H19 Observando de perto

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 19

TEXTOS GERAIS

NOME

臨 OBSERVANDO DE PERTO 1

lín 131-11: Formada por 臣 chén, (pessoa ajoelhada, ministro, oficial, sujeito, servo), 品 pîn, (coleção de objetos pertencentes a uma mesma categoria) e 人 (ren, pessoa, homem), Wieger W82F. O conjunto mostra um funcionário olhando com cuidado os diversos indivíduos do povo e significa: “Aproximar-se; ir até um lugar determinado; descender; chegar; se aproximar; seguir ou copiar um modelo, imitar; enfrentar, confrontar”. Couvreur acrescenta: “Visitar um inferior; baixar o olhar para; zelar por, vigiar alguma coisa, governar, administrar. Aproximar, próximo de, estar quase em; torre móvel ou catapulta [da qual se disparavam flechas para baixo, para dentro das muralhas de uma cidade sitiada]”. Wieger, por seu lado, define como: “Condescender; olhar para baixo com simpatia; tratar amavelmente diferentes classes de oficiais”.

No manuscrito de Mawangdui tem o nome 林 lín 075-04: “Bosque, floresta; numeroso, abundante”. Esta palavra forma o composto 羽 林 yû lín: guarda imperial (atentos como pássaros e numerosos como árvores do bosque). Shaughnessy traduz como Floresta. 2

PALAVRAS-CHAVE

OBSERVAR:
“Examinar atenta, minuciosamente, a(s) pessoa(s) e/ou o ambiente que o cerca(m)”. Bisbilhotar, buscar, esmiuçar, especular, estudar, examinar, explorar, fuçar, investigar, perscrutar, pesquisar, ponderar, procurar, revistar, revolver, vasculhar.
Vigiar:
Atender, contemplar, espiar, espionar, espreitar.
PERTO:
Achegado, adjacente, adjunto, apegado, aproximado, avizinhado, chegado, circunvizinho, colado, contíguo, encostado, fronteiro, junto, limítrofe, pegado, rente, seguinte, vizinho.

OUTROS NOMES

JAVARY:
A aproximação
Aproxime! Baixar a vista
RICCI:
Aumento da força, momento onde uma força positiva avança
ZAFRA:
Fomentando o crescimento
JAVARY:
Preparar o próximo verão
WING:
Promoção (Aproximação)
HUANG:
Aproximando
REIFLER:
Conduta
DAMIAN-KNIGHT:
Avanço/Aproximação (Um caminho claro à frente)
SHCHUTSKII:
Visita
LOISI:
A aproximação
GALL:
Um passo à frente
BLOFELD:
Aproximação
SIU:
Avançando
LEGGE:
Aproximação (Símbolo de avanço)
DAMIAN-KNIGHT:
A porta aberta
CHIH-HSU:
Cuidando
WILHELM:
Aproximação
REVERSO:
H19 ou H20:
Aproximar-se ou contemplar

JULGAMENTO

(lín)(yuán)(hēng)()(zhēn)(zhì) () () (yuè) (yǒu) (xiōng)

Observando de perto se exerce uma influência fundamental, é conveniente insistir, mas, chegando o oitavo mês, haverá prejuízos.

PALAVRAS-CHAVE

PRIMORDIAL:
Básico, cardinal, essencial, fundamental, precípuo, primeiro, substancial.
INFLUIR:
Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
PREJUÍZO:
Dano, detrimento, perda, rombo.

O Julgamento é favorável para a ação, já que repete as quatro palavras básicas dos H01 e H02. Só que, neste caso, existe a indicação adicional de uma limitação temporal para essa ação.

Este hexagrama faz parte da sequência do calendário que se inicia no solstício de inverno, com a primeira aparição do yang:

Hexa241911344301443312202302
Mês123456789101112

Como podemos observar, oito meses separam o H19 do H20, seu oposto. Isso representa uma reversão da situação: no H19 o yang começa a ser visível e tem um claro espaço de crescimento, enquanto no H20 o predomínio do yin já é inevitável. No H19 a ação do sábio está em expansão, enquanto no H20 ela declina a favor do homem comum.

Pode parecer estranho que se faça um alerta justo neste momento, quando o yang acaba de aparecer e ainda tem muito caminho para andar, mas isso ilustra claramente um dos conceitos fundamentais do pensamento chinês: a ‘semente incipiente’, 幾 jï. O Xì Cí B.V.11 (já citado no H16 Prevenindo excessos) diz:

() (yuē) () (zhī) ()() (shén) ()

(jūn) () (shàng) (jiāo) () (chǎn)(xià) (jiāo) () ()() (zhī) () ()

() (zhě)(dòng) (zhī) (wēi)() (xiōng) (zhī) (xiān) (jiàn) (zhě) ()

(jūn) () (jiàn) () (ér) (zuò)() () (zhōng) () ()

O mestre disse: Conhecer o incipiente, isso é ser espiritual! 3

A pessoa sábia não bajula seus superiores nem arrasa seus inferiores, [porque] certamente conhece o incipiente! 4

O incipiente é o movimento insignificante, é aquilo anterior à percepção do prejudicial ou do benéfico! 5

A pessoa sábia percebe o incipiente e age sem esperar que acabe o dia. 6

Cheng Yi, no seu comentário sobre este hexagrama disse o seguinte (Cleary, 2003, pág.107):

“A razão pela qual nunca houve um caso de paz duradoura na Terra que não tenha acabado em desordem, é que as pessoas não têm sido cuidadosas quando prosperam. Quando prosperam, se não sabem ser cuidadosas, se acostumam à paz e à riqueza e ficam extravagantes; quando a vida é fácil e as pessoas relaxam e são tolerantes com elas mesmas, a ordem social é esquecida. Assim, as pessoas gradualmente se acostumam à tolerância, e não percebem que a confusão se aproxima”.

Voltando ao Julgamento deste hexagrama: o yang está crescendo e, em função disso, é hora de agir, só que o sábio tem consciência de que esse é um estado temporal e de que deve se precaver para o inevitável crescimento do yin. Uma analogia simples: quando a roupa de inverno é mais barata? No meio do verão, quando ninguém a procura, exceto o sábio que, olhando de perto a situação, curte o calor, mas, ao mesmo tempo, se prepara para o inverno comprando barato.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(lín)(gāng) (jìn) (ér) (cháng)

(shuō) (ér) (shùn)(gāng) (zhōng) (ér) (yìng)() (hēng) () (zhèng)(tiān) (zhī) (dào) ()

(zhì) () () (yuè) (yǒu) (xiōng)(xiāo) () (jiǔ) ()

Para observar de perto, o firme se submerge e cresce. 7

Alegre e consentindo, o firme é central, tem correspondência e exerce grande influência através da correção, tal como o caminho do Céu.

Chegando o oitavo mês haverá prejuízos porque se extingue, não durando para sempre! 8

No primeiro parágrafo temos uma referência às duas linhas yang que, desde a base do hexagrama, mostram uma tendência a crescer. O yang desce humildemente, se coloca por baixo de todas as coisas, incitando-as; atua por todos os lados, se espalha como as árvores de um bosque. Ele não discrimina, alimenta todas as coisas como faz a água do lago, que, descendo ao fundo da terra, vivifica as margens com sua umidade.

Encontramos também outras referências: às qualidades dos trigramas constituintes (alegria para o Lago e consentimento para a Terra); à 2ª linha, que, junto com a 1ª, é regente do hexagrama; e à correspondência da 2ª com a 5ª.

O firme, ou seja, a energia do Céu, desce e se coloca por baixo do maleável, estimulando-o e cuidando-o. Sua influência é muito grande, mas não é eterna. Como todas as coisas, essa influência segue um ciclo de crescimento, apogeu e decadência.

IMAGEM

() (shàng) (yǒu) ()(lín)(jūn) () () (jiào) () () (qióng)(róng) (bǎo) (mín) () (jiāng)

Acima do lago há terra, observando de perto.

Assim, a pessoa sábia, porque sua vontade de ensinar não se esgota, aceita cuidar do povo sem limitações. 9

A vontade de ensinar do sábio, assim como a umidade do lago, não se esgota. Ele cuida de todos por igual e sem limitações, como a terra se estende em todas as direções. Assim, o texto explicita que o observar de perto não se equivale a gerar fofocas, mas tem como objetivo claro o cuidar do desenvolvimento dos mais fracos e atendê-los.

SEQUÊNCIA

() (zhě) (shì) ()(yǒu) (shì) (ér) (hòu) () ()() (shòu) (zhī) () (lín)(lín) (zhě) () ()

Quem endireita o deteriorado se ocupa. Tendo ocupações, depois pode se engrandecer; por isso agora vem OBSERVANDO DE PERTO. Aquele que observa de perto é grande. 10

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(lín)(guān) (zhī) ()(huò) () (huò) (qiú)

O significado de observando de perto e de observado de longe é ‘Compartilhar’ e ‘pedir’, [respectivamente]. 11

H19, Observando de perto, tem um movimento centrífugo no qual o sábio se doa aos que o rodeiam, submergindo-se entre eles para ajudá-los melhor. Por seu lado, H20, Observado de longe, tem um movimento centrípeto, no qual o sábio pode ser olhado pela comunidade para servir-lhe de modelo.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Para endireitar o deteriorado devemos nos aproximar e observar de perto a evolução daquilo que devemos consertar, só assim poderemos lidar adequadamente com ele. Isso significa entrar nos detalhes da situação já que de pouco serve um conhecimento generalizado e teórico quando devemos nos envolver com assuntos específicos 12. Mas, o alerta do Julgamento sobre o infortúnio após o oitavo mês corresponde ao fato de não ser conveniente se perder indefinidamente nos detalhes. Após identificar os elementos mais significativos da situação, é necessário voltar a uma visão mais holística que permita o desenvolvimento de uma estratégia mais duradoura. Assim, teremos que passar a observar de longe para ter uma perspectiva correta da situação como um todo.

Os trigramas nos mostram um lago fundo rodeado por terra elevada. A névoa que sobe do lago dificulta a visão, só permitindo ver as coisas que estão próximas, mas, ao mesmo tempo, umidifica a terra, fertilizando-a e ajudando no crescimento das plantas.

O nome em chinês deste hexagrama se presta a diversas interpretações, mas devemos destacar seu sentido de baixar a vista e compará-lo com o seguinte hexagrama, que fala de levantar a vista. Olhar de perto nos permite prestar atenção aos detalhes, ainda que isso traga o risco de limitar-nos ao proverbial “ver as árvores sem enxergar o bosque”. Mas é olhando de perto que seremos capazes de perceber a evolução incipiente das mudanças. Portanto, este hexagrama pode ser chamado de observando os detalhes, enquanto o H20 corresponde a observando o todo.

Olhar de perto não deve ser considerado como uma atitude fofoqueira ou descuidada. Ela claramente tem o sentido de 'cuidar', 'atender', 'zelar'. Após o H18, onde se começa a endireitar o deteriorado, no H19 devemos olhar como as coisas estão sendo executadas, ajudando na sua implementação, para depois, em H20, sermos olhados pelas obras realizadas.

Para uma adequada implementação dessa ajuda é necessária uma atitude alegre e dedicar-nos com intensidade à tarefa. Assim, as nossas energias maximizam seu efeito positivo sobre as coisas.

Existe uma limitação nessa capacidade de ajudar: ela não pode se estender por muito tempo. Não somente pelo esgotamento natural da energia de quem ajuda, quanto pelo fato de que as coisas devem acabar se estruturando e andando sozinhas. Noutras palavras, a energia yang não pode continuar incentivando indefinidamente os processos, ela deve deixar lugar à energia yin, para que os estruture e lhes dê forma.

O hexagrama nuclear é H24, Ressurgindo positivamente, enfatizando que, por trás desse nosso cuidar da marcha das coisas, observando-as de perto, existe um retorno da energia criativa que renova o andamento do mundo.

O hexagrama antagônico é H33, Recolhendo-se num refúgio, mostrando que observar de perto nos envolve totalmente na situação a cuidar e da qual seria errado nos retirarmos.

O hexagrama oposto é H20, Observado de longe, o que significa que observar de perto e sermos observados por nossas obras são dois aspectos complementares da mesma situação.

As duas primeiras linhas, yang, representam as que têm capacidade de exercer um forte estímulo nas coisas que as rodeiam, enquanto as outras quatro linhas, yin, representam diferentes formas, mais ou menos efetivas, de cuidar do andamento das coisas.

  • H196 Se mantém um tanto por cima e cuida das coisas através de subordinados.
  • H195 Cuida das coisas sem se impor a elas, aceitando estímulos externos.
  • H194 Cuida das coisas respeitando seu próprio timing e aceitando estímulos externos.
  • H193 Cuida das coisas de forma dúbia.
  • H192 Estimula com força total.
  • H191 Estimula com energia, aderindo a regras claras.

LINHAS

H191 => H071 Liderando com experiência

  1. (xián) (lín)(zhēn) ()

    Observando estimulantemente de perto, insistir é benéfico. 13

  2. (xián) (lín) (zhēn) ()(zhì) (háng) (zhèng) ()

    Observando estimulantemente de perto, insistir é benéfico porque sua intenção é agir corretamente!

Yang em posição yang, em correspondência com a bem posicionada 4ª, esta linha tem energia e disposição para atender suas obrigações de estimular e cuidar dos mais fracos (representados pela 4ª linha yin). Ela exerce adequadamente sua liderança (H07), estimulando a criatividade dos que a rodeiam, mas deve cuidar de "usar regras" claras (H071) para que sua função seja compreendida e suas indicações sejam seguidas.

É interessante destacar que o manuscrito de Mawangdui inicia a linha com 禁 林, “Suportando o bosque” 14, o que é coerente com a ideia de estimular e cuidar da multidão dos mais débeis.

H192 => H242 Ressurgindo positivamente

  1. (xián) (lín)() () () ()

    Observando estimulantemente de perto, benefícios, nada que não seja conveniente.

  2. (xián) (lín)() () () ()(wèi) (shùn) (mìng) ()

    Observando estimulantemente de perto, benefícios e nada que não [lhe] seja conveniente, ainda que não se conforme com seu quinhão!

Yang em posição yin central, em correspondência com o fraco imperador da 5ª e vizinhança com a pouco confiável 3ª, esta linha tem um excesso de energia, bem canalizada, porém, pela sua condição central. Ela representa um funcionário com muita força, mas distante dos centros de decisão. Sua ação se insere dentro do ciclo criativo do yang porque muda para H24, Ressurgindo positivamente, que também é o hexagrama nuclear, o que indica que por trás de seu olhar de perto existe uma intensa vontade de incentivar os outros. Esta linha representa o "retorno sossegado" (H242) do efeito do yang. Apesar de todos esses aspectos favoráveis, esta linha tem um problema: seu excesso de energia pode colocá-la em conflito com a 5ª já que, para cumprir seus objetivos e estimular os que a rodeiam, deve enfrentar o perigo de uma possível intervenção do fraco soberano e ignorar suas ordens. Sua solução é assegurar ao superior que se trata de uma situação temporária e que o comando natural será restabelecido oportunamente. 15

Aqui também Mawangdui se inicia com 禁 林, “Suportando o bosque” (vide linha H191).

H193 => H113 Fluindo harmonicamente

  1. (gān) (lín)() (yōu) ()() (yōu) (zhī)() (jiù)

    Observando melosamente de perto, nenhum lugar é conveniente. Eventualmente, se ele se lamentar [disso], não haverá erro. 16

  2. (gān) (lín)(wèi) () (dang) ()

    () (yōu) (zhī)(jiù) () (cháng) ()

    Observando melosamente de perto, sua posição não é merecida!

    Eventualmente, se ele se lamentar [disso], o erro não será duradouro!

Yin em posição yang, sem correspondência e em vizinhança com a forte 2ª, esta linha não tem a energia necessária para incentivar os demais e cuidar deles. Ela, porém, iludindo-se pela sua posição no topo do lago que umidifica, trata de intervir e o faz de forma complacente e dúbia, mais preocupada em agradar do que em resultados concretos. Se ela tomar consciência da situação e se arrepender de sua atitude branda poderá superar o problema, percebendo que “não há planície sem escarpa nem avanço sem retorno” (H113), conseguindo assim corrigir sua atitude, deixando que sua conduta flua com maior harmonia (H11) com os processos que a rodeiam.

H194 => H544 Comprometendo-se precipitadamente

  1. (zhì) (lín)() (jiù)

    Observando de perto de forma extremada, nenhum erro. 17

  2. (zhì) (lín) () (jiù)(wèi) (dang) ()

    Observando de perto de forma extremada, não erra porque sua posição é merecida!

Yin em posição yin, em correspondência com a ativa 1ª, esta linha representa um ministro que, sem ter muita energia, se reporta a um soberano também fraco. Sua flexibilidade e humildade, porém, lhe permitem aceitar os estímulos que recebe da 1ª, ainda que se trate de uma pessoa socialmente inferior. O perigo é que esse mesmo estímulo a faça se comprometer precipitadamente (H54). Ela deve, portanto, considerar cuidadosamente sua posição, sabendo que “ultrapassando o prazo para um compromisso precipitado terá oportunidade [mais adiante] para um compromisso tardio” (H544). Só assim conseguirá zelar por aqueles que estão sob seus cuidados.

Apesar do texto aparentemente favorável, esta linha não tem um prognóstico benéfico, somente de “nenhum erro”. Isso é decorrente do risco de se perder nos detalhes agindo precipitadamente, mas acaba conseguindo controlar.

Mawangdui inicia a frase com: 至 林, “Atingindo o bosque”, corroborando assim a ideia de que esta linha é a que se coloca num máximo contato com os detalhes da situação.

H195 => H605 Limitando-se equilibradamente

  1. (zhī) (lín)() (jūn) (zhī) ()()

    Observando sabiamente de perto, a correção de um grande senhor é benéfica. 18

  2. () (jūn) (zhī) ()(háng) (zhōng) (zhī) (wèi) ()

    A correção de um grande senhor se refere a seu agir equilibrado! 19

Yin em posição yang central, em correspondência com a ativa 2ª e sem vizinhanças, esta linha não tem a energia que se espera de um soberano e sua atuação encontra limites (H60). Ela, porém, reconhece sabiamente a necessidade do incentivo externo que recebe do forte funcionário da 2ª e a utilidade de deixá-lo atuar, depositando sua confiança nele. Por isso, se “limita docemente” (H605), não tratando de impor-lhe o peso da hierarquia. Essa renúncia sábia acaba lhe trazendo a estima dos demais.

H196 => H416 Diminuindo o supérfluo

  1. (dūn) (lín)() () (jiù)

    Observando sinceramente de perto, benefícios e nenhum erro. 20

  2. (dūn) (lín) (zhī) ()(zhì) (zài) (nèi) ()

    Os benefícios de observar de perto sinceramente vêm de sua intenção estar [voltada] ao interior!

Yin em posição yin, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha representa um sábio flexível que tem a capacidade de avaliar adequadamente sua posição, eliminando o supérfluo (H41) que poderia estar carregando. Ele estaria tentado a se despreocupar dos que o rodeiam, mas não o consegue. Localizado no topo do trigrama Terra, tem uma forte tendência a dirigir-se para baixo (o interior do hexagrama) e assim, "sem se diminuir, aumenta (seu valor) e encontra vários subordinados" (H416) através dos quais pode cuidar das coisas que o rodeiam sem se envolver pessoalmente.

NOTAS

  1. Um nome apropriado para este hexagrama poderia ser Supervisar: “[Do ingl. supervise: super (por cima) + visus (olhando).] Dirigir, orientar ou inspecionar em plano superior”. Há duas correntes para interpretá-lo (vide Lynn, pág.258, nota 1): por um lado, Wang Bi e Cheng Yi adotam o sentido de “cuidar”, “vigiar”, “zelar”, vindo da imagem de “olhar para baixo para”, enquanto Zhu Xi opta por “aproximar”, vindo da ideia da catapulta que se aproximava dos muros de uma cidade. A escolha por “observar”, no nome do hexagrama, decorre do fato de não ser necessária uma vizinhança física, como poderia ser sugerido por “aproximar”, mas continua sendo necessário um ‘exame minucioso e cuidadoso’ da situação.
  2. Vide comentário vinculando este hexagrama com um bosque em Loisi, 1990, pág.143. É de destacar que Loisi muito provavelmente não conhecia o manuscrito de Mawangdui no momento de escrever seu livro. Também devemos destacar que H18 se chame "Caule de bambu" nesse manuscrito e seja seguido por H19 "Floresta".
  3. : “Uma quantidade limitada; um curto espaço de tempo; pouco; sutil, recôndito, escondido”.
  4. jiäo: “Relacionar-se, associar-se, misturar-se; ter relações com. Intercambiar; comprometer-se a”. // 諂 chân: “Adular, lisonjear, bajular”. // 瀆 Couvreur: “Grande curso de água; tratar sem respeito, familiaridade excessiva; molestar, repetir”.
  5. wéi: “Sutil, mínimo, insignificante, infinitesimal, microscópico; imperceptivelmente sutil ou delicado; escondido, vago, obscuro; secreto, invisível”. // 先 xiän: “Anterior, primeiro, inicial; prévio no tempo; ser primeiro, ter precedência”. // 見 jiàn: “Ver; observar; mostrar-se, ser visível”.
  6. zuò: “Fazer, criar, ativar; iniciar, atuar, funcionar; ocupação, vocação”. // 俟 : “Esperar, expectativa; procurar por”.
  7. jïn: “Encharcar, submergir em, afundar profundamente em”. // 長 zhâng: “Longo, alto; crescer”.
  8. xiäo: “Extinguir, dissolver, dispersar”. // 久 jiû: “Um longo tempo; durar por um tempo longo”.
  9. jiäo: “Ensinar, academia, educação”. // 思 : “Pensar; intenção, atividade volitiva”. // 窮 qióng: “Esgotar, terminar, sofrer”. // 容 róng: “Permite, aceita; função, uso”. // 保 bâo: “Proteger, guardar; cuidar”. // 疆 jiäng: “Limite”.
  10. hòu: “Imperatriz, governante; depois, seguir; indicador de futuro”.
  11. huò: “Cada um, um ou outro; alguém; quiçá, em alguns casos, possivelmente; duvidoso, incerto”. // 與 : “Tomar parte em, estar implicado em, ocupar-se com; dar, presentear, conceder, prover; associado com, ser comparado com; junto com”. // 求 qiú: “Procurar, buscar; desejar, pedir, perseguir algo”.
  12. Cremos conhecer melhor o que está longe de nós: “É paradoxal conhecermos melhor a temperatura interior do Sol e seus planetas, que a do interior de um suflé”. [Nicolás Kurti (1908-1998) físico inglês.] Também podemos citar o filósofo americano John Dewey: “Nosso conhecimento dos assuntos humanos é inexato e desorganizado se comparado com algumas coisas que conhecemos sobre corpos celestes localizados a muitos anos luz de distância. Mas, existem uma vasta multidão de coisas sobre esses corpos que a astronomia sequer tem a pretensão de investigar. A perfeição relativa das conclusões obtidas está conectada com a limitação estrita dos problemas com que lida”. (Dewey, 1929, pág.216.)
  13. xián: “Todos, conjunto, união; sensível a, instigar, estimular”. Existe uma divergência em relação à palavra xián entre Wang Bi, “Estimular; provocar” e Zhu Xi, “Em conjunto”, resultado de suas diferenças de interpretação do hexagrama (vide Lynn, pág.255). A nossa escolha da interpretação “estímulo” se origina na Explicação do Julgamento do H31, que glosa 咸 xián, nome do H31, como 感 gân: “Sentimento, sensação, influência, impressão; receber um efeito; sentir, experimentar, ser consciente de, responder a”.
  14. jïn 113-08, Couvreur: “Ter a força de sustentar, ser capaz de, poder sustentar ou suportar”. Formado por 林 lín, bosque e 示 shì, W3D, significa: “Influxo vindo do céu, signos, auspiciosos ou não, pelos quais a vontade do céu e mostrada à humanidade”.
  15. A maioria dos intérpretes dá um prognóstico incondicionalmente favorável a esta linha. Só Wang Bi destaca o potencial conflito com a 5ª linha yin, mas a Pequena Imagem mostra claramente que esta linha não aceita passivamente seu papel de funcionário porque não se conforma com ele.
  16. gän: “Doce; voluntariamente”. // 既 : “Quando, eventualmente, é mais”. // 憂 yöu: “Lamento, ansiedade; tristeza, infelicidade”. Wieger, W160C, representa “caminhar com o coração-mente preocupado”.
  17. zhì 133-00: “Atingir, alcançar, chegar a, resultar em; atingir perfeição; muito, extremo; o maior, o melhor, o máximo”. Para Wieger W133B, representa um pássaro que se joga velozmente em direção à terra.
  18. zhí: “Sabedoria, saber, conhecer”. // 宜 : “Correto, adequado”.
  19. wèi: “Dizer, falar, descrever, referir”.
  20. duì: “Cálido, cordial; estimar, valorar; solitário, generoso; honesto, sincero”.