H23 Desgastando-se perigosamente

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TEXTOS GERAIS

NOME

剝 DESGASTANDO-SE PERIGOSAMENTE

018-09, W68F: Formado por 菉 (058-05) ‘podar ou descascar uma árvore’ e 刀 däo (018-00), ‘faca’. A palavra 剝 significa: “Arrancar, descascar, separar; separar-se, cair, se desprender, desgastar; descontinuar, descarregar; dano, danificar, ferir”.

No manuscrito de Mawangdui tem o mesmo nome, que Shaughnessy traduz como “Esfolando”.

PALAVRAS-CHAVE

DESGASTAR:
“Consumir por fricção ou atrito; corroer, carcomer, limar; gastar(-se) pouco a pouco, consumir(-se) pela ação do tempo, pelo esforço; arruinar(-se), destruir(-se); tornar(-se) menos capaz, atuante ou poderoso”.
Desabar:
“Vir abaixo; despencar, cair; prostrar-se cansado ou deprimido; deixar-se cair, abatido; gerar ou entrar em colapso; abater-se, cair, ceder, ruir”.
Enfraquecer:
“Tirar ou perder as forças; tornar ou ficar fraco; debilitar(-se); tirar ou perder o ânimo; desanimar(-se), desalentar(-se)”.
Desmanchar:
“Alterar ou desfazer o aspecto, a forma, a arrumação de; desarranjar(-se), desalinhar(-se), desarrumar(-se); alterar(-se), desfazer(-se) [algo] de maneira que deixe de estar feito, montado ou construído; desmontar(-se), desmantelar(-se), desestruturar(-se); fazer(-se) em pedaços, reduzir(-se) a fragmentos; despedaçar(-se), destroçar(-se); promover(-se) a separação ou a dissolução de; desunir(-se), separar(-se); fazer dispersar ou dispersar-se; espalhar(-se), desvanecer(-se); tornar(-se) nulo, fazer voltar atrás; anular(-se), cancelar(-se), revogar(-se); fazer desaparecer, acabar com”. // Desmantelar, desmontar, desorganizar, destruir, dissolver, encerrar, fechar.
PERIGO:
“Situação em que se encontra ameaçada a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal, um objeto etc.; risco; situação ou eventualidade em que pode ocorrer um dano”.
Atribulação:
“Sofrimento moral; aflição, mortificação; acontecimento desagradável, penoso”. Acidente, adversidade, aflição, agrura, aperto, apuro, contrariedade, contratempo, crise, dificuldade, incômodo, problema, prova, provação, transtorno, vicissitude.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Desgaste
RICCI:
Decadência, momento onde os elementos fracos se juntam para arruinar aquilo que é forte
ZAFRA:
Ficando desprotegidos
JAVARY:
Desgaste
WING:
Deterioração (Rachando)
HUANG:
Murchando
REIFLER:
Colapso
DAMIAN-KNIGHT:
Separação
SHCHUTSKII:
Destruição
LOISI:
A desintegração
GALL:
O alerta
BLOFELD:
Descascar
SIU:
Intriga
LEGGE:
Desabando
DAMIAN-KNIGHT:
Separando
CHIH-HSU:
Descascar
WILHELM:
Desintegração
REVERSO:
H23 ou H24:
Desintegrar-se e morrer ou Retornar e renascer

JULGAMENTO

(bāo)() () (yǒu) (yōu) (wǎng)

Desgastando-se perigosamente não é conveniente ter aonde ir.

PALAVRAS-CHAVE

CONVENIENTE:
Adequado, apropriado, acertado, auspicioso, cabível, harmonioso, oportuno, pertinente, promissor; aproveitável, útil, proveitoso, satisfatório, válido, valioso.
TER AONDE IR:
Precedidos pela frase é pouco conveniente: empreender, realizar, concretizar, efetivar, efetuar, executar, produzir, criar, elaborar, preparar. Precedidos pela frase é pouco conveniente ter um: objetivo, alvo, fim, meta, finalidade, intenção, intuito, propósito. Plano, desígnio, intento, projeto, programa, esquema, estratégia.

Quando o mundo parece desabar ao nosso redor não é, evidentemente, hora de iniciar algum projeto ou de dar continuidade a outros em andamento: o momento é de sobrevivência.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(bāo)(bāo) ()(róu) (biàn) (gāng) ()

() () (yǒu) (yōu) (wǎng)(xiǎo) (rén) (cháng) ()

(shùn) (ér) (zhǐ) (zhī)(guān) (xiàng) ()(jūn) () (shàng) (xiāo) () (yíng) ()(tiān) (háng) ()

Desgastar significa descascar porque os fracos alteram o forte! 1

Não é conveniente ir desordenadamente a qualquer lugar porque os homens inferiores estão crescendo! 2

Conformando-se e restringindo-se, observando a imagem, o homem sábio valoriza o perder e ganhar, o encher e o esvaziar, porque assim age o Céu! 3

A Explicação referencia as 5 linhas yin que estão ascendendo e prestes a eliminar a única linha yang, de onde se extrai a imagem de “tirar a pele” ou “descascar”. Devemos lembrar que as cascas dos frutos começam a sair quando já se iniciou o processo de decaimento, daí a imagem de ruína e deterioração atribuída a este hexagrama. A única linha yang só consegue manter sua posição com grande dificuldade.

Este hexagrama representa um dos momentos extremos da relação yin - yang, momentos que estão colocados, significativamente, em posições simétricas da sequência dos hexagramas:

H01H02H03H04H23H24H43H44H63H64
䷿

Os hexagramas H01 e H02 representam os dois princípios básicos que geram tudo o que nos rodeia, os dez mil fenômenos formados pelas diferentes interações entre aqueles princípios. Os fenômenos estão representados pelos hexagramas que vão desde o H03, Começando com contratempos, até o H64, Ainda não atravessado. Os dois últimos hexagramas apresentam uma distribuição equilibrada entre yin e yang: três linhas de cada tipo e alternadas entre si. Simetricamente distribuídos na sequência, separados por 20 hexagramas cada, encontramos os limites máximos do yin (H23 e H24, com cinco linhas yin contínuas) e os do yang (H43 e H44, com cinco linhas yang contínuas). Por que é que falamos de um máximo de cinco para cada tipo de linha? Porque os hexagramas com seis linhas yin, H02, ou yang, H01, não representam fenômenos concretos, eles correspondem a princípios puros que nunca podem ser observados de forma isolada.

É por isso que quando os homens comuns atingem o máximo do seu poder não conseguem fazer sumir totalmente o sábio. Este deve saber ser dócil perante as circunstâncias adversas, refrear-se e não tomar atitudes enérgicas, já que o tempo do desgaste é o tempo do yin... até para o yang, que deve saber aguardar o momento em que inevitavelmente virá, na continuação, o retorno do yang, representado pelo H24.

O momento presente pode parecer de perda, mas o sábio reconhece a necessidade dessa perda por ser ela parte de um ciclo que tem seu equivalente no funcionamento da Natureza. Observando essa imagem de perda temporária, ele encontra consolo nas suas tribulações e, ao mesmo tempo, uma orientação de como obrar: com flexibilidade e tranquilidade, atributos dos trigramas constituintes.

IMAGEM

(shān) () () (shàng)(bāo)(shàng) () (hòu) (xià)(ān) (zhái)

A montanha afunda na terra, desgastando-se. 4

O superior, porque é generoso com os inferiores, pacifica seu próprio lar. 5

O trigrama inferior, Terra, tem um forte movimento descendente, o que acaba tirando a sustentação da Montanha, que afunda. Não é esta a hora de ficar se destacando ou olhando para longe, é necessário olhar para baixo, para o chão que desaba sob nossos pés, até para assegurar assim a própria sobrevivência.

SEQUÊNCIA

(zhì) (shì) (rán) (hòu) (hēng)() (jìn) ()() (shòu) (zhī) () (bāo)(bāo) (zhě) (bāo) ()

Quando o enfeite é como o de uma rainha, sua influência, por regra, se esgota. Por isso agora vem desgastando-se perigosamente. O que se desgasta, se despoja! 6

Quando o enfeite atinge um máximo, como evoca a imagem de uma rainha toda paramentada, sua influência não pode continuar e começa a se esgotar.

Devemos lembrar que o H22, Enfeitando com requinte, trata da relação entre conteúdo e forma. Aqui, no H23, a forma está preste a dominar tudo. O princípio estruturante está chegando ao seu máximo, criando uma situação um tanto estéril.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(bāo) (làn) ()() (fǎn) ()

Desgastar-se perigosamente significa estragar! 7

Ressurgir positivamente significa repetir!

Temos novamente a interpretação de que a perda da casca ou pele se produz como consequência de um processo de deterioração. Entretanto, o nível máximo de deterioração (as cinco linhas yin que pressionam a única linha yang) só pode ser seguido pelo retorno da influência ativa do yang no H24.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Quando as coisas são enfeitadas superficialmente certamente vão a sofrer um desgaste perigoso que poderá tentar destruí-las, mas do qual acabarão ressurgindo positivamente.

A montanha se ergue na terra. Mas, quando a terra afunda nem as poderosas e orgulhosas montanhas conseguem manter-se em pé e acabam se desmanchando num monte de pó. O trigrama inferior, Terra, tem um forte movimento para abaixo, tirando a sustentação do trigrama superior, Montanha.

Este hexagrama extrai também seu significado da sua forma total, em função de sua posição na sequência do calendário (vide H19): cinco linhas yin estão a ponto de eliminar a única linha yang do topo. Esta situação lembra a casca de um fruto, que cai quando o fruto começa a se decompor.

Este hexagrama, portanto, remete a situações de desabamento, destruição, ruína ou apodrecimento, simbolizadas pela proximidade do triunfo aparente do princípio escuro, o dos homens inferiores sobre o sábio. Jullien (1997, pág.146) nos diz:

“Essa situação é, evidentemente, a mais anormal, porque é o yang (luminoso) que se retira e entra na sombra, porque é o yin (obscuro) que avança para a luz e se impõe, e porque as posições primeira, terceira e quinta, que são yang, estão ocupadas por traços yin: esse tempo do despojamento só pode corresponder à ‘subida’ de todos os ‘homens sem valia’ e é desfavorável, consequentemente, ao ‘homem de bem’.”

Vemos um jogo entre aquilo que está ‘patente’, o yin, e o que passa a um estado de ‘latência’, o yang. Esta situação é alterada no hexagrama seguinte (vide H24, Explicação do Julgamento).

A situação pode parecer terrível, mas só aos olhos dos homens inferiores, já que o sábio sabe que nada no mundo é definitivo e que existe, no mundo manifesto, uma alternância natural entre as energias luminosas e escuras. Estas últimas são, inclusive, tão necessárias no esquema geral de funcionamento do Universo quanto as luminosas, porque representam o princípio da estruturação, indispensável para que os dez mil processos tomem suas formas e sejam o que são. O yang inicia, mas o yin concretiza. O sábio, sabendo disso, não vê essa situação como uma tragédia e toma as medidas para diminuir os danos.

A própria estrutura do hexagrama indica tratar-se de um limite superior para o avanço dos homens comuns: o trigrama inferior, Terra, representa a conformidade com que o yin acaba aceitando as iniciativas do yang, ainda que esperneando às vezes, e o trigrama superior, Montanha, indica que as forças obscuras saberão deter-se a tempo para não ficarem totalmente desarvoradas, como seria o caso de uma falta total do princípio yang. Decorre das imagens incorporadas neste hexagrama que, apesar das aparências, podemos confiar num futuro restabelecimento da iniciativa yang baseado na lógica imanente aos fenômenos, sem ter que recorrer à “Fé” ou a ação de um poder transcendente à situação, como bem destaca Jullien.

O hexagrama nuclear é H02, A conformidade, indicando claramente que o momento é de triunfo do yin.

O hexagrama antagônico é H43, Afastando com determinação. Nada mais oposto à situação atual do que o yang irrompendo triunfante, quebrando todos os limites que pareciam contê-lo.

O hexagrama oposto é H24, Ressurgindo positivamente. Vemos que a eliminação do yang e o seu posterior retorno nada mais são do que dois pontos de vista diferentes com relação à mesma situação.

As linhas representam diversas atitudes perante os problemas, mas, por ser a maioria yin, representam homens inferiores e suas condutas as levam ao infortúnio.

  • H236 Se sábio se salva; se inferior, se perde.
  • H235 Seu contato com o luminoso lhe permite ‘organizar’ as forças escuras e agir positivamente.
  • H234 Quer avançar rapidamente sobre o que resta de luminoso.
  • H233 Uma ‘ligação’ com o princípio luminoso acaba diminuindo seu drama.
  • H232 Apresenta certa ignorância que pode ser superada procurando ajuda externa.
  • H231 Não sabe como reagir ao desabamento de seu mundo.

LINHAS

H231=>H271 Nutrindo-se adequadamente

  1. (bāo) (chuáng) () ()(miè) (zhēn) (xiōng)

    Os pés da cama desgastados, insistir é destrutivo e prejudicial. 8

  2. (bāo) (chuáng) () ()() (miè) (xià) ()

    Os pés da cama desgastados aniquilam o inferior!

Yin em posição yang, sem correspondência nem vizinhança, esta linha é fraca demais para enfrentar sua situação, na qual a destruição está recém começando a se manifestar, aparecendo como um simples desequilíbrio. Incapaz até de se alimentar a si mesma (H27), fica olhando ao seu redor “movendo o queixo” (H271) feito uma babaca. Ela se encontra totalmente perdida e vê seu mundo desabar-lhe encima.

H232=>H042 Superando a ignorância

  1. (bāo) (chuáng) () (biàn)(miè) (zhēn) (xiōng)

    O estrado da cama desgastado, insistir é destrutivo e prejudicial. 9

  2. (bāo) (chuáng) () (biàn)(wèi) (yǒu) () ()

    O estrado da cama desgastado significa que ainda não tem com quem se associar! 10

Yin em posição yin central, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha, apesar da sua flexibilidade, vê a destruição se aproximar dela e ameaçar sua própria sustentação, já que perde o local onde se apoiar. Ela tenta enfrentar a situação tentando superar sua própria ignorância (H04) e procurando ajuda de alguém, já que “tomar uma esposa é benéfico”, como diz H042.

H233=>H523 Controlando seus impulsos

  1. (bāo) (zhī)() (jiù)

    Desgasta-se, nenhuma culpa. 11

  2. (bāo) (zhī) () (jiù)(shī) (shàng) (xià) ()

    Desgasta-se, nenhuma culpa, mas perde tanto os de cima quanto os de baixo!

Yin em posição yang, em correspondência com a sábia 6ª, sem vizinhanças e com duas linhas yin por baixo e duas por cima, esta linha tem pouca energia, mas percebe, em função da correspondência que a une com a 6ª, que não deve se juntar às outras no aniquilamento da linha yang. Ela controla seus impulsos e se detém a tempo (H52) porque sabe “parar quando é chegado o momento de parar” (H52, Explicação do Julgamento), mas fica numa situação muito difícil, com “o coração sufocado” (H523) já que ela, de certa forma, está agindo contra as tendências do tempo e da sua própria natureza, justo num momento em que a destruição a alcança (ela fica encima do estrado, representado pela 2ª, e embaixo do cobertor, representado pela 4ª).

H234=>H354 Progredindo paulatinamente

  1. (bāo) (chuáng) () ()(xiōng)

    O cobertor da cama desgastado traz prejuízo. 12

  2. (bāo) (chuáng) () ()(qiē) (jìn) (zāi) ()

    O cobertor da cama desgastado significa que uma grande calamidade se aproxima! 13

Yin em posição yin, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha sofre as consequências da sua incapacidade. Tentando avançar (H35) para derrubar o último yang, esta linha se mostra como “um esquilo voador” (H354), aquele animal que pode voar, mas não muito alto, pode trepar, mas não até o topo de uma árvore, pode cavar, mas não se cobrir a si mesmo, pode correr, mas não rapidamente. Aqui a calamidade atinge a pessoa deitada, já que o cobertor, que está por cima dela e a protege, é destruído, deixando-a desabrigada.

H235=>H205 Observado de longe

  1. (guàn) ()() (gōng) (rén) (chǒng)() () ()

    Enfileira os peixes como [se fossem] favoritas do palácio, nada que não seja conveniente. 14

  2. () (gōng) (rén) (chǒng)(zhōng) () (yóu) ()

    Como as favoritas do palácio acaba sem nenhuma culpa! 15

Yin em posição yang, sem correspondência, mas vizinha à sábia 6ª, esta linha representa a energia yin em seu lado positivo. Ela está em contato direto com a acuada 6ª, yang, e, em lugar de um enfrentamento violento, sabe organizar as outras linhas yin para que a sigam de forma ordenada, ainda que para isso deva recorrer a certa sedução ou encantamento. Sua conduta é observada por todos os demais (H20), o que a obriga a uma forte autoanálise para compreender suas motivações (“observando minha vida”, diz H205) bem como as das outras linhas yin (“observar o povo”, diz também H205).

H236=>H026 A conformidade

  1. (shuò) (guǒ) () (shí)(jūn) () () 輿()(xiǎo) (rén) (bāo) ()

    O grande fruto não foi comido, o homem sábio consegue uma carruagem enquanto o homem inferior tem sua cabana desmanchada. 16

  2. (jūn) () () 輿()(mín) (suǒ) (zǎi) () (小xiǎo) (rén) (bāo) ()(zhōng) () () (yòng) ()

    O homem sábio consegue uma carruagem e é carregado pelo povo! 17

    O homem inferior tem sua cabana desmanchada e acaba não podendo utilizá-la.

Yang em posição yin, regente do hexagrama, esta linha representa o yang que parece estar a ponto de ser expulso, mas que ainda não o foi. Essa situação pode ser vivida de duas formas diferentes: o homem inferior vai sentir o desgaste acumulado como sendo insuportável e, assim, acabará desabando e sofrendo a solidificação enrijecida própria do yin puro (H02) e só enxergará os “dragões que lutam no prado” e que “o negro e o amarelo” estão misturados (H026), conformando-se com o desgaste (H02). O sábio, pela sua vez, percebe que o desgaste nada mais é do que uma fase transitória que, inevitavelmente, será seguida pelo retorno do yang e assim, literalmente ‘dando a volta por cima’, faz uma rápida transição que movimenta a sexta linha yang para a primeira posição do hexagrama seguinte, H24, RESSURGINDO POSITIVAMENTE; assim, “sem tentar dirigir” e aceitando as coisas como se apresentam, “encontrará orientação” (H02, Explicação do julgamento).

NOTAS

  1. biàn: “Mudar, transformar”.
  2. cháng: “Aumentar, crescer”.
  3. zhî: “Parar, terminar, descansar, limitar”. // 之 zhí: “Eles, esses, aqueles”. // 尚 shàng: “Pedir; acumular; valorar, estimar; elevar”. // 消 xiäo: “Cancelar; dispersar, dissipar”. // 息 : “Parar; respirar; interesse (lucro)”. // 盈 yíng: “Encher, exceder”. // 虛 : “Vazio”.
  4. : “Conectar, juntar; aproximar-se, ficar íntimo com; depender de”.
  5. hòu: “Generoso, confiável, virtuoso”. // 安 än: “Aquietar, paz, tranquilidade; fixar, colocar (num lugar)”. // 宅 zhái: “Lar, casa, residir”.
  6. zhì: “Causar, resultar em”. // 飾 shì: “Adornar, decoração”. // 然 rán: “Desta forma; assim; partícula para adjetivar”. // 后 hòu: “Imperatriz; depois, seguir”. // 則 : “Regra, lei, padrão; então”. // 盡 jîn: “Esgotar, exaurir”.
  7. làn: “Queimar; apodrecer, estragar”.
  8. chuáng 053-04: “Cama, sofá”. Mawangdui traz 臧 zäng 131-08, Couvreur: “Algo considerado bom ou útil; escravo, servidor”. // 以 yi: “Por, através; usar”. // 蔑 miè: “Levianamente, liberar-se de, jogar fora; não existente; destruir, acabar, aniquilar”.
  9. biàn 160-09: “Discriminar, distinguir; discutir, argumentar”. Couvreur é o único dicionário que atribui o significado que todos os interpretes dão a esta palavra: “Barra transversal fixada sobre os pés e embaixo do colchão de uma cama; travessa da cama”; Baynes a traduz como 'edge': “Borda, beirada”.
  10. : “Tomar parte em, associar com, junto com”.
  11. zhï: “De (posses.); pronom. 3ª pessoa; ir, chegar”.
  12. 130-11: “Pele; a superfície externa das coisas; superfície fina; pouco profundo”.
  13. qië: “Aproximar, importante”. // 近 jìn: “Próximo, aproximar”. // 災 zäi: “Calamidade, dano”.
  14. guàn: “Fila; perfurar, conectar”. // 魚 : “Peixe”. // 宮 göng: “Palácio real”. // 寵 chông: “Gostar, amar; favorita do imperador”.
  15. yóu: “Culpa”.
  16. shuò: “Grande”. // 果 guô: “Fruto”. // 盧 : “Cabana, casebre”.
  17. zâi: “Carregar, bagagem”.