H17 Acompanhando as circunstâncias
TEXTOS GERAIS
NOME
隨ACOMPANHANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS 1
隨 suí, 170-13, W46D, é uma palavra de etimologia bastante confusa e apresenta várias grafias alternativas. Wieger diz ser derivada de 隓 duo, formada, à esquerda, pelo radical simplificado 170 阜 fù “assediar uma cidade fortificada levantando uma muralha ao redor” 2, construída com muito trabalho (左 zûo, mão esquerda, duplicada). Outra grafia, 隋suí, 170-09, W46D, utilizada no manuscrito de Mawangdui, representa carne 肉cortada em pedaços pelo trabalho da mão 左 e significa: “cair, deixar cair” e, em Couvreur (pág.985): “estragar a carne; enterrar os restos de um sacrifício; oferenda de arroz, carne, legumes salgados apresentados à alma de um morto pelo chefe da casa; oferecer o sangue de uma vítima; nome de um vaso que servia para as oferendas”. Shaughnessy (1996, pág.311, nota 1) o considera um empréstimo e lhe dá o nome “SEGUINDO”. Os dois conjuntos transmitem a ideia de um processo dividido em fases discretas que se sucedem uma à outra e que acompanha algo previamente estabelecido. Daí derivam os significados de 隨 suí: “Seguir, concordar com, depender de; perna”. 3
PALAVRAS-CHAVE
- ACOMPANHAR:
- Aceder, acordar, aderir, admitir, afinar, anuir, aquiescer, assentir, ceder, conceder, concordar, conformar-se, consentir, convergir, convir, topar; Aceitar: Abraçar, acatar, acolher, aprovar, assumir, confirmar, deferir, juntar-se, ligar-se, permitir, reconhecer, seguir, tomar, unir-se;
- Ajudar:
- Acorrer, acudir, amparar, apadrinhar, apoiar, assistir, auxiliar, beneficiar, coadjuvar, contribuir, cooperar, desatravancar, desembaraçar, desimpedir, desobstruir, facilitar, favorecer, privilegiar, secundar, socorrer.
- CIRCUNSTÂNCIAS:
- Conjuntura, condição, conjunção, situação; ensejo, caminho, hora, instante, maré, momento, motivo, ocasião, oportunidade, vez.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Seguir, acompanhar
Inserir-se - RICCI:
- Conformar-se ao desenrolamento, momento onde a gente se insere no desenvolvimento universal.
- ZAFRA:
- Decidindo o rumo a seguir
- JAVARY:
- Declive Natural
- WING:
- Adaptando-se (Seguindo)
- HUANG:
- Seguindo
- REIFLER:
- Seguindo
- DAMIAN-KNIGHT:
- Seguimento (Adaptar-se aos Tempos)
- SHCHUTSKII:
- Sucessão
- LOISI:
- O seguimento, seguir outros
- GALL:
- Seguir o movimento
- BLOFELD:
- Seguindo, Concordando com...
- SIU:
- Conseguindo seguidores
- LEGGE:
- Seguindo
- DAMIAN-KNIGHT:
- Mutualidade
- CHIH-HSU:
- Seguindo
- WILHELM:
- Seguir
- REVERSO:
- H17 ou H18
Seguir os outros ou Tomar consciência dos que nos precederam.
JULGAMENTO
隋 ﹕ 元 亨 利 貞 , 無 咎 。
Acompanhando as circunstâncias [se exerce] fundamental influência, é conveniente insistir, nenhum erro.
PALAVRAS-CHAVE
- PRIMORDIAL:
- Básico, cardinal, essencial, fundamental, precípuo, primeiro, substancial.
- INFLUIR:
- Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- INSISTIR:
- Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
- NÃO ERRAR:
- Ter acerto, atino, certeza, correção, exatidão, justeza, perfeição, precisão.
O texto do Julgamento é extremadamente favorável, repetindo as quatro palavras básicas que aparecem nos Julgamentos dos hexagramas H01 e H02. O H17 corresponde a uma ideia fundamental do pensamento chinês, a de que todos os processos estão interligados, cada um dos quais seguindo seus próprios princípios; assim, não interferir é a melhor forma de manter a máxima harmonia entre eles. O ideal do sábio consiste na capacidade de acompanhar as circunstâncias, ou seja, manter uma livre interação com todos os processos que constituem o mundo que o rodeia, no qual os humanos somos uns processos a mais. Portanto, é necessário acompanhar essas tendências predominantes nos fenômenos como um rio acompanha os declives e irregularidades do terreno.
Somente aceitando as circunstâncias externas poderemos exercer uma influência eficaz nelas através da insistência em condutas pouco intervencionistas, única forma de influir o suficiente como para mudar as coisas que nos desagradam.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
隋 , 剛 來 而 下 柔 , 動 而 說 , 隋 。
大 亨 貞 , 無 咎 , 而 天 下 隋 時 , 隋 之 時 義 大 矣 哉 !
Acompanhando as circunstâncias o firme chega e se coloca embaixo do maleável, que se move com alegria, isso é acompanhar.
Grande influência e insistência, nenhum erro porque tudo o que está embaixo do Céu acompanha o momento, [por isso] o momento de acompanhar as circunstâncias tem um sentido extremamente grande, não é verdade?
A iniciativa se inicia sempre com o yang, que aqui se coloca por baixo do yin estimulando-o a segui-lo alegremente. Da mesma forma, os dez mil processos recebem o estímulo do Céu e o seguem com confiança, coisa que o homem custa tanto a aprender. Vemos que o conselho é deixar a iniciativa à interação natural dos fenômenos externos e acompanhar com alegria a sua evolução. O primeiro parágrafo se refere especialmente às duas primeiras linhas do hexagrama (vide abaixo).
A alegria com que o Yi Jing nos aconselha a aceitar as circunstâncias que se nos apresentam não significa uma aceitação ignorante ou ingênua de situações negativas ou dolorosas. Pelo contrário, unicamente o que predomina aqui é um critério econômico com relação às energias de que dispomos para enfrentar essas circunstâncias. Se apresentarmos resistências a fatos que nos resultam indesejáveis, teremos dois problemas: gastar energias nessas resistências e continuar a enfrentar as circunstâncias desfavoráveis, que não vão sumir simplesmente porque assim o desejemos. Noutras palavras "não devemos remar contra a corrente", e devemos nos deixar levar pelo Dào.
A Explicação enfatiza o fato que tudo no Universo representa uma multiplicidade agindo em uníssono, caracterizada por uma continuidade entre suas partes. Assim, percebemos que nossas circunstâncias não são alheias a nós mesmos e que formam um conjunto indivisível com nosso ser. Estamos inseridos num contexto geral e amplo (“Lançados no mundo” dizia Heidegger inúmeras vezes) que, como resultado de suas interações internas, nos coloca aquilo que, erradamente, sentimos como demandas. O filósofo espanhol Ortega y Gasset expressou isso muito bem quando definiu que "Eu sou eu e minhas circunstâncias" (Meditações do Quixote, 1966, vol.I, pág.322).
IMAGEM
澤 中 有 雷 , 隋 ; 君 子 以 向 晦 入 宴 息 。
No meio do lago há um trovão: acompanhando as circunstâncias.
Assim, o homem sábio enfrenta a noite recolhendo-se para descansar e se tranquilizar. 4
As águas do lago são agitadas pela tormenta. Da mesma forma, o sábio segue a ordem natural, lei fundamental pela qual o Céu se rege. Este induz todo o mundo manifesto a segui-lo, inclusive nas coisas aparentemente mais banais, que nem por isso são menos importantes.
Aqui podemos enfrentar as circunstâncias, por vezes desfavoráveis, com o ditado "ao pão, pão; ao queijo, queijo". Cada coisa deve ser valorada conforme o momento e sua importância relativa, evitando, assim, o desgaste desnecessário de energias.
SEQUÊNCIA
豫 必 有 隋 , 故 受 之 以 隋 。
Prevenindo excessos certamente se acompanhará as circunstâncias, por isso agora vem acompanhando as circunstâncias.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
隋 , 無 故 也 。 蠱 則 飭 也 。
Acompanhar as circunstâncias é não [atender] aos precedentes.
Endireitar o deteriorado geralmente consolida. 5
O texto compara os hexagramas H17 e H18. O primeiro representa uma situação na qual devemos estar totalmente abertos ao novo, a fim de julgá-lo com objetividade. O segundo representa uma situação na qual a consciência da evolução errada que tomaram os acontecimentos passados nos obriga a tê-los em conta, a fim de corrigi-los.
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Quem previne excessos conseguirá acompanhar as circunstâncias do melhor modo, a fim de evitar o gasto desnecessário de energias. Dessa forma certamente poderá consertar o que estiver deteriorado.
A imagem apresentada por este hexagrama é a de um movimento no meio do lago. Como no lago a tendência da água é permanecer imóvel, esse movimento só pode ser produzido por algum fator externo (vento, objeto caindo, etc.). Em consequência, o lago, aceitando o estímulo e acompanhando essa ação, agita sua superfície.
Este hexagrama representa a conformidade ativa, por parte do sujeito, para adaptar-se, conformar-se, conciliar-se e harmonizar-se às condições externas. Isso não significa aceitação bovina, resignada ou passiva, já que há um efeito positivo - poupar energias - em se adaptar às circunstâncias quando elas se apresentam conforme a lei natural que rege todos os fenômenos manifestos. Então, como devemos agir perante circunstâncias não desejadas? Para ilustrar a conduta recomendada pelo hexagrama podemos citar Zhuangzi que, no capítulo XIII, diz:
“Yáo perguntou: ‘Então, o que devo fazer?’ Shùn respondeu: ‘Agir como o Céu e manifestar tranquilidade, brilhar como o sol e a lua e andar como as quatro estações, parecendo seguir a sequência do dia e da noite, o andar das nuvens e a queda da chuva’”.
Noutras palavras, deixar-nos levar pelos ritmos da Natureza que agem em cada momento das nossas vidas: não tentar brilhar sempre, aceitando que existem momentos de eclipse; obedecer ao fato de que há hora para tudo (nosso já conhecido: “tempo para rir e tempo para chorar, tempo para semear e tempo para colher...”) 6; se movimentar sem ruído como as nuvens, mas às vezes soltando raios e trovões como elas; alimentar como a chuva, ainda que provocando esporádicos alagamentos 7; e, sobretudo: manter a tranquilidade como o Céu.
O hexagrama nuclear é H53, Desenvolvendo-se gradualmente, apontando para o crescimento gradual implícito na atitude de aceitação e acompanhamento dos fatos externos.
O hexagrama antagônico e oposto é o H18, Endireitando o deteriorado. A visão alternativa fornecida pelo hexagrama oposto coincide aqui com a visão mais afastada da situação analisada, fornecida pelo hexagrama antagônico. Duas conclusões deste fato: 1) em H17 devemos olhar o presente, enquanto em H18 devemos olhar o passado; e 2) se não aceitamos as circunstâncias nada mais nos quedará do que consertar os estragos que inevitavelmente se seguirão no futuro.
Os relacionamentos internos entre as linhas são decorrentes das influências entre linhas vizinhas, que representam as circunstâncias imediatas de cada uma. Assim, as relações de correspondência perdem seu valor normal (vide discussão na segunda linha). A tensão entre nossos desejos e o que as circunstâncias nos apresentam está representada, neste hexagrama, pelo fato de as linhas receberem demandas da linha imediatamente inferior, ao passo que sua inclinação, em função da tendência ascendente do hexagrama, está dirigida para a linha imediatamente superior, o que nos faz lembrar Drummond: "João ama Maria, que ama José, que ama...". Nunca estamos muito satisfeitos com a forma como o mundo se nos apresenta e geralmente devemos lutar conosco mesmos para acompanhar adequadamente as circunstâncias.
As linhas representam diferentes formas de acompanhar as circunstâncias:
- H176 É obrigado a acompanhar pela força, devido à sua tendência a se isolar.
- H175 Acompanha intuitivamente as coisas boas.
- H174 Supera sua tendência a acompanhar por interesse.
- H173 Vence a tentação de agir sozinha e acompanha a quem de direito.
- H172 Recebe muitos estímulos e duvida sobre a quem acompanhar.
- H171 Acompanha com humildade, incentivando os outros.
LINHAS
H171 => H451 Agrupando pelo exemplo
官 有 渝 , 貞 吉 。 出 門 交 有 功 。
O funcionário está mudando, insistir é benéfico. Sair pela porta para associar-se gera méritos. 8
官 有 渝 , 從 正 吉 也 。
出 門 交 有 功 , 不 失 也 。
O funcionário está mudando porque seguir o correto é benéfico!
Sair pela porta para associar-se é meritório porque não perde nada!
Yang em posição yang, com vizinhança com a sobre-estimulada 2ª, esta linha é uma das regentes do hexagrama já que possui a energia necessária para enfrentar suas circunstâncias e só tem um caminho pela frente: subir. Pela sua condição de yang, assume a iniciativa e, abandonando uma posição autossuficiente, se dirige ao exterior, colocando-se por baixo da 2ª yin, que representa o funcionário, para incitá-la à ação. Ao começo pode haver certa "confusão” (H451) em função das dúvidas da 2ª linha, mas, apesar disso, as duas se agrupam (H45) numa atividade conjunta que acaba "se transformando em risos" (H451) como resultado do acompanhamento mútuo. 9
H172 => H582 Satisfazendo-se positivamente
系 小 子 , 失 丈 夫 。
Aderindo à criança pequena, perde o homem forte. 10
系 小 子 , 弗 兼 與 也 。
Adere à criança pequena, porque não pode associar-se a ambos! 11
Yin em posição yin central, com vizinhança com a incentivadora 1ª, esta linha é flexível o suficiente para adaptar-se a suas circunstâncias. O problema que tem que enfrentar é a diversidade incompatível de atrações que sente com relação às linhas que a rodeiam: ela percebe que a forte 1ª a procura, mas a tendência ascendente do hexagrama faz com que deseje a 3ª (a criança pequena) apesar de esta também ser yin, e além disso tem uma correspondência com a distante 5ª linha.
Devemos observar que o texto não esclarece qual será a opção desta linha, já que não há nenhuma recomendação direta nem um prognóstico de benefício, infortúnio, erro ou vergonha. Está implícito, porém, que um relacionamento entre duas linhas yin não seria apropriado.
Ante a impossibilidade de relacionar-se com as duas, o sujeito da 2ª linha acaba "confiando na satisfação" (H582) e instintivamente termina por acompanhar com alegria (H58) a 1ª linha. 12
H173 => H493 Renovando radicalmente
系 丈 夫 , 失 小 子 。 隨 有 求 得 , 利 居 貞 。
Aderindo ao homem forte, perde a criança pequena. Acompanhando as circunstâncias obtém o que procura; é conveniente manter-se insistente. 13
系 丈 夫 , 志 舍 下 也 。
Adere ao homem forte, [porque] sua inclinação é abandonar o de baixo! 14
Yin em posição yang, com vizinhança com a interesseira 4ª, esta linha fraca tem dificuldades em se decidir entre as opções que se lhe apresentam. Ela percebe a atração que gera na 2ª linha yin, “a criança pequena”, mas se sente fortemente atraída pela 4ª linha yang, o “homem forte”, cuja influência é mais marcante em função da vizinhança; só que esta parece, por sua vez, pender para a 5ª. Assim, a 3ª tem medo de ficar sozinha, mas, com "insistência rigorosa, discute três vezes" (H493) suas atitudes, acaba acompanhando a 4ª e, abandonando a 2ª, consegue finalmente seus objetivos.
H174 => H034 Começando com contratempos
隨 有 獲 , 貞 凶 。 有 孚 在 道 , 以 明 , 何 咎 。
Acompanha as circunstâncias para ter lucro; insistir nisso é prejudicial. Tendo confiança no caminho e usando sua clareza, como poderia ter culpa? 15
隨 有 獲 , 其 義 凶 也 。
有 孚 在 道 , 明 功 也 。
Acompanhar as circunstâncias para ter lucro significa prejuízo!
Tem confiança no caminho porque seus méritos são claros!
Yang em posição yin, com vizinhança com a 3ª, esta 4ª linha fica tentada a adotar uma conduta egocêntrica e se deixar acompanhar pela 3ª, voltando-se para ela, contra a tendência ascendente do hexagrama. Porém, consegue se controlar confiando no princípio deste hexagrama, pelo qual as linhas yang devem adotar uma atitude humilde e se colocar por baixo. Essa compreensão a leva a se aproximar do soberano da 5ª que, ao começo, a observa com desconfiança, achando que a 4ª se aproxima dele motivada pelo interesse e porque "montada a cavalo parece deter" (H034) seu avance como se duvidasse. Mas esta, finalmente, evidencia sua sinceridade ao mostrar com clareza que "procura casamento e intimidade" (H034), pelo que acaba sendo aceita.
H175 => H515 Assustado por um abalo
孚 于 嘉 , 吉 。
Confiar no prazenteiro é benéfico. 16
孚 于 嘉 , 吉 ; 位 正 中 也 。
Confiar no prazenteiro é benéfico, porque sua posição é central e correta!
Yang em posição yang central, com vizinhança com a 6ª, esta linha tem a clareza de agir conforme o potencial que lhe oferece o momento e, apesar de sua posição de imperador, prefere acompanhar o sábio da 6ª em lugar de dirigir sua atenção aos súditos que estão embaixo dela, representados pelo forte ministro yang da 4ª. Sua atitude gera inicialmente uma comoção (H51) entre seus súditos, que se sentem abandonados, só que esse “abalo traz temor e receios, mas depois risos e conversas alegres” (Julgamento, H51) 17. Isso acontece porque o imperador “nada perderá porque fica atarefado” (H515) em seu desenvolvimento pessoal, o que termina tranquilizando seus súditos.
H176 => H256 Agindo sem se esforçar
拘 系 之 , 乃 從 維 之 。 用 亨 于 西 山 。
Ele adere aprisionado, só assim ele se liga e segue. O rei tem que usar sua influência nas montanhas do oeste. 18
拘 系 之 , 上 窮 也 。
Ele adere aprisionado, porque no alto se esgota!
Yin em posição yin, com vizinhança com o imperador da 5ª, esta linha pouco enérgica não tem ninguém acima a quem acompanhar. Sua posição corresponde à do sábio que quer se afastar das coisas mundanas, refugiando-se nas montanhas. Infelizmente, esta "ação sem se esforçar traz calamidades e nenhum lugar lhe resulta conveniente" (H256), já que sua experiência e sabedoria se perderiam. É por isso que o rei o abriga a retornar à força ao mundo para assumir sua responsabilidade perante o resto da sociedade.
NOTAS
- ↑ A ideia de acrescentar ‘as circunstâncias’ ao literal ‘acompanhar’ se origina na Explicação, que diz: “Tudo o que está embaixo do Céu acompanha o momento”.
- ↑ Quando esse radical está à direita do caractere, se refere à muralha da cidade, e quando está à esquerda, se refere à muralha que os sitiadores construíam ao redor da cidade para isolá-la (vide Wieger, L86). Assim, aqui temos uma referência a algo que acompanha uma coisa já estabelecida anteriormente; por extensão, uma referência à conduta a seguir para acompanhar as circunstâncias.
- ↑ No texto do Yi Jing, incluindo este mesmo hexagrama, é muito usada a palavra cóng 從 no sentido de ‘seguir a’. É um sinônimo de suí, porque significa: “Seguir, de acordo com, escutar a; seguir de perto a; acompanhar; aprender; provocar alegria”. Por isso prefiro usar também um sinônimo em português (‘acompanhar’), no lugar do ‘seguindo’, que a maioria dos tradutores adota.
- ↑ 向 xiàng: “Enfrentar, encarar”. // 晦 huì: “Noite; obscuro”. // 入 rù: “Entrar”. // 宴 yàn: “Descansar; festa, banquete”. // 息 xï: “Ficar quieto, calmar-se, parar”.
- ↑ 故 gù: “Eventos ou relacionamentos passados; uma razão, causa; o passado”. // 飭 chì: 184-04 [energia 力 utilizada em alimentar 食 um homem 人 ], Couvreur: “Fechado, estável, consolidar, laborioso, colocar em ordem”.
- ↑ “Não é o melhor para os homens que aconteça tudo o que desejam”. Heráclito.
- ↑ “Não existe estupidez maior do que querer mostrar-se sábio na hora errada, assim como nada é mais ridículo e imprudente do que a prudência inoportuna”. Erasmo: Elogio da Loucura.
- ↑ 官 guän: “Funcionário nomeado pelo imperador; governar, administrar”. Wieger, W86C, diz que o significado primitivo do caractere guän é a residência de um mandarim que governa uma cidade; por extensão: “O mandarim, o governo”. Lynn, pág.247, nota 6, traduz como "autocontrole" seguindo uma glosa de Kong Yinda que define guän como "aquilo que controla a mente e o coração humano". // 有 yôu: “Ter, existir”. Mawangdui traz 或 huò: “Uma coisa ou outra, também, ou; alguém, alguma coisa; possivelmente, em alguns casos; duvidoso, incerto”. // 渝 yú: “Mudar, cambiar”. Mawangdui traz 諭 yù: “Contar, revelar, dizer, esclarecer, explicar”. Mawangdui apresenta uma variação interessante: “o funcionário possivelmente esclarece [...]”, ficando mais claro o fato de que a 2ª linha apresenta dúvidas iniciais sobre sua conduta. // 交 jiäo: “Relação, associação, ter relações com; negociação”. // 功 göng: “Méritos, honras; eficácia, afeto”.
- ↑ Observar que os risos referenciam a ‘alegria’ que a Explicação coloca como reação fundamental neste hexagrama.
- ↑ 系 xì: “Relacionar-se com, aderir a; linhagem familiar”.
- ↑ 兼 jiän: “E, em adição a, simultâneo, unir em um; ambos”. // 與 yû: “Tomar parte em; associar-se com”.
- ↑ Existem várias interpretações para esta linha, conforme a seguinte tabela:
Comentarista Homem forte Criança pequena A 2ª linha: Cheng Yi 5ª yang 1ª yang Deveria escolher a correspondência com a 5ª linha, porque envolver-se com a 1ª seria um grave erro. Wang Bi 5ª yang 1ª yang Deveria escolher a correspondência com a 5ª linha, porque não seria apropriado ficar com a 1ª. Legge 5ª yang 1ª yang Fica com a 1ª, o que, ainda que o texto não o mencione explicitamente, é um infortúnio. Wilhelm 1ª yang 3ª yin A tendência do hexagrama a faria escolher a 3ª, mas, por esta ser fraca e não merecer confiança, acaba ficando com a 1ª. Huang 5ª yang 1ª yang Escolhe a 1ª em lugar da 5ª, o que representa uma decisão apressada da sua parte. É necessário mais cuidado ao escolher um líder. Liu I-ming 1ª yang 3ª yin Fica com a 1ª, porque escolher a 3ª seria uma mostra de ignorância. - ↑ 求 qiú: “Procurar, desejar”. // 居 jü: “Local, permanecer”.
- ↑ 舍 shê: “Permanecer, residir; jogar fora, separar de”.
- ↑ 獲 huò: “Capturar caça; capturar, butim, prisioneiro de guerra; mulher escrava; obter, adquirir”. // 孚 fú: “Confiar”. Mawangdui traz 復 fú: “Restaurar, retornar, repetir; outra vez”. // 以 yî: “Usar, utilizar”. Mawangdui traz 已 yï: “Terminado; indicador do tempo passado; finalizar, parar”. A frase em Mawangdui pode ser lida como “Havendo um retorno ao caminho, já esclarecido, como poderia ter culpa?”, ficando assim melhor explicitado que a 4ª ‘retorna’ ao caminho correto: um ministro deve seguir seu soberano.
- ↑ 嘉 jiä: “Bom, excelente, prazenteiro; gostar, amar, apreciar”. Mawangdui substitui também nesta linha 孚 fú por 復 fú (vide nota 15), de forma que pode ser lida como “Retornar ao prazenteiro”, esclarecendo o movimento do soberano de seguir o caminho da sabedoria, ao qual se sente atraído instintivamente, sem que isso deva ser confundido com uma negligência de suas funções.
- ↑ Observar novamente a aparição do motivo da ‘alegria’ como consequência do acompanhar sem tensões às circunstâncias.
- ↑ 拘 jü: “Pegar, capturar; se envolver com; aderir, grudar”. // 系 xì: “Relacionado a, atado a; linhagem, família, conexão”. // 乃 nâi: “Então, assim, portanto”. // 維 wéi: “Corda, cabo; linha, textura, lógica; conectar, ligar”.