H21 Mordendo para unir

噬 嗑
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  4. Hexagrama 21

TEXTOS GERAIS

NOME

噬 嗑 MORDENDO PARA UNIR 1

shì 030-13: formado pelo radical 口 kôu ‘boca’ e o fonema 筮 shì 118-07 [(竹 zhú ‘bambu’ + 巫 048-04 ‘feiticeiro) ou seja: “o conjunto de 50 varetas de bambu utilizadas para consultar o Yijing; adivinhação”]. A palavra 噬 shì significa: “Comer, beber, ter, tomar; alcançar”. Wieger, pág.685: “Morder, comer, uma partícula inicial”.

030-10: formado pelo radical 口 kôu ‘boca’ e o fonema 盍 que representa um prato com comida coberto por uma tampa. Significa: Wieger, pág.684: “Beber”; Couvreur, pág.148: “Unir, juntar, fechar; beber; falar muito, som, ruído”; Mathews, pág.317: “Loquacidade; som de vozes”. // A Sequência dos hexagramas diz 嗑 者 合 也 (hë zhê, hé ye) (合 hé 030-03 “unir, fechar”): "aquele que , une!" Unir 合, representa homens 人 compartindo uma 一 única boca 口, logo: “reunir, harmonizar, agrupar numa coisa só”.

No manuscrito de Mawangdui o nome está ilegível. 2

Literalmente, o nome chinês deste hexagrama é mordendo e bebendo. O que é morder? Algo que se faz primeiro separando e depois aproximando firmemente os maxilares para esmagar os alimentos e uni-los numa massa homogênea apropriada para ser engolida. E o que é beber? Algo que se faz com a boca praticamente fechada, com os maxilares muito próximos entre si.

Neste hexagrama, os maxilares, que estão representados pela primeira e sexta linhas (como no H27, Nutrindo-se adequadamente), não podem efetuar seu movimento natural de se aproximar porque encontram o obstáculo da quarta linha (por isso seus textos trazem referência a ‘cepos’). Isso exige um esforço brusco para eliminar esse freio e poder continuar com a função natural de unir os comestíveis num bolo a fim de se alimentar.

PALAVRAS-CHAVE

MORDER:
“Comprimir repetidas vezes utilizando os dentes; triturar (algo) com os dentes; abocanhar, dar dentadas, mastigar, mordiscar”.
Triturar:
Amassar, esfacelar, esmagar, esmigalhar, macerar, machucar.
Eliminar:
Abolir, amputar, anular, apagar, banir, cancelar, cortar, desfazer, excluir, extinguir, matar, obliterar, proscrever, riscar, suprimir; abater, acabar, aniquilar, ceifar, cercear, demolir, derribar, derrocar, derrubar, desbaratar, desmontar, desmoronar, destroçar, destruir, devastar, dilacerar, estraçalhar, exterminar, extirpar, inutilizar.
Rude:
“Não cultivado, lavrado; agreste, inculto, tosco; desprovido de delicadeza; marcado pela violência e rapidez; brusco, pesado; que causa desprazer, que desgosta; desprovido de beleza, de leveza; sem arte; falto de inteligência, de sensibilidade, de delicadeza; aquele cujas atitudes se pautam no instinto; impulsivo, primitivo; que age sem cuidado ou atenção; sem destreza”. Agressivo, agreste, antipático, áspero, atrevido, azedo, bicho-do-mato, briguento, bruto, casca-grossa, cavalo, desaforado, desagradável, desairoso, desastrado, desatencioso, desbocado, descarado, descomedido, descortês, deselegante, duro, escroto, estabanado, estúpido, grosseiro, hostil, impertinente, impolido, incivil, inconveniente, incorreto, indelicado, insensível, insolente, intratável, mal-educado, ofensivo, ordinário, petulante, provocador, reles, ríspido, severo, tosco.
Firmeza:
Dureza, inflexibilidade, intransigência, obstinação, rigidez, rigor, severidade.
UNIR:
“Aproximar(-se) ou reunir(-se) com outro(s) de maneira a formar um todo; unificar(-se); aderir ou fazer aderir; colar, pregar; pôr em contato (o que está separado) com (aquilo que o complementa); pôr em comunicação; estabelecer comunicação, servir de elo entre; comunicar; atuar como elemento comum entre; associar(-se) por algum tipo de vínculo ou ideal (p.ex.: político, econômico, filosófico etc.); aliar(-se), reunir(-se); colocar(-se) em contato (com); fazer liga ou associação de (uma coisa) com (outra coisa) ou associarem-se (duas ou mais coisas); combinar(-se), misturar(-se); juntar o que está separado, aberto, cortado, ferido; estabelecer harmonia entre; conciliar, acomodar, acordar, casar, combinar, concordar, congraçar, reconciliar”.
Consolidar:
Cimentar, estabilizar, firmar, fixar, fortalecer.
Juntar:
Acrescentar, aderir, adicionar, agregar, anexar, incorporar, somar.
Ligar:
Acoplar, aglomerar, agregar, agrupar, ajuntar, aproximar, associar, juntar, reunir, unificar.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Morder e unir
RICCI:
Intervenção ativa, momento onde a utilização de medidas vigorosas restabelece a harmonia entre o alto e o baixo
ZAFRA:
Eliminando um obstáculo
JAVARY:
Cortar o nó
WING:
Reforma (Mordendo através)
HUANG:
Erradicando
REIFLER:
Mordendo através
DAMIAN-KNIGHT:
Ação Decisiva
SHCHUTSKII:
Dentes apertados
LOISI:
A mordedura cortante
GALL:
O castigo
BLOFELD:
Abocanhando
SIU:
Castigo
LEGGE:
Mordendo através
DAMIAN-KNIGHT:
Ação decisiva
CHIH-HSU:
Mordendo através
WILHELM:
Morder
REVERSO:
H21 ou H22
Morder e adotar uma conduta de choque ou ser elegante e garboso

JULGAMENTO

(shì) ()(hēng)() (yòng) ()

Mordendo para unir se exerce influência. É conveniente utilizar confrontos jurídicos. 3

PALAVRAS-CHAVE

INFLUIR:
“Poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas, sem aparente uso da força ou de autoritarismo; ação que se exerce sobre as disposições psíquicas, sobre a vontade de determinada pessoa; autoridade, prestígio, crédito desfrutado por alguém numa sociedade ou num determinado campo, contribuir, colaborar, concorrer”. Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
CONFRONTO:
“Pôr, ou ficar, um à frente do outro”. Pleitear: “Demandar em juízo; requerer; manifestar-se a favor de; defender, requerer; empenhar-se (para obter algo); tornar (algo) objeto de discussão; debater, discutir; concorrer a; disputar, batalhar, competir, concorrer, renhir, rivalizar”. Discutir: Altercar, argumentar, brigar, contestar, debater, disputar, polemizar, questionar. Lutar: Bater-se, brigar, combater, contender, defrontar, disputar, enfrentar, guerrear, lidar, medir-se, militar, porfiar, propugnar. Litigar: “Iniciar litígio sobre (algo), através de contestação da demanda de outrem”.
JURÍDICO:
“Em conformidade com os princípios do Direito; que se faz por via da justiça; lícito, legal”.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

() (zhōng) (yǒu) ()(yuē) (shì) ()

(shì) () (ér) (hēng)(gāng) (róu) (fēn)(dòng) (ér) (míng)(léi) (diàn) () (ér) (zhāng)

(róu) () (zhōng) (ér) (shàng) (háng)(suī) () (dang) (wèi)() (yòng) () ()

No meio dos maxilares há algo, por isso morder para unir. 4

Mordendo para unir e influindo, o firme e o maleável se dividem em movimento e clareza, mas, assim como o trovão e o relâmpago, unem-se formando um todo completo. 5

O maleável atinge o centro e se eleva e, por isso, ainda que não mereça sua posição, é conveniente que utilize confrontos jurídicos! 6

O hexagrama tem três linhas yang e três yin, divididas entre o trigrama inferior Trovão, com uma linha yang e duas yin, e o trigrama superior Luz, com uma linha yin e duas yang, por isso "o firme e o maleável se dividem". Essa divisão, porém, é aparente, já que, tal qual o trovão e o relâmpago, suas ações apresentam uma unidade fundamental: ambas são necessárias para o ato de morder e mastigar, que requer os dois maxilares para acontecer. Esses dois trigramas nos indicam como deve funcionar a Justiça: rápida no interior (trovão) e clara no exterior (relâmpago).

O maleável que atinge o centro se refere à 5ª linha, um imperador yin, que, pela força da sua posição supera sua fraqueza e, baseado na sua flexibilidade e equilíbrio, consegue ficar à altura de sua função e responsabilidades, implementando a justiça porque estabelece a união do povo. Mas, apesar de que sua ação deve ser decidida, nem por isso deve esquecer as leis e costumes que regem a sociedade, para evitar o risco de se converter em um tirano.

IMAGEM

(léi) (diàn) (shì) ()(xiān) (wáng) () (míng) () (chì) ()

Trovão e relâmpago mordem para unir.

Assim, os reis da antiguidade esclareciam os castigos promulgando leis. 7

A Justiça pode ser cega, mas não pode ser muda. Os castigos, atos rudes em si, devem ser compreendidos pelo povo como sendo a consequência natural da violação de leis justas, claramente enunciadas.

Da mesma forma, quando é necessário assumir atitudes firmes para modificar uma situação, todas as partes envolvidas devem entender claramente as razões pelas quais são tomadas.

SEQUÊNCIA

() (guān) (ér) (hòu) (yǒu) (suǒ) ()() (shòu) (zhī) () (shì) ()() (zhě) () ()

Após poder observar de longe haverá o que unir, por isso agora vem mordendo para unir. Aquele que junta, une!

Quem tiver uma visão ampla poderá observar uma diversidade de coisas e terá, então, a capacidade de uni-las em categorias... ainda que, para isso, tenha que violentá-las na sua aparente individualidade.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(shì) () (shí) ()(bēn) () () ()

Morder para unir significa alimentar (morder e beber)! 8

Enfeitar com requinte (superficialmente) significa sem cor! 9

Ações rudes nem sempre produzem danos. Elas podem ser também benéficas, unindo e alimentando aqueles nas quais se aplicam. Essas ações, apesar da sua contundência, podem ter substância e efeitos positivos.

Quando as coisas são enfeitadas saturam nossos sentidos, perdem sua beleza e acabam parecendo sem cores. Visto de outra forma, o verdadeiro enfeite das coisas não está na sua aparência externa, nas suas cores, mas na solidez interna de que estão dotadas. Daí a recomendação de não agir superficialmente, já que isso pode até ser elegante, mas representa uma perda do contato com a substância do momento.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Observar de longe oferece uma visão de conjunto que permite colocar as coisas numa perspectiva adequada para, depois, uni-las, mordendo-as até com rudeza, em conjuntos consistentes que lhes outorgue uma sinergia mais eficiente. Mas, ainda que eliminemos a rudeza devemos evitar cair num enfeite superficial dos fenômenos que constituem nossas circunstâncias.

Trovão e relâmpago, duas coisas que, embora pareçam diferentes e separadas, são basicamente uma só. O tema do hexagrama é como unir, com energia e formando um todo, partes que se encontram separadas, principalmente por causa de falhas ou erros das mesmas. Recorre, para isso, à imagem dos processos penais: leis e punições. A Justiça se encarrega, através da ameaça e da aplicação de castigos aparentemente rudes, de unir o conjunto da sociedade num todo harmônico. Para os chineses, a justiça deve ser categórica como o raio para não deixar dúvidas, e amedrontar como o trovão para desestimular novos crimes. A ideia apresentada pelo hexagrama é, portanto, a necessidade de adotar atitudes firmes e decididas como a de morder um obstáculo que se encontra entre os dentes. Este hexagrama segue-se ao H20 porque só depois de se perceber algo claramente é que se toma consciência da necessidade de fazer alguma coisa com isso.

Nos textos deste hexagrama 'morder' tem uma conotação mais próxima a 'mastigar', porque aqui se trata de unir ou consolidar algo que está separado e não de quebrá-lo. A ênfase do hexagrama não está no obstáculo representado pela 4ª linha (assunto tratado no H39, Obstruído pelas dificuldades), mas na necessidade de superar a falta de união dos maxilares, o que significa a perda das suas funções. As linhas do trigrama inferior (Trovão, movimento) se dirigem com decisão para cima, por formar o maxilar inferior, enquanto as do trigrama superior têm seus movimentos limitados pela 4ª linha, o combustível do trigrama Fogo.

O hexagrama nuclear H39, Obstruído pelas dificuldades, enfatiza a barreira que se interpõe à união das partes.

O hexagrama antagônico é H48, Sustentando como um poço, indicando que não é o momento de dar conforto aos outros, mas de implementar com energia medidas que devem ser tomadas, ainda que seja contra a vontade das outras pessoas,

O hexagrama oposto é H22, Enfeitando com requinte, que também fala de processos judiciais, mas nos mostra a forma em que NÃO devem ser enfrentados: com leviandade e frivolidade.

As linhas enfrentam de diversas formas o processo de se unir a outros, ou de fazê-los se unirem.

  • H216 Teimosa e, sem escutar ninguém, tenta se afastar da união.
  • H215 Agindo espontaneamente é o foco da união.
  • H214 Enfrenta grandes dificuldades para se unir.
  • H213 Não compreende o processo de união e fica confusa.
  • H212 Achando as coisas fáceis demais se excede na procura de união.
  • H211 Gostaria de se unir, mas não consegue.

LINHAS

H211=>H351 Progredindo paulatinamente

  1. () (xiào) (miè) (zhǐ)() (jiù)

    Calçado com um cepo tem os pés anulados, nenhum erro. 10

  2. () (xiào) (miè) (zhǐ)() (háng) ()

    Calçado com um cepo tem os pés anulados e, por isso, não age!

Yang em posição yang inicial, sem correspondência e com vizinhança ilegítima com a excedida 2ª, esta linha é imatura, mas tem muita energia. Ela representa o maxilar inferior e tem uma forte tendência a avançar (H35) rapidamente, por ser inicial do trigrama Trovão, para conseguir a união almejada. Infelizmente, ela “parece progredir”, mas está limitada na sua ação pelas circunstâncias externas (a 4ª linha com a qual não se corresponde) e, por isso, “recua sem inspirar confiança” (H351) , como se estivesse presa pelos pés, frustrando o encontro com o maxilar superior. Como sua conduta é devida à sua imaturidade, acaba sendo considerada uma falta pequena e desculpável.

H212=>H382 Divergindo construtivamente

  1. (shì) () (miè) ()() (jiù)

    Mordendo carne moída tem o nariz anulado, nenhum erro. 11

  2. (shì) () (miè) ()(chéng) (gāng) ()

    Mordendo carne moída tem o nariz anulado porque está montado no rígido! 12

Yin em posição yin central, sem correspondência e com vizinhança ilegítima com a imatura 1ª, esta linha é flexível demais e um tanto falha de rumo. Ela, achando que as coisas são demasiadamente fáceis, se deixa levar pela energia da 1ª linha e se excede na procura da união: morde com tanta ênfase na carne moída que chega a afundar o nariz nela, perdendo o 'olfato' que lhe permitiria se orientar sozinha. Mas, porque sua condição de central acaba predominando, supera as divergências de forma construtiva (H38) e, como por acaso e não por decisão própria, "depara-se com seu senhor numa viela" (H382) o que a ajuda a ultrapassar os obstáculos e concretizar a união procurada.

H213=>H303 Aderindo como o fogo

  1. (shì) () (ròu)() ()(xiǎo) (lìn)() (jiù)

    Mordendo carne salgada encontra veneno; um pouco de vergonha, mas nenhum erro. 13

  2. () ()(wèi) () (dang) ()

    Encontra veneno porque a posição não é merecida!

Yin em posição yang, em correspondência com a teimosa 6ª e vizinhança legítima com a endurecida 4ª, esta linha não tem a energia requerida pela sua posição e se confunde com relação ao tipo de ajuda que poderia receber, tanto da 4ª (símbolo da separação a ser superada) quanto da 6ª (que não escuta seus pedidos de ajuda por ter "as orelhas anuladas”). Ela não compreende claramente sua situação porque, em lugar de “tamborilar e cantar” (H303), feliz por se encontrar em boa relação com o obstáculo à união, acaba fazendo um diagnóstico errado e, como se "lamentando da velhice" (H303), enfatiza os aspectos negativos (o gosto salgado da carne) da situação na qual se encontra. Essa atitude confusa atrai um pouco de vergonha sobre ela, mas sua relação com aquilo com que procura se unir acaba predominando, eliminando os erros.

H214=>H274 Nutrindo-se adequadamente

  1. (shì) (qián) ()() (jīn) (shǐ)() (jiān) (zhēn)()

    Mordendo com força carne seca com osso consegue uma flecha de metal; ainda que seja cansativo é conveniente insistir, benéfico. 14

  2. () (jiān) (zhēn) ()(wèi) (guāng) ()

    Ainda que seja cansativo é conveniente insistir, benéfico apesar de ainda não iluminar! 15

Yang em posição yin, sem correspondência e com vizinhanças legítima com a confusa 3ª e ilegítima com a integradora 5ª, esta linha representa um ministro que tem dificuldades para remover os grandes obstáculos que se lhe apresentam, indicados pelo osso que lhe impossibilita fechar os maxilares, mas os enfrenta com muita energia. Essa dificuldade em se alimentar (H27) lhe impede “saciar seus desejos” (H274). Finalmente, após muitos esforços e “olhando como um tigre” incansável (H274), ela começa a superar sua situação difícil (o "osso" se converterá numa "flecha de metal", símbolo de una atitude decidida e forte), mas, infelizmente, ela ainda não consegue enxergar a nova situação e deve continuar a se esforçar.

H215=>H255 Agindo sem se esforçar

  1. (shì) (qián) (ròu)() (huáng) (jīn)(zhēn) ()() (jiù)

    Mordendo carne com força consegue metal amarelo; insistindo com prudência não tem nenhuma culpa.

  2. (zhēn) () () (jiù)() (dang) ()

    Insistindo com prudência não tem nenhuma culpa e consegue méritos!

Yin em posição yang central, sem correspondência, mas com vizinhança ilegítima com a ocupada 4ª e legítima com a 6ª (que, porém, “não a escuta”) esta linha é central no trigrama Luz, o que lhe outorga a capacidade de avaliar adequadamente sua posição e assim conseguir compensar sua falta de energia. Agindo espontaneamente (H25) e "sem usar medicamentos" externos (H255)

este soberano encontra em si mesmo forças para agir com energia e rigor, porém de forma equilibrada ("metal amarelo"). Sua flexibilidade é uma vantagem na sua função de administrar justiça porque lhe permite compreender tanto as causas da falta de união quanto os caminhos necessários para superá-la.

H216=>H516 ASSUSTADO POR UM ABALO

  1. () (xiào) (miè) (ěr)(xiōng)

    Carregando o cepo nas costas tem as orelhas anuladas, prejuízo. 16

  2. () (xiào) (miè) (ěr)(cōng) () (míng) ()

    Carregando o cepo nas costas tem as orelhas anuladas e não ouve claramente! 17

Yang em posição yin, em correspondência com a confusa 3ª e vizinhança com a integradora 5ª, esta linha tem energia demais, o que a leva a se movimentar em excesso (H51), atitude inadequada para sua posição no maxilar superior, que deveria ficar firme para segurar o processo da mastigação. Além disso, ela fica assustada pelos abalos que acompanham os relâmpagos (trigrama superior). Essa agitação é o peso que tem que carregar por falta de um canal adequado de vazão e a impede de escutar “as palavras duras” dos mais próximos (H516), fazendo com que ela não atenda os apelos da 3ª e da 5ª para se envolver adequadamente na procura de união, cedendo, teimosamente, à sua tendência a se afastar (linha no topo do Fogo).

NOTAS

  1. Não devemos confundir rudeza com determinação: a primeira caracteriza ações rápidas, violentas, ásperas, enquanto a segunda implica persistência, resolução (agir com determinação é assunto do H43). O presente hexagrama não representa uma ação violenta por si mesma: apesar de firme e dura, ela tem o objetivo claro de integrar várias partes num todo homogêneo.
  2. O nome, também formado por duas palavras, está ilegível no manuscrito, mas a primeira palavra das linhas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª é 筮 shì 'consultar com varetas', e que Shaughnessy traduz como 'morder', em lugar do 噬 shì do texto recebido. Logo, parece se tratar de um caso de empréstimo e revelar que o nome do hexagrama no manuscrito de Mawangdui era o mesmo que o do texto recebido.
  3. : representa dois cachorros, 犬 quân, trocando palavras, 言 yán, daí os diferentes significados de “pleito, prisão e castigos; processar, litigar (judicialmente)”. O caráter representa uma discussão enérgica e se refere mais a um processo penal do que a um civil (como seria o caso do H06: 訟 sòng: “pleitear em juízo”, formado por 言, yán, “palavras” para o 公, göng, “público”).
  4. : “Queixo, mandíbula; alimentar: nome do H27”.
  5. fën: “Dividir; discriminar, distinguir”. // 合 : “Unir, combinar, harmonizar”. // 章 zhäng: “Um todo completo”.
  6. suï: “Ainda que, mesmo que, supondo”.
  7. : “Crime, castigo”. // 敕 chì: “Advertir; ordem imperial; corrigir; regular, endireitar”. // 法 : “Lei, regra, obrigação”.
  8. shí: “Comer; comer e beber; alimentar outros; comida, arroz”.
  9. : “Cor, colorido”. Incolor: “que carece de brilho, de relevo; desbotado, monótono, insípido; desprovido de expressão, de características marcantes; difícil de caracterizar; dúbio, indeciso, indefinido, vago; que não tem opinião determinada ou própria”.
  10. : “Colocar (botas, calças, etc.); andar; H10”. // 校 jiào: “Uma escola de pensamento; calcular; cepo”. // 滅 miè: “Terminar, aniquilar, negar”. // 趾 zhî: “Pé, perna; dedos, alicerce”.
  11. : “Pele”. Couvreur, pág.754: “Carne moída, de porco ou de outro animal [lhe foi retirada a pele]”. // 鼻 : “Nariz”.
  12. chéng: “Cavalgar; veículo”.
  13. : “Carne salgada”. // 肉 ròu: “Carne”. // 遇 : “Encontrar”. // 毒 : “Veneno”.
  14. qián: “Seco; Céu; H01; forte, poderoso”. // 胏 : “Carne seca com osso”. // 艱 jiän: “Dificuldades, sofrimento, dor”.
  15. guäng: “Luz, brilho; aparência; iluminação”.
  16. : “Como?, o que?, por que?; carregar nas costas”. [Tradicionalmente, o 何 do texto recebido foi interpretado como um empréstimo de 荷 (140-07) “carregar nas costas”, palavra que aparece no manuscrito de Mawangdui]. // 耳 êr: “Orelhas”.
  17. cöng: “Sábio, rápido, agudo; ouvido excelente, compreensão rápida”.