H14 Manifestando-se com grandeza
TEXTOS GERAIS
NOME
大 有 MANIFESTANDO-SE COM GRANDEZA 1
大 dá W60A 037-00: Mostra um homem em pé. Significa: “Grande, vasto, alto, extenso; nobre; muito; fazer grande; idoso, crescido”.
有 yôu W46A 074-02: uma mão 又 yòu (simplificada) cobrindo a lua 月 yuè, representando as fases ou um eclipse da Lua [reforçando a ideia de ‘manifestação’, 'Ser', 'existência']. A palavra significa: “Ter, possuir; há, haver, existir, acontecer, estar localizado; consistir de, materialização, formação, completude; posse, propriedade”.
No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- MANIFESTAR:
- Descobrir, divulgar, exibir, exteriorizar, externar, iluminar, inculcar, indicar, mostrar, retratar, revelar, transparecer.
- Ocorrer:
- Acontecer, aparecer, apresentar-se, calhar, dar-se, efetuar-se, oferecer-se, realizar-se, sobrevir, suceder, surgir, verificar-se.
- Materializar:
- Aglutinar, concretizar, consolidar, constituir, consubstanciar, objetivar, produzir, realizar, solidificar, substancializar.
- Presença:
- Aparição, comparecimento, existência. Aspecto: Aparência, apresentação, ar, compleição, configuração, conformação, corpo, exterioridade, feitio, figura, figuração, forma, imagem, parecer, pinta.
- GRANDEZA:
- Aparato, esplendor, fausto, gala, grandiosidade, lustre, luxo, luzimento, opulência, ostentação, pompa, riqueza, suntuosidade.
- Prodigalidade:
- Abundância, dadivosidade, fartura, generosidade, humanitarismo, largueza, liberalidade, magnanimidade, magnificência, profusão, superabundância.
- Quantidade:
- Abundância, acúmulo, afluência, aluvião, amontoado, bando, batelada, chuva, despropósito, destempero, dilúvio, disparate, enxame, enxurrada, exorbitância, exuberância, fartura, montão, monte, montoeira, multidão, mundaréu, penca, porção, porrada.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- A grande realização
O grande poder da realização - RICCI:
- Grande acumulação, momento onde os seres concordam espontaneamente em resposta à solicitação da suavidade.
- ZAFRA:
- Administrando ideias
- JAVARY:
- Sucesso em Todas as Coisas
- WING:
- Soberania (Posses em grande quantidade)
- HUANG:
- Grande colheita
- REIFLER:
- Riqueza
- DAMIAN-KNIGHT:
- Posses em Grande Quantidade
- SHCHUTSKII:
- Posses de muitas coisas
- LOISI:
- As posses, o possuir
- GALL:
- A fortuna
- BLOFELD:
- Grandes posses
- SIU:
- Riqueza
- LEGGE:
- Grandes posses (Abundância)
- DAMIAN-KNIGHT:
- Abundância
- CHIH-HSU:
- Grandes posses
- WILHELM:
- Grandes posses
- REVERSO:
- H13 ou H14
Articular-se, saber delegar e organizar ou Possuir.
JULGAMENTO
大 有 ﹕ 元 亨 。
Manifestando-se com grandeza se exerce uma influência primordial.
PALAVRAS-CHAVE
- INFLUIR:
- Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
- PRIMORDIAL:
- Básico, cardinal, essencial, fundamental, precípuo, primeiro, substancial.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
A Explicação nos fala da 5ª linha que é o modelo de como se deve agir numa situação de grande bonança. Única linha yin do hexagrama, central no trigrama superior, ela se relaciona adequadamente com todas as outras linhas yang. Pelo fato de sua mutação levar ao H01, A INICIATIVA, ela consegue agir com firmeza e, por estar no centro do trigrama Luz, tem ideias claras sobre si e sobre os que a rodeiam. Por tudo isso, a 5ª linha sabe agir apropriadamente e despertar a adesão de todos, exercendo uma grande influência.大 有 , 柔 得 尊 位 大 中 , 而 上 下 應 之 , 曰 大 有 。
其 德 剛 健 而 文 明 , 應 乎 天 而 時 行 , 是 以 元 亨 。
Manifestando-se com grandeza, o maleável consegue a posição de honra no grande centro e os de cima e de baixo lhe correspondem; isso se chama manifestar-se com grandeza. 2
Seu caráter é firme e forte e sua cultura luminosa, se corresponde com o Céu e age oportunamente, por isso exerce uma influência primordial. 3
IMAGEM
火 在 天 上 , 大 有 。 君 子 以 遏 惡 揚 善 , 順 天 休 命 。
Aqui o Céu, princípio energético, se encontra abaixo e serve de combustível ao Fogo, por isso este hexagrama é muito favorável. No H13 o Fogo situava-se embaixo do Céu, não podendo, portanto, produzir muito efeito concreto.
Estamos numa situação de grande bonança e a pessoa sábia deve aceitá-la “passivamente”, com conformidade, da forma que se lhe apresenta, já que a energia envolvida é grande demais para que tente manipulá-la.
SEQUÊNCIA
與 人 同 者 , 物 必 歸 焉 , 故 受 之 以 大 有 。
Para aquele que se integra, os processos certamente retornarão a ele, não é verdade? Por isso agora vem manifestando-se com grandeza. 6
Aquele que sabe se unir com os outros homens, abandonando atitudes egoístas, certamente será recompensado pelo retorno abundante de todo tipo de coisas.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
大 有 眾 也 , 同 人 親 也 。
Manifestando-se com grandeza se refere à multidão.
Integrando pessoas com suavidade se refere aos próximos. 7
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Quem consegue integrar aos homens com suavidade certamente manifesta sua grandeza e consegue estender sua influência cedendo com modéstia a todos os aspectos da realidade.
Encontramos aqui o Sol, iluminando no Céu. Sua luz se alimenta da inesgotável energia criativa do Céu e se distribui incondicional e igualmente sobre todos os seres, sem lhes exigir nada. Essa prodigalidade desprendida é o que justifica o nome de manifestando-se com grandeza. 有 yôu é uma palavra de grande importância nos textos filosóficos chineses e seu significado mais apropriado é “existência, o que há, o que está aí, o que se manifesta, ser”. O capítulo 40 do Dao De Jing (Tao Te Ching) a utiliza quando nos diz:
Sob o céu
a miríade de coisas nascem do manifesto (有 ),
o manifesto nasce do não manifesto.
Por outro lado, o texto dos Hexagramas Misturados diz que este hexagrama significa “muitos, um grande número, uma miríade; uma multidão, muita gente; todos”.
Este hexagrama nos fala, então, da forma magnífica como as coisas se manifestam na Natureza e de como é necessário se comportar e se posicionar numa situação de tamanho poder, para evitar assim ser superado pela grande energia que está se manifestando. Esta energia deve ser ‘carregada’ com extremo cuidado (vide a 2ª linha) e deve ser ‘canalizada’ com sabedoria (vide as 3ª e 4ª linhas).
Normalmente este hexagrama é traduzido como Grandes Posses, mas isso não é correto porque os autores referem-se, assim, apenas a um aspecto do manifesto. Mais propriamente é o H55, Lidando com a abundância, que fala de riquezas materiais que atingem um ápice. Mas o H55 não tem, nem de longe, a mesma carga energética do H14; noutras palavras, possuir muito não é o mesmo do que se manifestar, se exprimir, se apresentar com grandeza. Possuir algo implica sempre na sua perda; agir com grandeza equivale a estar alimentado pela energia inesgotável da Iniciativa.
Este hexagrama nos mostra a bonança provinda do Céu, fornecida pelo nosso quinhão. Fica claro que a atitude correta com relação a ela é a de não considerá-la propriedade nossa: somos somente um canal através do qual ela circula. Isso reforça o erro de chamar este hexagrama de Grandes Posses. Não devemos lutar para manter a posse daquilo que recebemos porque se trata somente de um empréstimo 8, e a atitude correta é a indicada pela 3ª linha.
A peça chave do H14 é a 5ª linha, única linha yin numa ‘multidão’ de linhas yang e que, portanto, atrai a atenção de todas elas. Neste hexagrama, diferentemente de no H13, Integrando pessoas com suavidade, a linha yin está numa posição, a do imperador, para a qual é correto centralizar a atração de todos. Estabelece-se assim uma ordem natural que facilita o posicionamento de todos os participantes. É por isso que a Explicação diz que “os de cima e de baixo lhe correspondem”; pode-se dizer que todas as linhas yang têm relação de correspondência com a 5ª linha.
O hexagrama nuclear é H43, Afastando com determinação, que nos indica que a energia potencial contida no MANIFESTAR-SE COM GRANDEZA pode irromper com força se não for adequadamente manipulada.
O hexagrama antagônico é H08, Aproximando-se mutuamente, que nos fala da necessidade de nos agruparmos ao redor de um núcleo importante e poderoso. H14, por outro lado, nos ensina que devemos ‘fazer o bem sem olhar a quem’, compartilhando incondicionalmente aquilo que o destino nos trouxe.
O hexagrama oposto é H13, Integrando pessoas com suavidade, onde a ordem deve ser estabelecida por um governante forte, capaz de se impor a seus iguais e de superar suas próprias preferências. Para isso sua Imagem recomenda que “a pessoa sábia se associe à sua própria espécie e diferencie as coisas”. No H14, se recomenda que quem imponha a ordem seja maleável e aceite pacientemente o mandato do Céu, ou seja, seu próprio quinhão.
As linhas nos mostram diversas formas de agir perante um destino que se lhes apresenta em forma grandiosa, munificente. Os textos as dividem em três pares:
A 1ª e 6ª linhas recebem bem-aventuranças e devem avaliar suas expectativas:
- H141 deve aceitar as dificuldades inerentes e não achar que recebe menos do que necessita;
- H146 deve aceitar, confiando ‘passivamente’, que o destino lhe trará tudo o que necessita.
LINHAS
H141 => H501 Transformando-se profundamente
無 交 害 , 匪 咎 , 艱 則 無 咎 。
Nenhuma relação com o prejudicial; não há erros, porque ao aceitar as dificuldades geralmente não se erra. 9
大 有 初 九 , 無 交 害 也 。
O nove inicial de manifestando-se com grandeza não tem nenhuma relação com o prejudicial!
Yang no começo de hexagrama, isolada por falta de relacionamentos com as outras linhas, esta linha tem que se virar sozinha. Ela não se relaciona com fenômenos nocivos porque aproveita sua energia natural, enfrenta seus problemas e “deixa sair o negativo” (H501), ainda que, para isso, deva enfrentar situações não muito elogiáveis como “casar com a concubina por causa do seu filho” (H501). Sua atitude é positiva ao não considerar estes problemas como prejudiciais já que representam o início de um processo de transmutação interior (H50), que transforma o errado no certo.
H142 => H302 Aderindo como o fogo
大 車 以 載 , 有 攸 往 , 無 咎 。
Sendo uma grande carroça usada para carga e tendo aonde ir, ainda que desordenadamente, não há erro. 10
大 車 以 載 , 中 不 敗 也 。
Uma grande carroça usada para carga não quebra acumulando [o peso] no centro! 11
Yang em posição yin central, sem vizinhanças e em correspondência com a confiável 5ª, participando de dois trigramas Céu (inferior e nuclear), esta linha está sobrecarregada pelo peso dos fenômenos que se lhe apresentam e dificultam seu andar, mas, ao mesmo tempo, pode observá-los com objetividade (H30). Ela tem costas largas por sua grande quantidade de energia, e sua condição central e equilibrada a impede de afundar sob o peso que deve suportar (porque segue o “caminho do meio”, reforça H302).
H143 => H383 Divergindo construtivamente
公 用 亨 于 天 子 , 小 人 弗 克 。
Um príncipe pode usar sua influência junto ao Filho do Céu, mas um homem comum não é capaz. 12
公 用 亨 于 天 子 , 小 人 害 也 。
Que um príncipe possa influenciar o Filho do Céu significa prejuízo para o homem comum! 13
Yang em posição yang, sem relacionamentos e participando de dois trigramas Céu (inferior e nuclear), esta linha tem um excesso tão grande de energia que vai requerer uma qualidade muito especial para conseguir controlá-la. Ela é capaz de manifestações ostensivas, como a de tentar influenciar o próprio Imperador, mas não percebe que assim corre o risco de separar-se dele (H38) já que, “tendo seus bois bloqueados” (H383), não consegue uma aproximação adequada e acaba sendo tratada como um delinquente que “tem seu nariz cortado” (H383). Só um verdadeiro príncipe vai evitar esses riscos.
Podemos dizer que esta linha está brincando com fogo.
H144 => H264 Contido pelo grande
匪 其 彭 , 無 咎 。
Nega sua plenitude, nenhum erro. 14
匪 其 彭 , 無 咎 : 明 辨 晰 也 。
Nega sua plenitude e não erra porque sua inteligência e discernimentos são claros! 15
Yang em posição yin e sem correspondência com a 1ª, esta linha está comprimida entre a enérgica e perigosa 3ª e a majestosa 5ª, e sua importância como ministro se vê reduzida pela preferência da 5ª pela 2ª (única correspondência do hexagrama). "Negar sua plenitude" pode ser lido de duas formas: negar o relacionamento com a 3ª linha, excessivamente yang, voltando-se devotadamente ao relacionamento com a 5ª [interpretação de Wang Bi (Lynn, pág.225)]; ou aceitar sua própria diminuição, como “um jovem novilho preso num estábulo” (H264), servindo como mediadora entre a 5ª e as três linhas yang do trigrama inferior. Esta última atitude é favorecida pela sua percepção muito clara (na posição inferior do trigrama Luz, onde esta se une ao seu combustível, neste caso a energia ilimitada do Céu). Ela é capaz de se conter (H26) e de discriminar entre o que é importante e o que não o é, e assim "domar" essas linhas inferiores (vide H264).
Temos aqui outra forma de lidar com as bem-aventuranças: o sacrifício de si mesmo através da compreensão inteligente da sua própria posição, recusando-se a competir com outros favorecidos sobre quem é que recebe mais ou menos. Esse ‘conter-se a si mesmo’ lhe dá a oportunidade de conter os outros (H264), ajudando-os a enfrentar suas próprias circunstâncias.
H145 => H015 A iniciativa
厥 孚 交 如 , 威 如 ; 吉 。
Confiar nele é como se entregar; parece majestoso, o que é benéfico. 16
厥 孚 交 如 , 以 發 志 也 。
威 如 之 吉 , 易 而 無 備 也 。
Confiar nele é como se entregar porque é confiável e mostra suas intenções!
O benefício de parecer majestoso vem de ser fácil e não manipulador! 17
Yin em posição yang central, em correspondência com a forte 2ª e vizinhança com a controlada 4ª e a sábia 6ª, esta linha parece ser a fonte das bem-aventuranças: um majestoso imperador, que se comporta como um “dragão voando nos céus” (H015). Sendo yin em posição yang, sua flexibilidade lhe atrai a adesão de todos, mas, para isso, deve ter normas claras de conduta, não deixando a impressão de estar manipulando-os através dos benefícios que distribui. O imperador sabe, porém, que não são dele essas bem-aventuranças, já que elas se originam na energia inesgotável da Iniciativa (H01). Para essa compreensão ele tem a ajuda do sábio da 6ª linha.
H146 => H346 Fortalecendo o grande
自 天 佑 之 , 吉 , 無 不 利 。
Ajudado espontaneamente pelo Céu recebe benefícios, nada que não seja conveniente. 18
大 有 上 吉 , 自 天 佑 也 。
O benefício do topo de manifestando-se com grandeza vem de receber a ajuda espontânea do Céu!
Yang em posição yin, em vizinhança com a majestosa 5ª, esta linha tem muita energia, mas também representa o sábio que conhece a realidade das coisas. Ele não corre atrás das bem-aventuranças, como “um carneiro arremetendo contra uma cerca” (H346). Pelo contrário, confia passivamente na ajuda espontânea do Céu, de onde receberá tudo o que necessita. Mas, como diz o Xi Ci XII-1 sobre esta linha: 佑 者 助 也 , “aquele ajudado, ajuda”, e, por isso, fortalece o que já é grande (H34) transferindo aos demais as bem-aventuranças que recebe.
NOTAS
- ↑ O H55, Lidando com a abundância, é quem trata especificamente das riquezas, geralmente materiais, que são, intrinsecamente, impermanentes (“seja como o sol de meio-dia [e] não fique triste” diz esse hexagrama). No H14 se trata mais especificamente de tudo o que há, dos fenômenos que se nos apresentam, da existência em si mesma, incluindo aí as coisas que possuímos. Essa existência é algo muito mais benéfica e abrangente do que as simples ‘posses’ (que remetem ao puramente material). H14 nos fala de 'como se possui', das nossas atitudes com relação às coisas que chamamos 'nossas', e não 'do que se possui'.
- ↑ 尊 zün: “Honra”. // 應 yìng: “Corresponder”.
- ↑ 剛 gäng: “Firme”. // 健 jiàn: “Forte, poderoso”. // 文 wén: “Cultura”. // 時 shí: “Tempo, momento”. // 行 xíng: “Andar, agir”.
- ↑ 在 zài: “Existir, haver”.
- ↑ 遏 è: “Deter, danificar”. // 惡 ê: “Mau, imoral”. // 揚 yáng: “Levantar, elogiar”. // 善 shàn: “Bem, virtude”. // 順 shùn: “Seguir, obedecer”. // 休 xiü: “Descansar“. // 休 命 xiümìng: “Boa fortuna decretada pelo Céu; os decretos do imperador”.
- ↑ 與 yû: “Partícula que, usada interrogativamente, implica uma resposta afirmativa”. // 歸 guï: “Retornar ao seu lugar original, voltar ao lar”. // 焉 yän: “Partícula interrogativa”.
- ↑ 眾 zhòng: “Muito, um grande número, miríade; multidão, muita gente, todos”. // 親 qïn: “Sentir-se próximo a, ter simpatia por; sentimento de intimidade; pessoa da família”.
- ↑ Isso pode se estender à nossa própria existência: não somos 'donos' dela, simplesmente devemos 'vivê-la', até porque é questionável conceber a existência de um 'eu' que possa possuir, assunto discutido exaustivamente pelo Budismo.
- ↑ 交 jiäo: “Relação, negociação”. // 害 hài: “Prejudicial”. // 匪 fêi: “Não, sem”. // 艱 jiän: “Dificuldades, sofrimento”. // 則 zé: “Regra, imitar, de acordo a”. // Existem várias leituras desse texto, dependendo de onde se coloquem vírgulas (ausentes no texto chinês original). Assim temos:
- Shaughnessy (1996, pág.137): “Não há intercâmbio de prejuízos que não seja problema; se em dificuldade, então não haverá problema”.
- Lynn (1994, pág.224): “Apesar de que nunca encontra problemas aqui, para permanecer sem culpa deve aguentar as dificuldades, porque só então não haverá culpa”.
- Legge (pág.104): “Na primeira linha, não dividida, não há aproximação àquilo que é danoso, e não há erro. Se há compreensão das dificuldades (e perigos da posição), não haverá erro (no final)”.
- Cleary (1986, pág.80): “Se não há associação com aquilo que é danoso, não é culpado. Caso lute, não haverá erro”.
- Wilhelm (1956, pág.67): “Nenhuma relação com o que é prejudicial. Não há culpa nisso. Aquele que se mantém consciente da dificuldade permanecerá livre de culpa”.
- Liu Dajun (1995, pág.33): “Não é danificado seriamente. Não haverá desastre se sua causa é removida”.
- Huang (1998, pág.144) “Sem orgulho, sem danos. Certamente sem erro. Sendo consciente das dificuldades: não erra”.
- ↑ 車 chë: “Carroça”. // 載 zâi: “Carregar, bagagem”.
- ↑ 積 jï: “Acumulando, empilhando”. // 敗 bài: “Romper”.
- ↑ 公 göng: “Nobre, príncipe. Imparcial”. // 用 yòng: “Usar, utilizar, função”. // 于 yú: “Ao, para, ir”. // 克 kè: “Capaz, competente”.
- ↑ 害 hài: “Prejudicial”.
- ↑ 其 qì: “Indicador possessivo”. // 彭 péng: “Plenitude, muito”.
- ↑ 辨 biàn: “Discernimento”. // 晰 xï: “Claro”.
- ↑ 厥 jué: “Ele”. // 交 jiäo: “Relação, negociação”. // 威 wëi: “Autoridade, impressionante, majestoso”. // Apesar de a 5ª linha ser yin, ela tem uma grande autoridade devido a sua posição no centro da luz, a sua adaptabilidade às linhas yang sem pretender impor-se a elas, e ao fato de mudar para H01, A INICIATIVA.
- ↑ 備 bèi: “Preparar, prevenção”.
- ↑ 自 zì: “Si mesmo, automaticamente”. // 佑 yòu: “Ajudar, assistir”. // No Xì Cí A.XII.1, Confúcio fala desta linha (Wilhelm, pág.246).