H06 Disputando inutilmente
TEXTOS GERAIS
NOME
訟 DISPUTANDO INUTILMENTE
訟 sòng W89A 149-05: Palavras 言 públicas 公 (o que é público divide 八 aquilo que era privado, representado por ㄙ, um gusano de seda se enrolando em si mesmo e formando um casulo). A palavra 訟 sòng significa: “Litigar, demandar justiça; disputar, arguir; passar certidão de inocência”.
No manuscrito de Mawangdui tem o mesmo nome.
PALAVRAS-CHAVE
- DISPUTAR:
- Altercar, argumentar, batalhar, bater-se, brigar, combater, competir, concorrer, contender, contestar, contraditar, contradizer, contrapor, contrariar, debater, defrontar, desencontrar-se, desgostar-se, desmentir, desobedecer, desprezar, desquitar-se, diferir, digladiar, discordar, discrepar, dissentir, dissonar, divergir, divorciar-se, enfrentar, guerrear, impugnar, indeferir, insurgir-se, lidar, litigar, medir-se, militar, objetar, obstar, opor(-se), pleitear, polemizar, porfiar, questionar, rebater, rechaçar, recusar, refutar, rejeitar, renegar, renhir, repelir, replicar, repreender, reprovar, repudiar, rivalizar; turrar.
- INÚTIL:
- Desapropriado, descabido, desnecessário, desvantajoso, imprestável, impróprio, incômodo, inconveniente, indevido, inoportuno, prejudicial; árido, estéril, improdutivo, infecundo, infértil, infrutífero; acessório, contingente, dispensável, excedente, excessivo, fortuito, ocioso, prescindível, redundante, secundário, supérfluo, vão.
OUTROS NOMES
- JAVARY:
- Pleitear sua causa
A Controvérsia. A Justa. Resolver o conflito - RICCI:
- Momento onde se faz necessário usar da diplomacia com suavidade
- ZAFRA:
- Resolvendo disputas
- JAVARY:
- A Contestação Familiar
- WING:
- Conflito
- HUANG:
- Contencioso
- REIFLER:
- Conflito
- DAMIAN-KNIGHT:
- Ponto morto (Conflito)
- SHCHUTSKII:
- Litígio
- LOISI:
- O Conflito
- GALL:
- O Conflito
- BLOFELD:
- Conflito
- SIU:
- Luta
- LEGGE:
- Conflito
- DAMIAN-KNIGHT:
- Dilema
- CHIH-HSIU:
- Discórdia
- WILHELM:
- Conflito
- REVERSO:
- H05 ou H06
Esperar e espreitar ou Recusar e separar-se
JULGAMENTO
訟 ﹕ 有 孚 窒 惕 。 中 吉 , 終 凶 。 利 見 大 人 , 不 利 涉 大 川 。
Disputando é necessário ter confiança e cuidado com os obstáculos. 1
É benéfico ficar no meio, já que ir até o fim resulta prejudicial, [por isso é inútil].
É conveniente ver o grande homem, mas não é conveniente atravessar o grande rio.
PALAVRAS-CHAVE
- CONFIANÇA:
- Certeza, confidência, crédito, fé, fidúcia, segurança.
- OBSTÁCULOS:
- Agrura, atalho, barreira, bicho-de-sete-cabeças, contratempo, embaraço, estorvo, impedimento, inconveniente, problema, tropeço; dificuldade, dúvida, oposição, réplica, repulsa.
- BENÉFICO:
- Animador, auspicioso, beneficente, benigno, bom, conveniente, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, útil, vantajoso.
- PREJUÍZO:
- Dano, detrimento, perda, rombo; desapropriado, descabido, desnecessário, desvantajoso, imprestável, impróprio, incômodo, inconveniente, indevido, inoportuno, inútil, irregular, mau, prejudicial.
- CONVENIENTE:
- Acertado, adaptado, adequado, afeiçoado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
- ATRAVESSAR O GRANDE RIO:
- A frase se refere a tarefas grandes e difíceis a serem executadas. Trata-se de situações onde, apesar das dificuldades envolvidas, é adequado enfrentá-las com confiança e energia, já que essa ação está de acordo com as tendências gerais do momento.
Uma disputa é uma situação que é mais bem resolvida se arbitrada por uma terceira pessoa, por isso “é conveniente ver o grande homem”.
Levar as coisas até um nível de enfrentamento é claramente desaconselhável, e por isso resulta inútil. Também resulta evidente que, no meio de uma disputa, não é aconselhável iniciar grandes empreendimentos.
EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO
訟 , 上 剛 下 險 , 險 而 健 訟 。
訟 有 孚 窒 惕 ,
中 吉 , 剛 來 而 得 中 也 。
終 凶 ; 訟 不 可 成 也 。
利 見 大 人 ; 尚 中 正 也 。
不 利 涉 大 川 ; 入 于 淵 也 。
Disputando inutilmente: por cima a rigidez e por baixo o perigo; perigo e força, eis uma disputa inútil. 2
Disputando é necessário ter confiança e cuidado com os obstáculos.
Ficar no centro é benéfico porque o firme chega e atinge o equilíbrio!
Ir até o fim é prejudicial porque de uma disputa não pode resultar nada de bom! 3
É conveniente ver o grande homem porque ele, como esperado, é central e correto! 4
Não é conveniente atravessar o grande rio porque se submergirá nas profundezas! 5
Numa situação de disputa é conveniente encontrar uma terceira parte que possa agir como árbitro da situação, resolvendo-a o mais rapidamente possível e evitando assim que chegue a um enfrentamento aberto.
Atravessar o grande rio se refere a aprofundar a disputa, levando-a a conflitos ou lutas muito mais graves e perigosas.
IMAGEM
天 與 水 違 行 , 訟 ; 君 子 以 作 事 謀 始 。
Um planejamento cuidadoso das atividades elimina possíveis divergências nas providências adotadas que, nesse caso, podem conduzir a disputas.
SEQUÊNCIA
飲 食 必 有 訟 , 故 受 之 以 訟 。
Comendo e bebendo certamente haverá disputas, por isso agora vem disputando inutilmente.
Se bem que seja necessário aguardar sem inquietar-nos o momento certo para agir, não por isso devemos converter esse período de espera num momento onde o hedonismo e a superficialidade nos afastem do nosso caminho correto.
HEXAGRAMAS MISTURADOS
需 不 進 也 , 訟 不 親 也 。
Quem espera sem inquietar-se não avança!
Quem disputa inutilmente não se aproxima! 8
Esperar, sem inquietar-se, que as coisas amadureçam é o oposto a brigar com nossas circunstâncias.
DESCRIÇÃO DO MOMENTO
Aprendendo a esperar sem inquietar-nos poderemos evitar entrar em disputas inúteis. O hexagrama 05, Esperando sem inquietar-se, trata da atitude correta a adotar enquanto as circunstâncias externas evoluem até o ponto adequado a serem enfrentadas. O hexagrama 06, Disputando inutilmente, destaca que a divisão entre essas circunstâncias externas e nós mesmos (apontada na própria grafia da palavra 訟 song, onde palavras aparecem dividindo o público e o privado) pode nos conduzir a conflitos improdutivos. A superação desses conflitos nos permitirá liderar com mais experiência nossas circunstâncias.
A rigidez e a força do trigrama superior Céu se opõem tanto à escuridão quanto ao perigo representado pelo trigrama inferior Água. Um sobe fortemente, enquanto o outro apresenta um movimento de descida ao abismo. O Céu gira de leste para o oeste enquanto, na China, os rios correm de oeste para leste. Temos assim instaurada uma disputa, caracterizada por dois pontos de vista que se enfrentam.
O texto dos Hexagramas Misturados diz que "disputar é não se aproximar". Em outras palavras disputar significa não se aproximar dos vizinhos para enxergar seus pontos de vista e compreender melhor suas posições. Com isso não se geram simpatias, afetos ou sentimentos amistosos e acaba se fomentando o desentendimento.
O Yi Jing nos ensina que uma discussão não deve prolongar-se além do necessário porque inevitavelmente conduzirá a um conflito de maiores proporções, situação claramente desafortunada. A melhor forma de resolver uma disputa é procurar a intervenção de um árbitro que possa se impor às duas partes, conciliando seus pontos de vista.
O hexagrama nuclear é H37, Organizando uma família, mostrando que por trás das discussões existe uma ordem em que cada uma das partes tem um papel definido. Encontrar esta ordem significa o fim da discussão.
O hexagrama antagônico é H36, Abafando sua luz, justamente o oposto à iluminação necessária para esclarecer as posições das partes de uma disputa.
O hexagrama oposto é H05, Esperando sem inquietar-se, atitude saudável e complementar no caso de uma disputa, já que a precipitação pode levar a um desastrado aprofundamento da discussão.
As linhas nos apresentam diferentes atitudes perante as disputas, representadas por brigas das linhas do trigrama inferior com as correspondentes do trigrama superior:
LINHAS
H061=>H101 Andando com cuidado
不 永 所 事 , 小 有 言 , 終 吉 。
Não se prolongar nos assuntos, mantendo as palavras no mínimo, acaba sendo benéfico. 9
不 永 所 事 , 訟 不 可 長 也 。
雖 有 小 言 , 其 辯 明 也 。
Não se prolongar nos assuntos significa que as disputas não devem se alongar, mas, mantendo as palavras no mínimo, sem dúvida o debate esclarece! 10
Yin em posição yang, esta linha, em correspondência com a prudente 4ª e vizinhança com a impulsiva 2ª, tem a flexibilidade necessária para enfrentar de forma mais adequada sua situação e não se envolve na disputa. Ela não inicia a disputa, por não ter a energia necessária para tanto, mas tende a ser envolvida numa pela ação de circunstâncias externas. Sua reação é sábia: reduzir ao mínimo seu comprometimento, não se alongando na disputa. Desta forma ela anda com cuidado (H10), evitando "pisar a cauda do tigre" e agindo com “simplicidade” (H101), ou seja, sem grandes pretensões. Ainda que a discussão não se alongue ela consegue esclarecer melhor sua posição.
H062=>H122 Paralisado pela incompatibilidade
不 克 訟 , 歸 而 逋 其 邑 人 三 百 戶 , 無 眚 。
Não podendo disputar, foge e volta a sua cidade de menos de trezentas casas, sem sofrer grandes perdas. 11
不 克 訟 , 歸 逋 , 竄 也 。
自 不 訟 上 , 患 至 掇 也 。
Esta linha tem um excesso de energia, por ser yang em posição yin, o que a leva a iniciar uma disputa com a 5ª linha yang, com a qual não tem correspondência. Esta disputa está fadada ao fracasso, já que não é próprio que um funcionário enfrente o soberano (sua mudança leva ao H12, Paralisado pela incompatibilidade). A 2ª está também influenciada pelas suas relações de vizinhança, por um lado, com a 3ª, que em função da sua fraqueza tende a se envolver também na disputa, e, pelo outro, com a prudente 1ª, que tem a sabedoria de se afastar dos conflitos. Fica difícil para esta linha tomar a decisão de se retirar e de aproveitar a situação para aprender a reconhecer suas limitações (H122 diz: "a influência do sábio fica paralisada"), mas, caso se retire da disputa, nada de ruim acontecerá com ela. Esta retirada, porém, tem que ser feita com sinceridade e humildade, não devendo ficar nenhum resquício de força que possa indicar um futuro retorno à disputa, fato indicado pelo retorno a uma pequena aldeia e não a um grande feudo.
Esta linha remete ao que Dom Quixote deveria ter feito antes de brigar com os moinhos de vento.
H063=>H443 Esbarrando na tentação
食 舊 德 , 貞 厲 , 終 吉 , 或 從 王 事 , 無 成 。
Alimenta-se do seu potencial original e insiste nele com um rigor que acaba sendo benéfico, mas, no caso de atender aos assuntos do rei, não consegue nada. 14
食 舊 德 , 從 上 吉 也 。
Alimentar-se do seu potencial original significa que é benéfico acompanhar o de cima!
Esta linha está numa situação muito complexa. Yin em posição yang, ela é fraca demais para as circunstâncias que deve enfrentar em função da sua relação com as linhas yang: sua correspondência com a briguenta 6ª tende a lhe criar disputas constantes; sua vizinhança com a impulsiva 2ª acaba envolvendo-a nos conflitos entre esta e o rei da 5ª, enquanto sua vizinhança com a prudente 4ª lhe ensina a conveniência de se retirar das disputas. Essa complexa relação com o yang (como o são a 2ª, 4ª e 6ª) é totalmente inadequada para uma linha yin, situação reforçada pelo hexagrama derivado H44, Esbarrando na tentação, na qual o yin se introduz num mundo dominado pelo yang. A 2ª a empurra à disputa por baixo, fazendo com que "suas nádegas sem pele dificultem seu agir" (H443), mas, ainda que a 3ª tomasse partido pela 5ª, o rei, nessa briga não conseguiria nada adequado. A única esperança da 3ª linha se encontra na sua relação de vizinhança com a 4ª, que evita as disputas aceitando seu destino. Em resumo, esta linha deve evitar se envolver em disputas, próprias ou alheias e acompanhar a 4ª conformando-se com o aquilo que se lhe apresentar, o que constitui uma atitude apropriada ao seu “potencial original” yin.
H064=>H594 Dispersando a rigidez
不 克 訟 , 復 即 命 , 渝 安 貞 , 吉 。
Não podendo disputar, retrocede e assume seu quinhão; mudar, insistindo calmamente, é benéfico. 15
復 即 命 渝 , 安 貞 ; 不 失 也 。
Retrocede, assumindo seu quinhão, e muda, insistindo com calma porque nada se perdeu!
Esta linha é yang em posição yin, tem correspondência com a 1ª e uma relação de vizinhança correta com a 3ª, além de se encontrar no topo do trigrama nuclear Luz, o que lhe dá uma melhor visão da sua situação. A energia desta linha a leva inicialmente, em consonância com os tempos de disputa, a se engajar num conflito com a 1ª que, em função da sua percepção, recusa o conflito, provocando uma mudança na 4ª, que substitui sua atitude combativa por uma de insistência calma. Isso representa uma grande maturação porque esta linha dissolve sua rigidez (H59) e deixa, conforme diz H594: "seu grupo se dispersar [...] porque dispersando se acumula e comumente não se pensa assim". Em resumo, nesta linha há uma mudança de atitude, mas não de objetivos.
H065=>H645 Ainda não atravessado
訟 元 吉 。
Na disputa tem benefícios fundamentais.
訟 元 吉 , 以 終 正 也 。
Na disputa tem benefícios fundamentais porque é central e correta!
Num hexagrama onde as relações de correspondência são indicadoras de disputas, esta linha, yang em posição yang e central no trigrama superior, fica beneficiada pela inexistência de correspondência com a 2ª, bem como de relações de vizinhança. Este isolamento significa não envolvimento e lhe garante o papel de árbitro das disputas, mencionado no Julgamento. O texto de H645 descreve suas capacidades: "a luminosidade do homem sábio inspira confiança", e por isso sequer repara nos fúteis intentos da 2ª em iniciar uma disputa.
H066=>H476 Oprimido pela conjuntura
或 錫 之 鞶 帶 , 終 朝 三 褫 之 。
No caso de obter um cinto de dignitário como prêmio, no final da manhã lhe será arrancado três vezes. 16
以 訟 受 服 , 亦 不 足 敬 也 。
Disputar para obter roupas certamente não acrescenta honrarias! 17
Esta linha, yang em posição yin, tem um excesso de energia que a leva a se envolver em constantes disputas que só a deixarão sentir-se oprimida (H47). Isso está reforçado pelo texto de H476 que a descreve como "insegura e oscilante [...] movendo-se provocará remorso". Sua posição no topo do trigrama Céu lhe garante a renovação constante de energias, mas ao mesmo tempo lhe confere uma grande rigidez, o que a leva a sucessivos triunfos nas suas disputas, muitas vezes iniciadas por assuntos fúteis, só para ser imediatamente seguidos por derrotas desonrosas.
NOTAS
- ↑ 窒 zhì: “Fechado, detido, bloqueado”. // 惕 tì: “Alarme, medo, respeito, temor, inquietude, diligência, prontidão”.
- ↑ 健 jiàn: “Força”.
- ↑ 成 chéng: “Completar, aperfeiçoar, ter sucesso, conseguir”.
- ↑ 尚 shàng: “Depois de tudo, como esperado; valorizar, estimar, respeitar”. // 正 zhèng: “Correto”.
- ↑ 淵 yuän: “Abismo; profundo, silencioso”.
- ↑ 與 yû: “E; junto com; com”. // 違 wéi: “Afastar-se; diferir; errar”.
- ↑ 作 zuò: “Fazer, criar; agir, ocupação”. // 謀 móu: “Planejar, meditar, ponderar”. // 始 shî: “Começo”.
- ↑ 親 qïn: “Intimidade, se sentir perto; pessoa próxima, familiar; experimentar pessoalmente”.
- ↑ 永 yông: “Longo, muito tempo, eterno”. // 所 suô: “Aquele que, indicador do passivo”. // 言 yán: “Dizer, falar; fala, palavras”. // Vide nota à linha 052, que tem um texto igual.
- ↑ 長 zhâng: “Longo (em espaço ou tempo)”. // 雖 suï: “Ainda que, supondo que”. // 其 qi: “Isso, aquilo; seu; intensifica uma frase exclamativa com um 'sem dúvida'”. // 辯 biàn: “Debater”.
- ↑ 克 kè: “Ser capaz de”. // 歸 guï: “Retornar ao lugar original; retornar ao lar”. // 逋 bü: “Escapar, evitar”. // 戶 hù: “Casa”. // 眚 shêng: “Calamidade”.
- ↑ 竄 cuàn: “Esconder; partir; secretamente”.
- ↑ 自 zi: “Si mesmo”. // 患 huàn: “Sofrimento, fonte de ansiedade, calamidade”. // 窒 zhi: “Alcançar, “resultar em, chegar a, muito”. // 掇 duò: “Arrancar, colher”.
- ↑ 舊 jiù: “Antigo, velho; original”. // 德 dé: “Virtude (no sentido de capacidade, qualidade de uma coisa)”, [potencial: vide Palavras Chaves] // 或 huò: “Alguém, possivelmente, incerto, em alguns casos”. // 從 cóng: “Seguir, cumprir, atender, acompanhar”. // 成 chéng: “Realizar, completar, conseguir”.
- ↑ 復 fù: “Recuperar, retomar, retornar”. // 即 jí: “Ir para, chegar a; duas coisas formarem uma; atingir, alcançar”. // 渝 yú: “Mudar, transformar”. // 安 än: “Paz, tranquilidade, compostura”.
- ↑ 錫 xï: “Dar, premiar, recompensar”. // 鞶 pán: “Grande cinto de dignitário”. // 帶 dài: “Cinto, faixa; cingir”. // 朝 cháo: “Manhã, amanhecer, cedo”. // 褫 chî: “Despelar, tirar as roupas”.
- ↑ 受 shòu: “Receber, obter”. // 服 fú: “Vestir; roupas”. // 亦 yì: “Realmente, é mais”. // 足 zú: “Perna, pé; ser suficiente; acrescentar, aumentar”. // 敬 jìng: “Respeitar, honrar, acreditar”.