H03 Começando com contratempos

  1. Yi Jing Orienta
  2. Yi Jing: Uma ferramenta para o autoconhecimento
  3. Hexagramas
  4. Hexagrama 03

TEXTOS GERAIS

NOME

屯 COMEÇANDO COM CONTRATEMPOS

zhün 045-01 W78A: O radical 045 屮 representa uma planta crescendo e o traço horizontal 一 as barreiras que tem que superar. O conjunto significa: “Germe curvo de uma planta que sai da terra, aquilo que começa; difícil, penoso”.

No manuscrito de Mawangdui este hexagrama tem o mesmo nome.

PALAVRAS-CHAVE

COMEÇAR:
Abrir, começar, empreender, encetar, entabular, entrar, estrear, inaugurar, introduzir, principiar.
CONTRATEMPO:
“Circunstância ou incidente inesperado, que impede ou contraria o curso de um acontecimento, de um projeto etc.; obstáculo, estorvo, empecilho; contrariedade, aborrecimento, desgosto”. Acidente, adversidade, aflição, agrura, apertada, apuro, atribulação, contrariedade, crise, dificuldade, incômodo, perigo, problema, prova, provação, transtorno, vicissitude.

OUTROS NOMES

JAVARY:
Dificuldade inicial
RICCI:
Enfrentamento inicial, encontro de dois extremos opostos do ritmo fundamental, dificuldade dos começos
ZAFRA:
Começando algo novo
JAVARY:
As dificuldades ao início
HUANG:
Começo
WING:
Começos difíceis
REIFLER:
Dores de crescimento
DAMIAN-KNIGHT:
Começos difíceis
SHCHUTSKII:
Dificuldade inicial
LOISI:
A dificuldade inicial, tropeçar
GALL:
O perigo
BLOFELD:
Dificuldade
SIU:
Dores organizacionais do crescimento
LEGGE:
Dificuldade inicial
DAMIAN-KNIGHT:
Começos difíceis
CHIH-HSIU:
Dificuldade
WILHELM:
Dificuldade inicial
REVERSO:
H03 e H04:
Tropeçar ou Aprender

JULGAMENTO

(tún)(yuán)(hēng)()(zhēn)() (yòng) (yǒu) (yōu) (wǎng)() (jiàn) (hóu)

Começar com contratempos é primordial e influente; é conveniente insistir, mas não é útil ir desordenadamente a qualquer lugar; é conveniente apontar feudatários. 1

PALAVRAS-CHAVE

PRIMORDIAL:
Básico, cardinal, essencial, fundamental, precípuo, primeiro, substancial.
INFLUIR:
Aconselhar, animar, assoprar, encaminhar, estimular, iluminar, imbuir, imprimir, inculcar, induzir, infundir, insinuar, instigar, instilar, insuflar, levar, originar, persuadir, soprar, sugerir, sugestionar.
CONVENIENTE:
Acertado, adaptado, adequado, apropriado, apto, bom, cabível, capaz, cômodo, competente, congruente, devido, eficaz, eficiente, exato, idôneo, justo, oportuno, preciso, prestativo, propício, próprio, proveitoso, usado, útil, válido, vantajoso.
INSISTIR:
Repetir, ecoar, espelhar, inculcar, iterar, recomeçar, redizer, refazer, reincidir, reiterar, renovar, repisar, reproduzir. Teimar: Aferrar-se, afincar, agarrar-se, birrar, emperrar-se, fincar-se, martelar, obstinar-se, perseverar, persistir, porfiar, recalcitrar, reincidir, resistir, turrar.
NÃO É ÚTIL:
Desapropriado, descabido, desnecessário, desvantajoso, imprestável, impróprio, incômodo, inconveniente, inoportuno, inútil, irregular, mau, prejudicial.
TER AONDE IR:
Alvo, cometimento, desígnio, destino, determinação, disposição, escopo, fim, finalidade, intenção, intento, intuito, mira, objetivo, objeto, plano, projeto, vista, vontade.
FEUDATÁRIO:
Ajudante, criado, empregado, funcionário, lacaio, servente, serviçal, servidor, servo. Ajudar: acompanhar, acorrer, acudir, amparar, apadrinhar, apoiar, assistir, auxiliar, contribuir, cooperar, desembaraçar, desentravar, desimpedir, desobstruir, facilitar, favorecer, privilegiar, secundar, socorrer.

Enfrentar dificuldades nos coloca em situações conflitantes. Por um lado, não devemos ter objetivos muito definidos em função dos aspectos aparentemente caóticos do momento que não permitem garantir a evolução que tomarão as coisas. Por outro lado, não podemos condenar-nos à inação e deixar de lado as tarefas que se nos apresentam no momento, por mais complexas que sejam; para enfrentar as tarefas é conveniente insistir nelas e procurar-nos ajudantes fortes.

EXPLICAÇÃO DO JULGAMENTO

(tún)(gāng) (róu) (shǐ) (jiāo) (ér) (nán) (shēng)(dòng) () (xiǎn) (zhōng)() (hēng) (zhēn)

(léi) () (zhī) (dòng) 滿(mǎn) (yíng)(tiān) (zào) (cǎo) (mèi)() (jiàn) (hóu) (ér) () (níng)

COMEÇANDO COM CONTRATEMPOS: na primeira combinação do firme e do flexível aparecem os problemas. Mover-se no meio de obstáculos [exige] grande insistência e influência. 2

Quando o movimento do trovão e da chuva preenche tudo e as obras do Céu parecem rudes e obscuras é adequado apontar feudatários e não se acomodar. 3

Os atributos dos trigramas constituintes indicam que quem consegue se manter movendo-se criativamente no meio do perigo e das dificuldades, acaba exercendo uma grande influência que lhe permite insistir nas suas tarefas.

Quando as coisas se apresentam envolvidas numa confusão criativa é necessário ter autodisciplina, evitando se acomodar às circunstâncias e, apontando ajudantes hábeis, prosseguir com as obras que devem ser feitas.

IMAGEM

(yún)(léi)(tún)(jūn) () () (jīng) (lún)

Nuvens e trovões: COMEÇANDO COM CONTRATEMPOS.

Assim, a pessoa sábia administra sistematizando. 4

Nuvens e trovões representam as dificuldades trazidas pelas circunstâncias e que afetam nossas ações. O conselho é colocar cada coisa no seu lugar para ter uma imagem objetiva da situação, a fim de enfrentá-la com sucesso.

SEQUÊNCIA

(yǒu) (tiān) ()(rán) (hòu) (wàn) () (shēng) (yān)(yíng) (tiān) () (zhī) (jiàn) (zhě)(wéi) (wàn) ()() (shòu) (zhī) () (tún)(tún) (zhě) (yíng) ()

Havendo céu e terra, certamente depois aparecem miríades de processos. Sim, o que preenche o espaço entre o céu e a terra são as miríades de processos; por isso agora vem COMEÇANDO COM CONTRATEMPOS. Aquilo que começa preenche esse espaço! 5

O céu e a terra representam as capacidades de iniciativa e de conformidade, de ação e de formação. Sua interação gera e dá forma às miríades de processos que representam tudo o que há, tudo o que se nos apresenta, seja através dos sentidos, seja através da mente. Mas, esse preenchimento do que há não acontece de forma suave, porque sempre apresenta dificuldades no seu começo.

HEXAGRAMAS MISTURADOS

(tún) (jiàn) (ér) () (shī) () ()(méng) () (ér) (zhù)

Os começos com contratempos são visíveis, mas não saem de seu lugar.

Ao superar sua ignorância fica confuso, mas se destaca. 6

No começo as coisas são como pequenas plantas que começam a germinar. De tão fracas que são, não devem ser mudadas de lugar porque podem ser destruídas. Da mesma forma os problemas que se apresentam nos começos das diversas situações podem parecer preocupantes, mas ficam contidos porque não se espalham.

A pessoa imatura que supera a ignorância de se deixar abrumar pelos problemas incipientes pode até permanecer um pouco confusa, mas, certamente, começa a se destacar.

DESCRIÇÃO DO MOMENTO

A interação entre a iniciativa e a conformidade, entre o yang e o yin, entre o estímulo e a produção, geram toda a diversidade de processos que nos rodeiam, os quais, inevitavelmente, passarão por problemas antes de se fortalecer, assim como acontece com uma pequena planta saindo do chão. Esse broto, originado numa semente, começa a abrir suas pequenas folhas, mas também deve começar a enfrentar as inclemências do tempo e deverá, finalmente, superar a ignorância própria da imaturidade.

A imagem de nuvens se revolvendo, descarregando chuva e soltando raios e trovões, traz a ideia do caos primigênio, do aspecto confuso que apresentam as coisas nos seus começos e, por extensão, das dificuldades que devem ser enfrentadas antes de estabelecer uma ordem nos fenômenos.

Em momentos como estes não é possível estabelecer objetivos muito rígidos, em função da extrema volatilidade da situação. Isso não significa se acomodar e cair na inação. É necessário continuar "tocando o barco" até as coisas se acalmarem e o caminho ficar mais claro e livre de obstáculos. Um bom exemplo é o do piloto de um avião que deve enfrentar uma nuvem de tormenta: ele pode contornar a nuvem, pode até atravessá-la, mas o que não pode fazer é parar de voar. Também devemos evitar excesso de autoconfiança, reconhecendo que uma ajuda externa será muito bem-vinda... e até necessária.

Nos momentos de confusão criativa é muito importante a capacidade do sábio de captar nos seus primórdios a evolução das circunstâncias que atravessa. Ele deve identificar as sementes a partir das quais se desenvolvem as miríades de fenômenos que se manifestam no Universo. Nesse particular, o Yi Jing é uma ajuda de grande valor já que, como diz o Xi Ci A.10.5-7:

() ()(shèng) (rén) (zhī) (suǒ) () () (shēn) (ér) (yán) () ()

(wéi) (shēn) ()() (néng) (tōng) (tiān) (xià) (zhī) (zhì)

(wéi) () ()() (néng) (chéng) (tiān) (xià) (zhī) ()

(wéi) (shén) ()() () () (ér) ()() (háng) (ér) (zhì)

O Yi Jing permite aos homens sábios irem até o extremo do insondável e investigar a fundo o incipiente! 7

Considerar o insondável permite penetrar nas tendências de tudo embaixo do céu,
considerar o incipiente permite completar os esforços de tudo embaixo do céu,
considerar o divino permite não ter ansiedade nem pressa e consumar sem agir. 8

Wang Bi (Lynn, pág.63) comenta:

“Entendemos por ‘insondável’ o aprofundar-se nos princípios que subjazem ao mundo dos fenômenos [que explicam o porquê] e por ‘incipiente’ o estar pronto no exato momento em que acontecem os começos imperceptíveis de uma ação [que identificam o como]”.

Poder discernir as sementes incipientes das situações permite ao sábio preparar-se e se antecipar à sua evolução, agindo antes que as dificuldades se acumulem, evitando erros e maximizando benefícios. As palavras-chaves são: pressentir, precaver, prevenir, preceder, precogitar, predeterminar, etc. 9

O hexagrama nuclear é H23, Desgastando-se perigosamente, indicando o potencial destrutivo que existe num processo caótico: a possibilidade efetiva de não conseguir superar as dificuldades que se apresentem.

O hexagrama antagônico é H50, Transformando-se profundamente. No começo de uma situação estamos muito longe do processo de transmutação que só pode acontecer quando as coisas estão muito mais desenvolvidas. Isso significa que, no momento inicial das situações, devemos contentar-nos com pouco, sem pretender extrair muito dessas circunstâncias.

O hexagrama oposto é H04, Superando a ignorância, reafirmando que a superação das dificuldades se dá através do conhecimento, já que as duas situações são complementares.

As linhas mostram diferentes formas de reagir às dificuldades, mas todas devem procurar ajuda:

  • H036 Deve se esforçar em manter seu rumo, apesar dos sofrimentos.
  • H035 Não deve se propor grandes tarefas.
  • H034 Deve se esforçar em manter seu rumo, enfatizando sua sinceridade.
  • H033 Não deve se deixar levar pelos fenômenos sem se precaver.
  • H032 Deve se esforçar em manter seu rumo, mas não deve se iludir com objetivos errados.
  • H031 Deve insistir para superar os obstáculos.

As linhas 2ª, 4ª e 6ª apresentam um mesmo texto: "montado a cavalo parece voltar". Todas elas são linhas yin em posição yin, flexíveis demais numa situação que, para superar os problemas que vão se apresentando, exige maior determinação. Elas procuram ajuda externa (a 2ª na 1ª linha e a 4ª e a 6ª na 5ª), mas nem por isso parecem avançar.

Este hexagrama muda a importância relativa entre a relação de correspondência entre as linhas, normalmente mais forte, e a de vizinhança, normalmente mais fraca. Sendo uma situação confusa, as coisas que se encontram mais distantes, seja no espaço ou no tempo, são mais difíceis de definir do que as que estão ao alcance da mão. Por isso a 2ª acaba ficando com a 1ª, e a 4ª e 6ª com a 5ª, enquanto a 3ª fica isolada, mas sua posição yang lhe garante alguma energia para enfrentar os problemas.

LINHAS

H031=>H081 Aproximando-se mutuamente

  1. (pán) (huán)() () (zhēn)() (jiàn) (hóu)

    Corajoso, mas bloqueado; é conveniente insistir desde onde está e é conveniente apontar feudatários. 10

  2. (suī) (pán) (huán)(zhì) (háng) (zhèng) ()() (guì) (xià) (jiàn)() () (mín) ()

    Apesar de ser corajoso e estar bloqueado, suas tendências e ações são corretas!

    Valoriza os inferiores se subordinando a eles e conquista amplamente o povo! 11

Esta linha representa a semente que está embaixo da terra e constitui a fonte da energia da planta que está crescendo. Enquanto o caule da planta vai se elevando paulatinamente da terra a semente permanece imóvel, ainda que esteja alimentando todo o processo.

Yang na posição inicial, em correspondência com a sincera 4ª e vizinhança com a equilibrada 2ª, esta linha tem muita energia, o que lhe permite enfrentar as dificuldades que se lhe apresentam. Essas dificuldades estão representadas pelo promontório rochoso que obstaculiza seu caminho (o trigrama nuclear Terra). A forte tendência ascendente do trigrama inferior – Trovão - impulsiona esta linha ao encontro da 2ª linha, da qual "se aproxima com confiança", como diz H081. Apesar de yang, esta linha se coloca humildemente por baixo da 2ª, que deveria ser sua "subordinada", ganhando assim a sua adesão.

H032=>H602 Limitando equilibradamente

  1. (tún) () (zhàn) ()(chéng) () (bān) ()(fěi) (kòu) (hūn) (gòu)() () (zhēn) () ()(shí) (nián) (nǎi) ()

    Parece ter contratempos e dificuldades em avançar, montado a cavalo parece voltar.

    Não é um invasor e quer casamento e intimidade; [inicialmente] a jovem insiste em não engravidar, mas dez anos depois engravida. 12

  2. (liù) (èr) (zhī) (nán)(chéng) (gāng) ()(shí) (nián) (nǎi) ()(fǎn) (cháng) ()

    O problema do seis na segunda é cavalgar na linha firme!

    Engravidar depois de dez anos representa um retorno à normalidade! 13

Esta linha, yin em posição yin central, em correspondência com a pouco produtiva 5ª e vizinhança com a bloqueada 1ª, não tem forças para enfrentar sozinha suas dificuldades. Ela fica limitada (H60), querendo agir equilibradamente, por ser central (capacidade referenciada pelo corcel), e "sair pelo portão do pátio", como diz H602, impulsionada pela sua forte ligação com a 5ª. Mas, ela volta sem conseguir sair, brecada pelo trigrama nuclear Montanha, que as separa. Por outro lado, ela sofre a influência da atitude da 1ª linha, que insiste em aproximar-se dela incentivando-a à ação; no começo rejeita essa aproximação, mas depois de um tempo relativamente longo, acabará aceitando-a.

H033=>H633 Após ter atravessado

  1. () 鹿() () ()(wéi) () () (lín) (zhōng)(jūn) () () () () (shě)(wǎng) (lìn)

    Perseguindo um cervo sem um guia, cogita entrar no meio da floresta; para o sábio, essa [ação] incipiente não é tão boa como deter-se, porque avançar desordenadamente envergonha. 14

  2. () 鹿() () ()() (zòng) (qín) ()(jūn) () (shě) (zhī)(wǎng) (lìn) (qióng) ()

    Persegue um cervo sem um guia porque segue à caça!

    A pessoa sábia se detém porque avançar desordenadamente envergonha e esgota. 15

Esta linha representa a planta acabando de sair de debaixo da terra e se enfrentando, pela primeira vez, com as circunstâncias externas do mundo que a rodeia.

Yin em posição yang, sem correspondência nem vizinhanças, esta linha está sozinha para enfrentar suas dificuldades, agravadas pela sua tendência a agir de forma estabanada, deixando-se levar pelas circunstâncias. O conselho é claro: quem se aventura por terrenos novos e desconhecidos necessita da ajuda de alguém mais experiente. Por isso, para evitar se esgotar como "o imperador Gaozong, que atacou Guifang e levou três anos para conquistá-la", como diz H633, ela deve se controlar. Agir como uma pessoa sábia, que percebe como são as coisas no seu nascedouro, é o referencial que vai afastá-la do perigo.

H034=>H174 Acompanhando as circunstâncias

  1. (chéng) () (bān) ()(qiú) (hūn) (gòu)(wǎng) ()() () ()

    Montado a cavalo parece voltar, mas, como procura casamento e intimidade, avançar, ainda que desordenadamente, é benéfico e não há nada que não seja conveniente. 16

  2. (qiú) (ér) (wǎng)(míng) ()

    Procura avançando, ainda que desordenadamente, porque é esclarecido!

Yin em posição yin, em correspondência com a bloqueada 1ª e vizinhança com a pouco produtiva 5ª, da qual parece se afastar, esta linha não tem energias suficientes para enfrentar a situação, mas supera as dificuldades com uma atitude franca que acaba atraindo a ajuda dos outros. Ela inicialmente duvida, mas acaba acompanhando as circunstâncias (H17) porque, "tendo confiança no caminho e usando sua clareza, como poderia ter culpa?", diz H174, o que a leva a compreender as condições do seu entorno e adaptar-se a elas, compensando assim sua falta de energia.

Esta linha percebe que sua atração pela 1ª, resultado da correspondência, não é apropriada, em função da insistência dessa última em aproximar-se da 2ª e tem o bom senso de procurar a 5ª, avançando na sua direção.

H035=>H245 Ressurgindo positivamente

  1. (tún) () (gāo)(xiǎo) (zhēn) ()() (zhēn) (xiōng)

    Tem dificuldade para começar a nutrir, por isso é benéfico insistir pouco, já que insistir muito é prejudicial. 17

  2. (tún) () (gāo)(shī) (wèi) (guāng) ()

    Tem dificuldade para começar a nutrir porque ainda não está claro o que tem para oferecer! 18

Esta linha representa a planta levantando-se do chão e prestes a bater num obstáculo que pode brecar seu crescimento. Por isso ela não deve insistir muito em avançar.

Yang em posição yang central, com correspondência com a equilibrada 2ª e vizinhanças com a sincera 4ª e a machucada 6ª, esta linha não consegue evitar, apesar da sua força, as dificuldades que caracterizam este hexagrama. Em meio à confusão que caracteriza os começos de qualquer coisa, ela não consegue exercer com plenitude sua função de soberano. Ela inicialmente se encontra "solitária", como diz H245, já que a ação da 1ª (com a qual não tem relação alguma), procurando a 2ª e atraindo inicialmente a 4ª, representa um obstáculo à sua posição, que é de isolamento, enfatizado por se encontrar no meio do Abismo e no topo da Montanha. Mas acaba ressurgindo positivamente (H24).

Por tudo isso, ela é aconselhada a se ocupar somente de assuntos pequenos até que a situação se aclare e as pessoas compreendam o que ela tem para oferecer.

Outra leitura desse parágrafo pode ser a de que "pouca insistência" se refira à relação com a 4ª, que está mais próxima, enquanto "muita insistência" se refira ao relacionamento com a 2ª, que está mais longe.

H036=>H426 Aumentando as responsabilidades

  1. (chéng) () (bān) ()() (xuè) (lián) ()

    Montado a cavalo parece voltar, parece chorar lágrimas de sangue. 19

  2. () (xuè) (lián) ()() () (cháng) ()

    Parece chorar lágrimas de sangue, como isso poderia durar muito tempo?!

Esta linha representa a ponta da planta em crescimento que, ao bater contra um obstáculo, se golpeia e machuca.

Yin em posição yin, sem correspondência e em vizinhança com a pouco produtiva 5ª, esta linha é fraca para enfrentar suas dificuldades e o aumento das suas responsabilidades (H42), já que "alguém a golpeia" e não é ajudada “de jeito nenhum" (H426), parecendo se encontrar no limite do sofrimento. Mas é justamente na sua condição de sábio onde pode encontrar a flexibilidade necessária para se adaptar a suas circunstâncias e perceber que os contratempos iniciais estão no fim (6ª linha do hexagrama) e que a situação tende a se estabilizar.

NOTAS

  1. jiàn: “Estabelecer, fundar, criar; apontar”. // 侯 hóu: “Um príncipe feudal, o segundo nível na nobreza (marquês); um arqueiro muito hábil”.
  2. shî: “Começo, primeira vez”. // 交 jiäo: “Relação, negociação”. // 難 nàn: “Difícil, problemático”. // 生 shëng: “Nascer, aparecer, causar, viver”. // 險 xiân: “Cume, escarpa, precipício, obstáculo, local difícil de atravessar; dificuldade, perigo”.
  3. 滿 mân: “Preencher, completar, encher”. // 盈 yìng: “Estar completo, satisfeito; estar em excesso”. // 造 zào: “Fazer, produzir, criar, começar”. // 草 câo: “Ervas; rude, grosseiro”. // 昧 mèi: “Obscuro, pouco claro”. // 宜 : “Correto, adequado, conveniente”. // 寧 níng: “Pacífico, tranquilo, estável; polido”.
  4. jïng: “A trama vertical de um tecido; caminho, princípio imutável; governar, administrar; calcular, estimar”. // 綸 lùn: “Trama de seda; ajustar, classificar”.
  5. rán: “Assim, desta forma, certamente”. // 焉 yän: “Partícula interrogativa; proposição: em, nessa, então”. // 盈 yíng: “Cheio, preencher”. // 間 jiän: “Espaço, intervalo, ocupar um espaço entre, misturar-se com”. // 唯 wéi: “Somente, simplesmente; sim!”
  6. : “Confusão, mistura; problemas”. // 著 zhé: “Aparente, manifesto, brilhante, destacável, fazer saber pela palavra ou por escrito”.
  7. : “Partícula inicial: assim, portanto, é mais, com relação a; preposição: em, na”. // 之 zhï: “De; ir”. // 所 以 suoyi: “Portanto, por isso, causa de”. // 極 : “Muito, máximo, extremo; exaurir, completar”. // 深 shën: “Profundo, difícil de entender”. // 研 yán: “Polir, afiar; investigar a fundo um assunto”. // 幾 : “Sutileza, pequeno, imperceptível, escondido”.
  8. wéi: “Pensar, contemplar, considerar; esperar, contar com”. // 務 : “Trabalho, esforço, luta; emprego, serviço”. // 疾 : “Dor, preocupação, ansiedade, ódio”. // 速 : “Rápido, de pressa, acelerar”. // 至 zhì: “Limite, extremo, chegar até, maior, grande”.
  9. Vemos como é um erro considerar o Yi Jing um oráculo. Ele é, simplesmente, um modelo que reproduz os princípios que governam todos os fenômenos e permite antecipar sua evolução natural.
  10. pán: “Rocha, obstáculo”. // 桓 huán: “Coluna; corajoso, intrépido”. // 盤 桓 (pán huán): “Não pode avançar, hesitar, irresoluto”. // 居 : “Estar, ocupar um lugar, estar localizado, habitar”.
  11. suï: “Ainda que, a pesar de”. // 貴 guì: “Valioso, virtuoso, respeitado”. // 賤 jiàn: “Humilde, baixo, desprezível”.
  12. zhän: “Avançar com dificuldade, assunto difícil”. // 乘 chéng: “Cavalgar, carruagem”. // 班 bän W83B 096-05: “Dividir, separar, partir”; Couvreur: “Deter-se”. Xu Zihong o considera um empréstimo de 般 bän, W66B 137-04: “Jeito, retornar”. Mawangdui traz 煩 fán: “Problema, preocupação, dor”. // 匪 fêi: “Não; vagabundo”. // 寇 kòu: “Ladrão, invasor, inimigo”. // 婚 hün: “Casamento”. // 媾 gòu; “Cópula, misturar; harmonizar com; intimar com; amar”.
  13. nán: “Difícil, problemático”. // 常 châng: “Usual, normal; imutável, constante verdadeiro”.
  14. : “Ir para, aproximar-se, atingir”. // 鹿 198-00: “Cervo, veado”. // 虞 : “Ansioso, preocupado; planejar”. Couvreur: “Guarda-florestal”. // 惟 wéi: “Pensar; esperar que, contar com; somente”. // 幾 : “Sutil, escondido; pouco, pequeno” // 如 : “Aproximar-se, ir para; parece”. Couveur: “Ter a intenção de”. // 不如: Pulleyblank, pág.175: “Não é tão bom como”.
  15. cöng: “Seguir”. // 禽 qín: “Pássaros, p.ex. caça”. // 窮 qióng: “Sofrimento, bloqueio, terminar”.
  16. qiú: “Procurar, querer, desejar”.
  17. gào: “Abençoar; enriquecer; engordar, gordura, óleo”.
  18. shi: “Caridade, dar, outorgar”. // 光 guäng: “Clareza, iluminação, manifestação”.
  19. : “Chorar, lágrimas”. // 漣 lián: “Chorar”.