma certa, a fim de se obter dela o melhor resultado.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Quando enfrentamos nossas circunstâncias espontaneamente e sem nos esforçar, aceitando naturalmente a forma em que elas se nos apresentam, ficamos contidos por essa grande ideia. Evitamos assim um desgaste inútil de energias que, desta forma, poderão se acumular consideravelmente. Este acúmulo permitirá, posteriormente, nutrir-se adequadamente.

O Céu está contido no interior da Montanha e é contido pela mesma Montanha (trigrama superior). Para compreender esta situação é importante considerar as duas acepções da palavra ‘contido’: 1) mantido dentro de um recipiente e 2) refreado. Este hexagrama lembra uma panela de pressão que, colocada no fogo, vai aumentando sua energia de forma concentrada, contida pelo próprio recipiente, conseguindo assim cozinhar mais eficientemente os alimentos. Extraímos então um terceiro significado desta situação: a contenção se reflete numa acumulação interior de energia para ser usada na hora e forma apropriadas.

A montanha exerce uma força de contenção muito forte, o que se corresponde com um igualmente forte acúmulo de energia (cf. H09, Contido pelo pequeno, onde a energia do Céu consegue ser contida pela ação suave do Vento). É por isso que na situação do hexagrama que estamos considerando são possíveis grandes ações.

O nome chinês deste hexagrama se refere à criação de animais, apontando ao fato de que estamos lidando aqui com energias muito básicas, quase instintivas, reorientadas pela ação de forças restritivas, como quando se doma um potro fogoso.

Apesar de que a palavra ‘contenção’ traz a ideia de confinamento num determinado local, é importante não confundir ‘contenção’ com ‘inação’ já que a energia aqui disponível é suficiente para grandes obras, mas deve ser usada de forma muito criteriosa. Autocontrole e autodisciplina são atitudes apropriadas nesta situação.

O hexagrama nuclear, H54, Comprometendo-se precipitadamente, indica que no âmago da contenção estão se gerando forças que podem nos induzir a agir antes da hora, sem aguardar o momento adequado para aplicar as energias acumuladas.

O hexagrama antagônico é H45, Agrupando pelo exemplo. Num momento em que as energias criativas estão se acumulando, não é apropriado espalhá-las em meio a uma congregação de muitas pessoas.

O hexagrama oposto é H25, Agindo sem se esforçar, consolidando a ideia de que agir de forma espontânea e sem egocentrismo é um jeito, aparentemente contraditório, de acumular energias. Isso acontece pela diminuição do atrito que as expectativas de resultados específicos provocam no nosso agir.

As linhas do trigrama inferior são contidas pelas linhas do trigrama superior. Temos então que:

  • H266 Consegue conter pela força da sua personalidade.
  • H265 Consegue conter pela sua autoridade.
  • H264 Consegue conter com facilidade.
  • H263 Acumulou muita energia e deve ser contido à força para evitar que estoure.
  • H262 Acumulando mais energia da que pode administrar, acaba contido pelas circunstâncias.
  • H261 Tendo acumulado pouca energia, sabe se conter perante as dificuldades.

LINHAS

H261 => H181 Endireitando o deteriorado

  1. (yǒu) () () ()

    Sendo prudente é conveniente deter-se. 7

  2. (yǒu) () () ()() (fàn) (zāi) ()

    Sendo prudente é conveniente deter-se porque assim não é atacado pela desgraça! 8

Yang em posição yang, em correspondência com a controlada 4ª, encarregada de contê-la, e sem vizinhança, esta linha está recém começando a acumular energia e, portanto, não consegue efetuar grandes tarefas. Ela deve se deter perante as dificuldades e somente tentar endireitar o deteriorado (H18) cujo conserto tenha sido interrompido por força maior (pela “morte do pai” em H181), não tentando grandes empreendimentos.

H262 => H222 Enfeitando com requinte

  1. 輿() (shuō) ()

    Os raios das rodas se soltam da carruagem. 9

  2. 輿() (shuō) ()(zhōng) () (yóu) ()

    Os raios das rodas se soltam da carruagem, mas o centro não tem nenhuma culpa!

Yang em posição yin central, em correspondência com o flexível soberano da 5ª e sem vizinhanças, esta linha acumula mais energia do que sua posição lhe permite. Este excesso representa um enfeite (H22) que a atrapalha e não lhe permite avançar. Sua condição de central, porém, lhe outorga certa capacidade de limitar a forma (H222) com que manifesta sua energia, o que a exime de culpa, já que avança como um javali castrado (vide a 5ª linha) que, ainda que possua presas ameaçantes, não representa um verdadeiro perigo.

Podemos visualizar nesta linha uma locomotiva que libera quase todo o vapor pela chaminé; pode até ficar muito bonito, mas ela não poderá avançar.

H263 => H413 Diminuindo o supérfluo

  1. (liáng) () (zhú)() (jiān) (zhēn)(yuē) (xián) 輿() (wèi)() (yǒu) (yōu) (wǎng)

    Para um cavalo bom e persistente é conveniente insistir apesar das dificuldades; mesmo que tenha que proteger sua carruagem com barreiras, será conveniente ter aonde ir, ainda que desordenadamente. 10

  2. () (yǒu) (yōu) (wǎng)(shàng) () (zhì) ()

    É conveniente ter aonde ir, ainda que desordenadamente, porque suas intenções são as mesmas que as do topo!

Yang em posição yang e no topo do trigrama Céu, esta linha tem muita energia, o que tende a convertê-la em um “bom cavalo”, “persistente” em seus objetivos apesar das dificuldades. O espírito do hexagrama, porém, e a falta de correspondência com a forte 6ª a obrigam a conter-se, colocando “barreiras defensivas” ao redor. Isso a protege, mas também acaba limitando seus movimentos, ainda que não a impeça de ter objetivos, que podem não ser suficientemente claros, mas devem nortear sua conduta. O fato é que esta linha diminui seu ímpeto supérfluo (H41), não se associa a outros elementos energéticos e deixa que as circunstâncias acabem aproximando-a da sábia 6ª, já que “quando uma pessoa viaja geralmente ganha um companheiro” (H413). Podemos também dizer que, às vezes, sem se mover chega-se mais longe do que correndo à toa, esbarrando em dificuldades (“piano, piano, si vá lontano”).

H264 => H144 Manifestando-se com grandeza

  1. (tóng) (shǐ) (zhī) ()(yuán) ()

    O estábulo do jovem novilho, benefício fundamental. 11

  2. (liù) () (yuán) ()(yǒu) () ()

    O benefício fundamental do seis na quarta vem de ter satisfações! 12

Yin em posição yin, em correspondência com a contida 1ª e na base da montanha, esta linha tem a flexibilidade necessária para cumprir sua função de conter, fechada num estábulo, a 1ª linha, o jovem novilho. Para isso se manifesta com a grandeza (H14) necessária e não precisa exercer a “plenitude” (H144) do seu poder repressivo, já que consegue controlar a 1ª linha sem pressioná-la, deixando-a livre dentro do recinto do curral.

H265 => H095 Contido pelo pequeno

  1. (fén) (shǐ) (zhī) ()()

    O colmilho de um javali castrado, benéfico. 13

  2. (liù) () (zhī) ()(yǒu) (qìng) ()

    O benefício do seis na quinta vem de ser recompensado pelo Céu! 14

Yin em posição yang central, em correspondência com a enérgica 2ª e vizinhança com a forte 6ª, esta linha representa o soberano, regente do hexagrama. Ele possui a flexibilidade necessária para tratar com o javali que representa a 2ª linha, sobre a qual se impõe com o peso da sua autoridade, conseguindo contê-la, mas ao preço de castrá-la. A contenção é feita com um pequeno corte (H09, Contido pelo pequeno), mas, exercendo o poder da confiança que emana de sua posição e “usando seus vizinhos” (H095), uma referência ao sábio da 6ª linha, consegue evitar que a 2ª se dirija para um desastre. É o relacionamento com a 6ª linha o que permite complementar a eventual fraqueza da 5ª e lhe transmitir a energia do Céu.

H266 => H116 Fluindo harmonicamente

  1. () (tiān) (zhī) ()(hēng)

    Trazendo em si as estradas do Céu exerce influência. 15

  2. () (tiān) (zhī) ()(dào) () (háng) ()

    Trazendo em si as estradas do Céu, seu caminho é o das grandes ações!

Yang em posição yin, sem correspondência, mas em vizinhança legítima com o soberano da 5ª, esta linha tem a tarefa mais difícil do hexagrama: conter a dinâmica 3ª linha. Sua posição no topo da montanha a qualifica como regente do hexagrama, pois personifica a capacidade do trigrama Montanha para conter a energia do trigrama Céu. Por estar no cume da montanha está mais próxima do céu, canalizando com facilidade as capacidades criativas, e representa um sábio que, respeitado por todos, traz a paz e faz as coisas fluírem com facilidade (H11).

Apesar da situação favorável, a 6ª deve tomar alguns cuidados, já que suas “ordens não devem ser confusas” (H116), e não convém “utilizar o exército” (H116), ou seja, agressividade, contra a 3ª, para que esta não fique totalmente na defensiva por trás das suas barreiras e sem possibilidade de agir.

NOTAS

  1. Este hexagrama recebeu, por parte de seus intérpretes, duas ênfases: a da ‘acumulação’ e a da ‘contenção ou domesticação’. Na realidade, elas são dois aspectos correlatos: para conter alguma coisa ela deve ser primeiramente acumulada, e, para acumular alguma coisa ela deve ser contida para evitar sua dispersão. Um bom exemplo disso é o gado (também referenciado pelo nome chinês do hexagrama), que deve ser mantido num curral para que não se disperse.
  2. jiä: “Casa, lar, família”.
  3. jiàn: “Forte, poderoso, bom”. // 篤 : “Sincero, honesto, firme”. // 實 shí: “Sólido, real, concreto”. // 輝 hüi: “Luz, luminoso, brilhar”. // 光 guäng: “Luz, brilho, esplendor; manifestação, aparência”. // 新 xïn: “Novo, renovar”.
  4. shàng: “Valorar, estimar, respeitar”. // 賢 xián: “Bom, valioso, mérito”. // 能 néng: “Ser capaz, habilidade”.
  5. yâng: “Alimentar, criar, proteger”.
  6. duö: “Muito, demais, aumentar”. // 識 shì: “Conhecer, discernir”. // 前 qián: “Antes, passado” // 言 yán: “Falar, palavras”. // 往 wâng: “Ir, partir; passado”.
  7. : “Acabado; antes, deter-se”.
  8. fàn: “Atacar, ofender, resistir; ir além de; transgredir, violar”.
  9. shuö: “Dizer, explicar; reclamar, criticar”. Couvreur, pág.854, o dá como equivalente de 脫 tuö, 130-07, utilizado em H041: “Remover, soltar, liberar”. // 輻 : “Os raios das rodas”. Em H093, Contido pelo pequeno, este mesmo texto foi traduzido diferentemente: “[Que] os raios da roda reclamem da carruagem...”.
  10. Esta linha tem um texto difícil de traduzir e, por isso, existem muitas versões dela, inclusive entre estudiosos chineses. // 良 liáng: “Bom, excelente; basicamente, realmente”. // 逐 zhú: “Perseguir, marchar atrás de algo para alcançá-lo; caçar, expulsar; se esforçar por atingir um alvo; avançar passo a passo; em sucessão”. // 艱 jiän: “Dificuldades, sofrimento”. // 曰 yuë: “Dizer, falar; razão, pretexto; partícula inicial”. [Alguns autores, Zhu Xi dentre eles (e, portanto, Wilhelm) leem 日 rì (sol, dia) em lugar de 曰 yuë. Outra substituição sugerida é 四 sì, ‘quatro’, referindo-se aos quatro cavalos que puxavam uma carruagem. Pela sua vez Rutt, pág.319, seguindo Kunst, diz que em chinês antigo 曰 yuë podia ser um prefixo verbal que significava ‘chegando até’.] // 閑 xián: “Barra que fecha uma porta; barreira; defesa; defender, proteger; obstaculizar, interceptar, reprimir; cavalariça; exercitar, acostumar”. [Wang Bi (Lynn, pág.301) glosa como ‘deter’, ‘obstruir’, interpretação reforçada pelo manuscrito de Mawangdui que traz 闌 lán, ‘barreira’, em lugar de xián. Zhu Xi, por seu lado, prefere o sentido de ‘treino’, ‘prática’, que também tem xián.] // 衛 wèi: “Defender, proteger, guardar, sentinela”.
  11. tóng: “Criança, infante”. // 牿 : “Estábulo, cavalariça”.
  12. : “Satisfação, gostar de”.
  13. fén: “Suíno castrado”. // 牙 : “Colmilho”.
  14. qìng: “Cumprimentos com presentes; recompensa; recompensa dada pelo Céu: felicidade, bem-estar, prosperidade”.
  15. : “Que?, como?, quem?;carregando nas costas”. [Vide Lynn, pág.304, nota 10, sobre a função de . Minha leitura implica o mesmo empréstimo que em H216.] // 衢 , 060-21. (Caractere pouco comum, só aparece no Chinese-English Dictionary, pág.561): “Estrada”.