H05 Esperando sem inquietar-se

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 05

TEXTOS GERAIS

NOME

需 ESPERANDO SEM INQUIETAR-SE

W164E 173-06: Representa a chuva 雨 necessária para que as pequenas plantas soltem raízes 而 ér. Temos assim duas imagens: a chuva como alimento necessário às plantas e a necessidade de esperar o momento certo para a chuva chegar. A palavra 需 significa: “Procurar; esperar; esperar a chuva passar; necessário, necessidade; macio, gentil”.

No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o nome 襦 (145-14): “túnica curta”. Shaughnessy, p.296, diz que deve ser entendida como: 濡 085-14: “Molhar-se, ensopar-se; úmido, umedecer-se; molhar, umedecer, empapar, encharcar; calmo, quieto, pacífico; urinar; parar, ficar”. Shaughnessy dá o nome Ensopando ou Encharcando 1. Ensopar: “Converter em sopa; embeber em líquido; molhar muito; empapar, encharcar; embeber-se, empapar-se, impregnar-se, encharcar-se; ficar inteiramente molhado”.

PALAVRAS-CHAVE

ESPERAR:
“Aguardar, ter esperança (em), contar com, confiar em; não agir, não tomar decisões, não desistir de algo, não ir embora etc., até a efetuação de um evento que se tem por certo, ou muito provável, ou muito desejável; torcer para”.
INQUIETUDE:
Aflição, agonia, angústia, ansiedade, atormentar-se, cuidado, desassossego, efervescência, exaltação, excitação, formigueiro, frenesi, impaciência, perturbação, preocupação, sofrimento, tormento.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Esperar
RICCI:
Espera confiante, momento onde medimos o perigo com a certeza de superá-lo
ZAFRA:
Aguardando o que está por chegar
JAVARY:
A Espera Confiante
HUANG:
Necessitando
WING:
Espera calculada
REIFLER:
Esperando
DAMIAN-KNIGHT:
A Paciência
SHCHUTSKII:
Necessidade de esperar
LOISI:
A espera, a alimentação
GALL:
A espera
BLOFELD:
Inação calculada
SIU:
Oferecendo (bidding) nosso tempo
LEGGE:
Esperando
DAMIAN-KNIGHT:
Paciência
CHIH-HSIU:
Esperando
WILHELM:
A Espera, (Nutrição)
REVERSO:
H05 e H06
Esperar e espreitar ou Recusar e separar-se

JULGAMENTO

()(yǒu) ()(guāng) (hēng)(zhēn) ()() (shè) () (chuān)

ESPERANDO SEM INQUIETAR-SE e tendo confiança se exerce uma influência manifesta, insistir é benéfico. É conveniente atravessar o grande rio. 2

PALAVRAS-CHAVE

CONFIANÇA:
Certeza, confidência, crédito, fé, fidúcia, segurança.
INFLUIR:
Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
BENÉFICO:
animador, auspicioso, beneficente, benigno, bom, conveniente, ditoso, esperançoso, estimulante, fausto, favorecedor, oportuno, prometedor, promissor, propiciador, propício, útil, vantajoso.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
ATRAVESSAR O GRANDE RIO:
A frase se refere a tarefas grandes e difíceis a serem executadas. Trata-se de situações onde, apesar das dificuldades envolvidas, é adequado enfrentá-las com confiança e energia, já que essa ação está de acordo com as tendências gerais do momento.

Há no Julgamento uma aparente contradição: devemos esperar ou devemos atravessar o rio?

O que o hexagrama está nos dizendo é que nas situações nas quais estamos aguardando algum fato que nos coloca em tensão devemos manter a confiança nas nossas capacidades para enfrentar os problemas no momento em que eles se manifestem; no ínterim, devemos continuar as tarefas que tenhamos em nossas mãos, ainda que nos resulte difícil. Em resumo, não devemos permitir que a ideia do perigo provoque em nós um estado de paralisia ou angústia. O perigo não é nosso inimigo; a ansiedade, sim. Como sempre, serão as linhas as que determinem a melhor conduta.

Este hexagrama aponta ao conceito taoista de wuwei, erroneamente traduzido por ‘não fazer’, mas que, mais propriamente, significa ‘não interferir’ (vide “Glossário”: 為 wéi, fazer).

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

()() ()(xiǎn) (zài) (qián) ()

(gāng) (jiàn) (ér) () (xiàn)() () () (kùn) (qióng) ()

()(yǒu) ()(guāng) (hēng)(zhēn) () (位wèi) () (tiān) (wèi)() (zhèng) (zhōng) ()

() (shè) () (chuān)(wǎng) (yǒu) (gōng) ()

ESPERAR SEM INQUIETAR-SE significa aguardar porque em frente há perigo! 3

O firme é forte e não afunda porque é adequado não se afligir com o sofrimento! 4

ESPERANDO SEM INQUIETAR-SE e tendo confiança exerce uma influência manifesta, insistir é benéfico porque adota a posição do Céu e, por isso, é correto e central! 5

[Então] é conveniente atravessar o grande rio porque avançar, ainda que desordenadamente, tem méritos!

O terceiro parágrafo referencia a 5ª linha, regente do hexagrama, que se encontra na posição do imperador: yang em posição yang central.

IMAGEM

(yún) (shàng) () (tiān)()

(jūn) () () (yǐn) (shí) (yàn) ()

As nuvens se elevam no céu, esperando sem inquietar-se. 6

Assim, a pessoa sábia bebe, come, festeja e se diverte. 7

Nuvens se avolumando no céu, anunciando a chuva se aproximando. Mas, junto com a bênção que ela significa para as miríades de processos, ela também pode apresentar aspectos negativos como enxurradas e alagamentos. Noutras palavras, o futuro está sempre carregado de incertezas. O conselho para a pessoa sábia é viver o momento presente e deixar as preocupações para quando as circunstâncias exijam uma atenção imediata, ou seja, quando os assuntos devam ser enfrentados concretamente.

O conselho de 'comer, beber, festejar e se divertir' não deve ser interpretado de forma superficial. Estas são atividades que aumentam as energias psicossomáticas e que, portanto, vão aumentar as forças que serão necessárias quando o temido evento finalmente se concretize.

SEQUÊNCIA

() (zhì) () () () (yǎng) ()() (shòu) (zhī) () ()

() (zhě) (yǐn) (shí) (zhī) (dào) ()

As coisas vicejantes não podem deixar de se alimentar; por isso agora vem esperando sem inquietar-se. O curso daquele que espera é comer e beber!

Vemos novamente reforçada a relação entre o esperar e o comer e beber que fortalece.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

() () (jìn) ()(sòng) () (qīn) ()

Quem espera sem inquietar-se não avança!

Quem disputa inutilmente não se aproxima! 8

Esperar, sem inquietar-se, que as coisas amadureçam é o oposto a brigar com nossas circunstâncias.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

Conseguindo superar nossa ignorância certamente saberemos esperar sem inquietar-nos o momento certo de lidar com aquilo com o que temos que nos enfrentar, evitando disputas inúteis.

Nuvens se avolumando no céu: chuva na certa. Mas a chuva, como qualquer evento futuro, carrega um aspecto de incerteza, porque assim como alimenta as colheitas pode, provocando inundações, destruí-las. O impacto dessa incerteza no homem é, geralmente, provocar um estado de ansiedade sobre o andamento futuro das coisas. Como diz o ditado, "a espera desespera" já que, por um lado, a chuva é necessária para dar vida à cadeia alimentar que nos sustenta; por outro, pode nos trazer problemas se for copiosa demais. Só nos resta esperar para ver como as coisas se apresentarão na realidade.

O dicionário define 'ansiedade' como: “Aflição, angústia; Perturbação de espírito causada pela incerteza, ou pelo receio; Receio sem objeto ou relação com qualquer contexto de perigo, e que se prende, na realidade, a causa psicológica inconsciente”. É esta ansiedade a nossa principal inimiga já que interfere no processo de decidir a conduta apropriada para cada momento e, fundamentalmente, porque nos impede viver o "aqui e agora", o momento presente.

Este hexagrama nos fala da forma de esperar que o futuro se concretize conforme sua evolução natural, e de como reagir à medida que esse futuro se aproxime. Há muita diferença entre 'pensar que vai ser terrível' e 'saber que vai ser terrível'. Se a própria incerteza natural nos impede assegurar como vai se manifestar efetivamente aquilo que esperamos, então, por que pensar só no pior?

A primeira recomendação é "ter confiança". Após termos enfrentado as primeiras dificuldades (H03) e passado pela etapa de vencer a inexperiência (H04), agora devemos esperar confiantes nas nossas capacidades adquiridas. A situação que parece terrível não é muito diferente do que outras situações que já temos superado, então: por que preocupar-nos antes do tempo?

A segunda recomendação é insistir com as tarefas que temos em mãos. Não devemos nos deixar paralisar pelo medo de algo que ainda não se concretizou. Devemos viver com intensidade o momento presente, com todos seus desdobramentos... e deixar o futuro para depois.

O hexagrama nuclear é H38, Divergindo construtivamente, que tem a imagem de um arco com sua corda esticada e que representa a tensão interna à qual estamos submetidos pela incerteza do futuro. Todavia, o H38 enfatiza a conveniência de se dedicar a tarefas simples num momento em que estamos esperando o desenvolver de alguma situação.

O hexagrama antagônico é H35, Progredindo paulatinamente, onde o sol se eleva sobre a terra e distribui seus dons a todos. Quando estamos esperando e vemos nuvens pela frente não é o momento de gastar nossas energias à toa, já que poderão ser-nos necessárias num futuro imediato.

O hexagrama oposto é H06, Disputando inutilmente. A ansiedade criada pela expectativa do futuro interfere na nossa avaliação do momento presente, conduzindo, com facilidade, a disputas desnecessárias.

As linhas mostram diferentes atitudes perante a situação conflitante que se aproxima. Essas atitudes dependem da proximidade ou não daquele evento.

  • H056 Saindo do que era um perigo, mas recaindo no medo.
  • H055 No meio do que era um perigo deve administrar a situação.
  • H054 Face a face com o perigo deve agir por si mesma.
  • H053 Defronte do perigo deve tomar precauções.
  • H052 Enxergando o perigo deve evitar excessos.
  • H051 Longe do perigo se sente segura.

LINHAS

H051=>H481 Sustentando como um poço

  1. () () (jiāo)() (yòng) (héng)() (jiù)

    Esperando no subúrbio é conveniente e útil manter-se inalterável, nenhum erro. 9

  2. () () (jiāo)() (fàn) (nán) (háng) ()

    () (yòng) (héng)() (jiù)(wèi) (shī) (cháng) ()

    Esperando no subúrbio, age, mas sem investir contra as dificuldades! 10

    Manter-se inalterável é conveniente e útil e não é um erro porque ainda não perdeu sua constância! 11

Yang em posição yang, com correspondência com a independente 4ª e sem vizinhança, esta linha é a mais afastada do perigo por estar próxima à segurança dos muros da cidade, ou, desde outro ponto de vista, é a mais afastada das nuvens (representadas pelo trigrama superior). A energia própria da sua posição lhe permite ter confiança no futuro e esperar a chegada dos problemas. Ela deve evitar enfrentar diretamente as dificuldades que estão se gestando. Esta atitude defensiva pode parecer uma conduta estéril, como "um poço emporcalhado que não alimenta", conforme diz H481, mas isso não deve preocupá-la porque, no fundo, essa conduta não representa um erro já que ela consegue sustentar seu entorno (H48).

H052=>H632 Após ter atravessado

  1. () () (shā)(xiǎo) (yǒu) (yán)(zhōng) ()

    Esperando na areia, mantendo as palavras no mínimo, acaba sendo benéfico. 12

  2. () () (shā)(yǎn) (zài) (zhōng) ()

    (suī) (xiǎo) (yǒu) (yán)() (zhōng) () ()

    Espera na areia porque a inundação está no meio! 13

    Supondo que mantenha suas palavras no mínimo o resultado acabará sendo benéfico! 14

Yang em posição yin, central, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha tem um excesso de energia inadequado para sua posição yin, mas que acaba controlado pela sua centralidade. Ela está esperando numa posição já mais próxima do perigo, na areia que beira o rio (referência ao trigrama superior Abismo e à própria Pequena Imagem). Deve se esforçar para evitar os excessos, que podem afundá-la na areia, mantendo suas palavras e ações no mínimo e sem "ir atrás" (H632) dos problemas. Sua mutação para o H63 indica que esta linha se encontra numa situação de equilíbrio instável. Ela deve evitar que suas ações desequilibrem a situação e, por isso, “mantém suas palavras no mínimo”, a fim de não se destacar.

H053=>H603 Limitando equilibradamente

  1. () () ()(zhì) (kòu) (zhì)

    Esperando no lodo provoca a chegada do invasor. 15

  2. () () ()(zāi) (zài) (wài) ()

    () () (zhì) (kòu)(jìng) (shèn) () (bài) ()

    Espera no lodo a calamidade que está no exterior! 16

    Ele mesmo provocou a invasão e somente precauções atentas evitarão a derrota! 17

Yang em posição yang, em correspondência com a medrosa 6ª e vizinhança com a independente 4ª, esta linha tem muita energia e tende a se 'perder' nas suas reações, coisa grave para quem se encontra numa situação de perigo iminente, de pé no lodo da beira da correnteza (representada pelo trigrama superior Abismo). Não sabendo esperar o momento certo para agir, está chamando os problemas já que "não se limita e por isso se lamenta" (H603). Ela deve se precaver contra sua tendência a agir irrefletidamente, colocando limites equilibrados à sua ação (H60), única forma de se salvar.

H054=>H434 Afastando com determinação

  1. () () (xuè)(chū) () (xué)

    Esperando no sangue, sai por si mesmo da fossa. 18

  2. () () (xuè) (順shùn) () (ting) ()

    Esperando no sangue se conforma e por isso escuta atentamente! 19

Yin em posição yin, em correspondência com a protegida 1ª e vizinhanças com a limitada 3ª e com a ponderada 5ª, esta linha está face a face com o perigo e não tem muita energia para enfrentá-lo. Ela deveria confiar na sua flexibilidade e "deixar-se conduzir como uma ovelha" (H434) pela situação. Seu problema, porém, está constituído pela quantidade de linhas yang com as quais se relaciona e que a levam à confusão, já que cada uma delas lhe sugere uma linha de ação diferente (sua mutação para H43 reforça esse estouro do yang). Ela não deve "dar crédito a essas palavras" (H434) e, escutando atentamente, deve ser capaz de discernir as contradições dos conselhos e sair por si mesma da difícil situação na qual se encontra.

H055=>H115 Fluindo harmonicamente

  1. () () (jiǔ) (shí)(zhēn) ()

    Esperando pela comida e bebida, é benéfico insistir. 20

  2. (jiǔ) (shí) (zhēn) ()() (zhōng) (zhèng) ()

    É benéfico que insista na comida e na bebida porque é central e correta!

Yang em posição yang central, sem correspondência e em vizinhança com a independente 4ª e a medrosa 6ª, esta linha, no centro do trigrama Abismo, descobre que, como diz o ditado, “o touro não era tão bravo como o pintavam”. Ela está no meio da tão esperada situação de perigo, que tanta ansiedade lhe criava, só para descobrir que tem a energia suficiente para enfrentá-lo e que é capaz de administrar os problemas deixando fluir harmoniosamente as coisas (H11). Isso lhe "traz bênçãos e benefícios primordiais" (H115). A espera desta linha é agora por algo bom, pela comida e bebida que vão lhe restaurar as forças já que, vivendo efetivamente a situação, se liberou da ansiedade que era a verdadeira inimiga.

H056=>H096 Contido pelo pequeno

  1. () () (xué)(yǒu) () () (zhī) () (sān) (rén) (lái)(jìng) (zhī) (zhōng) ()

    Cai na fossa porque chegam três hóspedes não convidados, mas atendê-los acaba sendo benéfico. 21

  2. () () (zhī) () (lái)(jìng) (zhī) (zhōng) ()(suī) () (dang) (wèi)(wèi) () (shī) ()

    Chegam hóspedes não convidados, atendê-los acaba sendo benéfico porque, apesar da posição não ser merecida, ainda não houve grandes perdas!

Yin em posição yin, em correspondência com a limitada 3ª e vizinhança com a ponderada 5ª, esta fraca linha regride a uma situação já superada e corre o risco de se deixar envolver novamente pela angústia. Ela está enfrentando efetivamente os problemas pelos quais esteve esperando por tanto tempo (topo do trigrama Abismo), mas, em lugar de encará-los adequadamente e com todas suas energias, ela se apavora por pequenos fatos imprevistos e fica contida por pequenezes (H09) (tem algo mais "pequeno" do que criar-se problemas pela chegada de hóspedes não convidados?).

Os três hóspedes são as três linhas yang do trigrama inferior, que, lideradas pela 3ª, com a qual há relação de correspondência, trazem o eco de ansiedades passadas. Esta 6ª linha deve "manter uma insistência feminina" (H096), ou seja, ser flexível e tratar suas angústias como algo a respeitar, mas percebendo que elas são inadequadas à sua situação presente porque “já choveu, mas já parou”, como diz H096.

NOTAS

  1. Este nome enfatiza melhor o fato de que se está esperando algo que é potencialmente problemático e desagradável.
  2. guäng: “Luz, esplendor; manifestação, aparição; sabedoria”.
  3. : “Esperar; necessidade; atrasar”. // 在 zài: “Existir, haver; em; consistir”. // 前 qiàn: “Adiante; fronte, face”.
  4. jiàn: “Forte, saudável”. // 陷 xiàn: “Cair numa armadilha, afundar”. // 義 yi: “Justo, verdadeiro; justiça; sentido, significado; razão; virtude que nos leva a fazer aquilo que é justo ou conveniente, justiça, dever, decência”. // 困 kùn: “Ter problemas; sofrer, ansiedade”. // 窮 qiòng: “Esgotado, bloqueado, sofrer”. // 矣 yi: “Realmente, certamente!”
  5. wèi: “Posição, status, local, lugar apropriado”. // 乎 : “Em, no, de”.
  6. yún: “Nuvens”.
  7. yîn: “Beber”. // 宴 yàn: “Descansar; festa, banquete”. // 樂 : “Felicidade, alegria, risos”.
  8. qïn: “Intimidade, se sentir perto; pessoa próxima, familiar; experimentar pessoalmente”.
  9. fàn: “Atacar, ofender, ir além, transgredir”. // 難 nán: “Dificuldade, sofrimento, censura”.
  10. fàn: “Atacar, ofender, ir além, transgredir”. // 難 nán: “Dificuldade, sofrimento, censura”.
  11. shï: “Perder”. // 常 châng: “Usual, sempre; eterno, constante”.
  12. shä: “Areia”. // 言 yán: “Dizer, falar, palavras”. // Esta frase diz literalmente: ‘poucas ou pequenas’ + ‘haver’ + ‘palavras’, e recebe várias interpretações: Wilhelm, “há alguma maledicência”; Huang, “uma pequena fofoca”; Lynn, “poderá levemente envolver críticas”; Cleary, “há algumas críticas”; Rutt, “haverá algumas reclamações”; Legge, “ele sofrerá as pequenas dores de falarem contra ele” e reconhece que não entende a justificativa deste texto; Shaughnessy, mais literal, traduz “há poucas palavras”. O dicionário Mathews diz que小 有significa ‘em alguma extensão’, logo poderíamos traduzir 小 有 言 “há algumas palavras”. Por outro lado, o manuscrito de Mawangdui traz, no lugar de 小 xiâo, “pequeno, pouco”, a palavra 少 shâo: “pequeno, pouco; escasso, curto; diminuir, reduzir; no menor grau”. A escolha de “manter as palavras no mínimo” decorre do fato de que esta linha não deve agir de forma alguma que possa modificar o precário equilíbrio na qual se encontra. Outra justificativa desta tradução pode se encontrar na linha H061, Disputando inutilmente, onde também aparece esta frase.
  13. yân: “Grande massa de água, inundação; vasto, grande; exceder, errar”. O ideograma yân representa água 水 (com grafia simplificada) movendo-se 行 em direção ao mar e, por extensão, “inundação, vasto e erro”. A maioria dos tradutores utiliza o sentido de ‘vasto’ e traduzem como ‘facilidade e generosidade’ (Lynn, pág.167) ou ‘generosa reticência’ (Legge, pág.67). Parece desnecessário se recorrer a um eufemismo quando a imagem principal utilizada pelas linhas é justamente aguardar na beira de um rio. Esta linha se encontra na areia e não avança porque pela frente existe uma grande massa de água que a contém.
  14. suï: “Ainda que; supondo que”.
  15. : “Lodo, lama; estagnado, obstrução”. // 致 zhì: “Provoca, causa, resulta em”. // 寇 kòu: “Ladrão, invasor, inimigo”. // 至 zhì: “Atingir, conduz a, leva a”.
  16. zäi: “Calamidade, desgraça”.
  17. jìng: “Respeitoso, atento; avisar, aconselhar contra; acreditar”. // 慎 shèn: “Agir com cuidado, precavido; pensar”. // 敗 bài: “Romper, destruir, derrotar”.
  18. xuè: “Um buraco na terra, uma caverna, fossa, armadilha; erro”.
  19. tïng: “Escutar atentamente; escutar, entender; reconhecer; permitir”.
  20. jiû: “Vinho, saquê, álcool”.
  21. : “Convidar; rápido”. // 客 : “Hóspede; viajante”. // 來 lái: “Chegar”. // 敬 jïng: “Ser respeitoso, atento”.